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Garantia de stand

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    Garantia de stand

    Boa tarde,

    Comprei um carro recentemente (Megane Break 2005) e se bem percebi a garantia de stand cobre apenas motor e caixa de velocidades, certo? No entanto, já algum "periodo de graça" em que podemos reclamar ao stand sobre defeitos que tenhamos encontrado (por exemplo, no meu caso descobri que a tampa da gaveta da porta do passageiro está partida) e eles tenham de mandar arranajr, ou depende da boa vontade do vendedor?

    cumprimentos
    Jorge Humberto

    #2
    comprar em stands que dão esse tipo de garantia é o mesmo que não ter garantia nenhuma. Não te vão arranjar nada. Já vem aqui alguém dizer que tens garantia total durante 2 anos por lei. Quero ver essas pessoas conseguirem que alguém arranje alguma coisa se haver uma garantia total de 2 anos por escrito.

    Comentário


      #3
      Não.
      A garantia é geral e de 2 anos, podendo ser reduzida para um ano por comum acordo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
        Não.
        A garantia é geral e de 2 anos, podendo ser reduzida para um ano por comum acordo.
        a questão não é o que a lei diz. é conseguir que o stand repare algo.

        Comentário


          #5
          O que se passa é o seguinte:

          1º Tens direito a garantia de 2 anos e mesmo que tenhas assinado um contrato a concordar com 1 só ano de garantia, o mesmo perante a lei é nulo.

          2º O stand só te vai arranjar isso se tiver boa vontade, se não esquece.

          Resumindo, o cliente tem direitos perante a lei, mas para fazer-se valer desses direitos dá muita dor de cabeça, muita despesa e as pessoas acabam por desistir pois em 90% dos casos os custos para se fazer valer dos seus direitos não compensam e os stands sabem disso e como tal usam e abusam de má fé

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
            comprar em stands que dão esse tipo de garantia é o mesmo que não ter garantia nenhuma. Não te vão arranjar nada. Já vem aqui alguém dizer que tens garantia total durante 2 anos por lei. Quero ver essas pessoas conseguirem que alguém arranje alguma coisa se haver uma garantia total de 2 anos por escrito.
            Muitas vezes por ignorância ou por não quererem ir a tribunal as coisas vão rolando e esses stands vão enchendo os bolsos.
            Eu nunca comprei carro num desses stands e não sei se o farei.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
              Não.
              A garantia é geral e de 2 anos, podendo ser reduzida para um ano por comum acordo.
              Segundo sei esse comum acordo é nulo perante a lei, mas corrijam-me se eu estiver errado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                Muitas vezes por ignorância ou por não quererem ir a tribunal as coisas vão rolando e esses stands vão enchendo os bolsos.
                Eu nunca comprei carro num desses stands e não sei se o farei.
                eu comprei uma vez. jurei que nunca mais. Agora só novos. Na pior das hipóteses stand da marca.

                Comentário


                  #9
                  Viva,

                  ou seja, na pratica, depende da boa vontade deles. Já desconfiava, mas gostava de confirmar. Relativamente à garantia, fui para a "opção" de 1 ano por commum acord. Mas melhor 1 ano de motor e caixa que sem garantia, penso eu.

                  A minha experiencia com eles é curta, mas eles arranjaram tudo o que na altura da compra notamos que havia para arranjar, assim como fizeram uma revisão ao carro e mudaram oleo e filtro. Vou falar com o stand e ver o que dizem.

                  Obrigado pelas respostas!

                  Cumprimentos
                  Jorge
                  Editado pela última vez por JorgeHumberto; 03 July 2017, 13:35. Razão: erro ortografico

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                    O que se passa é o seguinte:

                    1º Tens direito a garantia de 2 anos e mesmo que tenhas assinado um contrato a concordar com 1 só ano de garantia, o mesmo perante a lei é nulo.

                    2º O stand só te vai arranjar isso se tiver boa vontade, se não esquece.

                    Resumindo, o cliente tem direitos perante a lei, mas para fazer-se valer desses direitos dá muita dor de cabeça, muita despesa e as pessoas acabam por desistir pois em 90% dos casos os custos para se fazer valer dos seus direitos não compensam e os stands sabem disso e como tal usam e abusam de má fé
                    No caso de um colega meu... Comprou um Volvo C30 nomeio de dezenas de problemas cm os gajos do stand, o carro teve que levar um motor novo, fizeram o trabalho em cima do joelho (não meteram o motor correcto) xutaram para canto, ele ficou com o carro pior do que o que estava... reclamou por escrito com carta do advogado eles alegaram que os problemas provinham da ma utilização feita com o carro, ele quis seguir para tribunal mas os custos eram mais elevados do que ele mandar arranjar o carro por conta dele...

