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Carro com caixa auto rebocado, travado e bloqueado

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    Carro com caixa auto rebocado, travado e bloqueado

    Boas.

    Gostaria que me elucidassem sobre o que fazer quando um carro com caixa automática tem que ser rebocado, sabendo que não foi possível desbloquear a caixa (estava em P) nem tão pouco o travão de mão.

    Aconteceu aos meus Pais num 520d e nem eles nem o homem do reboque sabia como desbloquear a caixa e o travão. Então foi arrastado uns metros até ser colocado em cima da plataforma.

    E que consequências podem advir de tal manobra.

    O carro está na oficina, pelo que não pude aceder ao manual no sentido de procurar esta informação.

    Obrigado desde já.

    #2
    normalmente não é fácil destravar uma caixa, nas mais antigas a opção era desmontar a base do selector, nos mais modernos não sei, as autoridades costuma colocar umas plataformas com rodas para o efeito, parece-me que o operador do reboque era inexperiente. De qualquer das formas, e apesar de não trazer saúde ao carro, estes sistemas estão projectados para tolerar alguns abusos

    Comentário


      #3
      Não, não estão preparados para este tipo de abusos... No manual do meu Volvo explica e avisa muito bem estas situações e para se ter cuidado! Pode é não ter acontecido nada, e esperemos que sim, claro!

      No meu, existe um mecanismo escondido por detrás da "cascata" (Volvo V40) de instrumentos que desbloqueia caixa para se poder colocar em N.
      Editado pela última vez por REDLINER; 02 September 2017, 21:22.

      Comentário


        #4
        Mas qual é o problema? as rodas da frente estão sempre livres num tracção traseira, e num tracção dianteira há sempre uns patins que resolvem tudo.

        Comentário


          #5
          Nunca vi um carro ser rebocado, presumo que em cima de um reboque, com ajuda de patins.
          Em todo o caso, creio com quase toda a certeza, que no manual do carro tem como proceder nestas situações.
          ...mas só nos lembramos de verificar quando estamos a passar por elas!
          (Já aconteceu comigo precisamente numa E61 520d)

          Comentário


            #6
            10 segundos de pesquisa:
            https://youtu.be/jaX3VWREzzE

            Comentário


              #7
              Sei que em superdesportivos costumam ter um botão para reboque.

              Agora, não dá para colocar a caixa em Neutral porque? Falta de bateria?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por strecht Ver Post
                10 segundos de pesquisa:
                https://youtu.be/jaX3VWREzzE
                Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                Sei que em superdesportivos costumam ter um botão para reboque.

                Agora, não dá para colocar a caixa em Neutral porque? Falta de bateria?
                Presume-se que quem rebocou não conseguia entrar no carro...

                Modo chatear o ecoflex: há uma solução para esse problema, o teu pai que deixe o carro bem estacionado!

                Vá esta foi só para reinar. Pode até nem ter sido o caso.

                Comentário


                  #9
                  O carro estava bem estacionado mas em ângulo recto com a estrada, numa rua estreita. Ficou portanto perpendicular ao reboque. E estava bem estacionado, respondendo ao nebu.

                  O que se passou é que não lembra a ninguém...a minha Mãe colocou gasolina em vez de gasóleo, e fez uns 3 kms com o carro aos soluços. Depois estacionou e a partir daí o carro não deu mais sinal nenhum. Não ligava, não dava para colocar em N nem destravar. Estou a vender o peixe ao preço que o comprei.

                  Os meus Pais ligaram para a assistência Bmw, que enviou o reboque. E eles estavam descansados com o profissional. Vamos ver agora, o que vai sair dali.

                  Obrigado pelo vídeo Strech Só não percebi se também destrava o travão de mão..

                  Pedrom, não foram colocados patins ou outro sistema alternativo. O carro foi arrastado na diagonal até ficar alinhado, e depois continuou a ser arrastado para cima do reboque.

                  Agradeço a disponibilidade de todos os que participaram. Depois voltarei para dar notícias.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por strecht Ver Post
                    10 segundos de pesquisa:
                    https://youtu.be/jaX3VWREzzE
                    Tive um f30 de substituição durante cerca de um mês e fiquei sem sistema eléctrico e teve que ser rebocado. Foi a mesma historia veio reboque os homens não sabiam por em N, mas não arrastaram, ligaram para a assistência da BMW e lá lhes deram as instruções
                    no S5 pode ser diferente (acho que a caixa é a mesma), mas no S3 teve que ser levantado e foi por baixo directamente na caixa que o puseram em N

                    Comentário


                      #11
                      No caso do HCH tem uma ranhura junto ao manipulo da caixa onde se pode inserir a chave para desbloquear a caixa.

