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Viatura do Segmento C - O que comprar?

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    Viatura do Segmento C - O que comprar?

    Boas a todos os utilizadores do Fórum.

    Durante os últimos 7 anos adquiri em segunda mão, e conduzi um Opel Corsa C 1.2 Enjoy R, que atualmente, acumula 114 mil km, mas que infelizmente começa a pesar os maus tratos dados pelo primeiro dono, e a causar-me avultadíssimas despesas na reparação dos problemas que também a idade vai trazendo. E por isso, estava na ideia de adquirir novo, num budget até 26, 27 mil euros, um carro ou carrinha do segmento C. A minha ideia seria manter-me na Opel, mas evitar marcas como a Citroën, cuja experiência de condução, não me agrada. Mas, ainda assim, estou aberto a outras sugestões. As minhas condições seriam:

    - Motor Diesel, acima de 100 cv;
    - Shooting Break ou Hatchback normal;
    - Não acima do patamar dos 25 - 30.000€.

    Toda a ajuda será bem-vinda! O que me aconselhariam?


    Obrigado desde já pela vossa ajuda!

    #2
    compraste um carro em segunda mão que ao fim de 7 anos acumula 114 mil km. Ou seja, duvido que tenhas feito 15 mil KM anuais com carro. Dito, isto, porque não gasolina? podias ir ver o astra 1.0T, ja que até gostas da opel, ou até o ford focus como 1.0 EB de 125cv. E ainda poupas uns bons trocos em relação ao gasóleo ou podes aplicar a diferença em extras que queiras. e lembra-te que uma diferença no preço do carro de uns 3 ou 4 mil € ainda dão para muito litro de gasolina.

    Comentário


      #3
      Obrigado pelas ideias, caro.

      A minha ideia do Diesel prende-se com o facto de pelo menos duas vezes por mês, me deslocar para casa da minha namorada em Leiria, que fica a cerca de 150 km do local onde resido (St. Maria da Feira). Um carro a gasolina, além de consumir mais, também me fica um pouco mais pesado na carteira, também sendo por isso que o meu Corsa, a caminho dos 13 anos de idade, só ter feito apenas 114 mil km.

      Quando o comprei, tinha quase 6 anos de idade e contava 47.000 km, uma criança para a idade que tinha.

      Ora, este carro consome-me qualquer coisa como 20L, I/V (a uma média de 6,5 L/100 km). Posto isto, o Diesel está relacionado com os melhores consumos, e também com o mais baixo custo de utilização.

      Já tinha pensado no Astra, mas no 1.6 CDTI de 110 cv. A Ford também me capta a atenção!
      Editado pela última vez por JohannesD91; 25 May 2017, 19:34. Razão: Erros de construção de frase.

      Comentário


        #4
        tens https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#bbc6f4c38b
        e https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#586004f62a

        já ficavas bem servido...

        Comentário


          #5
          nao te estou a forçar a ideia, atenção, e o que é certo é que quantos mais anos ficares com o carro mais te vai compensar o gasóleo. mas por 10 mil KM anuais nao te compensa.

          e com isto dou-te o meu exemplo, que fiz exactamente o que tu estar a querer fazer com uma pequena diferença: faço 3x os teus km anuais. e digo-te que os meus consumos não mudaram assim tanto. tinha um FIAT Punto MK2b 1.2 80cv e passei para um BMW 116d ED com um 1.6 de 116cv. nos mesmos ritmos, a diferença de consumo é cerca de 1~1.5L aos 100KM.

          Ora, extrapolando para o teu caso, dos 10 mil KM anuais, considerando um custo de 1.5€ para a gasolina e 1.2€ para o gasoleo, o teu custo seria o seguinte:

          Gasolina
          consumos: 7l/100KM, tirados pelos teus 20L para 300KM.
          preço: 1.5€/L
          km anuais: 10 000
          €/ano: 1050€

          Gasóleo
          consumos: 6l/100KM, usei o meu consumo médio arredondado à unidade
          preço: 1.3€/L
          km anuais: 10 000
          €/ano: 780€

          Sim, eu sei, são 300€ de diferença. até podes meter 400. mas!, se o carro custar menos 4000€ cobres a gasolina para 10 anos. se custar menos 2000 tens gasolina para 5 anos.

          Isto tudo, partindo do principio que estas a pensar em comprar novo. se quiseres usado o caso muda, porque arranjas mais negócios em carros a gasóleo, mas novo no teu caso não vejo porque não comprar a gasolina.

