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Clio 1 1.2 ganha ar no circuito de refrigeração

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    Clio 1 1.2 ganha ar no circuito de refrigeração

    Boas o clio do meu velho tinha o radiador furado, eu troquei o radiador e o vaso de expansão.
    Acontece que o carro ganha ar no circuito e não liga o ventilador para baixar a temp.
    Também reparei que ele tem o radiador da sofagem entupido.
    Será por isso? Cumps

    #2
    Originalmente Colocado por Th3mechanic Ver Post
    Boas o clio do meu velho tinha o radiador furado, eu troquei o radiador e o vaso de expansão.
    Acontece que o carro ganha ar no circuito e não liga o ventilador para baixar a temp.
    Também reparei que ele tem o radiador da sofagem entupido.
    Será por isso? Cumps
    Como é que sabes que o radiador da sofagem está entupido?

    E caso esteja entupido é com o quê? Kilos de ferrugem?

    Ganha ar como? Baixa o nível no vaso expansão?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
      Como é que sabes que o radiador da sofagem está entupido?

      E caso esteja entupido é com o quê? Kilos de ferrugem?
      Esta entupido pq não faz quente [emoji23] [emoji23] [emoji23] e o tubo de retorno esta frio e vazio.
      E sim ferrugem

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Th3mechanic Ver Post
        Esta entupido pq não faz quente [emoji23] [emoji23] [emoji23] e o tubo de retorno esta frio e vazio.
        E sim ferrugem
        E a parte do ganhar ar? É o nivel do vaso expansão que baixa ou acontece outra coisa?

        Se tens o radiador da sofagem cheio de ferrugem devias limpar isso porque senão vai-se soltando aos poucos e enche o radiador principal, bloco do motor, bomba água, etc com ferrugem.

        Já experimentaste desengatar os 2 tubos do radiador da sofagem (isto no compartimento do motor) e meter água com mangueira de jardim num dos tubos para lentamente ir saindo a ferrugem?

        Nota: tem que ser com pouca pressão senão o radiador vai de vela (ou seja, abrir pouco a mangueira de jardim)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
          E a parte do ganhar ar? É o nivel do vaso expansão que baixa ou acontece outra coisa?

          Se tens o radiador da sofagem cheio de ferrugem devias limpar isso porque senão vai-se soltando aos poucos e enche o radiador principal, bloco do motor, bomba água, etc com ferrugem.

          Já experimentaste desengatar os 2 tubos do radiador da sofagem (isto no compartimento do motor) e meter água com mangueira de jardim num dos tubos para lentamente ir saindo a ferrugem?

          Nota: tem que ser com pouca pressão senão o radiador vai de vela (ou seja, abrir pouco a mangueira de jardim)
          O nivel sobe que ate sai pela tampa.
          E se ao Meter a mangueira não sair nada?
          Há algum produto qur limpe o àquele radiador

          Comentário


            #6
            Se tiveres a sofagem no frio, em nada influencia pois o circuito ali fica fechado.
            Teres o radiador da sofagem entupido, é um problema mas em nada influencia o ar no cirtuito pois ao teres a sofagem no frio, fica ali parado.
            O ar no circuito pode ser uma consequência do problema anterior do radiador ou do termostato avariado e não abre e daí não ligar a ventoinha da refrigeração. Também pode ter o circuito mal sangrado ou no limite a junta da colassa queimada e passa a compressão para o circuito de refrigeração.
            Tenta sangrar bem o circuito de refrigeração. Depois abre o vaso de expansão e dá umas aceleradelas para veres se sai ar ou se o liquido para fora.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ampdavid Ver Post
              Se tiveres a sofagem no frio, em nada influencia pois o circuito ali fica fechado.
              Teres o radiador da sofagem entupido, é um problema mas em nada influencia o ar no cirtuito pois ao teres a sofagem no frio, fica ali parado.
              O ar no circuito pode ser uma consequência do problema anterior do radiador ou do termostato avariado e não abre e daí não ligar a ventoinha da refrigeração. Também pode ter o circuito mal sangrado ou no limite a junta da colassa queimada e passa a compressão para o circuito de refrigeração.
              Tenta sangrar bem o circuito de refrigeração. Depois abre o vaso de expansão e dá umas aceleradelas para veres se sai ar ou se o liquido para fora.
              Problema resolvido. Termostato cheio de m€rda e radiador da sofagem limpo.
              Parecia diarreia xD

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ampdavid Ver Post
                Se tiveres a sofagem no frio, em nada influencia pois o circuito ali fica fechado.
                Teres o radiador da sofagem entupido, é um problema mas em nada influencia o ar no cirtuito pois ao teres a sofagem no frio, fica ali parado.
                O ar no circuito pode ser uma consequência do problema anterior do radiador ou do termostato avariado e não abre e daí não ligar a ventoinha da refrigeração. Também pode ter o circuito mal sangrado ou no limite a junta da colassa queimada e passa a compressão para o circuito de refrigeração.
                Tenta sangrar bem o circuito de refrigeração. Depois abre o vaso de expansão e dá umas aceleradelas para veres se sai ar ou se o liquido para fora.
                Btw o clio não tem torneirinha para a sofagem tem uma aste que regula por onde vem o vento

                Comentário


                  #9
                  Boas tenho outro problema.
                  O clio ta a perder óleo pelo sensor de nivel do mesmo.
                  Sera óleo à mais? Agua no oelo? Ou o sensor que perdeu a estanquicidade e ja deixa passar óleo?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Th3mechanic Ver Post
                    Boas tenho outro problema.
                    O clio ta a perder óleo pelo sensor de nivel do mesmo.
                    Sera óleo à mais? Agua no oelo? Ou o sensor que perdeu a estanquicidade e ja deixa passar óleo?
                    Para veres se tem óleo a mais ou a menos utiliza a vareta com o carro estacionado em local plano e com o motor desligado há pelo menos 15 minutos (é o método para a generalidade dos carros, no teu caso poderá ser diferente, tenta verificar qual o método correcto).

