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    Motor do Ano 2017

    Premios para: gasolinas, hibridos e eletricos....

    Vencedores por categoria:

    Ford – 999 cm3 EcoBoost de três cilindros turbo - EcoSport, Fiesta, Focus, etc.
    PSA – 1.2 litros PureTech de três cilindros turbo da PSA - Peugeot 208, 308, Citroën C4 Cactus, etc.
    BMW – 1.5 litros de três cilindros turbo PHEV i8
    Porsche – 2.0 litros de quatro cilindros opostos turbo 718 Boxster, 718 Cayman
    Audi – 2.5 litros turbo de cinco cilindros em linha RS3, TT RS.
    Porsche – 3.0 litros de seis cilindros opostos turbo 911 (991.2) Carrera
    Ferrari – 3.9 litros V8 twin turbo 488 GTB, 488 Spider
    Ferrari – 6.3 litros V12 atmosférico F12 Berlinetta, F12 Tdf
    Tesla – Motor de indução trifásico com quatro pólos Model S, Model X
    Tesla – Motor de indução trifásico com quatro pólos Model S, Model X
    Honda – 3.5 litros V6 twin turbo HEV NSX
    Ferrari – 3.9 litros V8 twin turbo 488 GTB, 488 Spider
    Ferrari – 3.9 litros V8 twin turbo 488 GTB, 488 Spider

    #2
    Isto já é deste ano?
    Podem riscar o diesel, não há nenhum aí

    "o motor" do ano, deve mesmo ser o da Tesla, o mais avançado e alternativo tecnologicamente.

    espanta-me ver novamente o ecoboost eleito, sempre pensei que este ano ganhasse o TSI

    curioso não haver nenhum 4 em linha!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
      "o motor" do ano, deve mesmo ser o da Tesla, o mais avançado e alternativo tecnologicamente.
      Avançado em quê? O motor é a parte menos interessante e inovadora do conjunto.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
        Avançado em quê? O motor é a parte menos interessante e inovadora do conjunto.
        Diz-me outro que consiga a mesma performance e a mesma autonomia e a mesma garantia de futuro, do mesmo tipo?

        Mas concordo, não diria que o motor é a parte menos interessante (detesto os interiores da tesla, tirando mesmo com um exagerado tablet, parece um interior "antiquado"), mas têm aspectos bem mais à frente.

        Comentário


          #5
          Acho que não estás a atingir que as qualidades do carro não vêm do motor. O motor até andava mais, se houvesse mais com que o alimentar, e motores desses já existem no mercado há 100 anos. Só que normalmente estão em máquinas industriais ou em navios ligados à ficha, o que é novidade é a bateria e o inversor, isso sim a um nível que nunca foi feito em carros ligeiros.

          Se pegasses naquele motor e o ligasses a um gerador industrial ele até conseguia produzir mais potência, no carro só anda o que as baterias e o inversor aguentam.

          Estes comparativos de motores não fazem muito sentido num contexto de carros eléctricos, motores eléctricos são simples e relativamente baratos, e não são o que limita nada nestes carros.

          Alias o motor é basicamente a mesma coisa que a Tesla já usava há 10 anos no Roadster, apenas ligeiramente maior.
          Editado pela última vez por SRLA; 23 June 2017, 00:19.

          Comentário


            #6
            É gratificante ver um motor que inclui peças feitas em portugal a ganhar um prémio.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
              Acho que não estás a atingir que as qualidades do carro não vêm do motor. O motor até andava mais, se houvesse mais com que o alimentar, e motores desses já existem no mercado há 100 anos. Só que normalmente estão em máquinas industriais ou em navios ligados à ficha, o que é novidade é a bateria e o inversor, isso sim a um nível que nunca foi feito em carros ligeiros.

              Se pegasses naquele motor e o ligasses a um gerador industrial ele até conseguia produzir mais potência, no carro só anda o que as baterias e o inversor aguentam.

              Estes comparativos de motores não fazem muito sentido num contexto de carros eléctricos, motores eléctricos são simples e relativamente baratos, e não são o que limita nada nestes carros.

              Alias o motor é basicamente a mesma coisa que a Tesla já usava há 10 anos no Roadster, apenas ligeiramente maior.
              Deve ser por isso que os outros estão cheios desse tipo de motores, afinal de contas, são baratos e simples, e já existem à mais de 100 anos

              Vamos ficar por aqui, já estamos a fugir ao tema do tópico

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                Deve ser por isso que os outros estão cheios desse tipo de motores, afinal de contas, são baratos e simples, e já existem à mais de 100 anos

                Vamos ficar por aqui, já estamos a fugir ao tema do tópico
                O SRLA tem razão. A questão dos elétricos foi sempre à volta da capacidade de fornecer e armazenar energia.
                O motor em si é o componente mais simples e barato de tudo o que envolve o carro elétrico. É só determinar a potência que se quer e dimensioná-lo de acordo. Não tem de se fazer escolhas como número de válvulas por cilindro, tipos de injecção, que tipo de sobrealimentação, etc, etc, etc...
                Houve alguns avanços e optimizações ao longo dos tempos, mas a tecnologia que permitiu a Tesla suceder foi mesmo relacionada com as baterias e o inversor. E o custo da tecnologia está sobretudo nas baterias.

                O que leva à questão da categoria Motor Elétrico... Será que eles avaliam só o motor ou também incluem o resto, como baterias?
                Parece-me uma categoria algo tótó, já que os motores elétricos acabam por ser todos a mesma coisa.
                Mais valia terem-se mantido apenas com o Green Motor, que inclui tudo o que é parcialmente ou totalmente eletrificado.