          Se quiseres mesmos seguir para um carro a gasoleo, podes olhar aos focus, na altura andei a ver e via alguns no stand com preços a rondar os 26/27 já com uma carrada de equipamento. Podes ver também o FIAT Tipo que pouco te vai passar dos 20 mil€ com o 1.3MJet. Podes tentar ver o Leon, mas esse não estudei muito. O Alfa Romeo Giulietta não sei como andam os preços, mas cheguei er propostas na altura perto dos 25 mil € com o 1.6MJet de 105cv (na altura ja so se vendia o de 120cv, dai o preço mais baixo).

          mas não deixes de ver os motores a gasolina, nem que seja como objecto de estudo, especialmente estes pequenos turbinados. tens o astra, o focus, o golf tb tem um motor pequenino desses (também deve estar no leon, mas nao tenho a certeza). Podes-te vir a surpreender

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JohannesD91 Ver Post
            Obrigado pelas ideias, caro.

            A minha ideia do Diesel prende-se com o facto de pelo menos duas vezes por mês, me deslocar para casa da minha namorada em Leiria, que fica a cerca de 150 km do local onde resido (St. Maria da Feira). Um carro a gasolina, além de consumir mais, também me fica um pouco mais pesado na carteira, também sendo por isso que o meu Corsa, a caminho dos 13 anos de idade, só ter feito apenas 114 mil km.

            Quando o comprei, tinha quase 6 anos de idade e contava 47.000 km, uma criança para a idade que tinha.

            Ora, este carro consome-me qualquer coisa como 20L, I/V (a uma média de 6,5 L/100 km). Posto isto, o Diesel está relacionado com os melhores consumos, e também com o mais baixo custo de utilização.

            Já tinha pensado no Astra, mas no 1.6 CDTI de 110 cv. A Ford também me capta a atenção!
            Duas vezes por mes nao é absolutamente nada . Para.te compensar diesel terias de fazer bastantes kms diarios !

            Mas de acordo com a tua utilizacao nao fazes e como tal pensas que terias baixo custo de utilizacao mas irias gastar bem mais em reparacoes que sao sensiveis a quem anda pouco , um amigo ja deixou bastante dinheiro numa 1.7 cdti devido a isso mesmo

            Comentário


              #7
              olha, eu saía de guimarães e ia para santarém e vila franca de comboio no intercidades... se saísse de mozelos (sou daí) ia apanhar a espinho e siga. no teu caso optava também por um gasolinas 1.0 ou 1.2. irias fazer consumos muito similares ao diesel 1.6, por exemplo. além de não teres problemas de FAP ou injetores, válvula EGR e do género no primeiro ano, ano e meio por falta de kms em ritmos constantes.

              Comentário


                #8
                Da uma olhada no Ceed 1.0 turbo gasolina, está por pouco menos de 19 mil euros e basicamente com todo o equipamento que podes querer.
                é o que está no teste do link abaixo.
                http://www.autohoje.com/testes/teste...-t-gdi-gt-line

                Tens a versão diesel por menos de 24 mil euros tambem com o mesmo equipamento, a fazer 10 mil km por ano pagas a diferença nuns 15 anos.

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                  #9
                  se os consumos são importantes...esquece as carinhas e foca-te no Hatchback.

                  -focus 1.5 tdci
                  https://www.olx.pt/anuncio/ford-focus-1-5tdci-st-line-IDAnDcX.html#a33b34d0c8

                  -Leon 1.6 tdi
                  https://www.olx.pt/anuncio/seat-leon-1-6-tdi-style-IDAwUDH.html#a33b34d0c8

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                    #10
                    Partilho da opinião generalizada aqui no tópico, para 10 mil km não compensa de todo o diesel, apesar da utilização que lhe darás (autoestrada), ser habitat natural destes diesel actuais, pelo qual o FAP não será o bicho papão que querem fazer parecer.
                    Mas com 25-30 mil já dá para muita coisa tanto a gasolina como a gasóleo.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                      Tens a versão diesel por menos de 24 mil euros tambem com o mesmo equipamento, a fazer 10 mil km por ano pagas a diferença nuns 15 anos.
                      Isto não é verdade, os valores em caso de retoma também têm de ser considerados!!
                      Se realmente é para fazer autoestrada as viaturas diesel sempre são um pouco mais contidas, e não apanhas os problemas que os utilizadores do fórum referem, é uma questão de investimento, gastas mais xxxx€ agora e poupas 30 a 40€ todos os meses. Que no caso do Focus novo são 4000€, sendo que parte do valor vai sempre ficar retido na própria viatura
                      Se for para pagar a pronto e tiveres uma boa capacidade financeira não vejo mal nenhum, aliás com os juros que os bancos estão a dar neste momento, mais vale investir numa viatura a diesel que numa conta a prazo

