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As empresas de aluguer de automóveis foram responsáveis por 26% das compras de carros

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    As empresas de aluguer de automóveis foram responsáveis por 26% das compras de carros

    http://fleetmagazine.pt/2017/06/09/maio-2017-rent-car/

    As compras ligeiros de passageiros novos em Maio, por parte das empresas de rent-a-car representadas na ARAC, ascendeu a 7.349 unidades, sensivelmente 31% do total de viaturas matriculadas.

    De facto, o mercado português de veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros encerrou o mês de maio com um volume de vendas de 26.770 unidades, mais 13,7% face mês homólogo do ano anterior, segundo as tabelas elaboradas pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal.

    No que respeita a veículos novos o conjunto das empresas associadas da ARAC que se dedicam à atividade de aluguer de curta duração (veículos ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros, pesados de mercadorias, todo-o-terreno e motociclos) adquiriram no mês de maio um total de 7.788 veículos, face aos 6.252 adquiridos em período homólogo do ano anterior.

    A ARAC representa cerca de 96% das empresas de aluguer de curta duração a operar de forma legal em Portugal.
    O crescimento das frotas das empresas de rent-a-car deve-se sobretudo ao atual sucesso do Turismo em Portugal. Esta atividade é, atualmente, o maior mercado das empresas de rent-a-car, representando cerca de 60% do seu volume de negócios.

    Na composição das aquisições referidas, prevalecem os segmentos A, B, C e D, que representaram a maioria das aquisições efetuadas pelas empresas de rent-a-car.
    Contudo, continua a assistir-se a um crescimento do segmento A, devido ao aumento da procura deste tipo de veículos pela clientela turística.
    Sendo uma realidade que sem Mobilidade não existe turismo, o rent-a-car assume-se de forma clara como um pilar do desenvolvimento turístico nacional e internacional, devendo durante o ano de 2017 iniciar uma campanha de divulgação e promoção junto dos seus clientes, a qual incentive os turistas a conhecerem o interior do país, com vista ao desenvolvimento turístico de determinadas regiões que só com o crescimento e desenvolvimento do transporte terrestre poderão desenvolver-se.

    O rent-a-car é também, devido á forte aquisição de veículos novos um setor decisivo para a modernização do parque automóvel nacional através da colocação após a utilização dos veículos no comércio, de um número significativo de veículos de ocasião (os chamados veículos seminovos), substituindo-se assim veículos antigos por veículos recentes e com motores mais eficientes e amigos do ambiente a preços mais convidativos para o publico em geral.

    #2
    31% é rent-a-car e quanto será frotas? Vou tentar procurar.

    Quase 7500 veiculos novinhos para o mercado. Viva os 60% que turismo injecta em Portugal.
    Editado pela última vez por Superfast; 17 June 2017, 08:08.

    Comentário


      #3
      O que será que se vai passar com todos esses carros depois?
      O mercado de usados não está já saturado?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mexican Ver Post
        O que será que se vai passar com todos esses carros depois?
        O mercado de usados não está já saturado?
        Quando tiverem cerca de 20k kms vão para os stands da marca para serem vendidos como carros de serviço impecáveis

        Comentário


          #5
          Mas o mercado tem capacidade de escoar esses carros todos?

          Comentário


            #6
            Se não tiver, os preços baixam...depois é ver o stock a escoar..

            Comentário


              #7
              Depois acontece como esta semana no algarve...arde...

              Comentário


                #8
                Tendo em conta os descontos que esta malta tem... daqui a 1 ano e 20'000km ainda vendem com lucro através de uma qualquer "feira de usados" da marca.

                Comentário


                  #9
                  Um carro de rent a car provavelmente estará melhor que um usado importado de 1 velha que so andava ao fim de semana.

                  Se for posto com 6/12 meses no mercado e com desconto significativo bem bom. Muitos carros de renting sao conduzidos muito melhor que velhas particulares :D

                  Renaults têm 5 anos de garantia, Hyundai 7 anos etc com 6/12 meses estão novos. Que maravilha.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                    Tendo em conta os descontos que esta malta tem... daqui a 1 ano e 20'000km ainda vendem com lucro através de uma qualquer "feira de usados" da marca.
                    Foi isso que me disseram quando aluguei um carro a 2 meses atrás.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                      Um carro de rent a car provavelmente estará melhor que um usado importado de 1 velha que so andava ao fim de semana.

                      Se for posto com 6/12 meses no mercado e com desconto significativo bem bom. Muitos carros de renting sao conduzidos muito melhor que velhas particulares :D

                      Renaults têm 5 anos de garantia, Hyundai 7 anos etc com 6/12 meses estão novos. Que maravilha.
                      Isso é, no mínimo, altamente questionável. E não há garantia que cubra danos provocados de forma negligente (e muito menos dolosa)...

