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Ajuda na compra do 1º carro por favor !

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    Ajuda na compra do 1º carro por favor !

    Boas malta sou recente no forum e gostaria de contar com as vossas opiniões/dicas relativamente à compra do meu 1º carro.

    Posso adiantar que vai ser o 'Meu' primeiro carro pois até agora com 2 anos e meio de carta tive a possibilidade de utilizar quase todos os dias o carro que pertencia a minha mãe desde 1997, fazendo agora 20 anos e que quando peguei nele tinha 117000 e de momento vai com 141000 km.

    Portanto já conto com 24000km com este carro fora muitos mais que papei com carrinhas ivecos ,sprinters, etc, pelo país fora devido a minha antiga profissão que me fez percorrer por muito sitio deste lindo país.

    O carro que tinho e utilizo ainda é um renault megane 1.4 com 75cv. Tem uma certa resposta não posso dizer que não mas pronto... em termos de interior e já deixa muito a desejar como é óbvio e está na altura de o libertar para poder adequiri um carro para mim e outro para a minha mãe.

    De fazer referência que também de vez em quando lá dou umas voltas com o serie 3 320d carrinha que pertence ao meu pai de 2004 com 150cv e que tem uma condução muito mais sport ( obviamente gosto muito mais das viagens que consigo fazer com ela :p )


    Deixo então aqui as repostas ao questionário já pré-feito para estas duvidas:

    Que tipo de carros gostas?

    Gosto de carros entre os citadinos e os utilitários

    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?

    Como já tinha referido entre os citadinos e utilitários mas que tenha alguma força e agilidade.

    Que marcas e modelos gostas e equacionas?

    Aqui está um dos 2 grandes probelmas (o outro encontra-se no ultimo tópico) pois não sei bem o que decidir, mas desde Seat, Hyundai, Volkswagen, etc.... gosto de linhas mais europeias e não tão quadradas....

    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?

    Raro

    Precisarás de levar carga com frequência?

    Esporadicamente

    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?

    Como já tinha feito referência estou com uma média anual de aproximadamente 9.500 km , e irá manter-se semelhante. Claro que pode aumentar pois tendo um carro com mais fiabilidade à mais confiança para fazer mais viagens 'longas' ou escapadinhas de f-d-s

    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?

    Diariamente mais a base de estrada nacional ( St amaro de Oeiras / Algés ), mas sempre havendo a possibilidade diária de ter que me deslocar a Lisboa e ai apanhar a A5 ou ir pela ic17 e 2ª circular .

    Os consumos terão grande importância?

    Obviamente que terão alguma importância mas não é o principal factor de decisão final.

    A potência do motor terá grande importância?

    Tenho muita curiosidade destes novos motores 1.0 (nunca experimentei nenhum) mas gostava de ter um motor já a contar com 90cv para cima.

    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?

    Não.

    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?

    20k para baixo.

    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?

    Esta é outra grande duvida por isso também defini o meu orçamente dos 20 mil para baixo, porque para comprar um novo e dentro dos requisitos que quero não foge muito desse valor, mas se aparecerem propostas e oportunidades em 2ª mão dos 6k até aos 12 13k e que realmente compensei porque não poupar um bocado e conseguir um bom negócio na mesma ?






    Portanto malta espero que me consigam ajudar com ideias e propostas dentro destes padrões que expliquei e que me consigam ajudar nesta difícil tarefa de decidir para quais carros/marcas para onde me virar

    Muito agradecido desde já.

    #2
    Com esse orçamento escolheria um segmento B a gasolina e ainda sobrava, iria ver o Fiesta que esta em fim de vida e por esta razão devem estar a fazer bons descontos ou o 208, querendo um carro mais familiar iria ver o Focus, Megane, 308, Astra, etc...

    Cumps

    Comentário


      #3
      Com esse orçamento talvez um Mazda 2.