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                        #12
                        Era isto.Se bem que até goste mais do sedan.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                          Isto não é verdade, os valores em caso de retoma também têm de ser considerados!!
                          Se realmente é para fazer autoestrada as viaturas diesel sempre são um pouco mais contidas, e não apanhas os problemas que os utilizadores do fórum referem, é uma questão de investimento, gastas mais xxxx€ agora e poupas 30 a 40€ todos os meses. Que no caso do Focus novo são 4000€, sendo que parte do valor vai sempre ficar retido na própria viatura
                          Se for para pagar a pronto e tiveres uma boa capacidade financeira não vejo mal nenhum, aliás com os juros que os bancos estão a dar neste momento, mais vale investir numa viatura a diesel que numa conta a prazo
                          São mais contidos em AE e em todo lado, mas na verdade até é em AE que a diferença vai ser menor, estes novos motores a 120 km/h em comparação com os diesel consomem menos de 1 litro a mais.

                          Falas nos juros e bem, a esmagadora maioria das pessoas compra o carro com credito e desses 5 mil euros se calhar vais pagar de juros uns 500 euros, depois pagas mais 40 euros de iuc que em 15 anos são 600 euros, o seguro também te vai ser mais caro vamos considerar 40 euros ou seja mais 600 euros, e vamos considerar que a manutenção igual, no final a diferença não são 5000 mil mas 6700 euros, se o venderes passado 15 anos a diferença será 2000 euros ou talvez menos.

                          Ou seja tens 4700 euros para abater em consumos a fazer 10 mil km por anos, o spritmonitor para estes 2 modelos mostra 5,8 l/100 vs 6,8 l/100 pelo que vai bater mais ou menos nos 150 kkm e isto já a contar que vais recuperar 2k na retoma.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            olha, eu saía de guimarães e ia para santarém e vila franca de comboio no intercidades... se saísse de mozelos (sou daí) ia apanhar a espinho e siga. no teu caso optava também por um gasolinas 1.0 ou 1.2. irias fazer consumos muito similares ao diesel 1.6, por exemplo. além de não teres problemas de FAP ou injetores, válvula EGR e do género no primeiro ano, ano e meio por falta de kms em ritmos constantes.
                            Mas isso já faço eu homem... Sou de Lamas, praticamente teu vizinho xD deixo o carro em Espinho e apanho o Intercidades ou o Alfa Pendular. Mas cheguei à conclusão que pelo preço dos bilhetes, com um carro a diesel podia ir lá e voltar quase pelo mesmo valor... Atualmente faço cerca de 10 mil km anuais, mas com a viatura a diesel, esse andamento iria necessariamente aumentar... A ideia é substituir o Corsa por uma viatura a diesel para muitos anos.

                            Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

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                              #15
                              Alguém que tenha ou já tenha conduzido um Hyundai i30 , seja a gasolina ou gasóleo, o que acha do carro em termos de prestações?

                              Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

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                                #16
                                Só um pequeno à parte.

                                Não existem shooting brakes no segmento C.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sports Tourer, Sports wagon... Carrinhas, basicamente. A Shooting Break é na Mercedes. Foi o que me veio a cabeça naquele preciso momento. Mas obrigado pela correção.

                                  Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
                                    Só um pequeno à parte.

                                    Não existem shooting brakes no segmento C.
                                    Existe o CLA carrinha, eu pelo menos considero o CLA do segmento C e aquele formato com o tejadilho a descer é "à lá" shooting break.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JohannesD91 Ver Post
                                      Mas isso já faço eu homem... Sou de Lamas, praticamente teu vizinho xD deixo o carro em Espinho e apanho o Intercidades ou o Alfa Pendular. Mas cheguei à conclusão que pelo preço dos bilhetes, com um carro a diesel podia ir lá e voltar quase pelo mesmo valor... Atualmente faço cerca de 10 mil km anuais, mas com a viatura a diesel, esse andamento iria necessariamente aumentar... A ideia é substituir o Corsa por uma viatura a diesel para muitos anos.

                                      Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk
                                      eu vivo em guimarães, não sou teu vizinho. o jomaso e o speeddragon é que são teus vizinhos, se ainda viverem por lá. eu vivia quase na fronteira, junto ao parque do murado.
                                      quanto ao carro, compreendo e é normal o fazeres mais kms com a viatura a gasóleo. no entanto geralmente paga-se mais por uma viatura deste combustível e mesmo assim não te justificará por aí além. falam no vallor de retoma, na altura em que o quiseres vender, aos 10 ou 15 anos, vais receber mais 1000 ou 2000€. isto se ainda alguém quiser carros a gasóleo naquela altura (e mesmo a gasolina).

