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Condução autónoma, que futuro?

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    Condução autónoma, que futuro?

    Os automóveis são uma paixão, mas qual o futuro quando a condução autónoma e a condução elétrica efectivamente chegarem? Como mudará o modo como utilizamos os nossos carros? Até que ponto as autoridades e o estado nos deixarão conduzir, presumindo que um automóvel autonómo será muito mais seguro que um condutor humano?

    #2
    homem não vamos pôr a carroça á frente dos bois, pois fazer futurologia não dá muito resultado, tudo a seu tempo, quando lá se chegar logo se verá como vai ver as coisas, agora é ir vendo os desenvolvimentos e nada mais, não vale apena andar a pensar o que vai ser ou deixar de ser, o tempo o dirá...

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      #3
      Depende. 100% autonoma estamos longe disso.

      Mas fazer viagens com estacionamento automatico, cruise control adaptativo e a seguir conduzir um carro sem isso parece o triplo do esforco.

      Se o futuro incluir radares em cada mudanca de velocidade entao ter ajudas torna a conducao segura. Mesmo carros com ajuda de faixa etc espectaculo.

      Quem faz tuneis de 15 kms sabe como e bom ter cruise control adaptativo. Tudo o que ajude é 1 melhoria

      Comentário


        #4
        num futuro muito distante ainda, e já não será no meu tempo, nem dos meus descendentes, já não existirá automóveis como na actualidade, os meios de transporte serão outros, muito mais rápidos, seguros, e eficientes funcionado a energias limpas...

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          #5
          Originalmente Colocado por klimane Ver Post
          Os automóveis são uma paixão, mas qual o futuro quando a condução autónoma e a condução elétrica efectivamente chegarem? Como mudará o modo como utilizamos os nossos carros? Até que ponto as autoridades e o estado nos deixarão conduzir, presumindo que um automóvel autonómo será muito mais seguro que um condutor humano?
          È mais seguro?. Aquilo é uma máquina, um computador, conheces algum computador 100% infalível? Se vires videos do tesla, tens acidentes com eles, até um deles ficou bastante danificado. Supostamente o tesla o tal carro autonomo. Tal é tão autonomo que os homenzinhos não deixam de ter as mãos perto do volante. Pois porque a vida é mais importante.

          Concluindo, aquilo não deixa de ser um cruise control refinado.

          Carros eléctricos. Ainda vai demorar um bocadinho até estar assente essa vertente. Depois tens os clássicos que ainda funcionam a combustível fóssil



          Afinal os teslas chineses não são assim tão infaliveis


          Editado pela última vez por jogador89; 27 May 2017, 12:32.

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            #6
            Mais seguro não significa 100% infalível. Penso que os sistemas actuais já têm menos acidentes que condutores humanos, por isso sim estatisticamente é mais seguro.

            Agora claro que estas coisas da estatística lidam com médias e não caso a caso. Um condutor bom pode ter menos acidentes que um carro em condução autónoma, mas boa sorte em convencer uma seguradora que és um condutor bom. Sobretudo quando praticamente toda a gente se acha um condutor acima da média e a culpa é sempre dos outros

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              #7
              Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
              È mais seguro?. Aquilo é uma máquina, um computador, conheces algum computador 100% infalivel?
              Não precisa ser 100% infalivel, apenas melhor que os humanos.

              O "auto" pilot da Tesla é o estado atual da tecnologia. Enquanto que a tecnologia vai continuar a evoluir e tornar-se mais fiavel, a condução dos humanos vai manter-se na mesma. Tens duvidas de que a tecnologia vai ultrapassar os humanos?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                È mais seguro?. Aquilo é uma máquina, um computador, conheces algum computador 100% infalível? (...)
                na realidade seguro vai ser sempre, pois um pc a 100% tem melhor tempo de reacção que um Humano, naturalmente nenhum pc é infalível, mas probabilidade de falha é muito pequena, no entanto, tens de te lembrar que é um sistema em desenvolvimento, como qualquer outro também tem os seus altos e baixo no que respeita a falhas, que com o tempo deixaram de existir á medida que forem corrigidas, é assim que funciona as tecnologias enquanto estão a evoluir até se tornarem perfeitas...

                a tesla é a que está a postar forte e feio neste campo, já teve os seus azares, mas continua, e um dia que o sistema seja perfeito, vai passar a ser incluído não só nos carros como nos transportes de mercadorias, deixando-te a ti e a muitos condutores sem emprego, pois deixam de ser necessários, o sistema vai fazer o mesmo que o condutor humando e não precisa de parar nem para comer ou dormir, tornando o tempo de espera entre entregas muito menor, dentro dos limites de velocidade e sendo calculado os abastecimentos consunte as rotas e eventuais percalços pelo caminho em que se tenha de recorrer a rota alternativa, isto são coisas á muito que já estão pensadas para este sistema, quando ele funcionar em pleno, incorporando muitas outras tecnologias que já se encontras disponíveis no mercado...

