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Bateria Morta?

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    Bateria Morta?

    Boa tarde,

    Tenho um VW Polo 1.2 Live+, gasolina, 2007 que não pega.
    Quando tento abrir a porta com o comando da chave, não funciona.
    Ao dar à chave na ignição, o painel acende normalmente, ouvem-se uns estalidos, o painel desliga e não pega.
    Tentei arrancar com alimentação através de cabos ligados a uma VW Golf Variant 1.9 Tdi, 2008 e não funcionou.

    Como poderei verificar se a bateria está morta (e nem com cabos arranca)?
    Será que com um carregador de bateria, ex. Einhell 12 Amperes, consigo recarregar a bateria?

    Obrigado.

    #2
    São claramente sintomas de bateria morta.

    Não arrancou com cabos? Que cabos usaste?

    Comentário


      #3
      Motor de arranque? Se da estalidos ao dar a chave e nao arranca nem com cabos, cheira-me a isso. Os entendidos ja darão melhores opiniões

      Comentário


        #4
        Os estalidos são os relés a tentar atracar. Já me aconteceu uma vez isso e um conselho:

        NÃO INSISTAS.

        O esforço dos relés pode causar que um ou outro falhe e depois será preciso trocar uma placa inteira (também já me aconteceu, e não foi barato!!!).

        O estado da bateria podes ver com um multímetro: se estiver abaixo dos 12,0-12,5 V é para trocar. O normal em novo é cerca de 13,0-13,5 V. Só acho estranho não ter pegado com os cabos, mas pronto.. 99,9% chances de ser bateria.

        Comentário


          #5
          Já agora, com um booster dá para fazer pegar. Só não funcionará se for o motor de arranque (0,1%)

          Comentário


            #6
            Vou tentar arranjar um multímetro. para fazer essa verificação.
            Assumindo que o motor de arranque está OK, com um carregador de bateria, ex. Einhell 12 Amperes, conseguirei recarregar a bateria?

            Obrigado.

            Comentário


              #7
              Relendo o 1° post reparei em pormenores que contrariam o meus post. Sorry.
              Terá certamente algo a ver com bateria ou por ai....

              Comentário


                #8
                Agradeço a ajuda, sem problema.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                  O estado da bateria podes ver com um multímetro: se estiver abaixo dos 12,0-12,5 V é para trocar. O normal em novo é cerca de 13,0-13,5 V.
                  A tensão na bateria não é um indicador fiável do seu estado. Uma bateria pode ter 13 V e estar morta.

                  O que interessa é a potência que consegue fornecer, que envolve não só a tensão mas principalmente a corrente que consegue debitar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                    Já agora, com um booster dá para fazer pegar. Só não funcionará se for o motor de arranque (0,1%)
                    Vou tentar arranjar um multímetro. para fazer essa verificação.
                    Assumindo que o motor de arranque está OK, com um carregador de bateria, ex. Einhell 12 Amperes, conseguirei recarregar a bateria?

                    Obrigado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      A tensão na bateria não é um indicador fiável do seu estado. Uma bateria pode ter 13 V e estar morta.

                      O que interessa é a potência que consegue fornecer, que envolve não só a tensão mas principalmente a corrente que consegue debitar.
                      Como é que consigo fazer essa medição?

                      Comentário


                        #12
                        Carregador: sinceramente não tenho a certeza que funcione... mas se tens o carregador, tenta. Deixa umas horas a carregar e tenta dar à chave.
                        Editado pela última vez por whereagles; 10 August 2017, 14:35.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rve Ver Post
                          Como é que consigo fazer essa medição?
                          Ligas os pólos do multímetro aos da bateria e lês o mostrador.

                          Convém é ter o cuidado de regular o multímetro para "DC voltagem". Se tiveres regulado como amperímetro vais dar cabo do fusível de proteção.. oops

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                            Ligas os pólos do multímetro aos da bateria e lês o mostrador.

