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Fiat Grande Punto 1.3 MultiJet 2007 (90 CV)

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    Fiat Grande Punto 1.3 MultiJet 2007 (90 CV)

    Boa noite, estou a pensar comprar o carro em questão mas antes de tudo gostava de saber mais sobre ele, já conduzi um de um amigo meu, gostei bastante do modo de conduzir..porém tenho alguns receios e alguns estúpidos.

    1- O motor por ser um 1.3 não terá um desgaste mais rápido que outros com mais cilindrada do segmento ?

    2- Falaram me que o turbo entra um pouco tarde, a partir das 2500 rotações, terei problemas de ultrapassar carros/camiões em espaços com pouca reta ? (falemos por exemplo em 300m no máximo de reta, existe aqui na minha zona uma reta assim onde por vezes vem um carro e a frente um camião quase parados, pela vossa experiência acham que se começar a ultrapassagem logo do início da reta com o pé no fundo que me safo ? (pergunta parta talvez)

    3- Como funciona o AC do mesmo ? Quando conduzi o carro não percebi como o meu amigo o ativou mas q fez um frio de rachar fez.

    4- O carro vem equipado com ESP ? Ou só que ASR ?

    5- Na auto-estrada qual é o desempenho dele ? Porta-se bem ? Dá os 200 puxado a ferros ?

    6- A minha mãe já teve um carro desses, nunca na vida a vi a meter liquido refrigerante e o motor nunca se queixou, alguém me explica isso ?

    Alguns pontos são parvos mas tenho apenas 19 anos e para o meu primeiro carro gostava de saber alguns desses pontos. Obrigado.

    #2
    Isso dos 200 depende da descida..

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      #3
      Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
      Isso dos 200 depende da descida..
      Acredito, 180 dei eu com esse do meu amigo na AE mas mal apanhei uma inclinação ligeira baixou para os 160..

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        #4
        1- quanto mais pequeno o motor, por norma mais desgaste terá em menos tempo, não é à toa que se vêem por vezes alguns carros com motores enormes e pouca cavalagem.

        2- não sei se entra tarde ou não, mas desde que não ultrapasses tipo caracol... só testando um é que vês. experimenta nalguma via rápida com reta longa.

        3- não faço ideia.

        5- idem aspas. dependerá muito da versão, diria eu, como em quase todos os modelos.

        6- o meu seat em quase 13 anos também é um pouco assim, acho que só se acrescentou uma vez líquido refrigerante.

        7- acrescento aqui um ponto. há cerca de 3 anos fiz algumas viagens maia-reguengos de monsaraz num punto de 2003 com esse motor, penso que até teria menos cavalagem na altura. eram 5 horas de viagem, saindo em santarém da AE e indo o resto por estrada. o carrito não era um foguetão e por vezes íamos 4. em média íamos a 120/130. todas as viagens que fazíamos aquilo parecia que comia 1000kms tal a contagem que aquilo levava.
        já ia nos 303 mil na última vez que fiz a viagem e o carro fazia esse percurso praticamente todas as semanas, tendo começado no ano anterior e continuado a fazer no ano seguinte, ou seja, fez aquilo 3 anos e já tinha andado por muitas zonas de portugal noutros anos, penso até que foi comprado novo pelo dono, que nesse ano andava com ideias de o trocar por um 308 1.6 hdi. pelo menos mais um ano aguentou e não sei se o chegou a trocar em 2015, mas andava com ideias sérias de comprar um de serviço.

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          #5
          Esse Punto é mais do que suficiente esses 90cv fazem 0-100 em 11seg o que mostra que acelera bastante bem, agora é verdade o turbo entra tarde, contudo isso faz dele um motor muito económico em baixas rotações, imagina que vais a 70/80 na nacional com uma quinta, vais a gastar +/- 3l/100.

          Se precisares de ultrapassar passas para a quarta, o turbo entra e vais ver que os 90burros puxam e bem para o o peso do carro que é.

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            #6
            Cá em casa morou uma Musa com esse motor, mas caixa auto que foi vendida com perto de 100000km (foi trocada por querer algo mais divertido de conduzir):

            1- A nivel de fiabilidade do motor só tenho a dizer bem e nunca deu chatices (neste campo era só fazer as revisões anuais). A nível de consumos como era caixa auto, era difícil fazer menos de 6 em circuito misto com muita cidade à mistura (o Punto sendo mais leve, baixo e caixa manual fará facilmente consumos na casa dos 5). Para velocidades dentro dos limites sem multa ficas muito bem servido (como tens 19 anos, não te esqueças que ainda estás com a carta provisória, por isso, muito cuidado com os excessos de velocidade).

            2- Em relação ao turbo e apesar da caixa auto ser mais lenta que uma manual e ter que mover mais peso (num carro mais alto), a partir das 2000rpm mexia-se muito bem e nunca me deixou ficar mal em ultrapassagens.

            3- Se for manual como o da Musa, é só rodar no botão que liga o AC e rodar o botão que tem a barra azul e vermelha (azul frio e vermelha quente). Sempre funcionou bem e atingia rapidamente a temperatura desejada.

            4- Penso que são poucos os carros dessa altura que não trazem ESP, mas nada como consultar na net a lista técnica referente a esse carro.

            5- A Musa chegava quase aos 180, mas era caixa auto, mais pesada e com pior aerodinâmica. O Punto de certeza que ultrapassa os 180, mas dar 200 quase de certeza que só se for bem embalado e a descer (ou então com repro).

            6- Não te sei responder.

            Fora destas perguntas, é um carro bastante bom dentro do seu segmento (ainda hoje o visual exterior continua bonito) e com motor muito bom que tem provas mais que dadas a nível de fiabilidade.

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              #7
              Tenho um Linea com esse motor mas a caixa no meu é de 5v. No entanto já conduzi brevemente um GP Sport de um colega para tirar algumas diferenças com o meu. O que te posso dizer é...

              1- É um motor pequeno que tens de trabalhar com a caixa se quiseres tirar o melhor dele. O sweet spot é normalmente entre as 2200rpm e as 2500rpm. Vantagem é que aquece rápido (5km e nível de água já fica nos 80)

              2- O turbo entra em pleno as 1750. As 1500 já o o sentes a rodar pelo que numa reta aguentas bem com consumos de 3l e pouco e o pé leve sem problemas. Dito isto, já com o carro quente o ideal é trabalhares o motor sempre na casa das 2000 rpm... O que significa que trocas de caixa as 1200, 1500 são proibidas (sentes logo o carro a desfalecer) a menos que gostes de rebentar com bimassas. O motor é rotativo por natureza como qualquer bom carro italiano... Parece é uma maquina de costura enquanto frio

              Não referiste quilometragem, pelo que recomendo ouvires algum ruído anómalo da corrente antes de o adquirires.

              3- Convém sempre usares bom óleo, recomendo Motul X-cess 5w-40 com a normas Fiat requerida e sempre com o nível no máximo.

              Bem tratadinho tens carro para muitos anos pois o motor é de guerra.

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