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    320d ou c200cdi

    Boas,
    Fui mais um infeliz comprador de uma Opel Insignia de 2010 160cv, na qual fiz cerca de 60k em 3 anos, tudo corria bem até ela "agarrar" em AE.
    Conclusão problema critico dos bronzes da cambota rodarem e volante bimassa.
    Depois de ponderar sobre reparar motor, comprar recondicionado ou comprar novo, cheguei a conclusão que mais vale vender.






    1. Que tipo de carros gostas? Mercedes a minha carteira é que não gosta.
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Familiar
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? BMW, Mercedes, Audi, VW
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Praticamente sempre, uma criança com ano e meio.
    5. Precisarás de levar carga com frequência? cadeirinhas etc etc
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 20k a manter
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? será o carro para viagens de familia e para a patroa ir trabalhar todos os dias
    8. Os consumos terão grande importância? a insignia fazia 7, qualquer coisa dentro disso
    9. A potência do motor terá grande importância? Gosto de pisar o pedal
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? já tenho um jipe velho como 3º carro
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? máximo 20mil
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? 3 a 6 anos


    Tenho em vista dois carros, uma 320d caixa auto 8, 184cv de 2013 e uma c220cdi auto avantgarde 170cv de 2012, ambas bem equipadas, digamos que estão equivalentes.
    Sendo que a mercedes pedem 16m mais a carcaça do meu e a BM 13m mais o meu.
    Têm ambas cerca de 200.000km.
    Qual a vossa opinião sobre a BMW? Estes modelos ainda dão muitos problemas correntes etc?

    Obrigado

    #2
    Boas,
    tive uma 320d de 2010 com o mesmo motor e posso-te desde ja dizer que o problema das correntes, existe a mesma. Aliás, o motor de 184cv seja em que versão for, tá sujeito a isso (e olha que a mim foram 2x).
    em relação ao Mercedes... nunca tive um, mas.... não tens medo que pegue fogo?! ermmmm... ha uns bons tópicos sobre isso, dai tar a perguntar. Ainda assim, talvez escolhe-se o Mercedes

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por doidu Ver Post
      Boas,
      tive uma 320d de 2010 com o mesmo motor e posso-te desde ja dizer que o problema das correntes, existe a mesma. Aliás, o motor de 184cv seja em que versão for, tá sujeito a isso (e olha que a mim foram 2x).
      em relação ao Mercedes... nunca tive um, mas.... não tens medo que pegue fogo?! ermmmm... ha uns bons tópicos sobre isso, dai tar a perguntar. Ainda assim, talvez escolhe-se o Mercedes
      Obrigado. já tinha andado a "vasculhar" pelo forum e pensava que isso das correntes tinha sido corrigido em 2012.
      Quanto a merc o meu pai tem um 220 com 580.000 comprado novo e tem sido um optimo carro.

      Comentário


        #4
        Com essa quilometragem nenhuma delas. E ambas com os famosos problemas associados. Correntes num modelo e risco de incêndio na outra. Alguns exemplos.

        https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#a9cedbef47

        https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#859c0f77cf

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          #5
          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
          Com essa quilometragem nenhuma delas. E ambas com os famosos problemas associados. Correntes num modelo e risco de incêndio na outra. Alguns exemplos.

          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#a9cedbef47

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          Boas opções.

          Excluía apenas a skoda das 4.
          Mas existirá assim tanta difença dos carros que mencionou têm entre 130 a 150mil, por 50mil é logo factor eliminatório?
          Ambos os que vi têm km comprovados.
          Obrigado pela sua ajuda.

          Quanto à situação dos mercedes arderem é assim uma percentagem tão elevada que faça excluir o modelo?

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            #6
            Não comprava nenhum, preferia ir para um Megane, Focus, etc....mais recente e com menos km do que esses todos mencionados até agora.

            Cumps

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
              Com essa quilometragem nenhuma delas. E ambas com os famosos problemas associados. Correntes num modelo e risco de incêndio na outra. Alguns exemplos.

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              Aqui na empresa tivemos um Audi A5 2.0TDI que foi uma miséria em termos de fiabilidade.
              Sinceramente, hoje não sei o que é realmente fiável.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                Aqui na empresa tivemos um Audi A5 2.0TDI que foi uma miséria em termos de fiabilidade.
                Sinceramente, hoje não sei o que é realmente fiável.
                pois. Nem eu.
                So sei que comprei um Opel a cerca de 4 anos e agora não vale nada. E pelos vistos é geral.
                Estou muito na duvida em relação a 320 pois falam em tantos problemas, mas vê se tanta a circular na estrada e em relação à potência, condução e estética é para mim muito apetecível

                Comentário


                  #9
                  Se gostas da 320 é essa que deves comprar, boa sorte com o negócio.

