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Por que a vida útil do motor é medida em quilômetros e não horas?

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    Por que a vida útil do motor é medida em quilômetros e não horas?

    http://quatrorodas.abril.com.br/auto...o-quilometros/

    Aeronaves e máquinas pesadas tem suas manutenções previstas em horas de uso. Nos carros usa-se quilômetros rodados para isso.


    Por Henrique Rodriguez
    access_time2 jun 2017, 21h40 - Publicado em 9 fev 2017, 11h57
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    O Fiat Uno tem horímetro no computador de bordo, mas informação não é usada para manutenção (divulgação/Fiat)

    ]Por que a vida útil do motor é medida em quilômetros e não em tempo? Mesmo em marcha lenta, o motor está se desgastando, não? – Jonatas Elias, por e-mail

    Sim, o motor se desgasta nessa situação que, por sinal, é ainda mais comum para quem vive no anda-e-para do trânsito – condição que caracteriza uso severo. No entanto, a quilometragem é adotada em vez do tempo de rodagem por facilidade na interpretação da informação.

    Normalmente, em veículos que percorrem longas distâncias a velocidades quase constantes, como aviões, a informação é dada em horas de uso. No outro extremo, os tratores trabalham muitas horas percorrendo pouca distância. Sua vida útil também é medida em horas – no caso, por um instrumento chamado horímetro.

    Automóveis estão entre esses extremos. Percorrem grandes distâncias em relativamente pouco tempo. Acrescente-se no caso dos automóveis as grandes variações de velocidade e também de rotações do motor.

    ]Por causa dessa variedade de condições, convencionou-se medir o uso do motor em função da distância, como quilômetros ou milhas. É uma forma de facilitar a vida do motorista: é mais fácil prever quando será uma revisão definida por quilômetros do que por hora – pelo menos para o consumidor comum, que no máximo recebe lembretes no computador de bordo.

    Uma forma de contornar problemas com o motor é ter uma troca de óleo entre revisões em carros com uso severo. Essa definição aplica-se a carros que enfrentam grandes engarrafamentos (com velocidade média inferior a 10 km/h), estradas com muita poeira, barro ou lama, ou quando o veículo roda no máximo 5 km por viagem.

    A BMW resolveu fazer diferente: o momento da revisão de seus carros mais recentes é definido pelo próprio carro. É a chamada manutenção preditiva, na qual sensores do veículo analisam o estado de óleo, filtros, microfiltro do ar condicionado, fluído e pastilhas dos freios. No caso específico do óleo, o sensor que afere seu estado analisa a temperatura, o nível do óleo e a condutibilidade elétrica, aspectos que definem a perda de propriedades do lubrificante com o passar do tempo. A propósito, este sensor substitui a vareta do nível do óleo.

    ]É um sistema que faz sentido, mas alguns clientes não ficam nada contentes com isso. Em agosto de 2014, o sistema variável de revisões da BMW foi assunto do Autodefesa. O prazo de revisão programada pela concessionária não batia com os alertas do carro – em alguns casos, a quilômetragem para a revisão era reduzida pela metade

    Na época, a BMW explicou que neste sistema, criado justamente pela quilometragem não indicar de forma precisa o desgaste do carro, além das informações obtidas pelos sensores o carro analisa o modo de condução do motorista e a qualidade da queima do combustível do motor (que é reflexo da qualidade do combustível queimado)

    ]Usar gasolina adulterada e mesmo álcool (nos carros flex da marca) encurtaria o intervalo de revisões (que, em sua grade maioria, não vão muito além de uma troca de óleo). Saídas bruscas de semáforos e aceleradas mais intensas também são consideradas pelo sistema e encurta o prazo – que originalmente é de 12.000 km ou 12 meses.

    “O plano de cada revisão é feito no momento de acionamento do veículo”, disse a BMW. O consultor da concessionária analisa os dados e a revisão passa a contemplar apenas itens relatados pelo veículo. Se por um lado evita-se trocas desnecessárias, por outro as visitas nas concessionárias podem tornar-se mais recorrentes. Só depende do motorista…

    #2
    Acho este artigo importante porque vi a Renault ganhar um comparativo por ter revisões de 2 em 2 anos.

    Isso não existe :D. Apenas em condições muito ideais.

    Comentário


      #3
      Por isso é que as marcas recomendam a troca dos fluídos ao fim de certo número de quilómetro ou tempo...

      Por aí está, nem toda a gente percorrera os quilómetros convencionados.