                      Comentário


                        #12
                        Convém ver se realmente algo foi danificado caso isso tenha acontecido o reboque terá que ser responsabilizado isto se o proprietário nao assinou nada a autorizar o reboque dessa maneira

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                          Tive um f30 de substituição durante cerca de um mês e fiquei sem sistema eléctrico e teve que ser rebocado. Foi a mesma historia veio reboque os homens não sabiam por em N, mas não arrastaram, ligaram para a assistência da BMW e lá lhes deram as instruções
                          no S5 pode ser diferente (acho que a caixa é a mesma), mas no S3 teve que ser levantado e foi por baixo directamente na caixa que o puseram em N
                          A questão é mesmo esta. Ontem quando me contaram o episódio, e eu sem saber o correcto procedimento, achei estranho ter que ser arrastado, daí o tópico.

                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                          No caso do HCH tem uma ranhura junto ao manipulo da caixa onde se pode inserir a chave para desbloquear a caixa.
                          Estou um pouco destreinado...HCH?

                          Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                          Convém ver se realmente algo foi danificado caso isso tenha acontecido o reboque terá que ser responsabilizado isto se o proprietário nao assinou nada a autorizar o reboque dessa maneira
                          Penso que não houve assinaturas nenhumas, pelo menos nesse sentido. Vamos ver como as coisas se vão desenrolar.

                          Comentário


                            #14
                            A última vez que chamei a polícia e esta o reboque por causa de um carro mal estacionado, também o rebocaram por "arrasto".

                            Puxaram a traseira para o meio da estrada, para o carregar.....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                              A última vez que chamei a polícia e esta o reboque por causa de um carro mal estacionado, também o rebocaram por "arrasto".

                              Puxaram a traseira para o meio da estrada, para o carregar.....


                              Também já tive de chamar (e esperei duas horas até rebocarem o carro).

                              Mas pelo menos caso tinham os patins (não foi preciso os usarem), porque conseguiram soltar a caixa (era caixa manual).

                              Comentário


                                #16
                                Ao ler todo esta situação do reboque e da falta de cuidado/informação de certas pessoas, vem à cabeça, a situação também de viaturas 4*4 nos centros de IPO...

                                Em que os mesmos deviam levar patins, nas rodas que não estão no "tapete"... mas que muitos centros ainda não usam.

                                Comentário


                                  #17
                                  Também me aconteceu com o e60 do meu pai há uns anos... Foi uma questão de ler o manual em 2 minutos para descobrir um procedimento igual ao do vídeo.

                                  Compreendo que os teus pais estivessem transtornados com a situação, mas o tipo do reboque devia ter tido o cuidado de não fazer a m*erda de trabalho que fez.

                                  Votos de uma resolução rápida e simples para toda essa situação


                                  Cump.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                    Também me aconteceu com o e60 do meu pai há uns anos... Foi uma questão de ler o manual em 2 minutos para descobrir um procedimento igual ao do vídeo.

                                    Compreendo que os teus pais estivessem transtornados com a situação, mas o tipo do reboque devia ter tido o cuidado de não fazer a m*erda de trabalho que fez.

                                    Votos de uma resolução rápida e simples para toda essa situação


                                    Cump.
                                    Obrigado.

                                    Cumps.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho 2 carros com caixa auto cá em casa e sinceramente nunca tinha pensado nisto...lá vou ter que ir ler os manuais.

                                      Boa sorte com isso Ecoflex, duvido que a situação do reboque tenha estragado alguma coisa, já o ter colocado gasolina em vez de gasóleo e ter andado com o carro é capaz de ser mais problemático nestes carros todos XPTO.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                        Tenho 2 carros com caixa auto cá em casa e sinceramente nunca tinha pensado nisto...lá vou ter que ir ler os manuais.

                                        Boa sorte com isso Ecoflex, duvido que a situação do reboque tenha estragado alguma coisa, já o ter colocado gasolina em vez de gasóleo e ter andado com o carro é capaz de ser mais problemático nestes carros todos XPTO.
                                        Os estragos serão apurados, e se o pior acontecer, a despesa não deve ser meiga. A somar a isto, a diminuição da fiabilidade do sistema de injecção parece ser uma certeza. Ainda se teme algo mais grave, como a caixa ter ficado danificada e não se notar para já, ou até a Bmw se retirar a garantia ao sistema de injecção (o que até se compreende). Agora é aguardar.

                                        Obrigado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Estou um pouco destreinado...HCH?
                                          Honda Civic Hybrid.

                                          Parecido com isto.

