Os automóveis são uma paixão, mas qual o futuro quando a condução autónoma e a condução elétrica efectivamente chegarem? Como mudará o modo como utilizamos os nossos carros? Até que ponto as autoridades e o estado nos deixarão conduzir, presumindo que um automóvel autonómo será muito mais seguro que um condutor humano?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Condução autónoma, que futuro?
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
homem não vamos pôr a carroça á frente dos bois, pois fazer futurologia não dá muito resultado, tudo a seu tempo, quando lá se chegar logo se verá como vai ver as coisas, agora é ir vendo os desenvolvimentos e nada mais, não vale apena andar a pensar o que vai ser ou deixar de ser, o tempo o dirá...
-
Depende. 100% autonoma estamos longe disso.
Mas fazer viagens com estacionamento automatico, cruise control adaptativo e a seguir conduzir um carro sem isso parece o triplo do esforco.
Se o futuro incluir radares em cada mudanca de velocidade entao ter ajudas torna a conducao segura. Mesmo carros com ajuda de faixa etc espectaculo.
Quem faz tuneis de 15 kms sabe como e bom ter cruise control adaptativo. Tudo o que ajude é 1 melhoria
Comentário
-
Originalmente Colocado por klimane Ver PostOs automóveis são uma paixão, mas qual o futuro quando a condução autónoma e a condução elétrica efectivamente chegarem? Como mudará o modo como utilizamos os nossos carros? Até que ponto as autoridades e o estado nos deixarão conduzir, presumindo que um automóvel autonómo será muito mais seguro que um condutor humano?
Concluindo, aquilo não deixa de ser um cruise control refinado.
Carros eléctricos. Ainda vai demorar um bocadinho até estar assente essa vertente. Depois tens os clássicos que ainda funcionam a combustível fóssil
Afinal os teslas chineses não são assim tão infaliveis
Editado pela última vez por jogador89; 27 May 2017, 12:32.
Comentário
-
Mais seguro não significa 100% infalível. Penso que os sistemas actuais já têm menos acidentes que condutores humanos, por isso sim estatisticamente é mais seguro.
Agora claro que estas coisas da estatística lidam com médias e não caso a caso. Um condutor bom pode ter menos acidentes que um carro em condução autónoma, mas boa sorte em convencer uma seguradora que és um condutor bom. Sobretudo quando praticamente toda a gente se acha um condutor acima da média e a culpa é sempre dos outros
Comentário
-
Originalmente Colocado por jogador89 Ver PostÈ mais seguro?. Aquilo é uma máquina, um computador, conheces algum computador 100% infalivel?
O "auto" pilot da Tesla é o estado atual da tecnologia. Enquanto que a tecnologia vai continuar a evoluir e tornar-se mais fiavel, a condução dos humanos vai manter-se na mesma. Tens duvidas de que a tecnologia vai ultrapassar os humanos?
Comentário
-
Originalmente Colocado por jogador89 Ver PostÈ mais seguro?. Aquilo é uma máquina, um computador, conheces algum computador 100% infalível? (...)
a tesla é a que está a postar forte e feio neste campo, já teve os seus azares, mas continua, e um dia que o sistema seja perfeito, vai passar a ser incluído não só nos carros como nos transportes de mercadorias, deixando-te a ti e a muitos condutores sem emprego, pois deixam de ser necessários, o sistema vai fazer o mesmo que o condutor humando e não precisa de parar nem para comer ou dormir, tornando o tempo de espera entre entregas muito menor, dentro dos limites de velocidade e sendo calculado os abastecimentos consunte as rotas e eventuais percalços pelo caminho em que se tenha de recorrer a rota alternativa, isto são coisas á muito que já estão pensadas para este sistema, quando ele funcionar em pleno, incorporando muitas outras tecnologias que já se encontras disponíveis no mercado...