      Além de que e em condições de uso "intensivo", as marcas também aconselham outra periodicidade.



      Isto claro, que com as motorizações "estacionárias", será as questão de horas.


      É óbvio que mesmo para as viaturas convencionais, poderia se aplicar isso de horas, haveria é de ter um contador para tal, ao invés da quilometragem.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
        Acho este artigo importante porque vi a Renault ganhar um comparativo por ter revisões de 2 em 2 anos.

        Isso não existe :D. Apenas em condições muito ideais.
        É melhor ires a um psicólogo tratar dessa obsessão com a Renault, no outro dia achavas bem a Renault perder um comparativo porque não dava 5 anos de garantia num modelo, agora já achas mal ganharem por darem 2 anos entre mudancas de revisão.
        Com as propriedades dos óleos actuais, um carro que não ande muitos km é perfeitamente normal um óleo aguentar 2 anos o óleo em boas condições, acho bem mais arriscado os 30.000km entre revisoes em carros que tenham FAP, devido à possível contaminação do óleo. O meu Mini também gere a situação da revisão ou numa situação limite será de 30.000km ou 2 anos, no meu caso devo mudar quando fizer 20.000km por descargo de consciência, mas se não atingir essa meta em 2 anos, o que não deve ser mesmo nada provável, podes ter a certeza que só faço a revisão aos 2 anos.

        Comentário


          #5
          No Corsa tem % de vida util de oleo. Ao fim de 11 meses e 10 000 kms tem 5%.

          Sendo que a maioria dos percursos é 5-10 kms parece-me bem. Se eu fosse trocar de em 2 anos em 2 anos a longevidade do motor era afectada.

          Comentário


            #6
            Eu gosto de informaçao correcta.

            A autohoje tem melhorado. Na ultima revista ja referem que o clio tem um interior limitado mas e best seller devido as frotas.

            Isto e informacao util.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
              No Corsa tem % de vida util de oleo. Ao fim de 11 meses e 10 000 kms tem 5%.

              Sendo que a maioria dos percursos é 5-10 kms parece-me bem. Se eu fosse trocar de em 2 anos em 2 anos a longevidade do motor era afectada.
              Quem te diz a ti que os percursos de 5-10 kms são considerados pelo construtor como utilização normal e tidos em conta para revisões a cada 2 anos?

              Se calhar, já entra no que usualmente se designa por utilização intensiva ou em condições adversas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                Acho este artigo importante porque vi a Renault ganhar um comparativo por ter revisões de 2 em 2 anos.

                Isso não existe :D. Apenas em condições muito ideais.

                E nunca viste um Opel ganhar por poder ter revisões a cada 50.000 Km... É isto que te chateia, não é?

                Comentário


                  #9
                  Mais um tópico para cascar na Renault, Superfast sempre em acção.

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                    Quem te diz a ti que os percursos de 5-10 kms são considerados pelo construtor como utilização normal e tidos em conta para revisões a cada 2 anos?

                    Se calhar, já entra no que usualmente se designa por utilização intensiva ou em condições adversas.
                    Eu sei especialmente o de 115. O de 90 sera mais para uso citadino.

                    Mas com o indicador de vida util do oleo é como a BMW. O intervalo depende da qualidade de oleo.

                    O que esta correcto.

                    Comentário


                      #11
                      Boas,

                      Independentemente de estar a cascar em alguma marca, em certos paises faz todo o sentido ser por horas.
                      Dou o exemplo de Angola ,e principalmente Luanda a media geral que aqui faço ronda os 13/14kmh...num ano faço 12 000/13 000km mas isto corresponde a muitas e muitas horas de motor a trabalhar em 1 ª e 2ª velocidade 80% do tempo.
                      La esta as revisoes aqui, por exemplo de um captur 1.2 TCe são de 5000 em 5000 km .
                      Faz sentido? não sei...uma coisa sei esses 5000km demoram muitooooo tempo a percorrer .

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        Ha muitos exemplos claro. O meu vizinho tem um RS e a Renault recomenda 10 000 acho eu. Como faz cidade e track days aquilo de 5000 em 5000 toca trocar.

                        Muito longe de 2 em 2 anos. E mais de 3 em 3 meses.

                        Comentário


                          #13
                          Boas

                          Eu num dos carros que tenho em PT também troco de 5000 em 5000 km...la esta depende de vários factores.

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                            Mais um tópico para cascar na Renault, Superfast sempre em acção.