                Também re-organizaria algumas categorias.
                Até aos 2.0 litros faria:

                sub 1.25 litros - abarcaria praticamente todos os motores que equipam larga parte do segmento A, B, C
                1.25 - 1.75 - pouco a pouco está tudo a mudar para o "standard" 1.5. Seja a gasolina ou diesel.
                1.75 - 2.0 - menos 50 cc para entrar na categoria, porque assim permitiria encaixar os 1.8 na mesma categoria que os 2.0 litros.
                A categoria 1.8-2.0 mais valia especificar que é só para motores de 2.0 litros. Motores entre 1801 e 1949 cm3 devem estar a chegar ao estatuto de unicórnios.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BMN Ver Post
                  É gratificante ver um motor que inclui peças feitas em portugal a ganhar um prémio.
                  Provavelmente todos da lista têm pecas de Portugal!

                  Na parte de motores a serio, os a combustao, de 2.0 a 4.0+, concordo à letra com todos.

                  Comentário


                    #10
                    Mais performance, amiga do ambiente
                    Integrando um prazer de condução reconhecido entre as melhores propostas no mercado de baixas rotações, o motor PureTech de 1.2 litros e 3 cilindros turbo continua a progredir e beneficiará de melhorias significativas antes do final do presente ano, com ganhos em performances e consumo (até aos 4%):
                    • Introdução de um filtro de partículas (GPF - Gasoline Particulate Filter), permitindo a redução das emissões de partículas de mais de 75% e, assim, responder em antecipação às futuras normas europeias e chinesas previstas para 2020
                    • Otimização dos rendimentos, nomeadamente devido à evolução dos ciclos de combustão e de uma pressão de injeção elevada aos 250b
                    • Redução dos atritos e introdução de um novo turbocompressor
                    • Redução das dimensões, permitindo-se, nomeadamente, uma aerodinâmica otimizada (ganho em SCx).

                    A este propósito, Christian Chapelle, Diretor de Cadeias de Tração e Chassis do Grupo PSA, disse, “Receber este prémio confirma as qualidades e as performances excecionais dos nossos motores a gasolina. Iremos continuar a evoluir o processo de desenvolvimento dos nossos motores de combustão para torná-los ainda mais eficientes e cada vez mais respeitadores do ambiente, respondendo, assim, aos desafios da transição energética”.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                      Premios para: gasolinas, hibridos e eletricos....

                      Vencedores por categoria:

                      Ford – 999 cm3 EcoBoost de três cilindros turbo - EcoSport, Fiesta, Focus, etc.
                      PSA – 1.2 litros PureTech de três cilindros turbo da PSA - Peugeot 208, 308, Citroën C4 Cactus, etc.
                      BMW – 1.5 litros de três cilindros turbo PHEV i8
                      Porsche – 2.0 litros de quatro cilindros opostos turbo 718 Boxster, 718 Cayman
                      Audi – 2.5 litros turbo de cinco cilindros em linha RS3, TT RS.
                      Porsche – 3.0 litros de seis cilindros opostos turbo 911 (991.2) Carrera
                      Ferrari – 3.9 litros V8 twin turbo 488 GTB, 488 Spider
                      Ferrari – 6.3 litros V12 atmosférico F12 Berlinetta, F12 Tdf
                      Tesla – Motor de indução trifásico com quatro pólos Model S, Model X
                      Tesla – Motor de indução trifásico com quatro pólos Model S, Model X
                      Honda – 3.5 litros V6 twin turbo HEV NSX
                      Ferrari – 3.9 litros V8 twin turbo 488 GTB, 488 Spider
                      Ferrari – 3.9 litros V8 twin turbo 488 GTB, 488 Spider
                      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                      Mais performance, amiga do ambiente
                      Integrando um prazer de condução reconhecido entre as melhores propostas no mercado de baixas rotações, o motor PureTech de 1.2 litros e 3 cilindros turbo continua a progredir e beneficiará de melhorias significativas antes do final do presente ano, com ganhos em performances e consumo (até aos 4%):
                      • Introdução de um filtro de partículas (GPF - Gasoline Particulate Filter), permitindo a redução das emissões de partículas de mais de 75% e, assim, responder em antecipação às futuras normas europeias e chinesas previstas para 2020
                      • Otimização dos rendimentos, nomeadamente devido à evolução dos ciclos de combustão e de uma pressão de injeção elevada aos 250b
                      • Redução dos atritos e introdução de um novo turbocompressor
                      • Redução das dimensões, permitindo-se, nomeadamente, uma aerodinâmica otimizada (ganho em SCx).

                      A este propósito, Christian Chapelle, Diretor de Cadeias de Tração e Chassis do Grupo PSA, disse, “Receber este prémio confirma as qualidades e as performances excecionais dos nossos motores a gasolina. Iremos continuar a evoluir o processo de desenvolvimento dos nossos motores de combustão para torná-los ainda mais eficientes e cada vez mais respeitadores do ambiente, respondendo, assim, aos desafios da transição energética”.



                      Pessoal, coloquem ao link das "fontes".

                      Vai de encontro às regras.

                      8. É obrigatória a citação da fonte quando o texto não foi escrito pelo autor do post.

                      in: http://forum.autohoje.com/showthread...=1#post1035269

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                        Provavelmente todos da lista têm pecas de Portugal!

                        Na parte de motores a serio, os a combustao, de 2.0 a 4.0+, concordo à letra com todos.
                        Podes ter razão, mas da lista apenas conheço um por contacto (in)directo.

                        As restantes marcas não sei se têm fornecedores em Portugal, mas caso tenham é sempre bom saber

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