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Concessionário pôs óleo a mais

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    Concessionário pôs óleo a mais

    Boas, recentemente o carro da minha namorada foi há primeira revisão, em que, supostamente, levou óleo e filtro.
    Ora bem o que sucedeu é que como íamos para o algarve e a viagem ainda é longa decidi verificar os níveis do carro, e não é que o óleo está acima do nível.
    A revisão foi há cerca de 2 meses e só agora reparei neste "pormenor", como o carro não é meu nem costumo andar assim tanto nele.
    O que me aconselham a fazer?

    Desde já obrigado,
    Cumprimentos!

    #2
    Viste o nível como manda o manual do carro? Já agora que carro/motor é?

    E marcava muito mais que o máximo?

    Comentário


      #3
      viste o nível de óleo com o carro a frio e em terreno direito????

      Comentário


        #4
        Não sei como manda o manual, mas vi o óleo com o carro a frio e em terreno direito, mais tarde voltei a ver o óleo mas com o carro a quente.

        Em ambas o óleo passava o limite máximo da vareta, a frio passava mais o limite do que a quente.

        Mas para terem uma noção a vareta faz tipo um cruzado entre o mínimo e o máximo e depois quando acaba o cruzado tem mais um bocado de ferro mas redondo e a partir daí é maleável, ora quando vi a frio o óleo chegava à parte maleável, o que acho bastante acima do nível máximo, a quente não chegava lá mas mesmo assim continua um bocado acima do máximo.

        O carro é um fiat 500 1.3 95cv diesel.

        Comentário


          #5
          Sempre me falaram nem oleo a mais nem oleo a menos,ve la isso.

          Comentário


            #6
            Qual é o percurso habitual do carro e quantos kms foram feitos desde a revisão?

            P.S. Convém saber o que diz o manual sobre a medição do nível do óleo, que como podes ver, apresenta leituras diferentes esteja a quente ou a frio.

            Comentário


              #7
              resumindo nem tens bem a certeza, e isso para se ver é sempre a frio o nível, a quente não, se for um pouco acima do nível máximo da vareta não faz mal algum, agora se for muito para lá da parte que apanhe a parte do encaixe da vareta ai sim tem de se tirar o excedente...

              no entanto seja como for o melhor se tens duvidas é ires á oficina e verem...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                resumindo nem tens bem a certeza, e isso para se ver é sempre a frio o nível, a quente não, se for um pouco acima do nível máximo da vareta não faz mal algum, agora se for muito para lá da parte que apanhe a parte do encaixe da vareta ai sim tem de se tirar o excedente...

                no entanto seja como for o melhor se tens duvidas é ires á oficina e verem...
                Se te referes a este carro, dou a mão à palmatória, uma vez que não faço ideia. Mas se dizes isso de uma forma generalizada, então estás enganado. Os últimos 3 carros cá de casa dizem expressamente para ver o óleo a quente (chegam até a referir para se aferir o nível X minutos depois de desligar o carro à temperatura de funcionamento).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                  resumindo nem tens bem a certeza, e isso para se ver é sempre a frio o nível, a quente não, se for um pouco acima do nível máximo da vareta não faz mal algum, agora se for muito para lá da parte que apanhe a parte do encaixe da vareta ai sim tem de se tirar o excedente...

                  no entanto seja como for o melhor se tens duvidas é ires á oficina e verem...
                  Não tenho a certeza? Então em ambas as situações está acima do nível máximo e a frio bastante acima do nível máximo, por isso, se o manual disser que o óleo é para se medir a frio então vou ter mesmo de ir ao concessionário porque isto não deve fazer bem ao motor de certeza.

                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Qual é o percurso habitual do carro e quantos kms foram feitos desde a revisão?

                  P.S. Convém saber o que diz o manual sobre a medição do nível do óleo, que como podes ver, apresenta leituras diferentes esteja a quente ou a frio.
                  O carro durante a semana faz muita cidade e alguma estrada aberta e ao fim-de-semana só faz auto-estrada e nacionais.

                  Desde a revisão o carro deve ter feito uns 1500 km, não mais que isso porque até esteve alguns dias parado na garagem.

                  Vou ler o manual e ver como diz para medir o nível do óleo.

                  Mas como em ambos os casos passa o limite do nível máximo acho que o melhor é ir o mais rapidamente possível à oficina.

                  Já agora só mais uma pergunta, o óleo do carro está bastante escuro, o meu carro que já levou óleo há bem mais tempo e apresenta um óleo com uma cor bem mais límpida. Isto é normal ou será que em vez de mudarem o óleo apenas adicionarem e ainda fizeram a borrada de meter óleo a mais?