                            Cumps
                            Fixe fixe é o Audi Q2!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
                              Boas,

                              Independentemente de estar a cascar em alguma marca, em certos paises faz todo o sentido ser por horas.
                              Dou o exemplo de Angola ,e principalmente Luanda a media geral que aqui faço ronda os 13/14kmh...num ano faço 12 000/13 000km mas isto corresponde a muitas e muitas horas de motor a trabalhar em 1 ª e 2ª velocidade 80% do tempo.
                              La esta as revisoes aqui, por exemplo de um captur 1.2 TCe são de 5000 em 5000 km .
                              Faz sentido? não sei...uma coisa sei esses 5000km demoram muitooooo tempo a percorrer .

                              Cumps


                              E situações dessas, sem sombra de dúvidas que entram naquela "linha" de uso intensivo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                Acho este artigo importante porque vi a Renault ganhar um comparativo por ter revisões de 2 em 2 anos.

                                Isso não existe :D. Apenas em condições muito ideais.
                                Não existe? O meu A4 também só vai à revisão de 2 em 2 anos (long life) e parece-me algo perfeitamente normal em muitas marcas e modelos...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                  Acho este artigo importante porque vi a Renault ganhar um comparativo por ter revisões de 2 em 2 anos.

                                  Isso não existe :D. Apenas em condições muito ideais.
                                  Claro que tinha de envolver a Renault...

                                  O que não existe? Revisões a cada 2 anos? Porque? Sabes mais que a marca é isso?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Fala que tens um Mercedes GLA e já podes abrir o próximo tópico a malhar na Renault.

                                    Mas aconselho-te a comprares um tractor, marca o desgaste em tempo e não km!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Porque é que não paras de fazer tópicos da treta a descarregar na Renault?

                                      Comentário


                                        #20
                                        O artigo nem fala da Renault :D

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                          O artigo nem fala da Renault :D
                                          Então porque é que falaste tu?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                            O artigo nem fala da Renault :D
                                            Isso já todos percebemos, o que valida mais o trauma que tens pela Renault.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu nao tenho trauma com Renault. Nunca percebi foi o fenomeno ser top de vendas (rent-a-car e frotas) e ser um bom produto.

                                              Eu sinto-me como o Einstein quando apresentou a teoria da relatividade. Algo tao simples :D.

                                              A renault nao é 1 bom produto para o preço. Factual. Vende porque o mercado é de rent-a-car e frotas.

                                              Mas isto e 1 forum de apaixonados por carros. Esses (tais como quem admira as leis da fisica) vêm que um carro Renault não tem nada de competitivo no mercado.

                                              Basta entrar num ou conduzir um. São factos diferentes (topo de vendas e ser 1 bom produto). Nao e trauma. É como ter trauma com a relatividade. É apenas factual meus amigos.

                                              Ultimo comparativo na AHO e nem postei :D:

                                              http://www.autohoje.com/en/testes/co...gane-st-dci-gt

                                              "A Renault tem detalhes de montagem menos conseguidos e é a que mais range ao passar sobre mau piso"

                                              Factual meus amigos. Nao interessa a vossa opiniao. Factos :D

                                              Para quem gosta de carros, a Renault como sempre disse é o produto menos conseguido do mercado. Felizmente ha marcas que fazem carros com paixao.

                                              Apenas isto :d

                                              Qualquer pessoa que possa exercer a sua paixao nao compra Renault. Infelizmente como em tudo na vida, nem tudo é como queremos. Agora nunca vi 1 pessoa de paixao: olha para este interior, olha estes ruidos...ui ca bom.....a passar 1 lomba...isto e qualidade..txuca..txuca.

                                              Premios AutoExpress (dos mais reputados no mercado): Quantos Renault? Zoe e o Scenic (MPV: num segmento a decair). Como sempre disse espero que a Renault acorde e faça carros de paixao. Provavelmente nunca vai acontecer.
                                              Editado pela última vez por Superfast; 13 July 2017, 07:38.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                Eu nao tenho trauma com Renault. Nunca percebi foi o fenomeno ser top de vendas (rent-a-car e frotas) e ser um bom produto.

                                                Eu sinto-me como o Einstein quando apresentou a teoria da relatividade. Algo tao simples :D.

                                                A renault nao é 1 bom produto para o preço. Factual. Vende porque o mercado é de rent-a-car e frotas.

                                                Mas isto e 1 forum de apaixonados por carros. Esses (tais como quem admira as leis da fisica) vêm que um carro Renault não tem nada de competitivo no mercado.