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                    Não comprava nenhum, preferia ir para um Megane, Focus, etc....mais recente e com menos km do que esses todos mencionados até agora.

                    Cumps
                    Têm pior qualidade...

                    Comentário


                      #11
                      Não me levem a mal, mas entre recondicionar um motor e ficar a saber o que é que se ali tem, e ir-se meter numa carrinha qualquer com 200 000km para mim nunca é boa opção. Não me interessa que seja Mercedes ou BMW, o tempo dos 190D a fazerem 500 000km já lá vai.

                      Comentário


                        #12
                        BM: gostam de correntes e afins;
                        Aude: bimassas, injetores...
                        Merc: ardem, fora de problemas de injetores.

                        Conclusão: ponderava algo não premium, por exemplo uma Avensis ou uma Passat, mas sempre com motor de 2 litros e menos km's!

                        Comentário


                          #13
                          Sem qualquer duvida eu comprava o C220 cdi é um carro com muito estilo, faz centenas de milhares de km, tenho esses exemplos na familia e acima de tudo sempre é um Mercedes Benz.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                            Sem qualquer duvida eu comprava o C220 cdi é um carro com muito estilo, faz centenas de milhares de km, tenho esses exemplos na familia e acima de tudo sempre é um Mercedes Benz.
                            isso fazem todos! mania que só os Mercedes é que passam dos 200 mil...

                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                            BM: gostam de correntes e afins;
                            Aude: bimassas, injetores...
                            Merc: ardem, fora de problemas de injetores.

                            Conclusão: ponderava algo não premium, por exemplo uma Avensis ou uma Passat, mas sempre com motor de 2 litros e menos km's!
                            os audis têm problemas com os bimassas e injectores e a passat não? claro....

                            Originalmente Colocado por soulrebel Ver Post
                            Não me levem a mal, mas entre recondicionar um motor e ficar a saber o que é que se ali tem, e ir-se meter numa carrinha qualquer com 200 000km para mim nunca é boa opção. Não me interessa que seja Mercedes ou BMW, o tempo dos 190D a fazerem 500 000km já lá vai.
                            isto! partilho da mesma opinião.

                            alem disso, trocar um motor partido por uma 320d com o N47, ainda por cima com 200 mil km... se for para trocar cada vez que se parte um motor, pode-se ja abrir um topico a pedir opiniões para o próximo carro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                              BM: gostam de correntes e afins;
                              Aude: bimassas, injetores...
                              Merc: ardem, fora de problemas de injetores.

                              Conclusão: ponderava algo não premium, por exemplo uma Avensis ou uma Passat, mas sempre com motor de 2 litros e menos km's!
                              Não sofrerá do mesmo mal???

                              Originalmente Colocado por phunkie Ver Post
                              pois. Nem eu.
                              So sei que comprei um Opel a cerca de 4 anos e agora não vale nada. E pelos vistos é geral.
                              Estou muito na duvida em relação a 320 pois falam em tantos problemas, mas vê se tanta a circular na estrada e em relação à potência, condução e estética é para mim muito apetecível
                              Seria interessante saber se comprou a opel nova??? Com que regularidade efectuava mudanças de óleo e que tipo de utilização lhe dava (AE a fundo, muita cidade etc)???? Peço desculpa pelas perguntas mas é só para eu tirar algumas conclusões com um amigo!

                              P.S.- eu aconselharia um 508 2.0hdi...para mim ainda é do melhorzito que aí anda

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                                isso fazem todos! mania que só os Mercedes é que passam dos 200 mil...
                                Sem adiantar muito, conheço bem os BMW andei com os 330 durante 6 anos quando em serviço numa entidade.

                                O sobrinho da minha mulher com um BMW 320 ano 2012, vendeu a um cunhado a perder muitos€€€ e comprou uma carrinha VW de 2015, mas não sei qual o motivo dessa troca compra/venda dado que ainda ficou muito mais cara que o 320 que vendeu.

                                Tenho um amigo Comandante reformado da TAP e muitos€€€, conheci-o com os Audi, depois passou para os BMW, trocava 3 em 3 anos.