                      Em qualquer caso soube do caso da Hertz Usados, que comercializa pelo menos parte dos seus próprios carros, em que é possível alugares por um x n.º de dias o carro em que estás interessado para ver como se porta. Como creio que não há impedimentos de ires fazer um check up à marca (numa concessão de confiança, entenda-se) acaba por ser uma forma de minimizar a exposição do comprador a uma utilização efectivamente "selvagem" dos carros.

                      O que não faltam são histórias de carros de rent-a-car irem fazer reconhecimento de troços de provas de rally ou mesmo de TT.

                      Comentário


                        #12
                        Vocês devem pensar que os importadores e representantes das marcas têm arcaboiço para ter tanto carro semi-novo ou de serviço...

                        Eles vêm de algum lado.


                        Quanto ao tratamento que lhes dão, isso dava mil e uma histórias. Mas a Sherazade não anda por aqui.

                        Comentário


                          #13
                          Falta detalhes. Se for comprar carro para 15 anos se calhar compensa novo pelo historial.

                          Para 4 anos? Venha o rent a car com 30% desconto. Entao se for um mini cooper S. Ao fim de 4 ou 5 compra-se outro. Depende de caso para caso.

                          Mas 31% é quase um terço. Viva o turismo. Sera que ha 911 turbo?

                          Comentário


                            #14
                            Muitas Rent-A-Car funcionam à base de leasing, ou seja após X quilometragem os carros são devolvidos aos representantes da marca e colocados à venda.

                            Comentário


                              #15
                              Nos leasing os carros estão em nome de quem?

                              Conheço uma pessoa que comprou um carro com 1 ano e 20000km em stand da marca e ficou com o primeiro registo do carro.

                              Comentário


                                #16
                                É perfeitamente normal. Abril e Maio são os meses das Rent-a-Car´s.

                                Comentário


                                  #17
                                  É preferível então comprar um carro usado a uma empresa de frotas onde temos todo o histórico do carro incluindo que tipo de Empresa possuiu o carro, que já é algo de onde se pode retirar ilações.
                                  Ir a uma concessão e comprar um carro a pensar que foi de serviço de um vendedor e depois descobrir que andou por 200 mãos incluindo reconhecimento de troços de rali é muito mau...
                                  Ao menos abriam o jogo é diziam que foi de uma empresa de rent a car.
                                  Nisso a hertz merece que lhe tire o chapéu.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
                                    É preferível então comprar um carro usado a uma empresa de frotas onde temos todo o histórico do carro incluindo que tipo de Empresa possuiu o carro, que já é algo de onde se pode retirar ilações.
                                    Ir a uma concessão e comprar um carro a pensar que foi de serviço de um vendedor e depois descobrir que andou por 200 mãos incluindo reconhecimento de troços de rali é muito mau...
                                    Ao menos abriam o jogo é diziam que foi de uma empresa de rent a car.
                                    Nisso a hertz merece que lhe tire o chapéu.
                                    Acho sinceramente que as autoridades (nem que seja o Instituto do Consumidor) deveriam intervir nesta sede e obrigar as concessões a distinguir, de forma visível e clara, as viaturas que são efectivamente de "serviço" daquelas que são buy-backs de rent-a-car.

                                    Isto, ao não ser feito, acaba por ser um engano dos consumidores. Devem ser muito poucos os potenciais compradores que perguntam se é buy-back ou não. Já me aconteceu inclusivamente o vendedor dar uma resposta "evasiva", do género "são carros que cumprem os requisitos da marca" ou "não sei exactamente qual a origem".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
                                      É preferível então comprar um carro usado a uma empresa de frotas onde temos todo o histórico do carro incluindo que tipo de Empresa possuiu o carro, que já é algo de onde se pode retirar ilações.
                                      De certeza que não te dizem sempre a empresa onde o carro andou. E nessas tais viaturas de frotas, também há muito carro que anda nas RAC, logo...



                                      Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                      Acho sinceramente que as autoridades (nem que seja o Instituto do Consumidor) deveriam intervir nesta sede e obrigar as concessões a distinguir, de forma visível e clara, as viaturas que são efectivamente de "serviço" daquelas que são buy-backs de rent-a-car.
                                      As pessoas têm de se convencer de que um carro de serviço ou semi-novo é, para os devidos efeitos, um bem usado. Todos os termos utilizados para justificar a sua, suposta origem, são nomes pomposos de promoção e publicidade. Nada mais. A sua proveniência é e deverá ser indiferente. O que deveria realmente preocupar os consumidores será o estado real do veículo e pagar o preço justo em função disso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para mim o mais importante e que não está a ser discutido aqui. Poucos casos compensa comprar um carro até 12 meses em vez de 1 novo com toda a pressão para vender novos. A diferença entre financiamento, garantia, poder escolher os extras no fim nao compensa.

