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Aviso mudança de óleo constantemente a aparecer. Focus mk3 1.6 tdci 94000 km

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    Aviso mudança de óleo constantemente a aparecer. Focus mk3 1.6 tdci 94000 km

    Boas tal como o título do tópico indica, ultimamente aparece na minha focus mk3 1.6 tdci o aviso para Trocar o óleo.

    Isto começou em março, ao início achei normal pois já se aproximava a altura para mudar óleos e filtros.

    É assim foi, mudou óleo e todos os filtros, fui buscá-la e passados nem 500km novo aviso, faço reset e hoje nem 1000 km percorridos novo aviso.

    O único sintoma que vejo no carro é mesmo estes avisos porque responde bem, não está a beber mais, a vareta do óleo indica um pouco acima do maximo mas nada de mais acho eu...

    Na vossa opinião e experiência que tipo de problema pode ser?

    Fap, visto não fazer muitos kms por dia?


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    #2
    se não faz reset , a muda já foi feita, vai á oficina ver o que se passa...

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      #3
      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
      se não faz reset , a muda já foi feita, vai á oficina ver o que se passa...
      Só segunda feira mas obrigado pela resposta.


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        #4
        Provavelmente óleo contaminado com gasóleo das regenerações abortadas do filtro de partículas, o melhor é passar na marca.

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          #5
          Como fizeste o procedimento?
          - Ignição ligada, pedais acelerador e travão a fundo durante 25 segundos?
          - Botão start/stop durante 3 segundos, pedais de acelerador e travão ao mesmo tempo
          Desligar ignição e voltar a ligar.
          Foi assim?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ricardo_gt Ver Post
            Como fizeste o procedimento?
            - Ignição ligada, pedais acelerador e travão a fundo durante 25 segundos?
            - Botão start/stop durante 3 segundos, pedais de acelerador e travão ao mesmo tempo
            Desligar ignição e voltar a ligar.
            Foi assim?
            Nop, liguei a ignição, carreguei nos 2 pedais, apareceu mensagem a dizer que estava feito o reset e desliguei. Fiz mal?


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              #7
              Tens que esperar 25segundos com os pedais ao fundo, até aparecer que foi feito, deixas os pedais e desligas a ignição.
              Mas faltou-te outra coisa: depois de fazeres o procedimento fazes o seguinte:
              1) Ligas a ignição;
              2) Carregas nas setas do lado esquerdo do volante até te aparecer "settings", OK;
              3) Oil life Reset,OK;
              4) Mudas a percentagem para 100%.
              Axo que deves ter pré definido 10% e por isso te aparece tão cedo.
              Pode estar em portugues ou espanhol e não em ingles.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ricardo_gt Ver Post
                Tens que esperar 25segundos com os pedais ao fundo, até aparecer que foi feito, deixas os pedais e desligas a ignição.
                Mas faltou-te outra coisa: depois de fazeres o procedimento fazes o seguinte:
                1) Ligas a ignição;
                2) Carregas nas setas do lado esquerdo do volante até te aparecer "settings", OK;
                3) Oil life Reset,OK;
                4) Mudas a percentagem para 100%.
                Axo que deves ter pré definido 10% e por isso te aparece tão cedo.
                Pode estar em portugues ou espanhol e não em ingles.
                Voltei a fazer como me indicaste, liguei a ignição, pedais a fundo, mantive o botão Start stop premido por 3 segundos, apareceu a dizer que foi concluído.
                Fui a configuração( o meu sistema está em português) no manipulo do lado esquerdo do volante e não me aparece nada a falar do óleo.


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                  #9
                  Então não tens a opção desbloqueada... dá para fazer e mostrar todas as opções que o carro tem, mas é necessário mexer com a chave e criar uma Mkey nova, etc, muito complexo e demasiado responsável para tar a explicar aqui.. vais ter que ir a uma oficina em que te façam isso com uma máquina de diagnóstico. Lamento não ter podido ajudar melhor.

                  Comentário


                    #10
                    Não já ajudaste bastante. Obrigado eu


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                      #11
                      Originalmente Colocado por ricardo_gt Ver Post
                      Então não tens a opção desbloqueada... dá para fazer e mostrar todas as opções que o carro tem, mas é necessário mexer com a chave e criar uma Mkey nova, etc, muito complexo e demasiado responsável para tar a explicar aqui.. vais ter que ir a uma oficina em que te façam isso com uma máquina de diagnóstico. Lamento não ter podido ajudar melhor.
                      Mas já vi que estas dentro da mecânica destes carros, achas que pode ser isso de ter a configuração de avisar em 10% ou outra coisa mais grave?