                    O que é "perder óleo"? Estão a sair litros por lá? Está a pingar para o chão? Está apenas babado/sujo?

                    Se for o último caso tenta limpar à volta para ver se volta a aparecer.

                    O que é "Agua no oelo"?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Th3mechanic Ver Post
                      Boas tenho outro problema.
                      O clio ta a perder óleo pelo sensor de nivel do mesmo.
                      Sera óleo à mais? Agua no oelo? Ou o sensor que perdeu a estanquicidade e ja deixa passar óleo?
                      "Água no óleo". Na altura que vi isso pela primeira vez foi à pressa e não tinha entendido.

                      Se tens essa suspeita vai ficando atento ao nível do anticongelante (para ver se baixa) e vai vendo o aspecto do óleo (se é normal ou se está a ficar esquisito como o do video).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                        "Água no óleo". Na altura que vi isso pela primeira vez foi à pressa e não tinha entendido.

                        Se tens essa suspeita vai ficando atento ao nível do anticongelante (para ver se baixa) e vai vendo o aspecto do óleo (se é normal ou se está a ficar esquisito como o do video).

                        Ja está resolvido. Estava a literalmente a ***** óleo pelo sensor de pressão de óleo.
                        Sensor novo (5€)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Th3mechanic Ver Post
                          Ja está resolvido. Estava a literalmente a ***** óleo pelo sensor de pressão de óleo.
                          Sensor novo (5€)
                          Ainda bem que era algo simples e barato de resolver. Aos poucos o carro vai ficando impéc.

                          Tem falta de mais alguma reparação noutras coisas ou já está a 100%?

                          Agora é metê-lo à estrada e ir passando pelos carros novos encostados na valeta com as luzes do quadrante acesas a piscar tipo árvore de natal ou passar por eles quando já estão em cima do reboque.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                            Agora é metê-lo à estrada e ir passando pelos carros novos encostados na valeta com as luzes do quadrante acesas a piscar tipo árvore de natal ou passar por eles quando já estão em cima do reboque.
                            Alguma coisa que queiras desabafar com o forum?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                              Ainda bem que era algo simples e barato de resolver. Aos poucos o carro vai ficando impéc.

                              Tem falta de mais alguma reparação noutras coisas ou já está a 100%?

                              Agora é metê-lo à estrada e ir passando pelos carros novos encostados na valeta com as luzes do quadrante acesas a piscar tipo árvore de natal ou passar por eles quando já estão em cima do reboque.
                              Ja está a 100% ainda na segunda foi ao Porto e passei por um astra dos.novos encostado [emoji23] [emoji23] [emoji23]

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                Alguma coisa que queiras desabafar com o forum?
                                O objectivo era transmitir um pouco de apoio moral, alegria, boa disposição, etc a todos os que ainda circulam em carros já com bastantes anos destacando uma das suas vantagens.

                                Infelizmente nem toda a gente se pode dar ao luxo de andar em carros novos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                  O objectivo era transmitir um pouco de apoio moral, alegria, boa disposição, etc a todos os que ainda circulam em carros já com bastantes anos destacando uma das suas vantagens.

                                  Infelizmente nem toda a gente se pode dar ao luxo de andar em carros novos.
                                  Aqui em casa a 3 carros mais velhos que eu
                                  1° Toyota HiAce 2.5 D 1990
                                  2° Opel Corsa 1.5 D 1992
                                  3° Renault Clio 1.2 1994

                                  E sinto me extremamente feliz por poder conduzir todos esses carros.
                                  São velhos, são simples e sao de manutenção barata

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Th3mechanic Ver Post
                                    Ja está a 100% ainda na segunda foi ao Porto e passei por um astra dos.novos encostado [emoji23] [emoji23] [emoji23]


                                    Uma noite destas deixei o carro de trás ultrapassar-me, era um peugeot dos novos. Passado um bocado deu-se um apagão ficou sem nenhuma luz, meteu os 4 piscas à pressa e encostou na valeta.

                                    Há outros que quando estão a ultrapassar entram em safe-mode, perdem a potência e têm que recuar para onde estavam. Outros o turbo deixa de funcionar e ficam a andar tanto como um citroen 2 cavalos Vão à oficina, ligam à máquina, não detecta nada, passa o cheque e volta a acontecer o mesmo problema.

                                    Ter carro novo não é nada fácil, convém ter um bom plafond de assistência em viagem e um grande livro de cheques para ir passando à oficina

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                      O objectivo era transmitir um pouco de apoio moral, alegria, boa disposição, etc a todos os que ainda circulam em carros já com bastantes anos destacando uma das suas vantagens.

                                      Infelizmente nem toda a gente se pode dar ao luxo de andar em carros novos.
                                      Eu tambem gosto de "carros velhos" e não compro carros novos porque não tenho dinheiro para deitar ao lixo, mas por muitas vantagens que tenha comprar um carro usado, maior fiabilidade dificilmente é uma delas.

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