                                      deixo aqui outras duas ideias: um carro de serviço da marca a gasóleo, já poupas algum ou então comprares novo bi-fuel, gasolina e gpl. isto porque não deves encontrar nenhum de serviço. eu comprei em gaia o meu carro com 3 meses e 3000€ de desconto. naquela altura era dinheiro, procurei no grande porto e fui até oliveira de azeméis, o máximo que conseguia eram 2500€ e o carro era em cinza. hoje em dia 3000€ são quase os descontos que consegues sem negociar. dá uma volta pela zona do roligo junto ao pingo doce da feira e pelo lércio, que também tem kia, já que não gostas de citroen. pode ser que haja alguma coisa de serviço ou matriculada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JohannesD91 Ver Post
                                        Mas isso já faço eu homem... Sou de Lamas, praticamente teu vizinho xD deixo o carro em Espinho e apanho o Intercidades ou o Alfa Pendular. Mas cheguei à conclusão que pelo preço dos bilhetes, com um carro a diesel podia ir lá e voltar quase pelo mesmo valor... Atualmente faço cerca de 10 mil km anuais, mas com a viatura a diesel, esse andamento iria necessariamente aumentar... A ideia é substituir o Corsa por uma viatura a diesel para muitos anos.

                                        Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

                                        então mas vais começar a fazer mais KM do que fazes agora, é isso?

                                        150KM x 2 (ida e volta) x 2 (vezes por mês) x 13 (meti 1 mês a mais por ano para deslocações não previstas) = 7800KM, se adicionares os 10 mil KM anuais que fazes actualmente resulta em cerca de 18 mil KM anuais. Mas isto partindo do principio que os teus 10 mil KM anuais não têm nenhum destes KM, o que presumo que não seja verdade.

                                        Assim, de repente, contas de cabeça e extrapolando pelo que dizes aqui, diria que vais passar a fazer uns 15~17 mil KM anuais. embora vás fazer maioritariamente estrada aberta, que é onde um diesel vale a pena, continuas com uns km anuais relativamente baixos, eu continuo a apontar à gasolina.

                                        pelos números que te dei acima, ajustei a 15 mil KM anuais e deu um custo de 1575€ para a gasolina e 1170 para o gasóleo, que te dá uma diferença de 400€, até podes exagerar para uma diferença de preço anual de 500€. mais uma vez, com o que gastas a menos no carro dá para muita gasolina.

                                        não vai ser a retoma do carro a gasóleo que te vai ajudar ao fim de tantos anos como queres manter o carro. também não hás de gastar dinheiro em faps devido aos trajectos que fazes. a gasolina ganhas alguma agradabilidade de condução, a gasóleo gastas menos uns quantos euros em combustível ao fim dos 10 anos (que se esbatem bem devido ao preço reduzido do carro a gasolina). ah, já te disseram que um carro a gasolina paga menos impostos? a diferença do IUC dá-te para uma dessas tuas viagens.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Neste momento só faço 600 km por ano para Leiria e volta, uma vez que a esmagadora maioria das vezes, faço o trajeto de comboio. Apenas levo o carro para Leiria no Verão e no Natal. A ideia do carro a Diesel, no caso das viagens, seria para me permitir uma maior flexibilidade na zona de Leiria, que é bastante pobre no que diz respeito a oferta ferroviária. Os custos de utilização do Diesel, permitir-me-iam ir com mais flexibilidade, e a um custo sensivelmente igual ao preço do bilhete de ida e volta de comboio, mesmo por autoestrada (A1, ou o percurso que serve melhor ambos, A29 + A25 + A17). Neste momento, tenho acolhido todas as sugestões, e continuo virado talvez para o Opel Astra K 1.6 CDTI de 110cv, ou o ST, com a mesma motorização. Gostei também do Mazda, e queria saber uma opinião acerca do i30 CW e Hatchback. Tenho neste momento 25 anos, e estou já a pensar num carro de futuro, para quando decidir formar a minha família. Uma eventual mudança para Leiria, irá mudar drasticamente a minha quilometragem anual, eventualmente para os 20 mil ou 30 mil km/ano.
                                          Editado pela última vez por JohannesD91; 26 May 2017, 12:56.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            eu vivo em guimarães, não sou teu vizinho. o jomaso e o speeddragon é que são teus vizinhos, se ainda viverem por lá. eu vivia quase na fronteira, junto ao parque do murado.
                                            quanto ao carro, compreendo e é normal o fazeres mais kms com a viatura a gasóleo. no entanto geralmente paga-se mais por uma viatura deste combustível e mesmo assim não te justificará por aí além. falam no vallor de retoma, na altura em que o quiseres vender, aos 10 ou 15 anos, vais receber mais 1000 ou 2000€. isto se ainda alguém quiser carros a gasóleo naquela altura (e mesmo a gasolina).

