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O perigo de 2 pneus RFT e 2 normais no mesmo carro

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    O perigo de 2 pneus RFT e 2 normais no mesmo carro

    Boa noite,

    Hoje troquei os meus pneus (como tinha pedido conselhos no tópico de pneus) e após a colocação, o funcionário que me tinha ajudado disse que havia uma situação bastante perigosa. A situação é que o meu carro agora, os pneus na parte de trás são run flat e os da frente normais (os que tinha acabado de colocar). E então ele disse que deveria fazer a troca (ou colocar tudo normais ou tudo RFT). Como estava já na hora de fecho e como também não tinha a certeza disse que passaria lá brevemente.

    A minha questão é: é mesmo perigoso ter 2 RFT atrás e 2 normais novos à frente? Devo mesmo proceder a colocação de mais 2 (neste caso seria normais novos)?

    Aguardo a vossa resposta e ajuda como sempre.

    Cumprimentos a todos

    #2
    Não estou a ver o porquê, mas deixa ver se alguém tem ideia.

    Comentário


      #3
      penso que o problema terá haver com o ajuste da suspensão visto que os pneus RFT são muito mais duros que os normais, e ao usares um par de cada metes a estabilidade do carro em causa, dai ou usas todos normais ou todos RFT...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
        penso que o problema terá haver com o ajuste da suspensão visto que os pneus RFT são muito mais duros que os normais, e ao usares um par de cada metes a estabilidade do carro em causa, dai ou usas todos normais ou todos RFT...
        Mas pensas que será necessário trocar imediatamente? A pessoa deixou-me assustada...

        Comentário


          #5
          A bem da harmonia do comportamento é que essa situação não joga...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por hdnflex Ver Post
            Boa noite,

            Hoje troquei os meus pneus (como tinha pedido conselhos no tópico de pneus) e após a colocação, o funcionário que me tinha ajudado disse que havia uma situação bastante perigosa. A situação é que o meu carro agora, os pneus na parte de trás são run flat e os da frente normais (os que tinha acabado de colocar). E então ele disse que deveria fazer a troca (ou colocar tudo normais ou tudo RFT). Como estava já na hora de fecho e como também não tinha a certeza disse que passaria lá brevemente.

            A minha questão é: é mesmo perigoso ter 2 RFT atrás e 2 normais novos à frente? Devo mesmo proceder a colocação de mais 2 (neste caso seria normais novos)?

            Aguardo a vossa resposta e ajuda como sempre.

            Cumprimentos a todos
            Nao ha problema.

            Excepto para ele vender.

            Alias o unico problema ai, foi terem posto pneus novos à frente.
            Editado pela última vez por Illusion; 22 August 2017, 21:38.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por hdnflex Ver Post
              Mas pensas que será necessário trocar imediatamente? A pessoa deixou-me assustada...
              sim troca , o mais rápido possível, pois a suspensão não está preparada para ter dois tipos de pneus diferentes o que se abusas um pouco a coisa pode correr mal, e tu queres ir para um lado e o carro pender para o outro...

              simplesmente tens a estabilidade do carro comprometida ao ter um par de cada...

              Comentário


                #8
                Isto é daquelas coisas...
                Uns vão dizer que é na boa, outros que não.

                Tem só em atenção que os pneus RF possuem características físicas diferentes que os não RF, nomeadamente a dureza do pneu e isso pode traduzir-se numa sensação estranha em curva ou em alta velocidade por exemplo.

                Comentário


                  #9
                  Esta história está muito mal contada, porque é que carga de água te foram montar 2 pneus Runflat se o carro não os tinha?

                  Comentário


                    #10
                    Pode ter também consequências negativas no ESP.

                    Comentário


                      #11
                      O único problema que vejo aí é ter pneus novos a frente usados atrás.

                      Já estive na mesma situação que tu, Run Flat num eixo e normais noutro eixo e nunca tive problemas seja em aderência ou comportamento anormal com a suspensão.

                      Em alcatrão não notava nada a nível de dureza ou ruído, em estradas tipo calçada notava no eixo aonde estavam colocados os Run Flat um pouco mais de dureza e ruído típico desses pneus, mas em calçada molhada nunca tive falta de aderência nem nada que se pareça.

                      Na minha opinião e experiência, tranquilo.
                      Editado pela última vez por XtraLong; 22 August 2017, 22:35.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                        Esta história está muito mal contada, porque é que carga de água te foram montar 2 pneus Runflat se o carro não os tinha?
                        lê lá bem o inicio do topico...

                        Hoje troquei os meus pneus (como tinha pedido conselhos no tópico de pneus) e após a colocação, o funcionário que me tinha ajudado disse que havia uma situação bastante perigosa. A situação é que o meu carro agora, os pneus na parte de trás são run flat e os da frente normais (os que tinha acabado de colocar). E então ele disse que deveria fazer a troca (ou colocar tudo normais ou tudo RFT). Como estava já na hora de fecho e como também não tinha a certeza disse que passaria lá brevemente.

