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Comprar "novo" ou reparar? Fiat Scudo vs Citroën Jumpy

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    Comprar "novo" ou reparar? Fiat Scudo vs Citroën Jumpy

    Boa tarde,

    Necessito da vossa ajuda.

    Neste momento tenho uma Fiat Scudo de 2008 2.0 120, com 120000KM, sendo que já está a dar alguns problemas, como embraiagem, e em certas velocidades a carrinha abana toda em altas altas rotações, por exemplo em 3ª a 70KM/h e a uma rotação entre 2000 a 3000, a carrinha começa a abanar toda, não sei do que poderá ser, os pneus não me parece, e depois a subir um passeio por exemplo, a direcção faz um "toc-toc", o que será?

    No entanto tenho 2 possibilidades, vender esta carrinha por um valor de 7000 euros, e surgiu a oportunidade de adquirir outra.

    Uma Citroën Jumpy de 2010 2.0 120 com 15000KM (sim 15000KM), fui ver a carrinha e encontra-se nova, o problema... O pedido são 13000 euros, o que teria que dar mais 6000 euros pela carrinha, sim é quase nova, mas já tem 7 anos também.

    E 6000 euros ainda é um valor grande e o arranjo secalhar nem chega perto disso?

    A minha questão é: compensa comprar a outra e vender a actual, ou compensa mandar reparar a actual?

    Se compensar mandar reparar a actual, será algo extenso, porque a carrinha já tem alguns problemas.

    Alguém conhece uma oficina de confiança na Amadora/Lisboa que possa avaliar de forma honesta o que a carrinha precisa?

    Obrigado.
    Editado pela última vez por ChiragG; 12 July 2017, 14:23.

    #2
    Conheces a tua e a outra não. Para trocar com a outra vais gastar 6000€ e o mais certo é não gastares isso com a tua em reparações. Mal de ti se fossem esses 6000€ em reparações... É muito dinheiro. Repara a que tens.

    Enviado do meu Vodafone Smart 4 através de Tapatalk

    Comentário


      #3
      muito possivelmente, pelo que descreves precisas de embraiagem e de um bimassa... assim como possivelmente pendurais da barra estabilizadora.... dificilmente tens 2000€ aí, muito longe dos 6000€ pela outra carrinha

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
        Conheces a tua e a outra não. Para trocar com a outra vais gastar 6000€ e o mais certo é não gastares isso com a tua em reparações. Mal de ti se fossem esses 6000€ em reparações... É muito dinheiro. Repara a que tens.

        Enviado do meu Vodafone Smart 4 através de Tapatalk
        Agradeço a opinião e será o mais certo.

        Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
        muito possivelmente, pelo que descreves precisas de embraiagem e de um bimassa... assim como possivelmente pendurais da barra estabilizadora.... dificilmente tens 2000€ aí, muito longe dos 6000€ pela outra carrinha
        A embraiagem é mesmo necessária isso sim. E o bi-massa talvez, mas o que será que faz com que a carrinha trepide tanto? Quanto mais acelero mais trepida. Quanto aos "toc-toc", já tinha pensado nos pendurais da barra estabilizadora, sim.

        Vai também precisar de levar pneus.

        Quanto a oficinas alguém conhece algo...

        Comentário


          #5
          o bimassa pode fazer mesmo essa trepidação... alguns quando mais detriorados, conseguem envergonhar cadeiras de massagem

          essa carrinha de 15000kms também terá que levar pneus.... de certeza que estarão com piso mas que será plastico autêntico, portanto, será um gasto a teres em qualquer que seja a tua escolha

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
            o bimassa pode fazer mesmo essa trepidação... alguns quando mais detriorados, conseguem envergonhar cadeiras de massagem

            essa carrinha de 15000kms também terá que levar pneus.... de certeza que estarão com piso mas que será plastico autêntico, portanto, será um gasto a teres em qualquer que seja a tua escolha
            Envergonha e não é pouco
            Sim os pneus já estão ressequidos pelo que vi.

            Comentário


              #7
              Bem, o diagnóstico foi:

              Transmissões (faz tremer)
              Kit embraiagem (em princípio)

              Pediram por alto

              200 euros + 100 euros M.O. - transmissões

              700 euros + 200 euros M.O. - kit embraiagem LUK ou Sachs

              São os pontos essenciais, depois ainda tem que trocar pneus, fazer revisão completa e eventualmente trocar distribuição, e tratar duns pormenores estéticos.

              O que acham, e quanto a valores?

              Isto foi numa oficina dum rapaz que se situa em Loures, que já trabalhou na Fiat (ECV), contudo o material que coloca não é original, é "marca branca", segundo o próprio referiu.

              Valerá a pena?

              Aceito opiniões.

              Comentário


                #8
                Pode não ser material original, até porque a Fiat não faz peças, mas tem que ser de boa qualidade para não te dar chatices.