                    Moral da historia, essas garantias na maioria dos stands são para tapar os olhos ao pessoal, eles vendem gato por lebre e quem fica a arder é quem compra...

                    Comentário


                      #11
                      Uma tampa partida nada tem a ver com garantia.

                      Garantia é para avarias ou quebras por uso normal. Se algo estava partido ou vieres a partir é natural que nenhuma garantia cubra.

                      Comentário


                        #12
                        Uma coisa é o que está na lei, outra coisa é a realidade das coisas, é escusado será dizer-te que com a nossa "lei" não vais a lado nenhum.

                        Comentário


                          #13
                          Viva!

                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Uma tampa partida nada tem a ver com garantia.

                          Garantia é para avarias ou quebras por uso normal. Se algo estava partido ou vieres a partir é natural que nenhuma garantia cubra.
                          Pessoalmente, não concordo. Se compras algo que já está partido na altura da compra, acho que deveria estar coberto pela garantia (a não ser tenhas conhecimento de que a coisa estava partida), ou pelo menos teres direito a um "periodo de graça" tipo um par de semanas para teres tempo de verificar o que está partido/inteiro. Pode-se sempre argumentar que muitas coisa são de mau utilização e é dificil , mas pelo menos este tipo de garantia obrigaria o stand a fazer uma revisão em condições ao carro antes de o entregar com "medo" que os venham a chatear. Claro que isso seria num mundo "perfeito"

                          Neste caso, não me vou dar ao trabalho de ir ao stand para eles tratarem disso, não vale a pela ir do Porto a Ovar só para ver se eles me arranjam isso (que por acaso não ficaria muito surpreendido se o fizessem, pelo menos pareceram-me bastante honestos... quando comprei o carro eles arranjaram cenas que tinhamos visto estarem com problemas, e outras que não tinhamos reparado)

                          Abraço!
                          Jorge

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                            Segundo sei esse comum acordo é nulo perante a lei, mas corrijam-me se eu estiver errado.
                            nº2 do art.5 do dl 67/2003 de 08 de abril
                            corrigido

                            boa sorte na resolução dessas pequenas mariquices em carros com uma porradão de anos/kms/uso e que muitas vezes o vendedor no contrato menciona que o negocio é feito no estado em que se encontra conforme verificado pelo comprador.

                            por acaso no ultimo usado tive (ainda tenho) uma garantia impecável e que já usei para algumas merdices e tem sido impecável. mas de uma forma geral é tipo seguradora, aliás hoje em dia qualquer stand digno desse nome usa garantias de empresas tipo seguradoras e lava dai as suas mãos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JorgeHumberto Ver Post
                              Viva,

                              ou seja, na pratica, depende da boa vontade deles. Já desconfiava, mas gostava de confirmar. Relativamente à garantia, fui para a "opção" de 1 ano por commum acord. Mas melhor 1 ano de motor e caixa que sem garantia, penso eu.

                              A minha experiencia com eles é curta, mas eles arranjaram tudo o que na altura da compra notamos que havia para arranjar, assim como fizeram uma revisão ao carro e mudaram oleo e filtro. Vou falar com o stand e ver o que dizem.

                              Obrigado pelas respostas!

                              Cumprimentos
                              Jorge
                              Isso não existe, já é mau o suficiente teres 1 ano de garantia.

                              Se achares que o problema vale a pena o trabalho de os chatear com a lei, avança, se não, tu é que sabes.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                nº2 do art.5 do dl 67/2003 de 08 de abril
                                corrigido

                                boa sorte na resolução dessas pequenas mariquices em carros com uma porradão de anos/kms/uso e que muitas vezes o vendedor no contrato menciona que o negocio é feito no estado em que se encontra conforme verificado pelo comprador.

                                por acaso no ultimo usado tive (ainda tenho) uma garantia impecável e que já usei para algumas merdices e tem sido impecável. mas de uma forma geral é tipo seguradora, aliás hoje em dia qualquer stand digno desse nome usa garantias de empresas tipo seguradoras e lava dai as suas mãos
                                Obrigado, tinha ideia que havia uma actualização a essa lei que revoga essa...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                  Obrigado, tinha ideia que havia uma actualização a essa lei que revoga essa...
                                  existe sim uma actualização mas que não revoga o nº do referido artigo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                    comprar em stands que dão esse tipo de garantia é o mesmo que não ter garantia nenhuma. Não te vão arranjar nada. Já vem aqui alguém dizer que tens garantia total durante 2 anos por lei. Quero ver essas pessoas conseguirem que alguém arranje alguma coisa se haver uma garantia total de 2 anos por escrito.
                                    haver não, HOUVER. há muitos stands que vendem carros com 10 e 12 anos e percebo que só queiram dar 1 ano de garantia, mas façam-na cumprir. o problema é quando é preciso meter um motor, como o caso do C30. aí não me conformava, nem que fosse só com a DECO e uma carta de um bom advogado.


                                    Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                    O que se passa é o seguinte:

                                    1º Tens direito a garantia de 2 anos e mesmo que tenhas assinado um contrato a concordar com 1 só ano de garantia, o mesmo perante a lei é nulo.

                                    2º O stand só te vai arranjar isso se tiver boa vontade, se não esquece.

                                    Resumindo, o cliente tem direitos perante a lei, mas para fazer-se valer desses direitos dá muita dor de cabeça, muita despesa e as pessoas acabam por desistir pois em 90% dos casos os custos para se fazer valer dos seus direitos não compensam e os stands sabem disso e como tal usam e abusam de má fé
                                    exato, é isto. daí mais vale abdicar da garantia e poupar mais algum ou comprar a sítios mais de confiança. ou então num sítio que faça cumprir a tal garantia caso haja alguma chatice.


                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                    Muitas vezes por ignorância ou por não quererem ir a tribunal as coisas vão rolando e esses stands vão enchendo os bolsos.
                                    Eu nunca comprei carro num desses stands e não sei se o farei.
                                    eu nunca o fiz nem nunca o faria. mais vale a particular. por vezes os particulares cujos carros são seus há uns bons anos são os que cuidam deles. comprei assim mesmo um caro em maio, vindo da mesma pessoa desde sempre até janeiro, altura em que deu um problema e foi para um mecânico a baixo custo. não os conheço de lado nenhum e em 1000 e tal kms feitos ainda não deu chatices. um carro do mesmo modelo e mais velho 1 ano custava menos 500€ num stand que supostamente é o que vende mais carros, fica em matosinhos. chegados lá, o carro tinha um tubo com fita cola castanha, um braço da suspensão ferrugento, o teto daqui a meses ia descolar, pois já fazia bossa, as tampas das colunas não existiam e mais alguma coisa devia haver, que acabei por não dar muita atenção. tiravam 100€ e isto combinado por email, quando o fui ver vi que estava em mau estado. diziam que iriam vender naquele dia ou no próximo, que tinham mais uns quantos interessados. se calhar venderam, mas quem o comprou esses 100€ iriam brevemente multiplicar-se pelo menos para o dobro. o meu saiu por menos 450€ do que o preço inicialmente marcado e com o acréscimo de ser mais novo um ano, estofos em pele, teto de abrir laminado, menos kms, GPL e mais algumas coisas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JorgeHumberto Ver Post
                                      Boa tarde,

                                      Comprei um carro recentemente (Megane Break 2005) e se bem percebi a garantia de stand cobre apenas motor e caixa de velocidades, certo? No entanto, já algum "periodo de graça" em que podemos reclamar ao stand sobre defeitos que tenhamos encontrado (por exemplo, no meu caso descobri que a tampa da gaveta da porta do passageiro está partida) e eles tenham de mandar arranajr, ou depende da boa vontade do vendedor?

                                      cumprimentos
                                      Jorge Humberto
                                      Não, a garantia do stand não cobre apenas motor e caixa. O consumidor está coberto por todas as garantias excepto de peças de desgaste.

                                      Neste caso em particular, eles têm obrigação de te substituir a peça a não ser claro que ela já estivesse assim antes e isso fosse visível

                                      Dito isto, da lei á prática vai um grande salto. Mas se o stand se recusar eu pensaria em ir para o centro de arbitragem automóvel e reclarmar o valor que tu pagares para arranjar isso.


