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UE quer tornar sistemas ativos de segurança obrigatórios na Europa

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    UE quer tornar sistemas ativos de segurança obrigatórios na Europa

    As regras de segurança rodoviária na União Europeia vão ser mais apertadas a partir do final do ano, para garantir uma redução do número de mortes na estrada, reporta a agência Reuters, adiantando que os fabricantes vão ser obrigados a equipar os seus veículos de série com novas tecnologias que os tornem mais seguros.
    A agência teve acesso a um draft de um documento onde se referem algumas das medidas em estudo e que passam pela obrigatoriedade dos detetores de veículos no ângulo morto de ultrapassagem, de sensores anti colisão frontal com deteção de peões e de sistemas inteligentes de controlo de velocidade.
    Em 2016, o número de mortes decorrentes de acidentes rodoviários desceu 2% face ao ano anterior, para 25,5 milhares, mas a Comissão Europeia entende que com as atuais tecnologias e sistemas de segurança ativa é possível acelerar o ritmo de descida da sinistralidade. Em fevereiro, Bruxelas recebeu um perdido formal de oito dos ministros dos Transportes da EU, no sentido de preparar uma proposta de melhoria da segurança rodoviária, ainda este ano. Desde 2009, que não há alterações às regras europeias.

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    #2
    Devem ter lido os meus posts. Esqueceram-se dos LEDS inteligentes.

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      #3
      Oxalá que isso vá mesmo para a frente o mais depressa possível.

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        #4
        Só que há coisas impressionantes. Estive a ler e várias marcas (BMW, Peugeot) o reconhecimento de peões para a travagem automática só funciona até 60 km/h.

        Aqui em Zurique evita muita coisa mas 60 em Portugal? No porto vejo muitas vezes velocidades acima dos 60.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
          Só que há coisas impressionantes. Estive a ler e várias marcas (BMW, Peugeot) o reconhecimento de peões para a travagem automática só funciona até 60 km/h.

          Aqui em Zurique evita muita coisa mas 60 em Portugal? No porto vejo muitas vezes velocidades acima dos 60.

          Aqui em Mogadiscio há muito trânsito mas no centro da cidade não se consegue andar a grandes velocidades. Também se dermos um chocho com o Starlet na traseira de uma Hilux ninguém se aborrece muito.

          Comentário


            #6
            Estou a falar a serio. Achas que isto evitaria muitos acidentes em Portugal? É que so reconhece peoes ate 60. Se toda a gente andasse abaixo de 60. Será que os atropelamentos sao todos devagarzinho?

            Comentário


              #7
              O problema de base mantem-se. Estes sistemas não servem de nada se o condutor optar, de sua livre vontade, por não os usar correctamente.
              Primeiro que tudo, são sistemas que servem para ajudar a boa condução, não para resolver a condução assassina nem para substituir o condutor. São, todos eles, sistemas de emergência. Emergência!

              O ESP existe há bastantes anos, obrigatório até, mas a malta continua a pôr pneus ranhosos, usados, velhos, gastos, com arames à vista, e até usam truques para o sistema de detecção de pressão baixa não detectar nada; Não substituem travões porque "ainda dá", apesar do disco já estar mais fino que uma folha de papel; amortecedores são para pensar em mudar a partir dos 300mil independentemente do estado, etc. Não há milagres, o pessoal pode é acreditar que sim.

              Nem é preciso olhar para os sistemas de emergência para perceber que a coisa não está boa.
              Os cintos são obrigatórios em todos os lugares há muitas decadas, mas todos os dias vemos pessoas que optam por não os usar e optam por não os pôr nos próprios filhos porque não querem aturar birrinhas. Depois os putos vão parar ao carro da frente e é chato, porque o funeral é caro e iam "só até ali"
              O bluetooth existe em praticamente todos os carros e é quase impossível comprar telefones sem bluetooth, no entanto é frequente ver malta com carros e telefones com bluetooth agarrados ao dito, a passar vermelhos, etc etc
              Os farois automáticos existem, mas a malta opta por não os usar. Optam por não ligar o cerebro ao ligar o carro, e são incapazes de perceber que lhes falta um pequeno pormenor: visibilidade

              A falta de respeito pelas regras, pelo próprio e sobretudo pelo próximo não é, de forma alguma, substituível com tecnologias. Só pelas que tiram o ser humano totalmente da equação, coisa que nem os carros autónomos conseguem fazer, até porque quem os fabrica sabe que não são infalíveis.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                Só que há coisas impressionantes. Estive a ler e várias marcas (BMW, Peugeot) o reconhecimento de peões para a travagem automática só funciona até 60 km/h.

                Aqui em Zurique evita muita coisa mas 60 em Portugal? No porto vejo muitas vezes velocidades acima dos 60.
                Hoje funciona até 60km/h, "amanhã" funcionará até 100km/h, é preciso ter calma.

                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                O problema de base mantem-se. Estes sistemas não servem de nada se o condutor optar, de sua livre vontade, por não os usar correctamente.
                Primeiro que tudo, são sistemas que servem para ajudar a boa condução, não para resolver a condução assassina nem para substituir o condutor. São, todos eles, sistemas de emergência. Emergência!

