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    Arranjo desnecessário

    Pessoal,

    Imaginemos que um carro está com um problema que o faz não conseguir pegar e é levado, naturalmente, para uma oficina.
    O diagnóstico inicial é que o canhão da ignição deixou de reconhecer as chaves e teria de ser substituído. Essa substituição é feita e só depois disso é que se descobre que afinal o problema era nos injectores.

    Posto isto, o cliente tem de pagar o canhão novo? Mesmo não tendo sido necessário para a resolução do problema?

    Obrigado

    #2
    Ainda bem que isso foi imaginação de alguém, já estava a ficar preocupado.

    Comentário


      #3
      uma imaginação e tanto...

      Comentário


        #4
        o cliente paga e cala-se porque senão o mecânico vai dizer que o canhão também estava mau.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por andrepereira Ver Post
          Pessoal,

          Imaginemos que um carro está com um problema que o faz não conseguir pegar e é levado, naturalmente, para uma oficina.
          O diagnóstico inicial é que o canhão da ignição deixou de reconhecer as chaves e teria de ser substituído. Essa substituição é feita e só depois disso é que se descobre que afinal o problema era nos injectores.

          Posto isto, o cliente tem de pagar o canhão novo? Mesmo não tendo sido necessário para a resolução do problema?

          Obrigado
          Havendo um prévio pedido de diagnóstico e orçamento, para a solução do problema (motor não pegar), caso o cliente aceite o orçamento para realizar a obra, só está obrigado a pagar o que foi orçamentado.

          Daí a necessidade de se pedir SEMPRE, um orçamento escrito com o diagnóstico incluído, bem como o tempo previsto para realizar a reparação.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
            uma imaginação e tanto...
            E depois de substituirem os injectores, viram que afinal era o carro que não tinha combustível...

            Comentário


              #7
              Por norma os custos acabam sempre no cliente final.

              A oficina costuma dizer que é o que o sistema dizia ser, e que têm de começar por despistar essas situações.
              Ou que começaram pela avaria mais barata a ver se resolvia.

              Sei de casos quando as duas situações eram tão dispares que a oficina aceitou o "prejuízo" da reparação "errada".
              Por vezes "oferecem" a mão de obra.

              Já me aconteceu ter uma luz acesa, a oficina ligar à máquina e a máquina dizer que era o sensor X, substitui-se e depois passado uns dias estava igual e a maquina dizia que era a peça Y. E a oficina desculpou-se que eram avarias consecutivas que a avaria do sensor não deixava detectar a avaria da outra peça....

              Comentário


                #8
                Se tens orçamento escrito com a descrição do problema, não tens que pagar mais nada. Agora se foi de boca e foi num Manel GT...vais ter que pagar tudo, porque ele vai dar 1001 desculpas...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por andrepereira Ver Post
                  Pessoal,

                  Imaginemos que um carro está com um problema que o faz não conseguir pegar e é levado, naturalmente, para uma oficina.
                  O diagnóstico inicial é que o canhão da ignição deixou de reconhecer as chaves e teria de ser substituído. Essa substituição é feita e só depois disso é que se descobre que afinal o problema era nos injectores.

                  Posto isto, o cliente tem de pagar o canhão novo? Mesmo não tendo sido necessário para a resolução do problema?

                  Obrigado
                  Boas,

                  Legalmente não tenho certeza como isto se enquadra, mas para estes casos, acredito que não exista nenhuma proteção para o cliente.

                  Originalmente Colocado por European Ver Post
                  Havendo um prévio pedido de diagnóstico e orçamento, para a solução do problema (motor não pegar), caso o cliente aceite o orçamento para realizar a obra, só está obrigado a pagar o que foi orçamentado.

                  Daí a necessidade de se pedir SEMPRE, um orçamento escrito com o diagnóstico incluído, bem como o tempo previsto para realizar a reparação.
                  Validar o orçamento, é garantia para que não sejam cobrados trabalhos fora do orçamentado. Por outro lado, também é garantia para a oficina que o cliente aceitou uma reparação.

