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Motor em mau estado com lodo de óleo

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    Motor em mau estado com lodo de óleo

    Boas pessoal.
    Descobri ontem que o motor do meu carro está em muito mau estado.
    Tenho um 206, 1.4 gasolina, de 2003, comprado no ano passado.

    Como é o carro da minha mulher, ela nunca se tinha apercebido do consumo excessivo, daí termos feito a média de consumos sendo de 8Lt/100km!!!

    Desde que tenho o carro que as mudanças de óleo são feitas periodicamente, inclusive foi trocado mais que uma vez por erro de leitura da minha parte, sempre com óleo certo para o carro.

    Ontem levei ao mecânico, não devido aos consumos mas devido à borrada que isola a tampa do motor estar a verter óleo e quando o motor ficou descoberto deparamos com esta porcaria (literalmente):

    20170830_195234.jpg


    O mecânico alega nunca ter visto um motor tão sujo a andar à 1 ano sem ter "amarrado", existe uma camada de porcaria ressequida tanto na tampa como nas peças, dando a entender maus tratos de longa data.

    Explicou que os consumos do mesmo vinham do esforço imenso pois as peças estão praticamente coladas em lodo.

    Além deste problema, o vaso de expansão encontra-se carregado de porcaria castanha e gordura (deduzo ser óleo), mas o motor não cospe óleo pela vareta.

    A recomendação dele passou por vender o carro e comprar outro mas gostaria de saber uma segunda opinião pois ele é suspeito de estar a vender carros em segunda mão e neste momento só o farei em caso de extrema necessidade.

    Outro conhecido meu recomendou-me comprar Valvoline para dissolver a porcaria, usando mais que uma vez caso necessário mas com o risco de entupir os orifícios onde o óleo é drenado.

    Será boa ideia usar Valvoline ou mais vale ficar quieto e pensar em adquirir outro?

    #2
    valvoline é na caixa de velocidades e não no motor, eu no teu caso iria pedir uma 2ª opinião a outro mecânico, na questão de como resolver isso, mas seja como for provavelmente a despesa não compensa face ao valor do carro, no entanto no reverso da moeda, trocares de carro podes-te sair de uma e ires-te meter noutra....

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      #3
      faz lembrar este caso em menor escala...

      https://www.reddit.com/r/Justrolledi...an_oil_change/

      Comentário


        #4
        Provavalmente esse carro tem a junta da cabeça estragada.
        Se dentro do vaso de expansão anda óleo com anticongelante. Aliás deve ser o mesmo anticongelante que anda dentro do motor.
        Isso pode ser tudo arranjado e limpo. Claro que vai custar dinheiro, mas assim terás a certeza de como vai ficar o carro. Compras outro e poderá vir igual ou pior.
        Além do mais enganas outra pessoa corres riscos que venha algum "maluco" e te faça a folha. Ou então vendes o carro ao desbarato dizendo o problema que o motor tem.
        Outro pormenor, aquela correia de distribuição não foi trocada, pois não? Parece estar muito usada ou então é da foto. Era aproveitar e arranjar tudo. Mas pedir orçamentos em vários sítios.

        Comentário


          #5


          olha os apologistas da mudança de óleo a cada 30k meteram todos o saco na cabeça...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mok Ver Post


            olha os apologistas da mudança de óleo a cada 30k meteram todos o saco na cabeça...
            bem visto, mas eu nunca fui nessa, é sempre 10.000kms\1 ano, e nunca tive problemas nenhuns...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
              Provavalmente esse carro tem a junta da cabeça estragada.
              Se dentro do vaso de expansão anda óleo com anticongelante. Aliás deve ser o mesmo anticongelante que anda dentro do motor.
              Isso pode ser tudo arranjado e limpo. Claro que vai custar dinheiro, mas assim terás a certeza de como vai ficar o carro. Compras outro e poderá vir igual ou pior.
              Além do mais enganas outra pessoa corres riscos que venha algum "maluco" e te faça a folha. Ou então vendes o carro ao desbarato dizendo o problema que o motor tem.
              Outro pormenor, aquela correia de distribuição não foi trocada, pois não? Parece estar muito usada ou então é da foto. Era aproveitar e arranjar tudo. Mas pedir orçamentos em vários sítios.
              A junta na altura foi vista e estava boa e como o vaso não foi limpo por esquecimento do mecânico, ficou sempre com sujidade mas não piorou, mas irei colocar esta questão ao mecânico que viu agora o carro.
              A correia tá novinha, é mesmo da foto
              Só o vendo caso ele esteja em condições. Vivo num meio pequeno e não adianta nada dormir mal por causa disto..