                                                Basta entrar num ou conduzir um. São factos diferentes (topo de vendas e ser 1 bom produto). Nao e trauma. É como ter trauma com a relatividade. É apenas factual meus amigos.

                                                Ultimo comparativo na AHO e nem postei :D:

                                                http://www.autohoje.com/en/testes/co...gane-st-dci-gt

                                                "A Renault tem detalhes de montagem menos conseguidos e é a que mais range ao passar sobre mau piso"

                                                Factual meus amigos. Nao interessa a vossa opiniao. Factos :D

                                                Para quem gosta de carros, a Renault como sempre disse é o produto menos conseguido do mercado. Felizmente ha marcas que fazem carros com paixao.

                                                Apenas isto :d

                                                Qualquer pessoa que possa exercer a sua paixao nao compra Renault. Infelizmente como em tudo na vida, nem tudo é como queremos. Agora nunca vi 1 pessoa de paixao: olha para este interior, olha estes ruidos...ui ca bom.....a passar 1 lomba...isto e qualidade..txuca..txuca.

                                                Premios AutoExpress (dos mais reputados no mercado): Quantos Renault? Zoe e o Scenic (MPV: num segmento a decair). Como sempre disse espero que a Renault acorde e faça carros de paixao. Provavelmente nunca vai acontecer.

                                                Superfast estas cada vez mais Superchato, dizeres que um Renault não é competitivo quando tu adoras uma marca muito pior nesse aspecto dá para rir e quando dizes que basta entrar num e conduzir um, mais uma para rir, acredito que tivesses entrado num agora conduzir não me parece porque a tua marca predilecta faz muito pior nesse aspecto e para acabar para quem gosta de carros compra mais rápido um Renault que a tua marca fetiche porque a Renault ao contrario da tua opinião tem carros mais apaixonantes que a tua marca que só sabe fazer carros todos iguais, as linhas são as mesmas do século passado, ou seja, são caixotes com rodas e são electrodomésticos, por isso deixa o teclado e de encher o forum com tópicos que no fim vai dar sempre no mesmo a Renault não presta e a Suiça é que é boa e aqui não presta.

                                                Cumps

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                  Eu nao tenho trauma com Renault. Nunca percebi foi o fenomeno ser top de vendas (rent-a-car e frotas) e ser um bom produto.

                                                  Eu sinto-me como o Einstein quando apresentou a teoria da relatividade. Algo tao simples :D.

                                                  A renault nao é 1 bom produto para o preço. Factual. Vende porque o mercado é de rent-a-car e frotas.

                                                  Mas isto e 1 forum de apaixonados por carros. Esses (tais como quem admira as leis da fisica) vêm que um carro Renault não tem nada de competitivo no mercado.

                                                  Basta entrar num ou conduzir um. São factos diferentes (topo de vendas e ser 1 bom produto). Nao e trauma. É como ter trauma com a relatividade. É apenas factual meus amigos.

                                                  Ultimo comparativo na AHO e nem postei :D:

                                                  http://www.autohoje.com/en/testes/co...gane-st-dci-gt

                                                  "A Renault tem detalhes de montagem menos conseguidos e é a que mais range ao passar sobre mau piso"

                                                  Factual meus amigos. Nao interessa a vossa opiniao. Factos :D

                                                  Para quem gosta de carros, a Renault como sempre disse é o produto menos conseguido do mercado. Felizmente ha marcas que fazem carros com paixao.

                                                  Apenas isto :d

                                                  Qualquer pessoa que possa exercer a sua paixao nao compra Renault. Infelizmente como em tudo na vida, nem tudo é como queremos. Agora nunca vi 1 pessoa de paixao: olha para este interior, olha estes ruidos...ui ca bom.....a passar 1 lomba...isto e qualidade..txuca..txuca.

                                                  Premios AutoExpress (dos mais reputados no mercado): Quantos Renault? Zoe e o Scenic (MPV: num segmento a decair). Como sempre disse espero que a Renault acorde e faça carros de paixao. Provavelmente nunca vai acontecer.
                                                  Marcas que fazem carros com paixão? Que a Skoda? Por favor... Tanto disparate da cabo da minha visão, controla lá o trauma.

                                                  Quanto a paixão, tomara a maioria das marcas ter a paixão que transmitem os RS é que os donos tem pelos carros...

                                                  Já nem falo que achares que todos os Renault são de frotas e é daí que vem as vendas, transmite bem o quanto não sabes do que falas. Mas continua assim... Há quem goste de viver numa realidade paralela.