                                            deixo aqui outras duas ideias: um carro de serviço da marca a gasóleo, já poupas algum ou então comprares novo bi-fuel, gasolina e gpl. isto porque não deves encontrar nenhum de serviço. eu comprei em gaia o meu carro com 3 meses e 3000€ de desconto. naquela altura era dinheiro, procurei no grande porto e fui até oliveira de azeméis, o máximo que conseguia eram 2500€ e o carro era em cinza. hoje em dia 3000€ são quase os descontos que consegues sem negociar. dá uma volta pela zona do roligo junto ao pingo doce da feira e pelo lércio, que também tem kia, já que não gostas de citroen. pode ser que haja alguma coisa de serviço ou matriculada.

                                            Mas és natural de Mozelos? Eu vivo bastante perto do parque do Murado, mas na fronteira com Paços de Brandão e Rio Meão, junto à A1. De minha casa ao sitio onde viveste, são para ai uns 2 km no máximo!

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                                              #23
                                              nasci em espinho, mas ainda não tinha 2 anos e vivia em mozelos. o meu pai é de lá, a minha mãe de anta. o meu irmão trabalha em rio meão, a minha mãe mora em paços de brandão em frente ao campo de futebol que tem nome de mulher e o meu pai é que vive em gai.

                                              pronto, toda a gente ficou a saber a minha vida e não disse nada em relação aos carros, que era o que querias!

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                nasci em espinho, mas ainda não tinha 2 anos e vivia em mozelos. o meu pai é de lá, a minha mãe de anta. o meu irmão trabalha em rio meão, a minha mãe mora em paços de brandão em frente ao campo de futebol que tem nome de mulher e o meu pai é que vive em gai.

                                                pronto, toda a gente ficou a saber a minha vida e não disse nada em relação aos carros, que era o que querias!

                                                Conterrâneos são sempre bem vindos! ;) Agora em relação ao assunto, a sério, obrigado pelas dicas! Vou ver se passo pelo Roligo, pode ser que mesmo em carros pouco usados, não necessariamente novos, consiga bons negócios. Viaturas de serviço e tais... Quando falo em novo, também tenho alguma flexibilidade em admitir que podia comprar um carro muito pouco usado, naquelas oportunidades dos concessionários...

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                                                  #25
                                                  às vezes com 1 ano ou ano e meio. o meu irmão comprou assim o 206 1.4 hdi dele, tinha saído o 207 há pouco tempo e ele tinha 2 anos de carta ou assim. tinha 23 mil kms e praticamente já naõ andavam com ele, andavam com os 207 a fazer "pub" ao novo modelo. ainda hoje o tem, é de 2005.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                    Existe o CLA carrinha, eu pelo menos considero o CLA do segmento C e aquele formato com o tejadilho a descer é "à lá" shooting break.
                                                    Uma carrinha, como disseste. Não uma shooting brake.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JohannesD91 Ver Post
                                                      Alguém que tenha ou já tenha conduzido um Hyundai i30 , seja a gasolina ou gasóleo, o que acha do carro em termos de prestações?

                                                      Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk
                                                      Conduzi um dos novos durante 1 semana e meia, com o motor 1.7 de 136cv e caixa automática de 7 velocidades. O carro é muito bom em todos os aspetos, no entanto, o motor consome bem mais que outros carros desse segmento.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A questão dos consumos é algo que me preocupa. Além disso valorizo pormenores como a qualidade de construção, o conforto, as prestações e o espaço. Vou fazer um test-drive esta semana ao Opel Astra ST Dynamic 1.6 CDTI 110cv, e estou a tentar negociar com a Ford um ensaio ao Focus 1.6 TDCI.

                                                        Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          nasci em espinho, mas ainda não tinha 2 anos e vivia em mozelos. o meu pai é de lá, a minha mãe de anta. o meu irmão trabalha em rio meão, a minha mãe mora em paços de brandão em frente ao campo de futebol que tem nome de mulher e o meu pai é que vive em gai.

                                                          pronto, toda a gente ficou a saber a minha vida e não disse nada em relação aos carros, que era o que querias!
                                                          Nós já sabemos toda a tua vida, tuas rotinas diárias e tudo o mais em grande detalhe!

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                                                            #30
                                                            Ou um eletrico, se tiveres garagem para o carregar durante a noite. Se das importância aos consumos é a escolha acertada.

                                                            Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

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