                  Comentário


                    #10
                    O teu carro também é diesel? Por norma nos carros a gasóleo, o óleo fica preto pouco tempo depois.

                    Obviamente que pode ter sido colocado óleo a mais, no entanto, podes já ter alguma contaminação de gasóleo, pelo trajecto citadino que o carro faz. Concordo que devas ir a um concessionário com alguma brevidade.

                    Agora, se o trocaram, ou acrescentaram ou nem sequer lhe mexeram, isso já ninguém aqui saberá, mas espero honestamente que ninguém, seja concessão oficial ou oficina de esquina, faça isso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      O teu carro também é diesel? Por norma nos carros a gasóleo, o óleo fica preto pouco tempo depois.

                      Obviamente que pode ter sido colocado óleo a mais, no entanto, podes já ter alguma contaminação de gasóleo, pelo trajecto citadino que o carro faz. Concordo que devas ir a um concessionário com alguma brevidade.

                      Agora, se o trocaram, ou acrescentaram ou nem sequer lhe mexeram, isso já ninguém aqui saberá, mas espero honestamente que ninguém, seja concessão oficial ou oficina de esquina, faça isso.
                      O meu carro é a gasolina, daí não ter a certeza se é normal ou não o óleo dos carros a diesel ficar logo escuro.

                      Fui buscar o manual ao carro e diz que o nível do óleo deve ser medido a quente 5 minutos após a mobilização do mesmo.

                      Amanhã vamos para Lisboa e quando chegar vou parar o carro na garagem esperar 5 minutos e medir o nível outra vez, só para ter 100% de certeza que o óleo está mesmo acima do nível, se assim for pego logo no carro e vou ao concessionário, vamos lá ver como corre depois..

                      A oficina é obrigada a substituir o óleo ou apenas tiram o excesso e pronto? Devo escrever no livro de reclamações?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rapaz95 Ver Post
                        O meu carro é a gasolina, daí não ter a certeza se é normal ou não o óleo dos carros a diesel ficar logo escuro.

                        Fui buscar o manual ao carro e diz que o nível do óleo deve ser medido a quente 5 minutos após a mobilização do mesmo.

                        Amanhã vamos para Lisboa e quando chegar vou parar o carro na garagem esperar 5 minutos e medir o nível outra vez, só para ter 100% de certeza que o óleo está mesmo acima do nível, se assim for pego logo no carro e vou ao concessionário, vamos lá ver como corre depois..

                        A oficina é obrigada a substituir o óleo ou apenas tiram o excesso e pronto? Devo escrever no livro de reclamações?

                        Sabendo que o teu carro é a gasolina, tens aí a explicação para a diferença de cor para o diesel

                        Faz essa medição e depois logo vês, mas como te disse, é possível que possas ter o óleo contaminado com gasóleo, daí o nível ter subido. Dou-te um exemplo prático: o meu Pai tem um 520d de Setembro passado, e aos 10 mil kms já tinha 1 L de óleo a mais, fruto das voltinhas do dia-a-dia. Neste caso foi decidido trocar o óleo e filtro. No teu caso, e pelos parcos 1500 kms, se, de facto, estiver acima do nível, devem retirar-te o excesso. Depois vai controlando de vez em quando, tipo a cada 15 dias ou 1 mês para veres a evolução.

                        Em relação ao livro de reclamações, neste caso, eu não perdia tempo com isso. Da próxima vez que fores à revisão, vês no próprio dia ou no dia seguinte. Aí já podes saber com certeza, qual o nível que deixaram na oficina.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Sabendo que o teu carro é a gasolina, tens aí a explicação para a diferença de cor para o diesel

                          Faz essa medição e depois logo vês, mas como te disse, é possível que possas ter o óleo contaminado com gasóleo, daí o nível ter subido. Dou-te um exemplo prático: o meu Pai tem um 520d de Setembro passado, e aos 10 mil kms já tinha 1 L de óleo a mais, fruto das voltinhas do dia-a-dia. Neste caso foi decidido trocar o óleo e filtro. No teu caso, e pelos parcos 1500 kms, se, de facto, estiver acima do nível, devem retirar-te o excesso. Depois vai controlando de vez em quando, tipo a cada 15 dias ou 1 mês para veres a evolução.