Comentário
-
uma maquina, por enquanto, não tem a capacidade de inovar, de se adaptar a novas realidades. algo que saia fora daquilo que foi programado para fazer não é feito simplesmente, durante um possível acidente existem milhares dessas novas possibilidades. aí está a grande falha das maquinas, incapacidade de adaptação enquanto no ser humano essa é uma das melhores características
Comentário
-
Uma deixa. Os aviões já têm autopilot á mais de 50 anos e mesmo assim não deixam de 2 "camelos" lá dentro, comem, bebem, mij@m, c@g@m, como pessoas normais. E estamos a falar que lá em cima não há obstaculos. Se a condução autonoma será mais valia, claro, pois deixa o tripulante livre para outras coisas. Mesmo assim não invalida de ter alguém a monitorizar a máquina, a não sendo que seja como o SATU de Oeiras, sobre carris, trajecto fixo.
Apesar que o SATU, não deixa de ser um elevador urbanoEditado pela última vez por jogador89; 27 May 2017, 18:00.
Comentário
-
Originalmente Colocado por jogador89 Ver PostUma deixa. Os aviões já têm autopilot á mais de 50 anos e mesmo assim não deixam de 2 "camelos" lá dentro, comem, bebem, mij@m, c@g@m, como pessoas normais. E estamos a falar que lá em cima não há obstaculos,
o auto-piloto dos aviões é como se fosse o cruise-control dos carros...
Comentário
-
Originalmente Colocado por homemmoderno Ver Postuma maquina, por enquanto, não tem a capacidade de inovar, de se adaptar a novas realidades. algo que saia fora daquilo que foi programado para fazer não é feito simplesmente, durante um possível acidente existem milhares dessas novas possibilidades. aí está a grande falha das maquinas, incapacidade de adaptação enquanto no ser humano essa é uma das melhores características
A maioria das pessoas numa emergência ao volante tem uma de três reacções: travar a fundo, guinar repentinamente, ou nem faz nada, paraliza e "seja o que Deus quiser". Um computador consegue potencialmente travar muito mais cedo que um ser humano (que em condições reais nunca tem um tempo de reacção inferior a aproximadamente 1 segundo), ou ao tentar desviar calcular muito melhor uma trajectória para contornar o obstáculo sem perder a estabilidade ou bater noutros veículos (por pensar muito mais depressa e poder "ver" todos os outros veículos em simultâneo).
Comentário
-
Originalmente Colocado por homemmoderno Ver Postuma maquina, por enquanto, não tem a capacidade de inovar, de se adaptar a novas realidades. algo que saia fora daquilo que foi programado para fazer não é feito simplesmente, durante um possível acidente existem milhares dessas novas possibilidades. aí está a grande falha das maquinas, incapacidade de adaptação enquanto no ser humano essa é uma das melhores características
Comentário
-
No passado fim de semana fiz cerca de 300 kms num classe E350e, muitos deles com o Distronic ligado. Em AE, é top. E ainda assim, temos de ir atentos, até porque o carro nos alerta para isso mesmo.
Tendo já experimentado o S facelift que sai este ano, a geração de Distronic que virá montado baseia-se nas câmeras frontais, nos radares incorporados, e no mapeamento do sistema de navegação. Contudo, está muito longe ainda de uma verdadeira condução autónoma.
Comentário
-
Originalmente Colocado por SRLA Ver PostCapacidade de adaptação, ser humano? Não falamos de pilotos de F1 ou da Força Aérea, vocês já saíram à estrada e viram como algumas pessoas conduzem? Há muito automobilista na estrada que parece ter palas nos olhos.
A maioria das pessoas numa emergência ao volante tem uma de três reacções: travar a fundo, guinar repentinamente, ou nem faz nada, paraliza e "seja o que Deus quiser". Um computador consegue potencialmente travar muito mais cedo que um ser humano (que em condições reais nunca tem um tempo de reacção inferior a aproximadamente 1 segundo), ou ao tentar desviar calcular muito melhor uma trajectória para contornar o obstáculo sem perder a estabilidade ou bater noutros veículos (por pensar muito mais depressa e poder "ver" todos os outros veículos em simultâneo).