                                Há uns tempos veio almoçar a minha casa trazia um E320, fiquei admirado e quando me disse que já era o 3º MB que tinha, comprou um C250, viciou-se e passou para a classe E. De facto, fomos andar uns km e há muito não tinha o prazer de andar num MB e muito menos num E320.

                                Onde resido existem dezenas de MB, desde os 190 e 200 aos C220 sendo a maioria importados, mas não tenho conhecimento de anomalias. Existem ainda na minha zona da casa um S250 e recentemente anda lá um S430 que desconheço a pessoa, tem lá uma quinta há pouco tempo.

                                Ou seja, digam o que disserem mas em minha opinião Mercedes é Mercedes, e quem tem €€€ é que os compra.

                                Eu ando há uns anos para comprar um mesmo usado, mas na altura da fazer o negócio, surge sempre o problema da retoma muito desvalorizada.

                                Gostem deste comentário ou não, não sou vendedor da MB nem de outra qualquer, totalmente fora desse ramo, mas esta é a minha opinião pessoal e agradeço que a respeitem como eu procedo com outros poucos post que leio ou cito, respeito claramente a opinião de cada um sem melindrar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                                  isso fazem todos! mania que só os Mercedes é que passam dos 200 mil...



                                  os audis têm problemas com os bimassas e injectores e a passat não? claro....
                                  Tens que aprender a ver um pouco mais à frente!

                                  Com uma Passat com equipamento equivalente à Aude poupas bastante dinheiro... que dá para muitos injetores e afins!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                    Sem adiantar muito, conheço bem os BMW andei com os 330 durante 6 anos quando em serviço numa entidade.

                                    O sobrinho da minha mulher com um BMW 320 ano 2012, vendeu a um cunhado a perder muitos€€€ e comprou uma carrinha VW de 2015, mas não sei qual o motivo dessa troca compra/venda dado que ainda ficou muito mais cara que o 320 que vendeu.

                                    Tenho um amigo Comandante reformado da TAP e muitos€€€, conheci-o com os Audi, depois passou para os BMW, trocava 3 em 3 anos.

                                    Há uns tempos veio almoçar a minha casa trazia um E320, fiquei admirado e quando me disse que já era o 3º MB que tinha, comprou um C250, viciou-se e passou para a classe E. De facto, fomos andar uns km e há muito não tinha o prazer de andar num MB e muito menos num E320.

                                    Onde resido existem dezenas de MB, desde os 190 e 200 aos C220 sendo a maioria importados, mas não tenho conhecimento de anomalias. Existem ainda na minha zona da casa um S250 e recentemente anda lá um S430 que desconheço a pessoa, tem lá uma quinta há pouco tempo.

                                    Ou seja, digam o que disserem mas em minha opinião Mercedes é Mercedes, e quem tem €€€ é que os compra.

                                    Eu ando há uns anos para comprar um mesmo usado, mas na altura da fazer o negócio, surge sempre o problema da retoma muito desvalorizada.

                                    Gostem deste comentário ou não, não sou vendedor da MB nem de outra qualquer, totalmente fora desse ramo, mas esta é a minha opinião pessoal e agradeço que a respeitem como eu procedo com outros poucos post que leio ou cito, respeito claramente a opinião de cada um sem melindrar.
                                    queres tu dizer que quem compra bmw, volvo, audi, jaguar etc os está a comprar em saldo????? podes informar-me onde????

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                                      queres tu dizer que quem compra bmw, volvo, audi, jaguar etc os está a comprar em saldo????? podes informar-me onde????
                                      Não posso informar porque desconheço os seus proprietários e o valor que deram pelos mesmos, se os importaram directamente, km e idade dos mesmos, etc.

                                      Todos os carros são bons embora que alguns tenha problemas, mas isso também tem haver com os novos sistemas electrónicos, como andam ou conduzam em estradas e acima de tudo se fazem as manutenções nas concessões e escolher as mesmas, porque também aí reside o problema de haver más ou muito boas concessões, quer seja que marca for. Ainda ontem me cruzei em EN com muitas curvas por um BMW perseguido por um VW em muita alta velocidade que tem tempo tive para ver que faixa etária seria os condutores, mas aquilo seria um "picanço auto" mas numa zona perigosa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os Mercedes a arder nas estradas problemas de injectores e afins mas .... Mercedes é mercedes looool que rir .