              Recomendaram-me tirar motor e limpar a fundo colocando o motor em Mistolin. Nem sei se é um tanque com produto e submergir o motor, mas irei também pedir segunda opinião.

              De qualquer das formas, penso que usar Liqui Moly (ref 5200) para suavizar o problema não deve fazer mal, pelo menos melhora um pouco a situação.

              EDIT: Peço desculpa pela falta de informação nos produtos que descrevi.
              Editado pela última vez por Aganor; 31 August 2017, 13:04.

              Comentário


                #8
                Tirar o motor e radiador fora, ficará muito mais caro pela mão de obra necessária.

                No entanto, se houver passagem para o circuito de refrigeração está explicada a mistela. O problema tem de ser corrigido.


                A minha sugestão, é retirar o carter e a cabeça e limpar por fora.

                O resto, limpar as camisas dos cilindros, pistões, bielas, etc com o motor no sitio.



                No fim fazer um flush com um oleo barato, para retirar possíveis contaminantes e após o motor atingir a temperatura de serviço, mudar o filtro novamente, e colocar o oleo correcto. Total ecs 5W30.


                No circuito de refrigeracao, retirar os tubos e radiador e limpar, no final lavar com agua e encher com VW G13

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                  bem visto, mas eu nunca fui nessa, é sempre 10.000kms\1 ano, e nunca tive problemas nenhuns...
                  como eu.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                    Tirar o motor e radiador fora, ficará muito mais caro pela mão de obra necessária.

                    No entanto, se houver passagem para o circuito de refrigeração está explicada a mistela. O problema tem de ser corrigido.


                    A minha sugestão, é retirar o carter e a cabeça e limpar por fora.

                    O resto, limpar as camisas dos cilindros, pistões, bielas, etc com o motor no sitio.



                    No fim fazer um flush com um oleo barato, para retirar possíveis contaminantes e após o motor atingir a temperatura de serviço, mudar o filtro novamente, e colocar o oleo correcto. Total ecs 5W30.


                    No circuito de refrigeracao, retirar os tubos e radiador e limpar, no final lavar com agua e encher com VW G13
                    Quando falas em "tirar a cabeça" deve ler-se "tirar a tampa das válvulas" ou é mesmo a cabeça?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                      Quando falas em "tirar a cabeça" deve ler-se "tirar a tampa das válvulas" ou é mesmo a cabeça?
                      é mesmo a cabeça, e não a tampa das válvulas, de modo a se conseguir limpar as entranhas todas, até o carter, onde deve estar ainda pior...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                        Quando falas em "tirar a cabeça" deve ler-se "tirar a tampa das válvulas" ou é mesmo a cabeça?
                        A cabeça claro (senão teria dito tampa das valvulas), até porque a junta precisa de ser analisada.

                        Comentário


                          #13
                          Kit de juntas para isso são 25€..... deve ter aberto a junta entre canais(mais precisamente no canto inferior esquerdo da junta) que é o "habitual"

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                            A cabeça claro (senão teria dito tampa das valvulas), até porque a junta precisa de ser analisada.
                            Errar é o mano e como o normal, em situações de borra, é tirar a tampa das válvulas podia ter acontecido um pequeno erro. Assim está esclarecido

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mok Ver Post


                              olha os apologistas da mudança de óleo a cada 30k meteram todos o saco na cabeça...
                              Que tem?
                              As mudanças de óleo a 30k Km não têm qualquer problema desde que seja recomendado, uses material em condições e que não vivas em condições extremas.

                              Escapou-te aquela parte em que ele comprou o carro há um ano e não sabia o estado dele?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mok Ver Post


                                olha os apologistas da mudança de óleo a cada 30k meteram todos o saco na cabeça...
                                Eu faço isso e já la vão mais de 300000!
                                Faço sempre as revisões como a marca manda!

                                Comentário


                                  #17
                                  mas se tens o carro há um ano, quantas vezes mudaste o óleo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mok Ver Post


                                    olha os apologistas da mudança de óleo a cada 30k meteram todos o saco na cabeça...
                                    Já li e reli o post original várias vezes.

                                    Confesso que não consigo ver onde se diz que andou a fazer mudanças de óleo a cada 30k.

                                    Comentário

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