                O ESP existe há bastantes anos, obrigatório até, mas a malta continua a pôr pneus ranhosos, usados, velhos, gastos, com arames à vista, e até usam truques para o sistema de detecção de pressão baixa não detectar nada; Não substituem travões porque "ainda dá", apesar do disco já estar mais fino que uma folha de papel; amortecedores são para pensar em mudar a partir dos 300mil independentemente do estado, etc. Não há milagres, o pessoal pode é acreditar que sim.

                Nem é preciso olhar para os sistemas de emergência para perceber que a coisa não está boa.
                Os cintos são obrigatórios em todos os lugares há muitas decadas, mas todos os dias vemos pessoas que optam por não os usar e optam por não os pôr nos próprios filhos porque não querem aturar birrinhas. Depois os putos vão parar ao carro da frente e é chato, porque o funeral é caro e iam "só até ali"
                O bluetooth existe em praticamente todos os carros e é quase impossível comprar telefones sem bluetooth, no entanto é frequente ver malta com carros e telefones com bluetooth agarrados ao dito, a passar vermelhos, etc etc
                Os farois automáticos existem, mas a malta opta por não os usar. Optam por não ligar o cerebro ao ligar o carro, e são incapazes de perceber que lhes falta um pequeno pormenor: visibilidade

                A falta de respeito pelas regras, pelo próprio e sobretudo pelo próximo não é, de forma alguma, substituível com tecnologias. Só pelas que tiram o ser humano totalmente da equação, coisa que nem os carros autónomos conseguem fazer, até porque quem os fabrica sabe que não são infalíveis.
                Contra a burrice humana não há nada a fazer...Concordo com o post todo, mas o mais visivel é mesmo o do telemovel. Tira-me do sério quando vejo uma pessoa com um carro equipado com o equipamento, mas vai com o telemovel na mão.

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                  #9
                  Eles metem tudo obrigatório e o cliente paga ao construtor. É a mesma coisa actualmente, basta pagar para ter.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                    Estes sistemas não servem de nada se o condutor optar, de sua livre vontade, por não os usar correctamente.
                    Por isso é que são sistemas ativos.

                    O cinto de segurança é um sistema passivo.

                    O ABS é um sistema ativo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                      Por isso é que são sistemas ativos.

                      O cinto de segurança é um sistema passivo.

                      O ABS é um sistema ativo.
                      Podias ter continuado a ler.

                      O ABS funciona bem se os pneus estiverem carecas? com arames à vista? Se a suspensão estiver cheia de folgas?
                      não.
                      já estava escrito, mas não leste...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                        Só que há coisas impressionantes. Estive a ler e várias marcas (BMW, Peugeot) o reconhecimento de peões para a travagem automática só funciona até 60 km/h.

                        Aqui em Zurique evita muita coisa mas 60 em Portugal? No porto vejo muitas vezes velocidades acima dos 60.


                        O Porto a mostrar que sistema deveria actuar com velocidades superiores.

                        Mas se estivermos em Arouca, aí os 60km/h funcionam na perfeição.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                          Estive a ler e várias marcas (BMW, Peugeot) o reconhecimento de peões para a travagem automática só funciona até 60 km/h.
                          Como é que funciona no teu Mercedes GLA que compraste aí na Suíça?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                            Só que há coisas impressionantes. Estive a ler e várias marcas (BMW, Peugeot) o reconhecimento de peões para a travagem automática só funciona até 60 km/h.

                            Aqui em Zurique evita muita coisa mas 60 em Portugal? No porto vejo muitas vezes velocidades acima dos 60.
                            Acima dessas velocidades não há forma de parar antes do obstáculo. Só contornando-o e isso é um problema muito mais complicado de resolver.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                              Estou a falar a serio. Achas que isto evitaria muitos acidentes em Portugal? É que so reconhece peoes ate 60. Se toda a gente andasse abaixo de 60. Será que os atropelamentos sao todos devagarzinho?
                              A grande maioria dos atropelamentos que um sistema destes previne, são a maioria no dia a dia das nossas cidades.
                              A velocidade de circulação nas cidades é em média bastante inferior a 60km/h.
                              Lá porque quando vens de férias desces a avenida da boavista a 80 não quer dizer que todos andem a essas velocidades nas cidades. E em situações de passadeiras e semáforos o sistema previne imensos acidentes.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Como é que funciona no teu Mercedes GLA que compraste aí na Suíça?
                                Tem o sistema normal da mercedes: Sinal visual, se nao houver reaccao, sinal acustico e tem o modo de assistencia de emergencia.

                                Comentário


                                  #17
                                  E pah, mas não deixa de ser uma infelicidade um gajo ser obrigado a conviver com todos esses mecanismos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Infelicidade é levar com um maluco em cima sem ter culpa nenhuma...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sem dúvida, reconheço utilidade a tudo isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Continua a insistir-se no que é mais barato e fácil de implementar.

                                        Exigir um ensino de qualidade, ser exigente com os candidatos é mais complicado e oneroso.

                                        O que importa é que todos tenham acesso ao cartão mágico que lhes permite liberdade e mobilidade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fiscalidade seria meio caminho.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                            Fiscalidade seria meio caminho.
                                            Fiscalidade não, fiscalização! Fiscalidade já temos demais!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Exacto! Fiscalização!

                                              Comentário

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