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    Civic IMA versus Diesel

    Já aqui vi muitos tópicos acerca do assunto gasolina / diesel mas acho que nunca vi nenhum acerca da comparação Hibrido / Diesel.
    Possuo um IMA de 2004 com 33000 km e a partir do próximo mês vou passar a fazer uma média de 2600 km por mês.
    Tendo em conta que o meu IMA gasta 6 e que um suposto diesel, tipo 307, Focus ou Megane (1.6 ou 1.5), também gastará 6 litros; tendo em conta também que a diferença do preço da gasolina/diesel anda à volta dos 20 cent, qual será a opção mais correcta, económica, vantajosa?
    Lógico se optar por um diesel deste segmento e com 1 ou 2 anos, vou ter de dispender mais cerca de 5000€.
    Um factor que também considero é o valor de retoma daqui a 2 ou 3 anos, sei que o IMA não valerá grande coisa e o Diesel talvez valha mais alguma coisa.
    Aceitam-se opiniões.....

    #2
    Epa.. é uma questão complicada...Mas eu continuo a achar que a coisa é +/- desta maneira :

    Quem faz muitos Km , especialmente em cidade, talvez a melhor proposta seja o Diesel, visto que dura mais, tem mais disponiblidade em baixas RPM...e o gasóil ainda é mais barato....

    Quem faz "médios" Km.... talvez a opção correcta seja um Hibrido....só é pena que ainda , por ex, o Civic 1.3 IMA ainda tenha algumas falhas, pelo que por vezes, o motor a gasolina não acorda... tendo que se dar á chave...mas talvez isto seja conversa de revista...

    Quem faz poucos, talvez seja melhor um Gasolina....


    Mas agora depende do que se entende por poucos ou muitos... Por ex : O meu pai faz uma média de 15000 Km/ano = 1250 Km/Mês ...ora nós temos um diesel...HDI.. que segundo o CB faz cerca de 8/8.5 l em cidade...em andamento normal, sem arrastanços , e por vezes a esticar um bokado...talvez numa condução mais cuidada, ele fize-se 7 l/100 quem sabe...Isto talvez sejam poucos Km/Mês , mas o que é certo é que se tivesse-mos um equivalente , mas a gasolina, a despesa mensal iria ser o dobro, ou mais até....

    Comentário


      #3
      citação:Tendo em conta que o meu IMA gasta 6
      Explica lá melhor essa que eu não entendi muito bem essa dos 6 L/100km. Se é um Civic IMA que possui um motor eléctrico associado ao motor a gasolina, como é que gasta tanto? Para esse consumo, estás apenas e só a utilizar o motor a gasolina, certo?

      Comentário


        #4
        o que não percebeste dis 6 L/100km os consumos anunciados pela marca são

        Combinado (L/100 km) 4,6 4
        Extra urbano (L/100 km) 4,3 4,3
        Urbano (L/100 km) 5,2 5,2

        Como se sabe que as marcas são sempre optimistas nestes valores, se o carro andar muito em cidade não me choca os 6 litros aos 100

        Comentário


          #5
          Segundo alguns estudos/testes, os hibridos conseguem ser económicos principalmente se forem conduzidos calmamentes. Os Diesel são muito mais tolerantes a excessos e julgo no final consumirem menos.
          Um Megane 1.5dci para fazer 6l/100 já precisa de uma condução "puchada", porque relaxadamente (mesmo fazendo 130-140km/h em AE) dificilmente passa dos 5,5l (falo do Megane porque conheço, outros equivalentes não devem andar longe).
          Depois existe o preço do combustível, mesmo com consumos iguais o gasóleo por pagar menos ISP torna as coisas mais económicas.
          Por fim existe a desvalorização, comprando um carro novo eu julgo que este ponto é na maioria dos casos razão suficiente para tornar os Diesel mais razoáveis do ponto de vista económico.
          O Civic Hybrid é vendido a um preço excelente com um equipamento completo, dentro do segmento a gasolina não deixa espaço para a concorrência do meu ponto de vista

          Comentário


            #6
            Temos que ter atenção que as marcas são sempre muito "simpáticas" em relação ao consumos anunciados. O meu IMA gasta 6l com uma condução despreocupada, quase sempre em cidade. Em viagem longa consigo médias mais baixas, tipo 5.6 mas sempre longe dos 4.9 anunciados pela marca, talvez se n passar dos 90 lá consiga. Mesmo assim acho que 6 não é nada mau.
            Agora relativamente à minha dúvida, ainda pouco me esclareceram, devo ficar com o IMA e fazer quase 35000 km por ano ou devo apostar num diesel?
            Quanto ao diesel, existem sugestões? Se considerar essa hipótese, considero o 307 1.6 hdi 110cv, focus 1.6 tdci, mégane 1.5 dci 105cv, talvez o Leon 1.9 tdi 105cv... claro todos seminovos, de 2004 ou 2005.
            Que acham?