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                        #12
                        Não é nada de grave, penso que seja só mesmo a configuração, nada crítico.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ricardo_gt Ver Post
                          Não é nada de grave, penso que seja só mesmo a configuração, nada crítico.
                          Como anteriormente me falaram em óleos contaminados, fap, etc, estou um bocado "assustado"


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                            #14
                            Aviso mudança de óleo constantemente a aparecer. Focus mk3 1.6 tdci 94000 km

                            Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                            Provavelmente óleo contaminado com gasóleo das regenerações abortadas do filtro de partículas, o melhor é passar na marca.
                            Duvida de quem não percebe nada disto de mecânica/electrónica: se fosse um sensor a determinar que o óleo está contaminada não estaria sempre a aparecer a mensagem para Trocar o óleo ou pode ser como me está a acontecer, ou seja a mensagem depois de feito o reset dos pedais só aparece passados mil e tal kms...

                            Não poderá ser o que o ricardo_gt disse, ser aquilo estar configurado para 10%?




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                            Editado pela última vez por casta; 27 May 2017, 19:59.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ricardo_gt Ver Post
                              Não é nada de grave, penso que seja só mesmo a configuração, nada crítico.
                              Já agora pergunto, esse oil reset system pode alterar-se ligando o carro à máquina?


                              Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por casta Ver Post
                                Já agora pergunto, esse oil reset system pode alterar-se ligando o carro à máquina?


                                Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
                                com a maquina da Ford podes alterar tudo a esse nível, logo é lá que eles tem de resolver...
                                mas para estares tão preocupado com o FAP, quer dizer que não fazes percursos grandes e andas sempre com regenerações interrompidas...

                                Comentário


                                  #17
                                  Fui hoje ao meu Mecanico o qual correu o diagnóstico no carro e não deu erros relativos à fap mas sim ao sistema catalítico, acham que pode estar ligado?

                                  No entanto para a semana o carro vai voltar à oficina para fazer nova diagnóstico mas numa máquina mais moderna.

                                  O Mecanico falou me que poderia ser injectores, o que acham?

                                  Cumps


                                  Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boa tarde,

                                    Vou desenterrar este post, pois possuo um Focus mk3 1,5 tdci de 2018, e o mesmo várias vezes pede me mudanças de óleo.
                                    Acontece que já devo ir na 4 mudança de óleo, onde não chego a atingir os 10 mil km até ele me pedir nova mudança.

                                    Já fui à oficina da Ford, dizem me que o carro está a misturar combustível com o óleo por causa de regenerações mal feitas.
                                    Entretanto numa destas mudanças deixei o carro onde me fizerem testes e no final apresentaram me o relatório das diversas regenerações onde não foi falhada nenhuma regeneração.

                                    Posteriormente a esta situação perguntei então como era possível esta situação uma vez que as regeneração estavam a correr normalmente ... foi me dito que iam fazer um update ao software ... após esse update ainda fiz 13 mil km até ir à revisão dos 40 mil onde voltaram a substituir o óleo conforme plano de manutenção ... agora passados 8 mil km volta me a pedir mudança de óleo.

                                    De salientar que segundo a Ford a mesma garante a mudança de óleo caso não sejam feitos 10 mil km ... o que é de suspeitar.

                                    Agradeço opiniões sugestões.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Berto86 Ver Post
                                      Boa tarde,

                                      Vou desenterrar este post, pois possuo um Focus mk3 1,5 tdci de 2018, e o mesmo várias vezes pede me mudanças de óleo.
                                      Acontece que já devo ir na 4 mudança de óleo, onde não chego a atingir os 10 mil km até ele me pedir nova mudança.

                                      Já fui à oficina da Ford, dizem me que o carro está a misturar combustível com o óleo por causa de regenerações mal feitas.
                                      Entretanto numa destas mudanças deixei o carro onde me fizerem testes e no final apresentaram me o relatório das diversas regenerações onde não foi falhada nenhuma regeneração.

                                      Posteriormente a esta situação perguntei então como era possível esta situação uma vez que as regeneração estavam a correr normalmente ... foi me dito que iam fazer um update ao software ... após esse update ainda fiz 13 mil km até ir à revisão dos 40 mil onde voltaram a substituir o óleo conforme plano de manutenção ... agora passados 8 mil km volta me a pedir mudança de óleo.

                                      De salientar que segundo a Ford a mesma garante a mudança de óleo caso não sejam feitos 10 mil km ... o que é de suspeitar.

                                      Agradeço opiniões sugestões.
                                      Podes fazer trajectos curtos e a necessidade de trocar o óleo mais cedo.

                                      Isso ou estar algo a ler mal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Berto86 Ver Post
                                        Boa tarde,

                                        Vou desenterrar este post, pois possuo um Focus mk3 1,5 tdci de 2018, e o mesmo várias vezes pede me mudanças de óleo.
                                        Acontece que já devo ir na 4 mudança de óleo, onde não chego a atingir os 10 mil km até ele me pedir nova mudança.

                                        Já fui à oficina da Ford, dizem me que o carro está a misturar combustível com o óleo por causa de regenerações mal feitas.
                                        Entretanto numa destas mudanças deixei o carro onde me fizerem testes e no final apresentaram me o relatório das diversas regenerações onde não foi falhada nenhuma regeneração.