                        o carro tinha os 4 pneus runflat, ele é que meteu dois normais, por uma razão mais que óbvia mais em conta face aos runflat, mas ao fazer isso meteu a estabilidade do carro em risco, isso é matéria mais que debatida, é só pesquisar ai um pouco...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                          Pode ter também consequências negativas no ESP.
                          Conhecendo bem o funcionamento do ESP, não estou a ver que consequências possa ter.

                          Comentário


                            #14
                            Ok. li mal, mas no caso do user não me preocupava muito, e jogava com a pressão dos pneus.

                            Comentário


                              #15
                              Os fabricantes não recomendam a mistura de pneus, sejam normais e/ou runflat.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
                                O único problema que vejo aí é ter pneus novos a frente usados atrás.

                                Já estive na mesma situação que tu, Run Flat num eixo e normais noutro eixo e nunca tive problemas seja em aderência ou comportamento anormal com a suspensão.

                                Em alcatrão não notava nada a nível de dureza ou ruído, em estradas tipo calçada notava no eixo aonde estavam colocados os Run Flat um pouco mais de dureza e ruído típico desses pneus, mas em calçada molhada nunca tive falta de aderência nem nada que se pareça.

                                Na minha opinião e experiência, tranquilo.
                                Os meus carros têm pneus de dimensoes diferentes nos 2 eixos, por isso se os pneus da frente estiverem gastos, não posso colocar pneus novos atrás!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu nem na suspensao estou a ver alteraçoes por causa das suspensoes, susoensao mais branda para compensar a dureza adicional dos pneus?! É assim tao significante essa dureza comparando cm pneus normais?!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não pode ser assim tão grave como te estão a transmitir, se não vejamos:

                                    Como é quando os amortecedores vão perdendo as suas propriedades e eficácia ao longo da vida? E geralmente há sempre um eixo que se degrada primeiro que outro.

                                    E como é quando metes pneus novos muito melhores que outros que estão noutro eixo?

                                    Obviamente que são situações em que o carro fica diferente do original, do km zero, mas a pessoa tem de adaptar a sua condução a estas diferenças. Até ao longo da vida util de um pneu a coisa vai mudando.

                                    Agora se fores um daqueles condutores super-exigentes e que percepciona todos os pequenos desvios da origem, aí tens de ter sempre pneus antes da meia-vida, de boa marca, iguais, assim como mudar de amortecedores com muita regularidade (conheço pessoal assim, atenção).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Obrigado a todos pelas respostas, ajudam muito.

                                      Conduzi hoje 60km e como me aconselhou um amigo dei umas acelerações e umas curvas "à queima" e nenhuma sensação, até senti o carro melhor (talvez de serem novos).

                                      A questão dos da frente à frente. O carro foi primeiramente montado com os novos atrás mas um sujeito que lá estava pareceu muito assustado e foi mesmo ele que me disse para pôr os RFT atrás e até foi falar com o ajudante a dizer que tinha de ser atrás se não eu "espetava-me numa parede". Este homem foi muito simpático e nem sequer era trabalhador de lá e então eu pedi para trocar novamente (ficando os novos à frente)...

                                      Vou confiar e deixar os RFT rolarem, se algum dia apanhar um susto , troco. Espero que apenas os troque por "velhice"

                                      Abraço

                                      Comentário


                                        #20
                                        Alguém sabe se há alguma diferença no acerto da suspensão nos carros que venham com run-flat de origem? Isto é mais uma curiosidade, visto ter um carro com estes pneus.

                                        Ao colocares pneus normais, penso que legalmente terás que ter um sistema para o caso de um furo. Ou um pneu suplente (normal ou pequeno) ou então um kit anti-furo.

                                        O livrete tem apenas anotado pneus run-flat ou também tem os normais?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                          Os meus carros têm pneus de dimensoes diferentes nos 2 eixos, por isso se os pneus da frente estiverem gastos, não posso colocar pneus novos atrás!!
                                          Na tua situação não há nada a fazer, mas nas situações em que as medidas são iguais em ambos os eixos é altamente recomendável colocar sempre novos atrás.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Alguém sabe se há alguma diferença no acerto da suspensão nos carros que venham com run-flat de origem? Isto é mais uma curiosidade, visto ter um carro com estes pneus.

                                            Ao colocares pneus normais, penso que legalmente terás que ter um sistema para o caso de um furo. Ou um pneu suplente (normal ou pequeno) ou então um kit anti-furo.

                                            O livrete tem apenas anotado pneus run-flat ou também tem os normais?
                                            Não é obrigatório ter pneu suplente ou algum kit anti furo.
                                            Mas caso tenha pneu suplente tem que estar em bom estado.

                                            E no livrete não menciona nada em relação a pneus run flat.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por hdnflex Ver Post
                                              Obrigado a todos pelas respostas, ajudam muito.

                                              Conduzi hoje 60km e como me aconselhou um amigo dei umas acelerações e umas curvas "à queima" e nenhuma sensação, até senti o carro melhor (talvez de serem novos).

