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Relação CC/CV - Consumos

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    Relação CC/CV - Consumos

    Boas, queria uma pequena ajuda visto que sou um analfabeto da engenharia mecanica
    Já ha uns tempos que me pergunto e nao encontrei muito sobre isto.

    Qual é a relação da cilindrada e os cavalos de um carro com os consumos em motores diesel?

    Por ex:
    O meu carro e um ford focus SW 1.8 TDdi ambient de 75 CV de 2002 e faço em media 5.6l aos 100.
    Se por exemplo o meu motor fosse de 105cv e eu fizesse as mesmas velocidades consumia mais? visto que teria mais força?
    ou por exemplo se tivesse á mesma 75cv mas tivesse 2000cc?
    Ou tem a ver tambem com o tipo de motor como um TDI ou HDi ou dCi.

    Se me puderem esclarecer agradeço visto tambem que estou a pensar em comprar um carro mais recente mais confortável e queria fazer uma boa escolha em termos de consumos/performance/conforto.

    #2
    Não há nenhuma relação.


    (Para a mesma velocidade, leia-se mesma potencia necessária para vencer o drag aerodinamico e de rolamento,) O consumo depende essencialmente da relação da caixa, que por sua vez dita a rotação do motor que por sua vez dita o regime em que o Brake specific fuel consumption (BSFC) é mais baixo, o que origina um menor consumo.

    Exemplo pratico




    Este motor será o mais eficiente possivel, as 1750 rpm, quando está a gerar cerca de 50 cv.

    Agora dependendo da relação da caixa esta pode ser também, ou não, a velocidade ideal de cruzeiro
    Editado pela última vez por Illusion; 17 July 2017, 03:34.

    Comentário


      #3
      Adicionado ao bom Post anterior, um motor com maior cilindrada, quiçá com mais cilindros, tem mais perdas internas, seja por maior massa inercial, mais atrito e compressão de uma massa de ar maior.

      Comentário


        #4
        Em pára arranca um motor maior tende a gastar mais.

        A rolar depende das velocidades, para um condutor zen o motor maior gastará mais, para um despachado poderá ou não, para um racing o motor maior volta a gastar mais.

        Em resumo, quantos mais cc e cv melhor

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
          Não há nenhuma relação.


          (Para a mesma velocidade, leia-se mesma potencia necessária para vencer o drag aerodinamico e de rolamento,) O consumo depende essencialmente da relação da caixa, que por sua vez dita a rotação do motor que por sua vez dita o regime em que o Brake specific fuel consumption (BSFC) é mais baixo, o que origina um menor consumo.

          Exemplo pratico




          Este motor será o mais eficiente possivel, as 1750 rpm, quando está a gerar cerca de 50 cv.

          Agora dependendo da relação da caixa esta pode ser também, ou não, a velocidade ideal de cruzeiro
          Este gráfico diz tudo, para quem se der ao trabalho de o interpretar.

          O que acontece é que a potência que o carro precisa para vencer os atritos todos é independente do motor, por isso se um carro precisar de digamos 40cv para circular a 100 o consumo específico mínimo que esse motor consegue ter para essa potência é 200g/kwh se for às 1500rpm a fundo, que provavelmente não vai porque a caixa não é tão longa e irá provavelmente mais perto das 2000rpm e com um consumo mais alto.

          Se montarmos no mesmo carro um motor de construção semelhante mas com o dobro da potência, o que acontece é que o gráfico tem a mesma aparência mas os valores de pressão efectiva e potência duplicam. A segunda linha azul a contar de baixo agora corresponde aos 40cv o que significa que o novo motor para essa potência nunca vai baixar muito dos 210g/kwh e provavelmente irá circular a 100 algures entre as 1500-1750rpm onde o consumo é 220-230g/kwh, ou cerca de 10% mais (neste caso estamos a comprar um motor de 90cv com um de 180, aproximadamente).

          A eficiência de um motor não depende do seu tamanho ou potência, mas geralmente quanto maior o motor mais afastado do seu ponto de eficiência máxima ele vai funcionam em condições normais de condução em estrada.

          Mas tambem se pode observar que mesmo duplicando a potência o aumento de consumo não é assim tão grande, ao contrário do que muita gente pensa que é uma espécie de regra de 3 simples e um motor com o dobro da potência deve beber o dobro.

          Comentário


            #6
            Esta curva é basicamente a curva de binário (a mais espessa a negro), mais a curva de consumo do motor. ver aqui: http://www.epi-eng.com/piston_engine..._yardstick.htm

            Comentário


              #7
              É muito parecida com a curva de binário, mas é na realidade a curva de pressão média efectiva máxima.

              Comentário


                #8
                Um PDF muito explicativo.

                https://www.google.pt/url?sa=t&sourc..._KPa01CL4zhvcA

                Comentário

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