            Comentário


              #7

              citação:Originalmente colocada por Xangai

              Temos que ter atenção que as marcas são sempre muito "simpáticas" em relação ao consumos anunciados. O meu IMA gasta 6l com uma condução despreocupada, quase sempre em cidade. Em viagem longa consigo médias mais baixas, tipo 5.6 mas sempre longe dos 4.9 anunciados pela marca, talvez se n passar dos 90 lá consiga. Mesmo assim acho que 6 não é nada mau.
              Agora relativamente à minha dúvida, ainda pouco me esclareceram, devo ficar com o IMA e fazer quase 35000 km por ano ou devo apostar num diesel?
              Quanto ao diesel, existem sugestões? Se considerar essa hipótese, considero o 307 1.6 hdi 110cv, focus 1.6 tdci, mégane 1.5 dci 105cv, talvez o Leon 1.9 tdi 105cv... claro todos seminovos, de 2004 ou 2005.
              Que acham?
              Vais ter de dar mais 5000 euros pelo diesel certo?
              E quantos anos pensas manter o diesel?
              É que 5000 euros da pra muita gasolina e revisoes e o valor de retoma depende sempre de muitos factores.

              Comentário


                #8
                O preço de assistencia dos diesel é sempre superior ao IMA (e nao é pouco), um factor por vezes esquecido mas tambem importante.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Xangai

                  Temos que ter atenção que as marcas são sempre muito "simpáticas" em relação ao consumos anunciados. O meu IMA gasta 6l com uma condução despreocupada, quase sempre em cidade. Em viagem longa consigo médias mais baixas, tipo 5.6 mas sempre longe dos 4.9 anunciados pela marca, talvez se n passar dos 90 lá consiga. Mesmo assim acho que 6 não é nada mau.
                  Agora relativamente à minha dúvida, ainda pouco me esclareceram, devo ficar com o IMA e fazer quase 35000 km por ano ou devo apostar num diesel?
                  Quanto ao diesel, existem sugestões? Se considerar essa hipótese, considero o 307 1.6 hdi 110cv, focus 1.6 tdci, mégane 1.5 dci 105cv, talvez o Leon 1.9 tdi 105cv... claro todos seminovos, de 2004 ou 2005.
                  Que acham?
                  Se tens um carro ke compras-te novo presumo, para ke é ke vais dar mais 5.000 € por um ke não conheces ....
                  os exemplos ke dás numa condução normal não gastam menos do ke o teu
                  ou seja consumo identico vais pagar mais 0,20 € por litro ora divide 5000 / 0,20 = 25.000 litros de gasolina a 6l/100 kms em 416.000 kms recuperas o investimento [:0]

                  cpts

                  Comentário


                    #10
                    6l gasolina * 1,238 = 7,428€
                    6l gasoleo * 1,038 = 6,228€

                    Ou seja em cada 100km a gasoleo poupa 1,2€.
                    Em 1000km poupa 12€.
                    Em 10.000km 120€.
                    Em 100.000km 1.200€.
                    Para os 5000€ de diferença são precisos 416.666km. Não compensa o carro a gasoleo.

                    Comentário


                      #11
                      O ideal era se desse para por o IMA a gpl, aí sim é que era poupar!!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                        6l gasolina * 1,238 = 7,428€
                        6l gasoleo * 1,038 = 6,228€

                        Ou seja em cada 100km a gasoleo poupa 1,2€.
                        Em 1000km poupa 12€.
                        Em 10.000km 120€.
                        Em 100.000km 1.200€.
                        Para os 5000€ de diferença são precisos 416.666km. Não compensa o carro a gasoleo.
                        São estas contas simples que muita gente devia fazer antes de comprar carro a Diesel.

                        Comentário


                          #13
                          Também devem levar em consideração a manutenção dos diesel modernos que é bem superior ao IMA.

                          Comentário


                            #14
                            O meu muito obrigado pelas opiniões, eu também já tinha feito essas contas e estava quase decidido mas sabem que neste negócio dos carros, o pessoal está sempre a pensar em mudar, mais que não seja por vaidade.
                            Penso que a minha decisão está practicamente tomada, vou baptizar o meu IMA como o papa km!!!

                            Comentário


                              #15
                              Eu tinha feito uma folha de excell por causa dessas contas. Como já estou no meu pc tenho aqui mais um dado a acrescentar.
                              Sendo que gastam os dois 6l, que o diesel custa mais 5000€ só aos 416.667km é que compensa o diesel se o preço de venda em usado for o mesmo

                              Mas se o diesel for vendido por mais 1000€ já são 333.333km.
                              1500€ -> 291.667km
                              2000€ -> 250.000km
                              2500€ -> 208.333km

                              Mesmo vendendo o diesel por mais 2500€ compensa o carro a gasolina.