                                        Tenho um ford com 400 mil logo ford é ford looool

                                        Falando do topico ... Todos esses dao tambem problemas ... Ao inves de mudar de marcas tenta mudar para motores a gasolina pode ser que nao tenhas problemas

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                          Sem adiantar muito, conheço bem os BMW andei com os 330 durante 6 anos quando em serviço numa entidade.

                                          O sobrinho da minha mulher com um BMW 320 ano 2012, vendeu a um cunhado a perder muitos€€€ e comprou uma carrinha VW de 2015, mas não sei qual o motivo dessa troca compra/venda dado que ainda ficou muito mais cara que o 320 que vendeu.

                                          Tenho um amigo Comandante reformado da TAP e muitos€€€, conheci-o com os Audi, depois passou para os BMW, trocava 3 em 3 anos.

                                          Há uns tempos veio almoçar a minha casa trazia um E320, fiquei admirado e quando me disse que já era o 3º MB que tinha, comprou um C250, viciou-se e passou para a classe E. De facto, fomos andar uns km e há muito não tinha o prazer de andar num MB e muito menos num E320.

                                          Onde resido existem dezenas de MB, desde os 190 e 200 aos C220 sendo a maioria importados, mas não tenho conhecimento de anomalias. Existem ainda na minha zona da casa um S250 e recentemente anda lá um S430 que desconheço a pessoa, tem lá uma quinta há pouco tempo.

                                          Ou seja, digam o que disserem mas em minha opinião Mercedes é Mercedes, e quem tem €€€ é que os compra.

                                          Eu ando há uns anos para comprar um mesmo usado, mas na altura da fazer o negócio, surge sempre o problema da retoma muito desvalorizada.

                                          Gostem deste comentário ou não, não sou vendedor da MB nem de outra qualquer, totalmente fora desse ramo, mas esta é a minha opinião pessoal e agradeço que a respeitem como eu procedo com outros poucos post que leio ou cito, respeito claramente a opinião de cada um sem melindrar.
                                          nao percebi onde está a logica neste post... que os BMW N47D20 entre 2007 e 2015 têm problemas graves não é novidade nenhuma. que os mercedes mantêm melhor o valor que os restantes também não é novidade, em parte porque ha quem esteja disposto a pagar isso. olha la,pensando bem, não é muito diferentes dos ibizas PD130...

                                          portanto, esse sobrinho da tua mulher, se foi comprar um BMW 320d de 2012 foi porque não andava muito bem informado ou tentou jogar à sorte. mas como ele houveram muitos, e muitos vão comprar porque "BMW é BMW!".

                                          Esse teu amigo comandante da TAP, se trocava de carros de 3 em 3 anos, não era por problemas de certeza. era porque queria e podia, porque duvido que todos os carros dele desse problemas ao fim de 3 anos, a não ser que passe a vida a comprar carros com 500 mil km. se decidiu estabilizar nos mercedes, porreiro. podia ter caído nos lexus, nos volvo, nos jaguar. gostou mais daqueles, parabéns.

                                          conheces mercedes velhos que ainda estão vivos.. olha, eu conheço bmw's velhos que ainda estão vivos, conheço volvos velhos ainda vivos, fords igual,opel, fiat! veja-se bem, carros italianos velhos a funcionar! aqueles que passado 100 mil kM ja andavam a dar problemas! não tenha eu um punto de 2003 em casa com 240 mil km. e o corsa la em casa também com 270 mil no conta-quilometros (mais os que acredito que tenham sido escondidos antes de me venderem o carro) e veja-se la que bebem gasolina!

                                          o problema aqui não é a tua opinião, é o facto de estares a passar uma mensagem que pode vir a enganar quem está aqui a pedir ajuda. uma opinião é "eu gosto de mercedes por isto e aquilo". até podes dar a conhecer casos teus ou chegados a ti, como testemunho, em como tiveste mais sorte em fiabilidade com mercedes do que com outros 2 ou 3 carros. mas dai a generalizar e dizer que só mercedes é que é bom... epah, mais vale estar calado.

                                          Mercedes é Mercedes... está boa... vá moços, tudo a correr a comprar um A160d! ah, espera...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                                            Mercedes é Mercedes... está boa... vá moços, tudo a correr a comprar um A160d! ah, espera...


                                            Já agora, o 180D também pode ter a mesma origem que o 160D.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              Já agora, o 180D também pode ter a mesma origem que o 160D.
                                              mas não tinha o mesmo impacto, tinha de pegar no mais fraquinho mesmo

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                                                mas não tinha o mesmo impacto, tinha de pegar no mais fraquinho mesmo


                                                Pois... assim sendo.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                  Têm pior qualidade...
                                                  Verdade, mas são mais fiáveis.