      Comentário


        #4
        Ainda há pouco tropecei num Seat Ibiza 1.0 TSI 95cv no Standvirtual, de 2016, a menos de 15k€. É um exemplo.
        Se preferires um não turbinado, diria que o Mazda 2 é uma excelente opção - motor 1.5 90cv.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
          Ainda há pouco tropecei num Seat Ibiza 1.0 TSI 95cv no Standvirtual, de 2016, a menos de 15k€. É um exemplo.
          Se preferires um não turbinado, diria que o Mazda 2 é uma excelente opção - motor 1.5 90cv.
          Ou 1.5 de 105cv.

          Comentário


            #6
            Mazda 2 com 1.5 105 cai que nem um mimo

            Comentário


              #7
              Desde já muito obrigado pelas vossas respostas .

              De facto esqueci-me de referir o mazda 2 como uma possibilidade pois pelo que li foi o motor do ano lá para as terras nipónicas e tem um design muito apelativo também. Mas esse motor é a gasolina ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por chain2k Ver Post
                Desde já muito obrigado pelas vossas respostas .

                De facto esqueci-me de referir o mazda 2 como uma possibilidade pois pelo que li foi o motor do ano lá para as terras nipónicas e tem um design muito apelativo também. Mas esse motor é a gasolina ?
                Há a gasolina e a gásoleo,ambos com 105cv.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por chain2k Ver Post
                  Desde já muito obrigado pelas vossas respostas .

                  De facto esqueci-me de referir o mazda 2 como uma possibilidade pois pelo que li foi o motor do ano lá para as terras nipónicas e tem um design muito apelativo também. Mas esse motor é a gasolina ?
                  Sim, tens 1.5 gasolina com 90 ou 105 cv e 1.5 diesel também.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                    Há a gasolina e a gásoleo,ambos com 105cv.
                    a gasolina tem 115cv mais 10cv que a versão a gasóleo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                      a gasolina tem 115cv mais 10cv que a versão a gasóleo.
                      Pois,fiz confusão.

                      Comentário


                        #12
                        Em termos de fiabilidade os motores da mazda costumam não dar problemas ? sei que vem do japão portanto esse ponto normalmente não é problema digo eu...como não tenho ninguém conhecido com carro mazda não sei mesmo se nesse aspecto eles são bons...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por chain2k Ver Post
                          Em termos de fiabilidade os motores da mazda costumam não dar problemas ? sei que vem do japão portanto esse ponto normalmente não é problema digo eu...como não tenho ninguém conhecido com carro mazda não sei mesmo se nesse aspecto eles são bons...
                          Não tenho lido nada de menos abonatório em relação aos motores.Estericamente,para mim,é o mais bonito do segmento.

                          Comentário


                            #14
                            podes experimentar também um polo ou golf com o 1.0 tsi, que parece ser um bom motor, além do fiesta. tentaria carros de serviço até cerca de 1 ano e em stand oficial, sempre se poupam uns cobres.

                            Comentário


                              #15
                              Tens o Kia ceed 1.0 GT Line que basicamente que é super equipado por menos de 19K.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                Tens o Kia ceed 1.0 GT Line que basicamente que é super equipado por menos de 19K.
                                Exacto, ou até o Rio 1.0 Gasolina T-GDi TX (100cv), se preferir um modelo + pequeno.

                                Comentário


                                  #17
                                  Com 20 mil, em segmentos B a gasolina já consegues comprar coisas bem interessantes e ainda sobra, mas vai depender muito do que queres: mais recente, melhor negócio, mais económico, mais potente, muito equipamento, mais barato, etc. Basicamente tens orçamento para quase todos os gostos.