                                      EDIT: estou a assumir que não foi o teu manuseamento que partiu a peça... isso obviamente não entra numa garantia

                                      Comentário


                                        #20
                                        já agora, GARANTIA DE CAIXA E MOTOR É ILEGAL em qualquer lado de portugal continental, açores e madeira. isso existia há uns anos, quando uns cromos começaram com essa moda, entretanto praticamente desapareceu, mas nos últimos tempos parece que tem vindo a florescer novamente essa "moda". ou é 1 ano de comum acordo ou então 2 anos. basta ver pelo tipo de pessoa que nos quer vender lá no stand e imaginarmos se ele ajudará ou se será mais um vigarista, se podemos confiar ou não nos serviços do tipo. isso muitas vezes também conta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          já agora, GARANTIA DE CAIXA E MOTOR É ILEGAL em qualquer lado de portugal continental, açores e madeira. isso existia há uns anos, quando uns cromos começaram com essa moda, entretanto praticamente desapareceu, mas nos últimos tempos parece que tem vindo a florescer novamente essa "moda". ou é 1 ano de comum acordo ou então 2 anos. basta ver pelo tipo de pessoa que nos quer vender lá no stand e imaginarmos se ele ajudará ou se será mais um vigarista, se podemos confiar ou não nos serviços do tipo. isso muitas vezes também conta.
                                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                          Não, a garantia do stand não cobre apenas motor e caixa. O consumidor está coberto por todas as garantias excepto de peças de desgaste.

                                          Neste caso em particular, eles têm obrigação de te substituir a peça a não ser claro que ela já estivesse assim antes e isso fosse visível

                                          Dito isto, da lei á prática vai um grande salto. Mas se o stand se recusar eu pensaria em ir para o centro de arbitragem automóvel e reclarmar o valor que tu pagares para arranjar isso.
                                          mesmo que esteja identificado no contrato que a garantia só cobre motor e caixa? é bom saber isso.


                                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                          EDIT: estou a assumir que não foi o teu manuseamento que partiu a peça... isso obviamente não entra numa garantia
                                          SIm, claro, se fossemos nós a resposta é obvia. E por acaso só notamos por acaso quando a minha esposa pousou o braço no apoio onde está embutida a gaveta, senão poderia levar anos até descobrirmos isso

                                          Por acaso encontrei um link da DECO que fala nisso:
                                          https://www.deco.proteste.pt/auto/au...enda-de-usados

                                          bem, o pessoal do stand foi porreiro até agora, vou falar com eles e vamos ver o que dizem...

                                          Obrigado!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em todos os casos vale a pena tentar com o stand. Se forem coisas baratas até podem resolver sem bem que se a viagem for longa lá se vai o dinheiro da peça!
                                            Sendo coisas caras quase nenhum resolve. Ou melhor, mesmo que resolvam não é como nós queremos, é como eles querem. Arranjam mas se durar até ao fim da garantia é suficiente!

                                            E sinceramente na maior parte dos casos mais vale sermos nós a arranjar porque sabemos como vai ficar arranjado (e não remendado). Ainda por cima às vezes, como é para despachar e ficar ao menor custo possivel para o stand, para se arranjar umas coisas estragam outras... moem parafusos, partem encaixes plásticos, deixam coisas mal apertadas, etc.

                                            Eu compro quase sempre a particular. A diferença de preço chega para arranjar muita coisa à minha maneira.

                                            PS - Mas vamos lá ser sensatos... Sem querer gerar discórdia, mas dar garantia total em carros com mais de 5 anos/150mil ou +/-... Isto ou metiam o preço no dobro para salvaguarda, ou iam logo à falência. Então carros com 15 anos, 300mil ou mais reais...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JorgeHumberto Ver Post
                                              Viva!



                                              Pessoalmente, não concordo. Se compras algo que já está partido na altura da compra, acho que deveria estar coberto pela garantia (a não ser tenhas conhecimento de que a coisa estava partida), ou pelo menos teres direito a um "periodo de graça" tipo um par de semanas para teres tempo de verificar o que está partido/inteiro. Pode-se sempre argumentar que muitas coisa são de mau utilização e é dificil , mas pelo menos este tipo de garantia obrigaria o stand a fazer uma revisão em condições ao carro antes de o entregar com "medo" que os venham a chatear. Claro que isso seria num mundo "perfeito"

                                              Neste caso, não me vou dar ao trabalho de ir ao stand para eles tratarem disso, não vale a pela ir do Porto a Ovar só para ver se eles me arranjam isso (que por acaso não ficaria muito surpreendido se o fizessem, pelo menos pareceram-me bastante honestos... quando comprei o carro eles arranjaram cenas que tinhamos visto estarem com problemas, e outras que não tinhamos reparado)

                                              Abraço!
                                              Jorge
                                              E como é que o stand vai saber se isso foi partido antes ou depois da entrega do carro nas tuas mãos?

                                              Além disso estamos a falar de um carro usado, em que normalmente é entregue no estado de uso e condições que se encontra à data de venda. A garantia obviamente existe para eventuais avarias que nada terão a ver com o desgaste normal do carro nem consumíveis.

                                              Isso é o mesmo que descobrires que o carro tem uma pancada por baixo. Se não viste aquando da compra, como é que vais afirmar que não foste tu que bateste?