                  Isto não garante de forma alguma que a reparação orçamentada, mesmo que executada na perfeição, resolva o problema e queixa do cliente. É este o ponto que o andrepereira quer tocar.

                  O cliente não tem, nem tem que ter, forma de avaliar se o "diagnostico" e consequente reparação proposta, será ou não, a causa do problema de que se queixa. Portanto, a meu ver, mesmo que o cliente aceite, a responsabilidade é inteiramente da oficina.

                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  Por norma os custos acabam sempre no cliente final.
                  ...
                  Infelizmente é isto que acontece na generalidade dos casos. A minha sugestão é que as pessoas não aceitem, que se queixem, que partilhem essas situações, e que procurem casas que não trabalhem dessa forma e que assumam os seus erros. Se se continuar a aceitar estas situações, as oficinas em Portugal vão continuar a ser muito ineficientes neste aspeto e nada fazem relativamente a isto, pois continuam a faturar peças e reparações.

                  Os "diagnósticos" que se fazem por cá, é tudo com base em conhecimento empírico sobre sintomas, barulhos, cor dos fumos, avarias comuns, e códigos de avaria, que, na prática, nunca são conclusivos para um diagnóstico.

                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  Já me aconteceu ter uma luz acesa, a oficina ligar à máquina e a máquina dizer que era o sensor X, substitui-se e depois passado uns dias estava igual e a maquina dizia que era a peça Y. E a oficina desculpou-se que eram avarias consecutivas que a avaria do sensor não deixava detectar a avaria da outra peça....
                  Quem for ver os meus posts, verifica que nunca escrevo máquina de diagnóstico, quando me quero referir ao equipamento de comunicação com o veículo. A razão é porque acho esse termo é enganador, pois essas máquinas não fazem diagnóstico algum, o que elas fazem é comunicar com o veículo.
                  Ela não indica que componente está danificado ou que reparação o carro precisa. Isso apenas alguém com conhecimento, e com base em informação concreta, é que pode deduzir.

                  Comentário


                    #10
                    Isto so mostra a incompetencia da parte da oficina! Nao pagues o canhao... mesmo que tenhas assinado algum documento a da ordem de reparaçao ao canhao da igniçao, eles ao mesmo tempo comprometeram se a resolver essa mesma avaria que "identificaram", à qual nao foi identificada coisissima nenhuma, pois o problema presenciou se nos injectores e nao no canhao de igniçao, eles teem obrigaçao de resultados!

                    Se nao assim, muito infelizmente, haveria muito mais trafulhices nas oficinas, do que ha hoje em dia

                    Que tenha sido tu ou outra pessoa a ter esse tipo de problema, nao pagaria era nada, apenas pagaria pelo material e mao de obra do problema da injeçao

                    Comentário


                      #11
                      Se o canhão não está bom e o carro não pega, como e´que se verifica um problema nos injectores que não seja visivel a olho nú?

                      Bola de cristal? ligar à maya?

                      Tem que haver alguma ponta de bom senso! assim ao de leve, não é preciso muito para não magoar os sentimentos de ninguém.

                      não é dificil de ver se o canhão estava avariado. Se estava, ficou com menos um problema no carro. Se não estava, telefona ao centro de arbitragem a pedir conselhos, mas assim por alto não tem que pagar a peça.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                        Se o canhão não está bom e o carro não pega, como e´que se verifica um problema nos injectores que não seja visivel a olho nú?...
                        Não se verifica de forma nenhuma, é verdade. Mas esse exercício teórico que propões não é minimamente provável num carro que esteja sujeito a condições normais de utilização.