Basicamente é isto. Se o mundo fosse perfeito ninguem conduzia cansado ou alcoolizado etc. As ajudas podem evitar muitas situacoes erradas.
Alem disso em situacoes com peoes, metro, bicicletas a cabeca so vira para 1 lado. E impossivel ter atencao a 360 graus e algumas vezes ha acidentes.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Superfast Ver PostBasicamente é isto. Se o mundo fosse perfeito ninguem conduzia cansado ou alcoolizado etc. As ajudas podem evitar muitas situacoes erradas.
Considero-me um bom condutor, como toda a gente claro , mas com alguma fundamentação já que faço facilmente 60 mil Km por ano (e muitos deles em estradas nacionais, não é só cruzeiro em AE) e tenho zero acidentes até há data. No entanto às vezes ao final da tarde já venho ao volante claramente cansado e a esforçar-me para manter os olhos bem abertos e com a atenção devida na estrada. No meu melhor não preciso de computador nenhum para conduzir por mim, mas nesta situação não tenho qualquer dúvida que o carro era melhor entregue a um computador bem programado, se tivesse este sistema dava-lhe bastante uso.
Comentário
-
Acho que o problema começa a partir do momento que tentarem proibir as pessoas de conduzir, porque a condução também é uma fonte de prazer.
Em todo o caso, acho que a condução autónoma quando funcionar em pleno será uma tremenda mais valia, que nos permite ir à fazer outras coisas enquanto o carro nos leva de ponto A a B, sem correr tantos riscos, seja de acidente ou infrações de trânsito.
Por muito que se goste de conduzir, a verdade é que às vezes não há vontade de ir fazer umas centenas de km porque tem de ser, e outras já se está muito cansado.
Eu acho que daria uso a um carro autónomo, mas não gostava que o fosse exclusivamente.
Podendo ter além do autónomo uma máquina mais focada na condução para uso ocasional, seria ouro sobre azul!
Comentário
-
Carro autónomo foge à polícia
Veículo autónomo que circulava de noite com as luzes apagadas ‘ignorou’ a abordagem da polícia e colocou-se em marcha.
Comentário
-
Originalmente Colocado por M101 Ver PostCarro autónomo foge à polícia
Veículo autónomo que circulava de noite com as luzes apagadas ‘ignorou’ a abordagem da polícia e colocou-se em marcha.
A situação de ir com as luzes apagadas é que é algo estranha, ainda que o sistema seja regido por radares e não precise das luzes ligadas para se orientar, vai claramente a cometer uma infracção.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Edge Ver PostQue título clickbait do caraças, o carro não fugiu de ninguém nem ignorou a abordagem da polícia...
A situação de ir com as luzes apagadas é que é algo estranha, ainda que o sistema seja regido por radares e não precise das luzes ligadas para se orientar, vai claramente a cometer uma infracção.
Mais um teste para a lista
Comentário
-
Nevada-Approved Mercedes Drive Pilot Level 3 ADAS Limited To 40 MPH
The speed restriction is mostly due to government regulation, as Drive Pilot is currently designed for high-traffic settings.Mercedes-Benz is officially the first carmaker to bring SAE Level 3 conditionally automated driving to the US after Nevada became the first state to confirm the compliance of the Drive Pilot system with state regulations.
Comentário
-
Maior fabricante de EVs do mundo para já não está para se chatear com isto
https://www.arenaev.com/byd_weighs_i...-news-1725.php
Li Yunfei, BYD’s spokesman, wasn’t mincing his words when he said that “We think self-driving tech that’s fully separated from humans is very, very far away, and basically impossible.” He went as far as questioning the technology from ethical, moral, and safety points of view and suggested that autonomous driving tech simply is a false proposition.
Comentário
-
A BYD não e o maior fabricante de carros eléctricos do mundo, continua a ser a Tesla.
”About half of the vehicles BYD sold in 2022 were fully electric cars. Meanwhile, Tesla delivered 1.31 million fully electric cars across the globe, so more than BYD's EVs, but much fewer than the Chinese rival's new energy vehicle sales in total.”
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário