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C4 HDi-e Seduction - Motor a tremer

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    C4 HDi-e Seduction - Motor a tremer

    Boas!

    é o seguinte, de há uns tempos para cá o meu C4 HDi-e (1.6 112CV), tem vindo a deixar-me os nervos a flor da pele... Durante os dias mais frios que se passaram o carro (somente em frio) estremece por todos os lados.. Depois de uns 20 segundos a trabalhar ou somente "desligando" e ligando o motor este problema "desaparece"... Não noto perdas de potência nem consumos elevados, ou qualquer outra falha depois dele "parar de tremer"...
    entretanto levei o carro ao meu mecânico que me deu várias possibilidades para este problema, sendo a principal visto haver em registo Erro no injector Nº1 e Nº2.
    Sugeriu-me que para este motor fosse metido os 4 injectores, e assim foi... Acontece que o problema manteve-se... Por linhas e travessas em conversa com alguns amigos, sugeriam-me levar o carro a Citroen para que fosse feito um prognóstico mais "profundo", mas já la vão 24 dias e não me conseguem detectar de aonde vem esta avaria... Acontece que já estou farto de "esbanjar" dinheiro com o mesmo, e não consigo saber de aonde vem o problema... O problema disto tudo é que estou a pagar mundos e fundos e não consigo detectar o problema. Algum de vocês com este motor ja teve algum problema idêntico e sabe como o resolveu? Ja vou em 1.500€ de reparações e o problema mantém-se...

    Nota: O carro tem 180mil/km, tem atualmente 4 injectores novos, Revisão feita á pouco tempo por questão de o carro ter saído da garantia e eu não confiar na "garantia de stand's".

    Obrigado pela atenção e ajuda de todos os que tentarem ajudar...

    #2
    noutra oficina qualquer pronto ainda se compreende e foram para algo evidente os injectores, que poderia ser a causa, o que pelo que descreves não é, foste para a marca que deviam estar dentro do assunto melhor que qualquer outra oficina e não chegam a conclusão nenhuma, e pelo que descreves esse sintoma é apenas passageiro com o carro a frio parado algum tempo, depois passa, a única coisa que pode ser é algum sensor marado, ou algo a nível de centralina, não estou a ver outra coisa...

    pelo montante que já gastas-te e se não chegam a lado nenhum, já tinha tirado o carro da oficina, e levado a uma casa de reprogramações e fazerem uma analise aos sensores e centralina a ver o que te dizem, ultimo caso se continuar a não haver resolução para o sintoma, pensar em despachar o carro e partir para outra...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
      noutra oficina qualquer pronto ainda se compreende e foram para algo evidente os injectores, que poderia ser a causa, o que pelo que descreves não é, foste para a marca que deviam estar dentro do assunto melhor que qualquer outra oficina e não chegam a conclusão nenhuma, e pelo que descreves esse sintoma é apenas passageiro com o carro a frio parado algum tempo, depois passa, a única coisa que pode ser é algum sensor marado, ou algo a nível de centralina, não estou a ver outra coisa...

      pelo montante que já gastas-te e se não chegam a lado nenhum, já tinha tirado o carro da oficina, e levado a uma casa de reprogramações e fazerem uma analise aos sensores e centralina a ver o que te dizem, ultimo caso se continuar a não haver resolução para o sintoma, pensar em despachar o carro e partir para outra...
      O problema é esse mesmo. É que derivado a ele não fazer sempre e o intervalo que isso acontece ter de ser feito várias horas depois (Ou seja várias horas a "frio), dizem-me que o diagnóstico é mais demorado. O mais estranho é que este problema começou do nada, e não afecta o veiculo, pelo menos quando se o liga a maquina dá tudo OK. Poderá também ser o "MAP" avariado?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
        pelo montante que já gastas-te e se não chegam a lado nenhum, já tinha tirado o carro da oficina, e levado a uma casa de reprogramações e fazerem uma analise aos sensores e centralina a ver o que te dizem, ultimo caso se continuar a não haver resolução para o sintoma, pensar em despachar o carro e partir para outra...
        Subscrevo o carbookk agora está calor e o carro não se nota essa anomalia, entregar esse como retoma e já tem 180k km e comprar outro, evitando os HDI 1.6

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
          Subscrevo o carbookk agora está calor e o carro não se nota essa anomalia, entregar esse como retoma e já tem 180k km e comprar outro, evitando os HDI 1.6
          Essa é uma ideia bastante errada, até porque basta acordar cedo [6:30-7] que é o típico horário português de "sair de casa", que ele já o faz.. Também não estou numa de me desfazer do carro, até porque é o carro da "maria", e dizer-lhe para vender o carro do "coração" é o mesmo que tirar uma "xuxa" a um bébé
          Estava numa mesmo era de resolver este problema... Entretanto, resolvi tirar o carro da citroen e levar a outro lado.. Vamos ver se é desta que resolvo o problema... No entanto acho estranho falar-se pouco deste tipo de problemas, até porque já vi em vários forum's lá fora que é bastante comum acontecer este tipo de problemas com os 1.6 HDi, no entanto ninguém demonstra do que era/como resolveu.

          Comentário


            #6
            Provavelmente a EGR, manda anular a EGR. É barato e muito melhor que uma nova.

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              #7
              Boas

              Sabes dizer quais os códigos em concreto que tinhas em memória?

              Acho que o teu mecânico deveria ir brincar com os injetores do carro dele, pagos com dinheiro dele. Se não sabe o que se passa, só tem que se limitar a dizer que não sabe o que tem o carro, nem tem capacidade de como saber.
              Se tivesse um mínimo de formação saberia que não é com palpites que se mandam trocam 4 injetores.

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                #8
                Neste caso o que acho mais estranho é o carro estar há 24 dias na Citroen e ainda não terem detectado a avaria.

                Se eles são o fabricante do carro, têm acesso a toda a informação, etc como é que se justifica que passem 24 dias e não consigam detectar a avaria?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                  Neste caso o que acho mais estranho é o carro estar há 24 dias na Citroen e ainda não terem detectado a avaria.

                  Se eles são o fabricante do carro, têm acesso a toda a informação, etc como é que se justifica que passem 24 dias e não consigam detectar a avaria?
                  Acesso a alguma informação têm, mas não é toda.

                  Têm acesso aos flow charts de diagnóstico, que muitas vezes são completamente ridículos. Em alguns casos desatualizados décadas quanto às técnicas mais recentes de diagnostico.
                  Por outro lado os engenheiros que escrevem isso têm em consideração que aquilo vai ser usado por oficinas como as Portuguesas, em que o pessoal tem a 4ª classe tirada nas novas oportunidades, e que o mais sofisticado que sabem fazer é meter o multímetro em Ohms (provavelmente nem devem saber dizer direito) e verificar se "passa corrente" ou não...

                  Para além disso, têm a desvantagem de terem a ferramenta de comunicação proprietária. Disse desvantagem, pois estas ferramentas originais, do ponto de vista de diagnóstico, são bastante fraquinhas, não permitindo por exemplo a visualização de PIDs em modo gráfico, o que hoje me dia, para quem sabe mais do que simplesmente trocar peças, é absolutamente essencial.

                  Os 24 dias são simplesmente ridículos.
                  Passados 2 ou 3 dias no máximo, apenas se esperavam duas alternativas:

                  * Não conseguimos replicar a situação que indica, portanto não vamos propor reparação agora. Sugerimos que volte com o veículo quando o sintoma se tornar mais frequente.

                  ou

                  * Já detectamos a causa. Os custos de diagnóstico são estes, e o orçamento para reparação é este...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                    Acesso a alguma informação têm, mas não é toda.

                    Têm acesso aos flow charts de diagnóstico, que muitas vezes são completamente ridículos. Em alguns casos desatualizados décadas quanto às técnicas mais recentes de diagnostico.
                    Por outro lado os engenheiros que escrevem isso têm em consideração que aquilo vai ser usado por oficinas como as Portuguesas, em que o pessoal tem a 4ª classe tirada nas novas oportunidades, e que o mais sofisticado que sabem fazer é meter o multímetro em Ohms (provavelmente nem devem saber dizer direito) e verificar se "passa corrente" ou não...

                    Para além disso, têm a desvantagem de terem a ferramenta de comunicação proprietária. Disse desvantagem, pois estas ferramentas originais, do ponto de vista de diagnóstico, são bastante fraquinhas, não permitindo por exemplo a visualização de PIDs em modo gráfico, o que hoje me dia, para quem sabe mais do que simplesmente trocar peças, é absolutamente essencial.

                    Os 24 dias são simplesmente ridículos.
                    Passados 2 ou 3 dias no máximo, apenas se esperavam duas alternativas:

                    * Não conseguimos replicar a situação que indica, portanto não vamos propor reparação agora. Sugerimos que volte com o veículo quando o sintoma se tornar mais frequente.

                    ou

                    * Já detectamos a causa. Os custos de diagnóstico são estes, e o orçamento para reparação é este...
                    Quando aparecem casos bicudos e as oficinas das marcas não dão conta do recado deviam contactar a fábrica ou outro local onde houvesse gente especializada, explicavam o problema, enviavam vídeos ou transmitiam em directo tipo pelo skype e o especialista dava orientações para resolução do problema.

                    Secalhar até fazem isso mas para haver situações como esta de demorar mais de 20 dias então pode haver uma lista de espera para casos bicudos e demora o seu tempo.

                    É muito complicado para quem precisa do carro diariamente ficar sem ele quase 1 mês.

                    Na Europa haverá mais países a funcionar de modo semelhante a Portugal, haverá países piores ou Portugal está em último?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                      Quando aparecem casos bicudos e as oficinas das marcas não dão conta do recado deviam contactar a fábrica ou outro local onde houvesse gente especializada, explicavam o problema, enviavam vídeos ou transmitiam em directo tipo pelo skype e o especialista dava orientações para resolução do problema.

                      Secalhar até fazem isso mas para haver situações como esta de demorar mais de 20 dias então pode haver uma lista de espera para casos bicudos e demora o seu tempo.
                      ...
                      Indicações remotamente, por vezes há quem dê. Mas só em casos relativamente simples. Raramente dá para fazer isso, pois é necessário estar junto ao veículo para se conseguir realizar os testes necessários. Por outro lado, o pessoal especializado tem equipamento dedicado que não existe numa oficina normal.

                      Normalmente o que acontece, da realidade que conheço principalmente em UK e Estados Unidos, entregam o carro a um especialista, que faz o seu trabalho e entrega o carro quando acabar. Aqui a oficina tanto pode ser um multimarca, como um qualquer concessionário de uma marca.
                      As oficinas não fazem isto com todos os carros que entram como é lógico, mas a partir de um certo ponto, quando começam a ter dúvidas, param, transmitem o que sabem e o que viram até ao momento, e entregam o trabalho a quem efetivamente sabe da poda.

                      Quem trabalha desta forma já percebeu que o melhor para todos é que o cliente não regresse com o mesmo problema. Pelo menos evitar ao maximo que isso aconteça.

                      Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                      ...
                      Na Europa haverá mais países a funcionar de modo semelhante a Portugal, haverá países piores ou Portugal está em último?
                      O ranking de Portugal não sei dizer, mas de acordo com as impressões que troco com pessoal lá fora, existem casas más em todo o lado.

                      Comentário


                        #12
                        Boas, eu só espero que não sejam velas queimadas...pelo que é descrito tudo aponta para isso...é normal o mecânico querer xuxar uns injectores novos para ganhar mais algum, não deveria era ser normal a citroen não desenvolver nada em 24 dias...não deveria porque aqui mesmo em oficinas oficiais muito mecânico não usa chaves dinamométricas para nada...acho que disse tudo.

                        Comentário

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