                            Convém é ter o cuidado de regular o multímetro para "DC voltagem". Se tiveres regulado como amperímetro vais dar cabo do fusível de proteção.. oops
                            obrigado pela dica, mas a pergunta era mesmo para o utilizador "eu", que referiu
                            "A tensão na bateria não é um indicador fiável do seu estado. Uma bateria pode ter 13 V e estar morta.

                            O que interessa é a potência que consegue fornecer, que envolve não só a tensão mas principalmente a corrente que consegue debitar.

                            Comentário


                              #15
                              Há pouco consegui pôr o carro a trabalhar com os cabos. Após 3 ou 4 minutos a trabalhar...foi-se abaixo. Aconteceu 2 vezes.
                              Palpites?

                              Comentário


                                #16
                                Bateria ou alternador, mas a ideia que fica é que isso não está a carregar eventualmente alguma ligação entre bateria e alternador a falhar, uma coisa que deves confirmar é se os bornes da bateria estão bem apertados ou isolados.
                                Se a bateria for a de origem mais vale logo meter uma nova.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                  Bateria ou alternador, mas a ideia que fica é que isso não está a carregar eventualmente alguma ligação entre bateria e alternador a falhar, uma coisa que deves confirmar é se os bornes da bateria estão bem apertados ou isolados.
                                  Se a bateria for a de origem mais vale logo meter uma nova.
                                  Penso que esta bateria terá 1 ano, comprada na Midas. Resta saber se encontro a factura por causa do período de garantia.
                                  Já agora qual a bateria que recomendam?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rve Ver Post
                                    Penso que esta bateria terá 1 ano, comprada na Midas. Resta saber se encontro a factura por causa do período de garantia.
                                    Já agora qual a bateria que recomendam?
                                    Se está na garantia recomendo levares para a garantia pois fica a 0€

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rve Ver Post
                                      Como é que consigo fazer essa medição?
                                      Só com um aparelho próprio, como este:



                                      Qualquer oficina te faz o teste...

                                      Nota: sempre que este tema vem à baila aparece sempre alguém com a ideia do voltímetro para medir a tensão. É um método errado, pois a tensão em vazio pouco nos diz sobre a capacidade da bateria.

                                      Comentário


                                        #20
                                        pode não dizer muito da capacidade, mas quando baixa dos 12 V normalmente há chances de começar a falhar

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                          pode não dizer muito da capacidade, mas quando baixa dos 12 V normalmente há chances de começar a falhar
                                          Isso é se estiver descarregada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                            Isso é se estiver descarregada.
                                            Tenho o carro na garagem no piso -2. Não tenho esse aparelho que indicas, pesquisei na net e é bem caro, cerca de 800€. Tenho um multimetro que permite fazer um primeiro despiste.
                                            Caso a bateria esteja descarregada, ou seja <12V, como concluo se é para substituir ou se consigo recarregá-la?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se for a de origem, podes comprar uma nova. Essa já durou o que tinha a durar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                Os estalidos são os relés a tentar atracar. Já me aconteceu uma vez isso e um conselho:

                                                NÃO INSISTAS.

                                                O esforço dos relés pode causar que um ou outro falhe e depois será preciso trocar uma placa inteira (também já me aconteceu, e não foi barato!!!).

                                                O estado da bateria podes ver com um multímetro: se estiver abaixo dos 12,0-12,5 V é para trocar. O normal em novo é cerca de 13,0-13,5 V. Só acho estranho não ter pegado com os cabos, mas pronto.. 99,9% chances de ser bateria.
                                                Uma bateria 100% carregada tem 12,6v

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                                  Uma bateria 100% carregada tem 12,6v

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Um Polo 1.2 não me parece ter uma AGM...Quando tem mais de 12,6v é carga parasítica do alternador, com o tempo desce para os 12,6v, visto que uma bateria normal geralmente tem 6 células de 2.1v e 2.1 X 6 = 12.6. Estou correcto?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Na tabela: Não-AGM e AGM

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Onde posso consultar qual o valor mínimo de Ah e CCA recomendados?
                                                        Pergunto existem diversas versões de VW Polo 1.2

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Agradeço a todos a ajuda, comprei uma Bosch S4 na Feu Vert de Alfragide.

                                                          Comentário

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