                                                  Cumps

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                                                    Esse teu amigo comandante da TAP, se trocava de carros de 3 em 3 anos, não era por problemas de certeza. era porque queria e podia, porque duvido que todos os carros dele desse problemas ao fim de 3 anos, a não ser que passe a vida a comprar carros com 500 mil km. se decidiu estabilizar nos mercedes, porreiro. podia ter caído nos lexus, nos volvo, nos jaguar. gostou mais daqueles, parabéns.
                                                    O homem gosta de carros alemães e tem muito dinheiro, apartamentos em Lx alugados, é riquíssimo, filhos não tem, ele e a esposa (ex-quadro superior, reformada da Marconi), durante o ano passam a vida a viajarem dentro e fora do país em passeio, faz muitos km.

                                                    Atenção que eu não falei nos A160 ou A180 ou qualquer outro MB com motores não originais da marca.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por phunkie Ver Post
                                                      Obrigado. já tinha andado a "vasculhar" pelo forum e pensava que isso das correntes tinha sido corrigido em 2012.
                                                      Quanto a merc o meu pai tem um 220 com 580.000 comprado novo e tem sido um optimo carro.
                                                      Então se ponderas BMW porque achas que o problema das correntes foi resolvido em 2012, e Mercedes porque achas que a percentagem dos carros que ardem é diminuta, porque é que não aplicas esse pensamento à Opel e preferes procurar premiums com quilometragens apreciáveis? É que o teu Opel é de 2010 e os novos já devem ter os problemas resolvidos...

                                                      Se não tivesses a Insignia e andasses à procura de um segmento D usado, colocarias o mesmo tipo de questão e descartavas Opel pelo que se diz na net (nomeadamente o teu 1º post deste tópico, que ficará eternamente on-line)? Se sim, então porque é que não esqueces os premiums já que os relatos de deficiências destes também são imensas?

                                                      Vai lá procurar o Merc imaculado para te encher o ego...pelo menos já estás doutrinado: na Opel, o problema é geral e os engenheiros não vêm um boi do assunto, na Mercedes e BMW são apenas (reparáveis) azares... O costume...

                                                      Se a tua carrinha estiver ok nos outros aspectos, eu reparava-a. Pelo menos, sabia com o que contar.
                                                      Editado pela última vez por cloverleaf; 18 July 2017, 20:45.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Por aquilo que entendi o Opel foi comprado usado, podia muito bem estar minado, ou seja, com os km alterados.

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não tenho nada contra marcas, não fosse eu utilizador "maioritário" de uma premium.
                                                          Mas se calhar a questão não é o motor/avaria, mas a vontade de trocar e ter um veículo premium, a avaria é só pretexto.

                                                          Se é assim é fazer a troca e não pedir ajuda. Porque não é uma troca de todo razoável...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por soulrebel Ver Post
                                                            Não tenho nada contra marcas, não fosse eu utilizador "maioritário" de uma premium.
                                                            Mas se calhar a questão não é o motor/avaria, mas a vontade de trocar e ter um veículo premium, a avaria é só pretexto.

                                                            Se é assim é fazer a troca e não pedir ajuda. Porque não é uma troca de todo razoável...
                                                            Sem pretender defender nenhuma das premium, o Insígnia com esta mecânica não é nem um motor fiável nem este "incidente" é propriamente isolado.

                                                            "Recondicionar" um motor que agarrou os bronzes já não é propriamente uma tarefa trivial, e facilmente os custos escalam (se chegar a compensar).
                                                            Eu preferiria um motor usado, mas atendendo ao historial dessas mecânicas seria mais para o vender de seguida.

                                                            Se a ideia for comprar um premium, diria que do ponto de vista do bloco, o 2.0 TDI CR será o mais confiável do trio germânico.

                                                            É claro que os bimassa dão problemas como qualquer outro carro que use este tipo de volante de motor, variando talvez mais no tipo de utilização que levou e leva do que propriamente na qualidade do que vem na marca A ou B.

                                                            O 2.0 TDI CR foi o motor que eu não quis comprar, não pelo motor em si e sim porque queria mudar de ares.

                                                            Mas se esquecermos que um carro não avaria só pelo lado mecânico, creio que o bloco VW ainda é o mais seguro.

                                                            Comentário

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