                                  Assim à partida, tens 2 que me parecem ser das melhores propostas da actualidade, pelo motor, e porque tens 2 séries à escolha, uma nova acabadinha de sair ou prestes a sair, e a antiga, onde deves encontrar dos melhores negócios em termos de preço, falo claro do Ibiza e do Fiesta. Se puderes escolhe uma das versões de 110 ou mais cavalos, e não te arrependes .
                                  Depois acrescento o Polo, que não sendo de todo um carro que goste pessoalmente, é uma das propostas mais fortes, em termos de qualidade, e porque consegue fazer tudo bem, sendo uma das referências em termos de performance e consumo do motor 1.0.
                                  Os irmãos coreanos Kia rio e Hyundai i20, acho que não estão ao nível dos anteriores, mas as marcas têm vendido bem, devem ter carros para testar e isso também conta, porque no fim acabam por se revelar bons negócios, e normalmente são fiáveis.

                                  Como podes constatar, aconselho basicamente motores 1.0 turbo, porque acho que são o melhor compromisso actualmente entre eficiência e performance, tendo capacidade de se adaptar mais facilmente a várias situações do que os atmosféricos, mas ainda assim, não descurava o Mazda 2, que mesmo com um motor maior consegue ser muito económico, e o Honda Jazz, que é a referência em termos de espaço e versatilidade.

                                  Se queres algo mais, e com esse orçamento já dá para isso, podes ver também os segmento C como já foram sugeridos, mas aí quase de certeza que gastas o orçamento todo e ficas com um carro com menos equipamento, e talvez usado, mas certamente de melhor qualidade e mais estradista.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                    Exacto, ou até o Rio 1.0 Gasolina T-GDi TX (100cv), se preferir um modelo + pequeno.
                                    O ceed é muito melhor negocio.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Metendo um pouco a colher na opção Mazda 2, sendo que a minha Maria adquiriu um Mazda 2 à coisa de 3 dias, compramos a versão 1.5 90 CV a gasolina, sendo que de extras só conseguimos incluir os sensores tanto à frente com traseiros (os restantes extras existentes não acrescentam valor ao carro), já que estão a oferecer o Navi.

                                      Também andei a ver a questão do de 115 cv, mas não havia de serviço e por um novo estavam a pedir 19k. Caso para ti não seja muito importante alguns dos extras que a versão de 115cv traz:
                                      - Sensores de chuva e luz
                                      - Sensores de estacionamento traseiro
                                      - AC automático

                                      Julgo que o de 90cv bastam para a utilizam que vais ter. Eu sou um pouco suspeito porque já possuo além deste Mazda 2 um Mazda 3 da versão anterior mas a diesel. Nós após alguns prós e contras decidimos que a diferença de preço que estavam a pedir (3k) já que o que compramos foi de serviço (finais de Abril) não justificada. Ela também estava habituada nem a ter AC por isso já ter um AC manual já foi um grande upgrade, decidimos que ligar os limpa para-brisas e as luzes não seriam motivo desse esforço. Óbvio que na versão 115cv eles já disponibilizam outros extras que nesta versão não oferecem nem para serem colocados.

                                      Em termos de condução (ainda só fiz cerca de 70km eu a conduzir) o motor é muito suave e linear, ouve-se muito pouco o motor dentro do habitáculo a velocidades até os 110km/h. É bastante confortável e a qualidade dos interiores subiu claramente desde a versão anterior. Parecem mais bem montados e em comparação com outros carros do segmento que também andei a ver (Fiesta, Renault e Pegeout) julgo que o que mais se aproxima nesse capitulo é o 208. O Fiesta está a ser trocado, mas não gostei muito do interior e de alguns plásticos existentes. O Renault achei o motor não tão linear como o da Mazda e a qualidade de construção também me parece inferior. Já o 208 foi o que mais se aproximou, mas a minha namorada acabou por optar pelo Mazda 2 porque gostou mais da condução e do design.

                                      Posso dizer-te que nesse percurso que efectuei de 70Km estava a fazer uma média entre os 5.5 e os 6 sendo que apanhei no inicio da viagem algum transito. É bastante estável a curvar não sentimos muito os socalcos da estrada. Além disso o motor como já referi é muito suave e linear, mas sente-se que tem alma (imagino o de 115cv ), sendo que nesta sexta irei-me deslocar para o norte e ai conseguirei ter uma percepção melhor do carro em velocidades mais elevadas.

                                      Em termos de equipamento de serie e dos mais importantes traz:

                                      - Cruise Control
                                      - Limitador de velocidade
                                      - Pack Navi
                                      - Bluethooth
                                      - Start-Stop
                                      - Hill Assist (para ela foi muito importante o 208 só traz na versão de 110cv)

                                      De salientar que tanto o Fiesta como o 208 vão ser trocados o Fiesta julgo que já este ano o 208 para o ano e podes obter grandes descontos.

                                      O carro foi comprado como sendo de serviço, mas na realidade e com alguma negociação consegui trazer o carro bem mais cedo do que devia ser já que trouxe o carro de serviço com menos de 500km. E por pouco mais de 16k sendo que dei um smart à troca com + de 150mil Km a diesel de 2003 acabei por comprar por sensivelmente 14k este Mazda 2. A minha sugestão será de experimentares os vários modelos existentes, veres qual gostas mais de conduzir e com 16/15K já trazes um segmento B novo ou praticamente novo bem equipados.

                                      É uma pena a Mazda não disponibilizar o motor de 115cv no CX-3 senão acho que ela tinha ido para esse .

                                      Caso te consiga dar mais algum feedback estás à vontade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boa Tarde , desde já um muito obrigado pelas opiniões partilhadas . Vou marcar test drive para o mazda 2 entretanto mal tenha disponibilidade pois pelo que me dizem vale a pena o carro . Entretanto andei a ver carros 'semi-novos' ou usados e encontrei alguns Golf ( sim não perguntei porquê mas sempre gostei do golf especialmente com as novas linhas ... ) e encontrei 2 ou 3 interessantes a meu ver e gostaria de saber a vossa opnião em relação a esses e ao peagout 308 ( tive no stand a 20m e arranjo dentro daquele budget , 30mil km 19k ).

                                        http://usados.dasweltauto.pt/carros-...BQ%7C10,BQAK/i

                                        https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#7a55fb8453

                                        https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#7a55fb8453


                                        Tenho que me deslocar também a um stand da seat para saber o que que andam a fazer de preços da linha antiga e se alguém poder partilhar a sua opinião em relação a esse modelo fica muito agradecido também, pois porque é das linhas que mais me atraem também.

                                        Muito obrigado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se estas numa de subir segmento, vi no passado fim-de-semana que a Pegueout estava a colocar preço de um 308 (não sei a versão) que estava em exposição no Continente de Telheiras a qualquer coisa como 19k.

                                          Também lá tinham um 208 a 14k.

                                          Se na tua optica faz sentido gastar o total do budget de 20k, então já deves conseguir segmentos C, agora se achares mais sensato como primeiro carro não gastar esses 20K e gastares algo na casa dos 16/15k tens o segmento B. Penso que deves ponderar bem se vale a pena agora esse esforço dos 20k ou como se trata de um 1º carro optar por gastar menos e poupar algum.

                                          Relativamente às opções que ai colocaste já estas a misturar diesel com gasolina.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas malta andei ausente do país nestes últimos 4 meses e a compra do carro ficou em stand by .

                                            Entretanto quando voltei surgiu uma proposta de um seat ibiza 1.2 tsi 105cv de um conhecido ( o carro estava 5* , com 40mil km , e fez agora 4 anos ) e o preço que me pedia estava abaixo da média ( media do standsvirtuais..) . Fiquei na dúvida se avançava ou não, mas depois de ver uns quantos tópicos / comentários e inclusive falar com o meu mecânico optei por não avançar pois achei que ia ter problemas desnecessários com o motor....

                                            O budget que tenho contínua no teto dos 20k max .

                                            Os modelos que mais gosto são : i20/30 , mazda 2/3 , Vw Polo/Golf . Motorizações até aos 115cv e a gasolina.