                                                  Queres factos? A Renault é das marcas que mais vende na Europa... Factos. Não interessa a tua opinião, pelos vistos, a maioria não pensa como tu... Quem estará mal?
                                                  Editado pela última vez por Carmaniaco90; 13 July 2017, 13:09.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                    Isso já todos percebemos, o que valida mais o trauma que tens pela Renault.
                                                    Sinceramente não percebo o porquê da malta aqui ficar tão escandalizada com os posts do superfast, afinal de contas ele até acaba por equilibrar as coisas.

                                                    Basta ver que alguns dos ofendidos deste tópico fazem tão ou ainda pior com outras marcas de carros. Há um que até diz que carros alemães nem são carros.

                                                    Aliás, há pouco tempo até foi aberto mais um tópico só para destilar ódio à VW. Que os alemães são todos uns vigaristas, aldrabões, etc.

                                                    Nada a favor nem contra carros alemães nem qualquer outros. Mas se é para o pessoal se queixar tanto dos posts de um user, então convém ser um bocadinho coerente e crítico.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu já critiquei os 2 extremos várias vezes inclusive em vários tópicos. Tanto crítico quem acha que a Renault não é nada como quem diz coisas como VW são electrodomésticos ou caixotes com rodas e coisas tais...

                                                      São posts sem grande noção e que demonstram trauma algum...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                        Eu nao tenho trauma com Renault. Nunca percebi foi o fenomeno ser top de vendas (rent-a-car e frotas) e ser um bom produto.

                                                        Eu sinto-me como o Einstein quando apresentou a teoria da relatividade. Algo tao simples :D.

                                                        A renault nao é 1 bom produto para o preço. Factual. Vende porque o mercado é de rent-a-car e frotas.

                                                        Mas isto e 1 forum de apaixonados por carros. Esses (tais como quem admira as leis da fisica) vêm que um carro Renault não tem nada de competitivo no mercado.

                                                        Basta entrar num ou conduzir um. São factos diferentes (topo de vendas e ser 1 bom produto). Nao e trauma. É como ter trauma com a relatividade. É apenas factual meus amigos.

                                                        Ultimo comparativo na AHO e nem postei :D:

                                                        http://www.autohoje.com/en/testes/co...gane-st-dci-gt

                                                        "A Renault tem detalhes de montagem menos conseguidos e é a que mais range ao passar sobre mau piso"

                                                        Factual meus amigos. Nao interessa a vossa opiniao. Factos :D

                                                        Para quem gosta de carros, a Renault como sempre disse é o produto menos conseguido do mercado. Felizmente ha marcas que fazem carros com paixao.

                                                        Apenas isto :d

                                                        Qualquer pessoa que possa exercer a sua paixao nao compra Renault. Infelizmente como em tudo na vida, nem tudo é como queremos. Agora nunca vi 1 pessoa de paixao: olha para este interior, olha estes ruidos...ui ca bom.....a passar 1 lomba...isto e qualidade..txuca..txuca.

                                                        Premios AutoExpress (dos mais reputados no mercado): Quantos Renault? Zoe e o Scenic (MPV: num segmento a decair). Como sempre disse espero que a Renault acorde e faça carros de paixao. Provavelmente nunca vai acontecer.
                                                        Ahahahahahaha. Falar em segmento C e falar em paixão é para rir quem quer paixão não compra um segmento C, não tem nada a ver com paixão.
                                                        Eu nem sou fã da Renault, mas quando vejo a tua adoração pela Opel e pela Skoda e depois mandas a Renault abaixo, pura e simplesmente tornaste risível e bastante

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                          Eu já critiquei os 2 extremos várias vezes inclusive em vários tópicos. Tanto crítico quem acha que a Renault não é nada como quem diz coisas como VW são electrodomésticos ou caixotes com rodas e coisas tais...

                                                          São posts sem grande noção e que demonstram trauma algum...
                                                          Totalmente de acordo!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                            Ahahahahahaha. Falar em segmento C e falar em paixão é para rir quem quer paixão não compra um segmento C, não tem nada a ver com paixão.
                                                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                            Eu nem sou fã da Renault, mas quando vejo a tua adoração pela Opel e pela Skoda e depois mandas a Renault abaixo, pura e simplesmente tornaste risível e bastante


                                                            Até pode comprar um segmento C... Não percebo é o que o impede de comprar Renault. Podia dar aqui inúmeros exemplos de renault's apaixonantes, produzidos desde os anos 60 até à actualidade.

                                                            Comentário

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