                Comentário


                  #9
                  uma maquina, por enquanto, não tem a capacidade de inovar, de se adaptar a novas realidades. algo que saia fora daquilo que foi programado para fazer não é feito simplesmente, durante um possível acidente existem milhares dessas novas possibilidades. aí está a grande falha das maquinas, incapacidade de adaptação enquanto no ser humano essa é uma das melhores características

                  Comentário


                    #10
                    Uma deixa. Os aviões já têm autopilot á mais de 50 anos e mesmo assim não deixam de 2 "camelos" lá dentro, comem, bebem, mij@m, c@g@m, como pessoas normais. E estamos a falar que lá em cima não há obstaculos. Se a condução autonoma será mais valia, claro, pois deixa o tripulante livre para outras coisas. Mesmo assim não invalida de ter alguém a monitorizar a máquina, a não sendo que seja como o SATU de Oeiras, sobre carris, trajecto fixo.

                    Apesar que o SATU, não deixa de ser um elevador urbano
                    Editado pela última vez por jogador89; 27 May 2017, 18:00.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                      Uma deixa. Os aviões já têm autopilot á mais de 50 anos e mesmo assim não deixam de 2 "camelos" lá dentro, comem, bebem, mij@m, c@g@m, como pessoas normais. E estamos a falar que lá em cima não há obstaculos,
                      não tem comparação possível, o auto-piloto só funciona enquanto o avião está no ar e segue a tragétória do ponto A ao Ponto B, mas não é assim tão evoluído que não necessite de ter na mesma lá os pilotos em caso de necessidade, o avião continua a precisar de tripulação para levantar e aterrar, nem sequer tem comparação com o sistema que está a ser desenvolvido de condução automata, que prescinde completamente do condutor, são coisas completamente diferentes, logo não misturar...

                      o auto-piloto dos aviões é como se fosse o cruise-control dos carros...

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                        #12
                        Originalmente Colocado por homemmoderno Ver Post
                        uma maquina, por enquanto, não tem a capacidade de inovar, de se adaptar a novas realidades. algo que saia fora daquilo que foi programado para fazer não é feito simplesmente, durante um possível acidente existem milhares dessas novas possibilidades. aí está a grande falha das maquinas, incapacidade de adaptação enquanto no ser humano essa é uma das melhores características
                        Capacidade de adaptação, ser humano? Não falamos de pilotos de F1 ou da Força Aérea, vocês já saíram à estrada e viram como algumas pessoas conduzem? Há muito automobilista na estrada que parece ter palas nos olhos.

                        A maioria das pessoas numa emergência ao volante tem uma de três reacções: travar a fundo, guinar repentinamente, ou nem faz nada, paraliza e "seja o que Deus quiser". Um computador consegue potencialmente travar muito mais cedo que um ser humano (que em condições reais nunca tem um tempo de reacção inferior a aproximadamente 1 segundo), ou ao tentar desviar calcular muito melhor uma trajectória para contornar o obstáculo sem perder a estabilidade ou bater noutros veículos (por pensar muito mais depressa e poder "ver" todos os outros veículos em simultâneo).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por homemmoderno Ver Post
                          uma maquina, por enquanto, não tem a capacidade de inovar, de se adaptar a novas realidades. algo que saia fora daquilo que foi programado para fazer não é feito simplesmente, durante um possível acidente existem milhares dessas novas possibilidades. aí está a grande falha das maquinas, incapacidade de adaptação enquanto no ser humano essa é uma das melhores características
                          Não estás a par daquilo que a inteligência artificial é capaz. ;)

                          Comentário


                            #14
                            No passado fim de semana fiz cerca de 300 kms num classe E350e, muitos deles com o Distronic ligado. Em AE, é top. E ainda assim, temos de ir atentos, até porque o carro nos alerta para isso mesmo.

                            Tendo já experimentado o S facelift que sai este ano, a geração de Distronic que virá montado baseia-se nas câmeras frontais, nos radares incorporados, e no mapeamento do sistema de navegação. Contudo, está muito longe ainda de uma verdadeira condução autónoma.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                              Capacidade de adaptação, ser humano? Não falamos de pilotos de F1 ou da Força Aérea, vocês já saíram à estrada e viram como algumas pessoas conduzem? Há muito automobilista na estrada que parece ter palas nos olhos.

                              A maioria das pessoas numa emergência ao volante tem uma de três reacções: travar a fundo, guinar repentinamente, ou nem faz nada, paraliza e "seja o que Deus quiser". Um computador consegue potencialmente travar muito mais cedo que um ser humano (que em condições reais nunca tem um tempo de reacção inferior a aproximadamente 1 segundo), ou ao tentar desviar calcular muito melhor uma trajectória para contornar o obstáculo sem perder a estabilidade ou bater noutros veículos (por pensar muito mais depressa e poder "ver" todos os outros veículos em simultâneo).

                              Basicamente é isto. Se o mundo fosse perfeito ninguem conduzia cansado ou alcoolizado etc. As ajudas podem evitar muitas situacoes erradas.