                          Em relação ao livro de reclamações, neste caso, eu não perdia tempo com isso. Da próxima vez que fores à revisão, vês no próprio dia ou no dia seguinte. Aí já podes saber com certeza, qual o nível que deixaram na oficina.
                          Obrigado pela ajuda. Vou passar a ter mais atenção ao nível do óleo deste carro e na próxima revisão vou com a minha namorada buscar o carro e verifico logo se está tudo em ordem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rapaz95 Ver Post
                            Obrigado pela ajuda. Vou passar a ter mais atenção ao nível do óleo deste carro e na próxima revisão vou com a minha namorada buscar o carro e verifico logo se está tudo em ordem.
                            Já me aconteceu quando fazia as revisões em oficina, fui reclamar e retiraram, mas não sem antes insinuar que tinha sido eu a acrescentar...

                            Comentário


                              #15
                              Quase sempre que vou a uma mecânico de marca ou não metem óleo a mais!!!
                              A ultima foi na mota (na Suzuki), devem ter posto à vontade mais de meio litro.
                              Sinceramente não confio nos mecânicos para fazer esta operação simples porque eles não perdem o tempo que deviam.

                              Isto acontece porque fazem tudo à pressa e não esperam para ver o óleo escorrer, coisa que demora tempo a acontecer.
                              Em 20 minutos trocasse o óleo mas não dá para acertar como deve ser, além disso colocar os valores indicados no manual cegamente dá sempre raia, porque o que sai do motor não é sempre o valor total de enchimento de fabrica, isto porque além do tempo de drenagem também a temperatura do óleo para escorrer com mais ou menos facilidade é um factor importante.
                              Editado pela última vez por DragonH; 11 July 2017, 11:29.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                Quase sempre que vou a uma mecânico de marca ou não metem óleo a mais!!!
                                A ultima foi na mota (na Suzuki), devem ter posto à vontade mais de meio litro.
                                Sinceramente não confio nos mecânicos para fazer esta operação simples porque eles não perdem o tempo que deviam.

                                Isto acontece porque fazem tudo à pressa e não esperam para ver o óleo escorrer, coisa que demora tempo a acontecer.
                                Em 20 minutos trocasse o óleo mas não dá para acertar como deve ser, além disso colocar os valores indicados no manual cegamente dá sempre raia, porque o que sai do motor não é sempre o valor total de enchimento de fabrica, isto porque além do tempo de drenagem também a temperatura do óleo para escorrer com mais ou menos facilidade é um factor importante.
                                A mim tb me colocaram pelo menos 0.5l a mais

                                Comentário


                                  #17
                                  Pronto já fui ao concessionário e tiraram o óleo a mais, mas não sem antes mandarem a "boquinha" que quem percebe de mecânica sabe perfeitamente que um bocado de óleo a mais não faz mal nenhum.

                                  Infelizmente, já não é a primeira vez que me acontece, da última vez foi um amigo mecânico que pôs a mais no meu carro mas bem menos do que o concessionário pôs no carro da minha namorada, além de que no meu carro eu não tinha pago nada ao meu amigo pelo trabalho mas neste caso gastou-se 150€ numa revisão de óleo e filtro e o carro vem com este exagero de óleo a mais.. acho ridículo e uma falta de profissionalismo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nessa oficina quem não metia mais os pés era eu...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por aerodinamico Ver Post
                                      Nessa oficina quem não metia mais os pés era eu...
                                      Primeira e última revisão naquela oficina, isso é garantido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por aerodinamico Ver Post
                                        Nessa oficina quem não metia mais os pés era eu...
                                        Originalmente Colocado por Rapaz95 Ver Post
                                        Primeira e última revisão naquela oficina, isso é garantido.
                                        Se fosse a ter essa atitude não tinha oficina para levar o carro...
                                        Já me fizeram isso em todos os sítios onde vou, infelizmente a ideia é sempre que óleo a mais não faz mal apenas a menos.
                                        Até já tenho maneira de tirar em casa o excesso.
                                        Quanto ao comentário infeliz, já nem comento, nada de anormal é o pão de cada dia...
                                        Editado pela última vez por DragonH; 12 July 2017, 08:51.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                          A mim tb me colocaram pelo menos 0.5l a mais
                                          Em motas não sei, não é a minha praia. Mas meio litro a mais num carro não é nada de preocupante.

                                          Se calhar é pior colocar a quantidade exacta num carro, cujo o dono não controle o nivel e atrase-se sempre na revisão, ou só muda o oleo quando aparece o indicar de nivel baixo ou falta de pressão.

                                          Há que contar sempre com algum consumo de oleo e varios mecanicos colocam ligeiramente a mais a contar com isso.

                                          Quem for contra isso pode pedir para colocar o nivel exacto, acho que não há problema ... isso é como eu e as casas de pneus a apertarem jantes, aonde eu vou já sabem que não quero pistolas pneumaticas nos carro que lá levo, só chaves dinamometricas.
                                          Editado pela última vez por kpt; 12 July 2017, 10:02.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                            Em motas não sei, não é a minha praia. Mas meio litro a mais num carro não é nada de preocupante.