                                        Portanto o meu ponto é:

                                        Quando compram um usado com 4,6 ou 8 anos (muito normal pelo que vejo no forum) perguntam se o carro foi um rent-a-car nos primeiros 6 meses?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Empresas de rent-a-car fazem subir venda de automóveis


                                          https://eco.pt/2017/06/20/empresas-d...de-automoveis/

                                          O turismo é o principal fator a impulsionar a compra de carros pelo setor de aluguer. Nos primeiros cinco meses de 2017, estas empresas foram responsáveis por mais de um quarto das vendas.
                                          As empresas de aluguer de automóveis foram responsáveis por 26% das compras de carros em Portugal nos primeiros cinco meses de 2017, num total de 25.655 ligeiros vendidos para este setor. O principal fator que impulsiona estas compras, segundo o Diário de Notícias desta terça-feira, é o turismo.


                                          Para fazer frente a uma maior procura dos turistas, que chegam a Portugal em números maiores, as empresas de rent-a-car têm de aumentar os seus automóveis. Segundo explicou ao jornal o secretário-geral da Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC), prevê-se que a época alta traga mais 10 a 11% de turistas. “Para os meses de verão, esperamos um crescimento no número de alugueres de 8%”, afirmou Joaquim Robalo de Almeida. Mais de metade do volume de negócios deste tipo de empresas é explicado pelo turismo.
                                          As empresas de rent-a-car são, assim, responsáveis por mais de um quarto dos 102 mil automóveis vendidos em Portugal até ao final de maio, segundo valores da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
                                          Os turistas ingleses são os que mais procuram os carros de aluguer, representando 40% do mercado, seguidos dos franceses, alemães e italianos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Portanto em 2018 temos 25 655 veiculos no mercado de usados. Esqueçam a treta de ser rent a car. É impossivel ter 25 655 carros (provavelmente 60 000 durante todo o 2017) em mau estado.

                                            Agora rezem para que as rent-a-car recebam carros cada vez mais full extras.

                                            Conseguem imaginar que em 2018, 60 000 usados (provavelmente "de serviço") são de rent a car?
                                            Editado pela última vez por Superfast; 21 June 2017, 07:29.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                              Agora rezem para que as rent-a-car recebam carros cada vez mais full extras.

                                              Em alguns casos, as rent a car, até tem configurações que no próprio mercado não existe.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A questão do extras depende muito da rent-a-car...há umas que optam pela versão base, só com AC e pouco mais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  De certeza que não te dizem sempre a empresa onde o carro andou. E nessas tais viaturas de frotas, também há muito carro que anda nas RAC, logo...





                                                  As pessoas têm de se convencer de que um carro de serviço ou semi-novo é, para os devidos efeitos, um bem usado. Todos os termos utilizados para justificar a sua, suposta origem, são nomes pomposos de promoção e publicidade. Nada mais. A sua proveniência é e deverá ser indiferente. O que deveria realmente preocupar os consumidores será o estado real do veículo e pagar o preço justo em função disso.
                                                  O que eu conheço põe as cartas todas em cima da mesa, fui com um familiar negociar um carro e teve a info toda disponível, inclusive o nome da empresa que tinha o carro (que não deve ser muito legal), todas as intervenções, inclusive um acidente pequeno, que não precisava dizer...

                                                  Como é lógico a proveniência de um carro usado é super importante e nunca deveria ser deixada ao acaso na compra,.
                                                  É muito diferente um usado que foi conduzido por 1 pessoa ou um usado que foi conduzido por 200 pessoas (rent a car), e com 1 ano pode não ser visível a olho nu as diferenças do uso, mas com essa informação é possível tirar ilações que servem naturalmente para negociar o bem. Agora se não quiserem saber é lógico que pagam gato por lebre.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                                    A questão do extras depende muito da rent-a-car...há umas que optam pela versão base, só com AC e pouco mais.
                                                    O meu comentario é porque o mercado vai ser inundado com usados. Estamos a falar de 30 000 veiculos. Se o preco de revenda for 70% novo porque 85/90% consegue-se sempre.

                                                    Estou a pensar em captur, qashqai, golf, focus. Eu para uns anos nao me importava de um focus 1.0 125 com alguns extras se fosse 15 000 usado com 12 meses ( preço novo apos desconto = 22000)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para quem tem dúvidas também é possível reservar os verdadeiros carros de serviço dos stands e levantar uns meses mais tarde. Não esperem ter é um grande desconto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A maioria dos carros das rent a car tem o nível de equipamento intermédio precisamente porque é o mais fácil de vender mais tarde, carros com equipamento base é difícil vender, quase ninguém quer carros totalmente despidos de extras, full extras faz disparar os preços para níveis pouco simpáticos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ai vem mais uma fornada de veiculos semi novos ou como muitos gostam de chamar " de serviço " loool

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                            O meu comentario é porque o mercado vai ser inundado com usados. Estamos a falar de 30 000 veiculos. Se o preco de revenda for 70% novo porque 85/90% consegue-se sempre.

                                                            Estou a pensar em captur, qashqai, golf, focus. Eu para uns anos nao me importava de um focus 1.0 125 com alguns extras se fosse 15 000 usado com 12 meses ( preço novo apos desconto = 22000)
                                                            Mas é problema o mercado ser inundado com usados? Compra esses carros quem quer.

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