                        Basta pensar que, qualquer carro, antes de ter uma avaria que o fizesse não pegar, ele teria que antes pegar, certo?
                        Qual é a probabilidade, de um carro que antes pegava, tenha uma avaria num canhão de ignição e ao mesmo exato tempo fica com um problema de injetores que igualmente o faz não pegar?
                        Em condições normais não surgem ao mesmo exato tempo duas avarias em dois componentes distintos.

                        Desconfiem sempre de reparações múltiplas para resolver um único problema.

                        Comentário


                          #13
                          Não sei qual é a probabilidade, mas é frequente acontecer.

                          Dou-te um exemplo bem flagrante. Um 1.6tdci/hdi entra na oficina com uma "fuga de oleo". Abres o capot, tens oleo a escorrer pela junta da tampa das valvulas pelo bloco abaixo e a famosa "pasta" à volta dos injectores. Está bosta espalhada por todo o lado, até no capot, e o ruido da fuga dos injectores é bastante obvio. O dono nunca se queixou de nada e só viu a fuga de oleo "hoje"!

                          Começas a tratar da tampa das valvulas e da tal pasta, substituir orings etc. Acabas o serviço, ligas o carro, e vês que existe uma fuga de oleo pelo oring na base do copo do filtro de oleo.

                          A oficina assume a primeira reparação do seu bolso porque não resolveu o problema?
                          A oficina assume a 2ª reparação do seu bolso?

                          ao desmontar, vês que é o próprio copo que está fissurado no centro.
                          e agora? a oficina assume as peças extra?

                          é rarissimo aparecerem 2 problemas distintos ao mesmo tempo, tens razão. No entanto é bastante frequente já haverem problemas que ninguém notou ou não quis notar, ou até porque viram num forum que era caro e não têm dinheiro, e só vão à oficina quando o carro para.

                          Como sabes e bem, a "simples" mudança dos orings dos injectores é uma operação fácil e rápida. Ou então não, depende se o injector sai bem, se está agarrado, se sai o tubo da cabeça agarrado ao injector....
                          A oficina, só de olhar, advinha que situação vai encontrar?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                            Boas,

                            Legalmente não tenho certeza como isto se enquadra, mas para estes casos, acredito que não exista nenhuma proteção para o cliente.



                            Validar o orçamento, é garantia para que não sejam cobrados trabalhos fora do orçamentado. Por outro lado, também é garantia para a oficina que o cliente aceitou uma reparação.

                            Isto não garante de forma alguma que a reparação orçamentada, mesmo que executada na perfeição, resolva o problema e queixa do cliente. É este o ponto que o andrepereira quer tocar.

                            O cliente não tem, nem tem que ter, forma de avaliar se o "diagnostico" e consequente reparação proposta, será ou não, a causa do problema de que se queixa. Portanto, a meu ver, mesmo que o cliente aceite, a responsabilidade é inteiramente da oficina.



                            Infelizmente é isto que acontece na generalidade dos casos. A minha sugestão é que as pessoas não aceitem, que se queixem, que partilhem essas situações, e que procurem casas que não trabalhem dessa forma e que assumam os seus erros. Se se continuar a aceitar estas situações, as oficinas em Portugal vão continuar a ser muito ineficientes neste aspeto e nada fazem relativamente a isto, pois continuam a faturar peças e reparações.

                            Os "diagnósticos" que se fazem por cá, é tudo com base em conhecimento empírico sobre sintomas, barulhos, cor dos fumos, avarias comuns, e códigos de avaria, que, na prática, nunca são conclusivos para um diagnóstico.



                            Quem for ver os meus posts, verifica que nunca escrevo máquina de diagnóstico, quando me quero referir ao equipamento de comunicação com o veículo. A razão é porque acho esse termo é enganador, pois essas máquinas não fazem diagnóstico algum, o que elas fazem é comunicar com o veículo.
                            Ela não indica que componente está danificado ou que reparação o carro precisa. Isso apenas alguém com conhecimento, e com base em informação concreta, é que pode deduzir.