                                            Como é dito anteriormente é o meu 1º carro sim, mas faço agora 3 anos de carta e já fiz mais de 40mil km entre o carro que uso no dia a dia quer com as carrinhas do trabalho.

                                            Portanto é uma aquisição a pensar a médio/longo prazo....e com a possibilidade da família de aumentar de 2 pessoas para 3 nos próximos anos...

                                            Acho que optar por um carro de serviço com 1 ano era a melhor opção não ?

                                            Vou deixar aqui uns links a ver qq acham e que conselhos é que me podem dar .

                                            http://usados.dasweltauto.pt/carros-...10,1,Campaigns[DWA],D

                                            https://www.hyundai.pt/pt/campanha/espaco-para-a-vida/

                                            https://www.santogal.pt/paginas-de-m.../?modelo=26750

                                            Um desde já muito obrigado pela atenção

                                            Comentário


                                              #23
                                              este motor de 105cv não deu grandes problemas. o problema mesmo é que com 4 anos e tal pedem menos 4 a 5 mil euros que eles novos, o que é um perfeito disparate! ainda na semana passada um user queria um, foi a um stand e pediam 12900€ por um igual!!!

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                                                #24
                                                Boa Tarde Pessoal,

                                                Entretanto já me decidi para que carros é que estou inclinado em avançar :

                                                Novo polo 1.0 95hp

                                                Novo fiesta 1.0 ( tenho vários orçamentos e todos com bons descontos de campanha )

                                                Mazda 2 90hp de 2017 .


                                                Ainda não fiz nenhum test drive a nenhum dos 3 carros portanto só depois de os fazer é que vou ficar com uma ideia melhor dos 3 carros.


                                                Em termos de propostas tenho a Mazda a dizer que vai receber carros de 2017 mas matriculados já em 2018 com muitos poucos km's ( viaturas de serviço ) por um preço na casa dos 13k. ( para mim é a melhor proposta )

                                                A Ford fez-me simulações de várias potências do motor ( tenho a versão titanuim com 125hp a 15.8k e a st line com 140hp a 16.4k ). Todas com desconto na casa dos 4k .

                                                A VW como já era de esperar é a mais cara delas ( pedi uma simulação para um confortline de 95hp ) e que me pedem na casa dos 19k.


                                                Sinceramente acho que o carro que menos vai desvalorizar vai ser o POLO, mas também é a opção mais cara....É o carro que mais gosto não só em termos de equipamento interior mas esta linha com que saiu é muito do meu agrado. O preço como é óbvio não é o que mais me agrada sendo a proposta mais cara mas será que é a melhor escolha a pensar no futuro ?


                                                O FIESTA está com o melhor preço em termos de motorização , mas será que esta nova versão o interior não parece tão plástico como a outra anterior ?

                                                O Mazda em termos económicos é a melhor proposta , em termos de motorização é a mais fraca ( foi de 90hp que me apresentaram a proposta ) mas como é japonês é uma pequena vantagem no que toca ao motor. Nos interiores parece-me que compete claramente com o POLO , mas como nunca tive dentro de um não posso afirmar isso com clareza.


                                                Vou tentar agendar para esta semanas os 3 test drives e a ver se me decido ainda este ano .


                                                O que vocês faziam ? qual é para vocês a melhor opção a pensar no presente e futuro ?


                                                Bom resto de Fim de Semana.

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                                                  #25
                                                  convém decidires-te este ano, já levas meio ano "de arrasto". eu decidi em 15 dias e tinha 3 ou 4 meses.

                                                  o polo irá sempre valer mais, o mazda e o fiesta equipar-se-ão embora depois o mazda seja sempre mais difícil de vender. agora tens que saber se os 3 ou 4 mil a mais em relação ao fiesta ou 6 mil em relação ao mazda são um fator de decisão positiva ou de afastamento, ou seja, se achas que valem a pena ou não.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Dessas 3 propostas, a mim os 6 mil a mais do Polo para o mazda e os 3 mil para o fiesta parecem difíceis de justificar economicamente, pois nunca mais no futuro quando o venderes vai haver esta diferença entre eles.
                                                    Isso significaria que quando o Mazda 2 valesse 5 mil€, o fiesta teria de valer 8 ou 9 e o Polo 11 mil. Se falarmos em %, quando o Polo valer 10 mil, o fiesta teria de valer 8,5/9 e o Mazda 7 mil €, para estarem equiparados em termos de desvalorização.