                              Alem disso em situacoes com peoes, metro, bicicletas a cabeca so vira para 1 lado. E impossivel ter atencao a 360 graus e algumas vezes ha acidentes.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                Basicamente é isto. Se o mundo fosse perfeito ninguem conduzia cansado ou alcoolizado etc. As ajudas podem evitar muitas situacoes erradas.
                                Um ponto importante, as pessoas cansam-se ao volante e perdem capacidades, os computadores não.

                                Considero-me um bom condutor, como toda a gente claro , mas com alguma fundamentação já que faço facilmente 60 mil Km por ano (e muitos deles em estradas nacionais, não é só cruzeiro em AE) e tenho zero acidentes até há data. No entanto às vezes ao final da tarde já venho ao volante claramente cansado e a esforçar-me para manter os olhos bem abertos e com a atenção devida na estrada. No meu melhor não preciso de computador nenhum para conduzir por mim, mas nesta situação não tenho qualquer dúvida que o carro era melhor entregue a um computador bem programado, se tivesse este sistema dava-lhe bastante uso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu acho que estamos muito mais perto do que isso. Diria que vai demorar menos de 10 anos a haver exemplares que se guieim 100% sozinhos e 20/30 para que seja a grande maioria.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que o problema começa a partir do momento que tentarem proibir as pessoas de conduzir, porque a condução também é uma fonte de prazer.

                                    Em todo o caso, acho que a condução autónoma quando funcionar em pleno será uma tremenda mais valia, que nos permite ir à fazer outras coisas enquanto o carro nos leva de ponto A a B, sem correr tantos riscos, seja de acidente ou infrações de trânsito.

                                    Por muito que se goste de conduzir, a verdade é que às vezes não há vontade de ir fazer umas centenas de km porque tem de ser, e outras já se está muito cansado.
                                    Eu acho que daria uso a um carro autónomo, mas não gostava que o fosse exclusivamente.
                                    Podendo ter além do autónomo uma máquina mais focada na condução para uso ocasional, seria ouro sobre azul!

                                    Comentário


                                      #19
                                      https://pronto.ai

                                      https://comma.ai

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ninguém sabe. Por isso é que é FUTURO!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Carro autónomo foge à polícia

                                          Veículo autónomo que circulava de noite com as luzes apagadas ‘ignorou’ a abordagem da polícia e colocou-se em marcha.


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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                            Carro autónomo foge à polícia

                                            Veículo autónomo que circulava de noite com as luzes apagadas ‘ignorou’ a abordagem da polícia e colocou-se em marcha.
                                            Que título clickbait do caraças, o carro não fugiu de ninguém nem ignorou a abordagem da polícia...

                                            A situação de ir com as luzes apagadas é que é algo estranha, ainda que o sistema seja regido por radares e não precise das luzes ligadas para se orientar, vai claramente a cometer uma infracção.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                              Que título clickbait do caraças, o carro não fugiu de ninguém nem ignorou a abordagem da polícia...

                                              A situação de ir com as luzes apagadas é que é algo estranha, ainda que o sistema seja regido por radares e não precise das luzes ligadas para se orientar, vai claramente a cometer uma infracção.
                                              Era uma avaria dos faróis, já li algures a história completa. Nem sequer houve consequências legais, foi só o imprevisto da interacção que tornou a coisa interessante.

                                              Mais um teste para a lista

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nevada-Approved Mercedes Drive Pilot Level 3 ADAS Limited To 40 MPH​​​


                                                The speed restriction is mostly due to government regulation, as Drive Pilot is currently designed for high-traffic settings.
                                                Mercedes-Benz is officially the first carmaker to bring SAE Level 3 conditionally automated driving to the US after Nevada became the first state to confirm the compliance of the Drive Pilot system with state regulations.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Em breve teremos pilotos automáticos a discutirem durante o trânsito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Maior fabricante de EVs do mundo para já não está para se chatear com isto

                                                    https://www.arenaev.com/byd_weighs_i...-news-1725.php

                                                    Li Yunfei, BYD’s spokesman, wasn’t mincing his words when he said that “We think self-driving tech that’s fully separated from humans is very, very far away, and basically impossible.” He went as far as questioning the technology from ethical, moral, and safety points of view and suggested that autonomous driving tech simply is a false proposition.
                                                    E se por acaso começar a dar, os porta-vozes também não devem ser caros - compra-se outro com as poupanças de "second mover advantage" e ainda sobram uns trocos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A BYD não e o maior fabricante de carros eléctricos do mundo, continua a ser a Tesla.

                                                      ”About half of the vehicles BYD sold in 2022 were fully electric cars. Meanwhile, Tesla delivered 1.31 million fully electric cars across the globe, so more than BYD's EVs, but much fewer than the Chinese rival's new energy vehicle sales in total.”

                                                      Comentário


                                                      • A4B5
                                                        A4B5 commented
                                                        Editing a comment
                                                        Pois, no artigo juntaram BEV e PHEV, e eu não prestei atenção. A acepção corrente é de facto EV = BEV.

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