                            Por isso é que os concessionários oficiais, especialmente os das chamadas marcas premium, mudam tudo e mais alguma coisa nas revisões, desde a anilha mais insignificante até à peça mais cara, isso normalmente tem repercussões nos custos que o pessoal não quer pagar. Os carros, especialmente os modernos, são maquinas muito complexas que muitas vezes, nem com o diagnóstico mais minucioso, revelam todos os seus segredos, as surpresas são muitas. Conheço mecânicos que até nos seus próprios carros tem chatices e surpresas muito desagradáveis.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                              Não sei qual é a probabilidade, mas é frequente acontecer.

                              Dou-te um exemplo bem flagrante. Um 1.6tdci/hdi entra na oficina com uma "fuga de oleo". Abres o capot, tens oleo a escorrer pela junta da tampa das valvulas pelo bloco abaixo e a famosa "pasta" à volta dos injectores. Está bosta espalhada por todo o lado, até no capot, e o ruido da fuga dos injectores é bastante obvio. O dono nunca se queixou de nada e só viu a fuga de oleo "hoje"!

                              Começas a tratar da tampa das valvulas e da tal pasta, substituir orings etc. Acabas o serviço, ligas o carro, e vês que existe uma fuga de oleo pelo oring na base do copo do filtro de oleo.

                              A oficina assume a primeira reparação do seu bolso porque não resolveu o problema?
                              A oficina assume a 2ª reparação do seu bolso?

                              ao desmontar, vês que é o próprio copo que está fissurado no centro.
                              e agora? a oficina assume as peças extra?

                              é rarissimo aparecerem 2 problemas distintos ao mesmo tempo, tens razão. No entanto é bastante frequente já haverem problemas que ninguém notou ou não quis notar, ou até porque viram num forum que era caro e não têm dinheiro, e só vão à oficina quando o carro para.

                              Como sabes e bem, a "simples" mudança dos orings dos injectores é uma operação fácil e rápida. Ou então não, depende se o injector sai bem, se está agarrado, se sai o tubo da cabeça agarrado ao injector....
                              A oficina, só de olhar, advinha que situação vai encontrar?
                              Percebo o que dizes, mas não me estava a referir a esse tipo de situações.

                              Fugas de óleo, obviamente que podes ter várias, e o condutor só se aperceber após a 3ª ou 4ª fuga...
                              Problemas de refrigeração do motor, por exemplo, é a mesma coisa, o condutor quando se apercebe do problema pode já ter múltiplas situações em simultâneo.
                              E podemos continuar com situações como ruídos da suspensão, em que facilmente mais do que um componente já se encontra com desgaste avançado, etc...

                              Mas tudo isto são situações visíveis, e basta mostrar, ou tirar uma fotografia para demostrar ao cliente que necessita de reparação.

                              Agora, o que não faz sentido, é acreditar que um carro que circula dentro da normalidade, em um determinado momento apresenta uma situação nova, como desligar-se, deixa de pegar, entrar em limp mode, acender luz de avaria, ou outra situação do género, e a causa para tal é mais do que um componente danificado. Isso não faz qualquer sentido.

                              Independentemente de o carro ter outras situações, seria muito anormal que essa situação necessitasse de mais do que uma intervenção para ficar resolvida.
                              Mas se tal acontecer, só resta à oficina mostrar de forma transparente de que forma chegou à conclusão que determinados componentes estavam ambos avariados e necessitam de substituição. Mais uma vez relembro que códigos de avaria em memória não servem para esse efeito.

                              Comentário


                                #16
                                era aí que eu queria chegar. A oficina é que tem que dizer que não pode orçamentar, ou pelo menos que pode haver mais problemas para além do primeiro que encontraram.

                                Só que muitas pessoas (cada vez mais), como até dá para ver neste forum, quer é saber o problema do carro antes de dar hipotese de alguém diagnosticar. Quer saber o preço final porque é tudo chapa 5, ao contrário do emprego deles que tem imensas variáveis e por isso é que se esforçam.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                  Percebo o que dizes, mas não me estava a referir a esse tipo de situações.