                Se a tua carrinha está boa de chapa e interiores, penso que vale a pena manter. 6000€ em reparações dá para muita coisa mesmo, era preciso teres a carrinha a desfazer-se para lá chegares lol

                A "nova" vai precisar sempre duma revisão assim que a comprares, oleos, filtros, os tais pneus que já viste que estão ressequidos e talvez mais algum pormenor, a diferença acaba por ser mais que os 6000€, por uma carrinha que é essencialmente a mesma que a tua mas com outra matricula e simbolo.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado pela opinião Eliselotus.

                  Quanto aos valores, estão dentro no normal?

                  De referir que também vai ter que trocar a barra estabilizadora ou os pendurais, é claro que isto tudo não chega a 6000 euros.

                  Penso que o que vai ter que fazer será:

                  • Transmissões
                  • Kit embraiagem com bi-massa
                  • Distribuição completa (ainda não trocou)
                  • Barra estabilizadora ou pendurais
                  • Revisão completa com todos filtros e óleo
                  • 4 pneus
                  • Alguns arranjos de chapa (não são podres - apenas uns amassos - nada de especial!)
                  • Alguns pormenores estéticos

                  É verdade que esta tem quase 140000 KM, mas é minha desde 1a mão, a outra tem 15000 KM e não é o primeiro dono.
                  Editado pela última vez por ChiragG; 13 July 2017, 09:12.

                  Comentário


                    #10
                    Repara a tua e não penses em mais nada.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
                      Obrigado pela opinião Eliselotus.

                      Quanto aos valores, estão dentro no normal?

                      De referir que também vai ter que trocar a barra estabilizadora ou os pendurais, é claro que isto tudo não chega a 6000 euros.

                      Penso que o que vai ter que fazer será:

                      • Transmissões
                      • Kit embraiagem com bi-massa
                      • Distribuição completa (ainda não trocou)
                      • Barra estabilizadora ou pendurais
                      • Revisão completa com todos filtros e óleo
                      • 4 pneus
                      • Alguns arranjos de chapa (não são podres - apenas uns amassos - nada de especial!)
                      • Alguns pormenores estéticos

                      É verdade que esta tem quase 140000 KM, mas é minha desde 1a mão, a outra tem 15000 KM e não é o primeiro dono.
                      sim está dentro dos valores praticados, e ainda por cima és o único dono desde nova, compensa bem mais reparar do que trocar, e aguentas essa mais uns anos, pois ainda tem muito para dar...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        Repara a tua e não penses em mais nada.
                        Obrigado pela opinião, DeCeIi, será o melhor a fazer sim.

                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                        sim está dentro dos valores praticados, e ainda por cima és o único dono desde nova, compensa bem mais reparar do que trocar, e aguentas essa mais uns anos, pois ainda tem muito para dar...
                        Será o que vou fazer, obrigado pela opinião, carbookk.

                        Já pedi o orçamento, ao rapaz e na marca (só para ter termo de comparação, pois na marca, devem ser uns milhares grandes para isto tudo).

                        Se alguém conhecer algum especialista em PSA/Fiat, na zona de Lisboa, a praticar bons preços, diga.

                        Obrigado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
                          A embraiagem é mesmo necessária isso sim. E o bi-massa talvez, mas o que será que faz com que a carrinha trepide tanto? Quanto mais acelero mais trepida. Quanto aos "toc-toc", já tinha pensado nos pendurais da barra estabilizadora, sim.

                          Vai também precisar de levar pneus.

                          Quanto a oficinas alguém conhece algo...
                          Cá em casa mora uma Scudo 2.0 MJet de 2010 com cerca de 145.000km e as situações que referes não me são nada estranhas.

                          Já levou um Volante Bi-Massa (felizmente em garantia) com cerca de 90.000km ainda que na altura não tenha notado assim tanta trepidação como referes.
                          O "toc-toc" também já nos fizeram trocar os triângulos de suspensão (penso que foi isto) duas vezes, curiosamente do mesmo lado, se não me engano.
                          Já agora, também levou 4 injetores há cerca de 15.000km atrás sendo que aqui não consigo garantir se foi "problema natural" ou motivado pelo facto de terem metido gasolina em vez de gasóleo (ainda que só tenha andado uns metros).

                          Infelizmente o uso que lhe é dado (80% cidade com percursos curtos) não é o melhor para a saúde do motor e eu próprio já sugeri que se trocasse por outra coisa mas continua por cá.


                          Quanto a pneus... a medida é cara 215/60R16 sendo que na última troca optamos finalmente por usar pneus de turismo ao invés de pneus de carga (C), neste caso uns Hankook K425.


                          PS: Outra situação chata e recorrente... as dobradiças da portas da frente ganham folga com muita frequência.

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