                                            Se calhar é pior colocar a quantidade exacta num carro, cujo o dono não controle o nivel e atrase-se sempre na revisão, ou só muda o oleo quando aparece o indicar de nivel baixo ou falta de pressão.

                                            Há que contar sempre com algum consumo de oleo e varios mecanicos colocam ligeiramente a mais a contar com isso.

                                            Quem for contra isso pode pedir para colocar o nivel exacto, acho que não há problema ... isso é como eu e as casas de pneus a apertarem jantes, aonde eu vou já sabem que não quero pistolas pneumaticas nos carro que lá levo, só chaves dinamometricas.
                                            Basicamente é como nos carros no entanto falamos de dimensões diferentes.
                                            Nas motas é pior porque falamos de 1.8l a 3.3l de óleo, e quando tem a mais rapidamente começa a ser expelido para a caixa do filtro de ar pelo respiro do motor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                              Se fosse a ter essa atitude não tinha oficina para levar o carro...
                                              Já me fizeram isso em todos os sítios onde vou, infelizmente a ideia é sempre que óleo a mais não faz mal apenas a menos.
                                              Até já tenho maneira de tirar em casa o excesso.
                                              Quanto ao comentário infeliz, já nem comento, nada de anormal é o pão de cada dia...
                                              No meu carro sou eu quem faz as revisões, mas concordo com a falta de rigor da maioria dos mecânicos na colocação do óleo. O desleixo é grande e começam a faltar espaços que façam a diferença neste tipo de serviços. Muitas oficinas com multi-serviços por exemplo, nem se dão ao trabalho de lubrificar dobradiças das portas, fechaduras, etc, pormenores simples mas igualmente importantes numa boa manutenção preventiva. O caminho é procurar profissionais competentes, há poucos mas ainda há.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                Se fosse a ter essa atitude não tinha oficina para levar o carro...
                                                Já me fizeram isso em todos os sítios onde vou, infelizmente a ideia é sempre que óleo a mais não faz mal apenas a menos.
                                                Até já tenho maneira de tirar em casa o excesso.
                                                Quanto ao comentário infeliz, já nem comento, nada de anormal é o pão de cada dia...
                                                Não é só por isso que vou deixar de lá ir, mas para o ano o carro já fica sem garantia e, por isso, apesar de não ser eu a pagar as revisões acho que não vale a pena andar a gastar balúrdios por uma simples revisão só por ser feita na marca.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                                  Em motas não sei, não é a minha praia. Mas meio litro a mais num carro não é nada de preocupante.

                                                  Se calhar é pior colocar a quantidade exacta num carro, cujo o dono não controle o nivel e atrase-se sempre na revisão, ou só muda o oleo quando aparece o indicar de nivel baixo ou falta de pressão.

                                                  Há que contar sempre com algum consumo de oleo e varios mecanicos colocam ligeiramente a mais a contar com isso.

                                                  Quem for contra isso pode pedir para colocar o nivel exacto, acho que não há problema ... isso é como eu e as casas de pneus a apertarem jantes, aonde eu vou já sabem que não quero pistolas pneumaticas nos carro que lá levo, só chaves dinamometricas.
                                                  Mas o que é o ligeiramente a mais? Ficar logo ali um bocado em cima do limite máximo?

                                                  É que neste caso duvido que tivesse sido esse o pensamento do mecânico, porque não era um bocadinho a mais, o óleo chegar à parte maleável da vareta já acho um exagero visto que do limite máximo até essa parte é quase o mesmo que metade da distância entre o mínimo e o máximo (agora se isso é assim tanto óleo eu também não sei).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rapaz95 Ver Post
                                                    Mas o que é o ligeiramente a mais? Ficar logo ali um bocado em cima do limite máximo?

                                                    É que neste caso duvido que tivesse sido esse o pensamento do mecânico, porque não era um bocadinho a mais, o óleo chegar à parte maleável da vareta já acho um exagero visto que do limite máximo até essa parte é quase o mesmo que metade da distância entre o mínimo e o máximo (agora se isso é assim tanto óleo eu também não sei).


                                                    Entre o mínimo e máximo, em regra, a variação anda entre os 500ml a 1000ml... dependendo das marcas/construtores.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Entre o mínimo e máximo, em regra, a variação anda entre os 500ml a 1000ml... dependendo das marcas/construtores.
                                                      Sendo assim o carro devia ter entre 250-500 ml a mais de óleo, pode até não ser preocupante mas, mesmo assim, prefiro que metam o óleo na medida certa.

                                                      Comentário

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