                                                    Parece-me que o Mazda 2 é economicamente o melhor negócio, pois é de longe o mais barato, tem qualidade, é agradável esteticamente, anda qb e é económico.

                                                    Sobre o fiesta, o Titanium é uma versão mais "normal", pese embora o de 125cv não será tão vendido. O st-line para mim é o melhor negócio no fiesta, porque a diferença para o Titanium é mínima e o carro tem melhorias em termos de mecânica e comportamento. Além disso a estética sai valorizada e terá sempre mais interesse numa venda em usado, como se vê pelos preços absurdos dos usados sport/st-line que vão aparecendo.

                                                    Quanto ao Polo, a qualidade está lá e é um carro a meio para o segmento seguinte. Tem o handicap de ser uma versão intermédia e, equipamento e motorização, e se não tiver DSG ainda menos interessante se torna. Vai haver vários destes no mercado daqui a uns tempos.
                                                    Por mais qualidade que tenha, em termos racionais acho difícil justificar os 6 mil € (30%) a mais face ao Mazda 2.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Essa simulação do fiesta que extras tem?

                                                      nem pensava duas vezes...

                                                      Relativamente aos plásticos, como podes ver nas várias reviews existentes, os desta nova versão são bastante superiores.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas Malta,


                                                        Já me decidi ao fim deste tempo todo


                                                        Vou optar pelo Mazda 2 Evolve Navi de 90cv.


                                                        Os carros vêm da Suiça. A versão do evolve navi na Suiça relativamente ao modelo de Portugal trazem o extra dos bancos aquecidos, faróis led's e assistência no ângulo morto.


                                                        Aparentemente vêm cerca de 30 carros que vão ser matriculados agora já no inicio de Janeiro.


                                                        De salientar também que os carros têm entre 6mil a 15mil km ( o carro com mais km conta com 15mil km ).


                                                        Vou também dar o meu chasso para troca visto que eles aceitam retoma e ainda vai abater mais o valor do carro.


                                                        No final de contas vai-me sair na casa dos 12k .


                                                        Acham uma boa compra ?


                                                        Abraço e Boas entradas !

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Resumindo, é importado?

                                                          Não sei se é assim tão boa compra, pois para todos os efeitos é um carro usado que terá no mínimo meio ano, mas é uma questão de veres quanto poupas face ao valor efectivo do mesmo carro usado sendo nacional.
                                                          Do ponto de vista puramente racional, o preço inferior será sempre o mais vantajoso, mas as coisas não se devem ver só dessa maneira

                                                          E o preço de 12k é com ou sem o valor do Megane?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas Brunomeleiro,

                                                            O que me foi dito foi que os carros vão ser matriculados em portugal agora já no inicio de Janeiro e que provêm da Mazda Portugal ( fui a um concessionário santogal )

                                                            Tem alguma relevância ele ser considerado importado ?

                                                            Relativamente aos 12k é já com o preço do megane ( não esquecer que é uma chasso de 97...)

                                                            Ah importante também dizer que me dão 5 anos de Garantia Mazda sem limite de km's o que me parece um bom must também.

                                                            Esta versão foi introduzida em junho/julho na Suiça portanto tem esse meio ano que afirmas-te de facto .

                                                            Os extras que tras dos farois led's e banco aquecido deve aumentar em cerca de 1000e no preço do carro.

                                                            Cá esta versão com 0km custa cerca de 17.5k portanto acho que compensa esta aquisição.


                                                            Abraço

                                                            Comentário

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