                                  Fugas de óleo, obviamente que podes ter várias, e o condutor só se aperceber após a 3ª ou 4ª fuga...
                                  Problemas de refrigeração do motor, por exemplo, é a mesma coisa, o condutor quando se apercebe do problema pode já ter múltiplas situações em simultâneo.
                                  E podemos continuar com situações como ruídos da suspensão, em que facilmente mais do que um componente já se encontra com desgaste avançado, etc...

                                  Mas tudo isto são situações visíveis, e basta mostrar, ou tirar uma fotografia para demostrar ao cliente que necessita de reparação.


                                  Agora, o que não faz sentido, é acreditar que um carro que circula dentro da normalidade, em um determinado momento apresenta uma situação nova, como desligar-se, deixa de pegar, entrar em limp mode, acender luz de avaria, ou outra situação do género, e a causa para tal é mais do que um componente danificado. Isso não faz qualquer sentido.

                                  Independentemente de o carro ter outras situações, seria muito anormal que essa situação necessitasse de mais do que uma intervenção para ficar resolvida.
                                  Mas se tal acontecer, só resta à oficina mostrar de forma transparente de que forma chegou à conclusão que determinados componentes estavam ambos avariados e necessitam de substituição. Mais uma vez relembro que códigos de avaria em memória não servem para esse efeito.
                                  Excepto se tiveres um mercedes w203, nunca sabes de onde vêm os barulhos da suspensão

                                  Nesse mesmo carro tive um problema em que deixou de funcionar (mecânico meu amigo do peito), acusou uma anomalia no sensor de posição da cambota, foi mudado, a seguir acusou uma anomalia no sensor da árvore de cames que, como é óbvio, também teve de ser mudado....se eu não estivesse lá a ver e se não conhecesse a pessoa em causa ficaria muiiito desconfiado, no entanto, as coisas são o que são, hoje em dia, quem não quer ter chatices destas, é melhor andar a pé!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já me trocaram o motor de um Rover e no final o problema manteve-se e só depois descobriram que era o rotor e nunca se desculparam, tiram o motor já com a junta reparada, para colocarem um que tinha a junta queimada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                      Já me trocaram o motor de um Rover e no final o problema manteve-se e só depois descobriram que era o rotor e nunca se desculparam, tiram o motor já com a junta reparada, para colocarem um que tinha a junta queimada.
                                      Ok ganhaste lol
                                      Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                                      Excepto se tiveres um mercedes w203, nunca sabes de onde vêm os barulhos da suspensão

                                      Nesse mesmo carro tive um problema em que deixou de funcionar (mecânico meu amigo do peito), acusou uma anomalia no sensor de posição da cambota, foi mudado, a seguir acusou uma anomalia no sensor da árvore de cames que, como é óbvio, também teve de ser mudado....se eu não estivesse lá a ver e se não conhecesse a pessoa em causa ficaria muiiito desconfiado, no entanto, as coisas são o que são, hoje em dia, quem não quer ter chatices destas, é melhor andar a pé!
                                      Não podemos desculpar o que acontece com 1 caso honesto em 10.

                                      A maioria do diagnóstico passa por troca de ppeças em vez de métodos que se aprendem em formações etc...

                                      Pelo que a base da raiz do problema está aí

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                        Ok ganhaste lol
                                        ...
                                        Concordo!

                                        Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                        ...
                                        Não podemos desculpar o que acontece com 1 caso honesto em 10.

                                        A maioria do diagnóstico passa por troca de ppeças em vez de métodos que se aprendem em formações etc...