                                        Posteriormente a esta situação perguntei então como era possível esta situação uma vez que as regeneração estavam a correr normalmente ... foi me dito que iam fazer um update ao software ... após esse update ainda fiz 13 mil km até ir à revisão dos 40 mil onde voltaram a substituir o óleo conforme plano de manutenção ... agora passados 8 mil km volta me a pedir mudança de óleo.

                                        De salientar que segundo a Ford a mesma garante a mudança de óleo caso não sejam feitos 10 mil km ... o que é de suspeitar.

                                        Agradeço opiniões sugestões.
                                        Regenerações interrompidas, que não ficam registadas na máquina de diagnóstico

                                        Tens que arranjar forma de saber quando o carro está a regenerar e não o desligar nessas alturas.
                                        Ainda tens sorte, se fosse na Hyundai tinhas que pagar as mudas de óleo e filtro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Diariamente faço poucos km para o trabalho, o que não me invalida de chegar aos 20 mil km anuais.

                                          Quantos às regenerações pelo que já pesquisei e a própria Ford me indicou, nestes modelos em andamento com mudança posta sem estar a usar o acelerador se o consumo for superior a 0,00 lt/km é sinal que o carro está a regenerar ou em ponto morto se for superior a 0,50 lt/km.

                                          Pelo menos foi esta a informação que me foi transmitida.

                                          Acontece que quando noto a mesma a acontecer por norma não interrompo a regeneração e se nas situações que estou a chegar ao local de trabalho e ele começa a regenerar não posso ficar à espera do mesmo, nestas situações normalmente no próprio dia faço um trajecto mais longo em rotações mais altas.

                                          No que toca ao diagnóstico não me foi indicado que em caso de interrupções a mesma não ficava registada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Berto86 Ver Post
                                            Diariamente faço poucos km para o trabalho, o que não me invalida de chegar aos 20 mil km anuais.

                                            Quantos às regenerações pelo que já pesquisei e a própria Ford me indicou, nestes modelos em andamento com mudança posta sem estar a usar o acelerador se o consumo for superior a 0,00 lt/km é sinal que o carro está a regenerar ou em ponto morto se for superior a 0,50 lt/km.

                                            Pelo menos foi esta a informação que me foi transmitida.

                                            Acontece que quando noto a mesma a acontecer por norma não interrompo a regeneração e se nas situações que estou a chegar ao local de trabalho e ele começa a regenerar não posso ficar à espera do mesmo, nestas situações normalmente no próprio dia faço um trajecto mais longo em rotações mais altas.

                                            No que toca ao diagnóstico não me foi indicado que em caso de interrupções a mesma não ficava registada.
                                            Quando o carro vai regenerar, é injetado gasóleo no processo para que a temperatura suba (normalmente até aos 500/600 graus) e inicia-se o processo, dessas vezes que chegas ao trabalho e páras o carro desligando-o o processo é interrompido o que faz com que esse gasóleo não queimado escorra para dentro do carter misturando-se com o óleo do motor...
                                            Se isto acontecer muitas vezes, o carro acaba por dar sinal e é necessário substituir o óleo e o filtro porque está contaminado com gasóleo.
                                            Portanto o facto de a seguir andares mais para completar a regeneração, pouco adianta para esse problema, porque o mal já está feito ao desligar o carro dentro da regeneração.
                                            Falo por experiência própria, infelizmente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                              Quando o carro vai regenerar, é injetado gasóleo no processo para que a temperatura suba (normalmente até aos 500/600 graus) e inicia-se o processo, dessas vezes que chegas ao trabalho e páras o carro desligando-o o processo é interrompido o que faz com que esse gasóleo não queimado escorra para dentro do carter misturando-se com o óleo do motor...
                                              Se isto acontecer muitas vezes, o carro acaba por dar sinal e é necessário substituir o óleo e o filtro porque está contaminado com gasóleo.
                                              Portanto o facto de a seguir andares mais para completar a regeneração, pouco adianta para esse problema, porque o mal já está feito ao desligar o carro dentro da regeneração.
                                              Falo por experiência própria, infelizmente.
                                              Entretanto fui à oficina onde voltaram a mudar o óleo, desta vez é que decidiram tomar nota dos km que faço diários e respectivos intervalos de circuitos, nunca se preocuparam com essa informação para fazer qualquer tipo de associação.
                                              A conversa é que podem ser circuitos curtos, pois não detectam nenhum outra anomalia.

                                              Eu pessoalmente nunca tive conhecimento de tais situações de constantes mudanças de óleo, irei tomar outras medidas como colocar o carro a aquecer antes de fazer uma viagem e evitar desligar o mesmo quando me deparo com uma regeneração, mas muito honestamente já estou a ponderar desfazer me do carro, pois além das mudanças de oleo que mais dia menos dia me vão sair do bolso tenho receio do filtro de partículas.
                                              Editado pela última vez por Berto86; 02 November 2020, 17:16.

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