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Que carro devo comprar? Substituíndo um Astra G 1.4 16v

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    Que carro devo comprar? Substituíndo um Astra G 1.4 16v

    Bem pessoal seguindo o formúlário:

    1. Que tipo de carros gostas?

    Gosto de carros desportivos, mas procuro carros fiáveis, a gasolina e com custos de manutenção baixos.

    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?

    Pequeno familiar, por ser o único carro cá de casa.

    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?

    Tendo uma má experiência com Opel, algo nipónico principalmente (Nissan, Honda, Toyota, Mitsubishi) ou algo françês/alemão que seja mais fiável que o meu Astra (Vag, Ford, Citroen/Peugeot).

    Modelos em questão:

    Nissan Almera N15 e Primera P11;
    Honda Civic MB (o baseado no rover);
    Mitsubishi Carisma (não sou grande fã);

    Peugeot 306 fase II 1.4 ou 1.6 8v;
    Citroen Xsara fase I ou II de 8 válvulas também;

    Ford Escort/Mondeo 1.6 16v;
    VW Polo Classic/Seat Cordoba 1.4 8v (carro ou carrinha);

    3. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?

    Sim, com alguma frequência especialmente no verão e com cães (tenho 2, nunca os levo na mala mas sim nos bancos de trás com cinto próprio).

    4. Precisarás de levar carga com frequência?

    Acaba por ser mais sazonal (verão) mas como único carro acaba por levar compras de supermercado acima de tudo.


    5. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?

    Neste momento faço menos de 10 mil km, mas não deve subir para mais de 15 mil km nos próximos anos, pois uso bastante transportes públicos devido ao trânsito de Lisboa, onde resido.

    6. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?

    Faço 50/50 entre cidade pura e circular/auto-estrada.

    7. Os consumos terão grande importância?

    Actualmente 1 depósito dá-me para 1 mês +/-, pelo que não considero de grande importância (também dentro das opções referidas e o actual os consumos não diferem muito)

    8. A potência do motor terá grande importância?

    Nem por isso, pois apesar de gostar de carros, para o dia-a-dia não sou condutor de grandes pressas.

    9. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?

    Não

    10. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?

    No máximo entre 1500 e 2000€.

    11. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?

    Usado, a rondar os 150 mil km no máximo e em bom estado acima de tudo.

    Bem pessoal respondido o modelo, eu sou trabalhador-estudante e os euros não abundam, sendo que tomei a liberdade de, após juntar algum dinheiro e por gostar muito de automóveis de comprar o meu primeiro automóvel, um Opel Astra G 1.4 16v de 2001, na altura com cerca de 165 mil km e agora com 180 mil km.

    O que me atraiu no carro foi estar dentro do meu orçamento, ter AC, ser seguro (neste momento já não consigo comprar tão seguro, a trocar), ser espaçoso e confortável, não ser muito caro de manter (pensei eu) e ter alguma potência e bom chassis.

    Ora assim que o comprei os problemas começaram, pois tem o motor Z14XE, da família famosa por dar problemas de centralina, a qual tive de colocar 1 mês depois de o comprar. Infelizmente, continuei a investir nele (pneus e travões novos, distribuição, velas, bateria, filtros, etc) para, 15 mil km depois (2 anos) ele me voltar a dar o mesmo problema, piorando pelo facto de também ter problemas de EGR (que podem ser de centralina também, visto a substituição da válvula não ter resolvido o problema.

    Apesar da minha estima pelo carro, por ter sido o 1º a ter o meu nome no livrete e por ter investido muito nele, a minha situação actual e futura, onde irei ter despesas de casa e etc, e sendo eu um jovem adulto prestes a terminar os estudos (com as incertezas que isso acarreta actualmente) preciso de algo mais económico na manutenção, equivalente em termos de espaço e com problemas menos caros e frequentes (os modelos que apresentei não têm, segundo a minha pesquisa, problemas comuns de centralina (que custa sempre 350€ a arranjar, seja neste ou outros modelos que deixei fora da lista).

    Tendo já possuído um Fiesta mk5 1.25, cuja fiabilidade e custos era mais o que pretendia para agora mas com maior espaço, tenho em cima da mesa acima de tudo os japoneses referidos, pela sua fiabilidade.

    No entanto, na questão de segurança e equipamento, tanto o 306, como o Xsara, como o Cordoba (e similar) são mais seguros (que os nipónicos todos excepto o Primera, que é equivalente) mas, possívelmente, têm maiores custos de manutenção associados por uma construção mais poupada, especialmente os Franceses.

    O que eu queria colocar em questão era o que comprariam, tendo em linha de conta que os Japoneses e Alemães nesta faixa de orçamento estão com cerca de 150 mil km e os Franceses com um pouco menos, na casa dos 130 mil km (ou tendo 150 mil km, são bastante mais baratos de comprar).

    Queria acima de tudo testemunhos de problemas nestes veículos, e de custos associados, sendo que já conheço alguns (Primera com caixa de velocidades frágil, PSA's com eixo traseiro que pode gripar caso não tenha manutenção e com parte eléctrica frágil, VW's com cabo de acelerador e vidros eléctricos fracos), mas aparentemente nada que seja tão recorrente como problemas de centralina com o custo e pelos vistos periodicidade associados).

    Cumprimentos a todos.

    Peço que não me venham com os comentários típicos do "não compres nada" ou links para anúncios, pois não é isso que prentendo com este tópico e o carro já foi reparado, pelo que ainda terá de ser vendido e a pressa não é imensa.

    #2
    tens noção que com esse orçamento é saires de um problema para te ires meteres noutro....

    procurava talvez um Ford focus a gasolina, são bons, mas encontrar um com poucos km's e razoável boa sorte...

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