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                                                #24
                                                Os primeiros 2 carros que comprei foram novas, estes 2 últimos foram usados sendo que estes 2 últimos foram comprados os 2 no mesmo stand 1 em Janeiro de 2016 e outro em Outubro do mesmo ano.

                                                Na compra destes 2 carros acabei por optar pela compra num stand com oficina, pareceu-me uma mais valia na hora.

                                                A verdade é que tive uma situação parecida com a tua, no Fiat 500 (o que comprei em Outubro) o puxador interior da porta do passageiro deixou de funcionar, partiu uma peça do interior.
                                                Foram impecáveis, foi só ligar, marcar com eles o dia o stand fica a 45km de minha casa, deixei às 8h00 o carro emprestaram-me um clio de substituição e no final do dia fui lá levantar o meu carro e deixar o Clio.

                                                Para já a experiência que tiva na compra de usados foi 5*

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                                                  #25
                                                  A realidade é essa. É quase a mesma coisa que ter um risco numa porta e uma mossa na mala e exigir ao stand para arranjar isso semanas depois de comprar.
                                                  Há muita gente que compra carros usados com 12/15/20 anos por tuta e meia e pensa que está a comprar novo

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JorgeHumberto Ver Post
                                                    mesmo que esteja identificado no contrato que a garantia só cobre motor e caixa? é bom saber isso.
                                                    esses contratos são bons para as autoridades deitarem ao lixo...

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ragdoll Ver Post
                                                      Em todos os casos vale a pena tentar com o stand. Se forem coisas baratas até podem resolver sem bem que se a viagem for longa lá se vai o dinheiro da peça!
                                                      Sendo coisas caras quase nenhum resolve. Ou melhor, mesmo que resolvam não é como nós queremos, é como eles querem. Arranjam mas se durar até ao fim da garantia é suficiente!

                                                      E sinceramente na maior parte dos casos mais vale sermos nós a arranjar porque sabemos como vai ficar arranjado (e não remendado). Ainda por cima às vezes, como é para despachar e ficar ao menor custo possivel para o stand, para se arranjar umas coisas estragam outras... moem parafusos, partem encaixes plásticos, deixam coisas mal apertadas, etc.

                                                      Eu compro quase sempre a particular. A diferença de preço chega para arranjar muita coisa à minha maneira.

                                                      PS - Mas vamos lá ser sensatos... Sem querer gerar discórdia, mas dar garantia total em carros com mais de 5 anos/150mil ou +/-... Isto ou metiam o preço no dobro para salvaguarda, ou iam logo à falência. Então carros com 15 anos, 300mil ou mais reais...
                                                      Quem se mete no negócio tem de saber das leis e cumpri-las, essa agora era bonito, "olha metes-te a jeito, agora olha..."
                                                      Se uns conseguem, os outro não? Um carro com 5 anos e 150 000km é assim tão problemático?
                                                      Existem seguradoras a funcionar para dar garantias...

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                                                        #28
                                                        Como referido a garantia é de 2 anos, podendo no entanto ser reduzido para um ano, nos bens móveis usados.

                                                        Garantia essas, que não admitem clausulas de exclusão, que a existir, serão nulas.



                                                        Agora e na parte prática, as pessoas terão de fazer valer os seus direitos e o melhor será socorrer-se dos meios mais céleres, ora e no caso, será o Centro de Arbitragem Automóvel (como já indicado).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se conhecer um advogado, ou um amigo conheça, uma carta bem redigida(leia-se com os artigos e leis devidos e as palavras correctas) pode dar resultado. Mas estamos todos a divagar porque o user nem sequer lá foi tentar a sorte...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Garantia de stand

                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            E como é que o stand vai saber se isso foi partido antes ou depois da entrega do carro nas tuas mãos?

                                                            Além disso estamos a falar de um carro usado, em que normalmente é entregue no estado de uso e condições que se encontra à data de venda. A garantia obviamente existe para eventuais avarias que nada terão a ver com o desgaste normal do carro nem consumíveis.

                                                            Isso é o mesmo que descobrires que o carro tem uma pancada por baixo. Se não viste aquando da compra, como é que vais afirmar que não foste tu que bateste?
                                                            Não entres por aí, não tenho de ter formação em mecânica para comprar um carro e logicamente que o vendedor tem de relevar qualquer avaria que o carro tem, se não, não sou eu consumidor que tenho de provar que a panca por baixo não foi feita por mim, mas o vendedor a provar que a mesma foi revelado ao comprado a quando da venda do carro.

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