                                        Pelo que a base da raiz do problema está aí

                                        Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                                        ...
                                        Nesse mesmo carro tive um problema em que deixou de funcionar (mecânico meu amigo do peito), acusou uma anomalia no sensor de posição da cambota, foi mudado, a seguir acusou uma anomalia no sensor da árvore de cames que, como é óbvio, também teve de ser mudado....se eu não estivesse lá a ver e se não conhecesse a pessoa em causa ficaria muiiito desconfiado, no entanto, as coisas são o que são, hoje em dia, quem não quer ter chatices destas, é melhor andar a pé!
                                        Não é uma questão de honestidade.

                                        Esse teu mecânico amigo, pode ser a melhor pessoa do mundo, não duvido disso.
                                        Agora, o que te sei dizer sobre ele é que ele não faz ideia de como se deve diagnosticar essa situação que indicas.
                                        Já o disse várias vezes, um código de avaria em memória referente a um sensor, atuador, etc., nunca é informação suficiente para dizer que é esse componente está danificado. Para ficar claro, isso do "acusar anomalia" não é nem de perto nem de longe um diagnósitico. Mas para quem não sabe mais, é lei divina.

                                        Neste caso em concreto, em códigos de sensores de posição da árvore de cames e da cambota, muitas das vezes o software da gestão de motor não consegue distinguir entre um problema de um ou de outro, sendo muito comum lançar códigos do sensor da cambota, quando na realidade o problema se encontra no circuito do sensor da árvore de cames, ou vice versa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                          Não sei qual é a probabilidade, mas é frequente acontecer.

                                          Dou-te um exemplo bem flagrante. Um 1.6tdci/hdi entra na oficina com uma "fuga de oleo". Abres o capot, tens oleo a escorrer pela junta da tampa das valvulas pelo bloco abaixo e a famosa "pasta" à volta dos injectores. Está bosta espalhada por todo o lado, até no capot, e o ruido da fuga dos injectores é bastante obvio. O dono nunca se queixou de nada e só viu a fuga de oleo "hoje"!

                                          Começas a tratar da tampa das valvulas e da tal pasta, substituir orings etc. Acabas o serviço, ligas o carro, e vês que existe uma fuga de oleo pelo oring na base do copo do filtro de oleo.

                                          A oficina assume a primeira reparação do seu bolso porque não resolveu o problema?
                                          A oficina assume a 2ª reparação do seu bolso?

                                          ao desmontar, vês que é o próprio copo que está fissurado no centro.
                                          e agora? a oficina assume as peças extra?

                                          é rarissimo aparecerem 2 problemas distintos ao mesmo tempo, tens razão. No entanto é bastante frequente já haverem problemas que ninguém notou ou não quis notar, ou até porque viram num forum que era caro e não têm dinheiro, e só vão à oficina quando o carro para.

                                          Como sabes e bem, a "simples" mudança dos orings dos injectores é uma operação fácil e rápida. Ou então não, depende se o injector sai bem, se está agarrado, se sai o tubo da cabeça agarrado ao injector....
                                          A oficina, só de olhar, advinha que situação vai encontrar?
                                          Ufa.. pensava que era o único

                                          Esse estava mau lol

                                          Comentário


                                            #22
                                            eu só não percebo como é que se diagnostica o problema ser num canhão de ignição e afinal ser nos injetores, mesmo num carro moderno!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por norma se conheceres o mecânico/oficina, essas situações passam ao lado e assumem eles.

                                              Já se forem oficinas mais profissionalizadas e não sendo tu um cliente habitual, passam para ti os erros de diagnóstico deles, isso é sem dúvida.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                eu só não percebo como é que se diagnostica o problema ser num canhão de ignição e afinal ser nos injetores, mesmo num carro moderno!!!
                                                Em certos aspectos, os carros modernos são como os antigos, sem tirar nem pôr. Se tens um problema que só é detectável com o carro a trabalhar, enquanto não trabalha não consegues diagnosticar esses problemas.

                                                Como disse acima, importa saber se o canhão estava efectivamente estragado ou não.

                                                Comentário

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