                              Comentário


                                #16
                                Axo q tens de ver mtas variaveis.
                                primeiro tens de arranjar um carro a diesel com a mesma cilindrada e potencia parecida, depois comparas consumos, manutenção, preço do combustivel, etc, etc.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                                  Eu tinha feito uma folha de excell por causa dessas contas. Como já estou no meu pc tenho aqui mais um dado a acrescentar.
                                  Sendo que gastam os dois 6l, que o diesel custa mais 5000€ só aos 416.667km é que compensa o diesel se o preço de venda em usado for o mesmo

                                  Mas se o diesel for vendido por mais 1000€ já são 333.333km.
                                  1500€ -> 291.667km
                                  2000€ -> 250.000km
                                  2500€ -> 208.333km

                                  Mesmo vendendo o diesel por mais 2500€ compensa o carro a gasolina.
                                  Mas kem é ke vai comprar um diesel dos ke ele indicou com 208.000 e
                                  pagar os 2500€ ???? nenhum dos ke ele indicou vale isso ao fim de 200.000 kms

                                  Comentário


                                    #18
                                    Honda é Honda, basta pesquisar aqui no forum, toda gente só fala bem, execpto 1 com o Jazz e a embraiagem, mas, não deixam de ser maquinas, tambem se avariam, mas.....Honda é Honda.
                                    Em relação aos carros que falou, daquilo que os meus amigos têm, o Megane gasta 5,5lts, manutenção cara e já teve um ou outro problema sem importância, o 307 1.6Hdi, um outro amigo com 55.000km, já teve problemas de rádio, no navteq, na electóronica, não pegou 3[u](três)</u> vezes totalmente distintas, e a Peugeot não sabe o que é, como já passou a garantia, foi sempre a pagar, e só tem 55000km manutenção cara e gasta 6,5lts, com isto quero dizer, que um motor a gasoleo já não tem a durabilidade de a uns anos atrás, fazem tantos kms como um a gasolina. Isto fora as contas apresentadas acima.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Será que o pressuposto de que um diesel equivalente a esse Honda é 5.000 Euros mais caro está certo ? e em termos de retomas ? desvalorizamproporcionalmente ou não ?

                                      As contas feitas estão correctas mas não consideram tudo. ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        já agora, só mais um dado para ter em atenção:
                                        Tenho aqui uma 307 2.0 Hdi sw que faz entre 7.5 e 8.5 de gasoleo. Nunca na vida gastou menos de 7.5 e consegue fazer mais de 8.5l

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Carlos

                                          São estas contas simples que muita gente devia fazer antes de comprar carro a Diesel.
                                          O problema e que as contas variam de caso para caso...

                                          Num Polo 1.4TDi vs Polo 1.2

                                          [1.4] 5.5 x 1.038 = 5.709
                                          [1.2] 7.7 x 1.238 = 9.532

                                          3.8€ dif a cada 100kms
                                          38€ a cada 1.000kms
                                          380€ a cada 10.000kms
                                          3.800€ a cada 100.000kms

                                          Se a diferença são 4000 mil euros...

                                          So para exemplificar que cada caso é um caso

                                          Comentário


                                            #22
                                            atenção ao valor de retoma de um diesel!

                                            não é só fazer contas ao combustivel

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Henriques J.

                                              Também devem levar em consideração a manutenção dos diesel modernos que é bem superior ao IMA.
                                              Isto começa a ser um mito.

                                              A manutenção do Jazz do pai da minha namorada está a ficar mais cara que o meu Mégane dCi.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Belo tópico, que apesar do "problema" do Xangai nos dá sempre que pensar, e que, principalmente põe o pessoal a fazer contas, para os que ainda não as fizeram claro.;)



                                                citação:Originalmente colocada por psantos

                                                o que não percebeste dis 6 L/100km os consumos anunciados pela marca são

                                                Combinado (L/100 km) 4,6 4
                                                Extra urbano (L/100 km) 4,3 4,3
                                                Urbano (L/100 km) 5,2 5,2

                                                Como se sabe que as marcas são sempre optimistas nestes valores, se o carro andar muito em cidade não me choca os 6 litros aos 100

                                                Pois, eu quando vejo os consumos anunciados pelas marcas, automaticamente meto mais 1 litro do que o anunciado por eles...assim uma pessoa nunca se engana/ilude.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Concordo absolutamente com quem disse que, cada caso é um caso!
                                                  Tem que ser analisado isoladamente e não se pode generalizar...
                                                  Há pessoas que andam muitos kms por ano e há carros que gastam bem menos do que outros.
                                                  Tenho um colega meu que passados 4 anos após a compra tinha 200000km no seu Focus a diesel. Penso que fez bem na altura ter comprado a gasóleo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A compra de um carro nunca se pode resumir a números.

                                                    Porque se o que interessa é o mais barato, então vale a pena comprar um carro mais pequeno.

                                                    Habitualmente pagamos para ter mais conforto, segurança, qualidade, carro mais recente, estética, etc.

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                                                      #27
                                                      Na minha opiniao em portugal o Ima é uma optima escolha! é um familar acessivel no preço e no consumo e os concorrentes directos a diesel são muito mais caros.
                                                      Nunca o compraia aqui no Luxemburgo pois custa mais que o civic icdi ou um bmw 118d.

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