                                              A questão dos da frente à frente. O carro foi primeiramente montado com os novos atrás mas um sujeito que lá estava pareceu muito assustado e foi mesmo ele que me disse para pôr os RFT atrás e até foi falar com o ajudante a dizer que tinha de ser atrás se não eu "espetava-me numa parede". Este homem foi muito simpático e nem sequer era trabalhador de lá e então eu pedi para trocar novamente (ficando os novos à frente)...

                                              Vou confiar e deixar os RFT rolarem, se algum dia apanhar um susto , troco. Espero que apenas os troque por "velhice"

                                              Abraço
                                              Infelizmente o conhecimento em na maioria de casa de pneus é nulo.

                                              Entre dizerem que marcas que são linha branca da (preencher com marcas de nome)

                                              Acharem que sabem melhor quais as pressões para um carro, ou melhor ainda por a mesma pressão em todos

                                              Porem pneus novos à frente

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                Infelizmente o conhecimento em na maioria de casa de pneus é nulo.

                                                Entre dizerem que marcas que são linha branca da (preencher com marcas de nome)

                                                Acharem que sabem melhor quais as pressões para um carro, ou melhor ainda por a mesma pressão em todos

                                                Porem pneus novos à frente
                                                Confirmo.

                                                Essas entre outras pérolas, atenção.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
                                                  Não é obrigatório ter pneu suplente ou algum kit anti furo.
                                                  Mas caso tenha pneu suplente tem que estar em bom estado.

                                                  E no livrete não menciona nada em relação a pneus run flat.
                                                  Eu sempre ouvi em todo o lado (seja conversa de café, profissionais do ramo, comerciantes, etc) que é obrigatório ter um sistema de "protecção" em caso de furo nos carros comercializados em Portugal (fora não faço ideia). De facto nunca vi nenhuma lei acerca disso, mas pela lógica assumi que esta situação não fosse falsa. Todos os carros comercializados novos têm 1 de 3 sistemas: pneu suplente (normal ou pequeno), pneus runflat ou kit anti-furo. Seja isto verdade ou mentira, eu não ficaria sem qualquer sistema destes. No limite no caso do user, compraria um kit anti-furo.

                                                  O livrete do carro cá de casa que usa pneus run-flat tem o seguinte, nas anotações especiais:

                                                  Ou LOT 4; PN=195/55R16; 205/55R16; 205/50R17; FR205/45R18; RT225/40R18; FR215/40R18; RT245/35R18. Sabes o que significam as siglas PN, FR e RT que tem à frente de algumas das medidas dos pneus?
                                                  Editado pela última vez por Ecoflex; 23 August 2017, 15:16.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    PN = Pneumáticos
                                                    FR = Medidas permitidas no eixo frontal
                                                    RT = Medidas permitidas no eixo traseiro

                                                    Nos BMW costuma ser assim.

                                                    Estranho é no teu permitir uma medida superior no eixo dianteiro (FR) face ao traseiro (RT) ou falta aí mais uma medida para o eixo traseiro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
                                                      PN = Pneumáticos
                                                      FR = Medidas permitidas no eixo frontal
                                                      RT = Medidas permitidas no eixo traseiro

                                                      Nos BMW costuma ser assim.

                                                      Estranho é no teu permitir uma medida superior no eixo dianteiro (FR) face ao traseiro (RT) ou falta aí mais uma medida para o eixo traseiro.
                                                      Não faças caso, enganei-me mesmo, falta aí uma medida. Vou corrigir.

                                                      Obrigado pelo esclarecimento

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                        Infelizmente o conhecimento em na maioria de casa de pneus é nulo.

                                                        Entre dizerem que marcas que são linha branca da (preencher com marcas de nome)

                                                        Acharem que sabem melhor quais as pressões para um carro, ou melhor ainda por a mesma pressão em todos

                                                        Porem pneus novos à frente
                                                        Pneus novos na frente por vezes é solução, o meu carro atrofia com pneus novos a trás, o ESP fica maluco, o ideal é sempre colocar 4 novos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                          Pneus novos na frente por vezes é solução, o meu carro atrofia com pneus novos a trás, o ESP fica maluco, o ideal é sempre colocar 4 novos.
                                                          O ESP não fica maluco simplesmente te corta uma subviragem muito mais cedo porque o carro te está a fugir de frente de modo progressivo.

                                                          Problema seria fugir de trás subitamente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                            O ESP não fica maluco simplesmente te corta uma subviragem muito mais cedo porque o carro te está a fugir de frente de modo progressivo.

                                                            Problema seria fugir de trás subitamente.
                                                            Tás um bocado na illusion.
                                                            O problema seria fugir subitamente, de frente ou de trás.
                                                            O ESP ajuda a resolver uma e outra, não tem preferência nem gosto. Não ajuda a evitar nem uma nem outra, é um facto.

                                                            Neste post não há dados suficientes para que se possa sequer insinuar que o carro do rafsantos estaria a fugir de frente. Nem de traseira, nem às 4, nem de forma repentina nem progressiva.

                                                            Comentário

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