                                          Editado pela última vez por Afcivic; 04 September 2017, 15:52.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Honda civic hibrido...nunca lá chegava

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                              Tive um f30 de substituição durante cerca de um mês e fiquei sem sistema eléctrico e teve que ser rebocado. Foi a mesma historia veio reboque os homens não sabiam por em N, mas não arrastaram, ligaram para a assistência da BMW e lá lhes deram as instruções
                                              no S5 pode ser diferente (acho que a caixa é a mesma), mas no S3 teve que ser levantado e foi por baixo directamente na caixa que o puseram em N

                                              Exacto, para todos modelos BMW com caixa zf, posteriores a 2010, é necessário levantar o carro, retirar a blindagem, depois disso é necessário enroscar um parafuso de 5mm com uma chave allen, parafuso que fica na lateral do carter da caixa sensivelmente a meio da mesma, parafuso que vai empurrar uma pequena alavanca para cima e faz com que a caixa fique em N


                                              Esse procedimento do vídeo acima desconheço completamente

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                Boas.

                                                Gostaria que me elucidassem sobre o que fazer quando um carro com caixa automática tem que ser rebocado, sabendo que não foi possível desbloquear a caixa (estava em P) nem tão pouco o travão de mão.

                                                Aconteceu aos meus Pais num 520d e nem eles nem o homem do reboque sabia como desbloquear a caixa e o travão. Então foi arrastado uns metros até ser colocado em cima da plataforma.

                                                E que consequências podem advir de tal manobra.

                                                O carro está na oficina, pelo que não pude aceder ao manual no sentido de procurar esta informação.

                                                Obrigado desde já.


                                                É esta qualidade de serviço que temos no nosso país. Mas depois quando estes supostos técnicos são chamados à responsabilidade pelos danos que causaram sacudem a agua do capote, ou é porque não sabiam, ou porque era o dono que tinha que avisar, etc

                                                A caixa tem um bloqueio na posição P, se for esforçada causa dano. Não percebo como é possível o proprietário ter permitido que o caro fosse arrastado em P

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MBC Ver Post
                                                  É esta qualidade de serviço que temos no nosso país. Mas depois quando estes supostos técnicos são chamados à responsabilidade pelos danos que causaram sacudem a agua do capote, ou é porque não sabiam, ou porque era o dono que tinha que avisar, etc

                                                  A caixa tem um bloqueio na posição P, se for esforçada causa dano. Não percebo como é possível o proprietário ter permitido que o caro fosse arrastado em P
                                                  Pois, eu não teria deixado sem confirmar se aquele seria mesmo o procedimento correcto. E bastava um telefonema para o mecânico da família...

                                                  Agora, o que foi dito aos meus Pais foi que nos casos de caixa automática, teria que ser rebocado muito lentamente para não causar danos na caixa. E foi assim que foi feita a manobra. Depois é a fé nos "profissionais". Se o homem do reboque diz que é assim, ele dá deverá saber, já que tem experiência em rebocar carros automáticos. Afinal...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    os carros de caixa automatica devem ser rebocados com reboque que eleve as rodas motrizes, tipo os reboques da PSP e vem com eixo não motriz em andamento.
                                                    As empresas de reboques quando são accionadas para efectuar reboques de maus estacionamentos questionam sempre se o carro é de caixa auto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E se for tração integral ? Tem mesmo de ser levantado de guindaste ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se for tracção integral só de empilhador...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Um 4x4 se tiver caixa de transferências deve-se colocar em N. Um 4wd permanente convém ser em cima de umas rodas (dollies) senão vai danificar o diferencial central.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Pois, eu não teria deixado sem confirmar se aquele seria mesmo o procedimento correcto. E bastava um telefonema para o mecânico da família...

                                                            Agora, o que foi dito aos meus Pais foi que nos casos de caixa automática, teria que ser rebocado muito lentamente para não causar danos na caixa. E foi assim que foi feita a manobra. Depois é a fé nos "profissionais". Se o homem do reboque diz que é assim, ele dá deverá saber, já que tem experiência em rebocar carros automáticos. Afinal...
                                                            Rebocar muito lentamente? ora que bonito...

                                                            Esses de profissionais só de for de levantamento do copo na tasca do zé...


                                                            Há muita gente, muita mesmo que não sabe nem quer saber da sua profissão, vivem no mundo do "é pá, desenrasca-se assim e depois la se vê", não há brio no que fazem e depois o pior é que passam o tempo na tasca a falar mal de quem o tem

                                                            Outro exemplo são os centros de inspecção, que supostamente os técnicos são engenheiros, mas "amandam" com cada tamancada que até é de ficar a pensar se aconteceu mesmo ou se de repente se entra numa realidade alternativa completamente xalada, não são todos claro, mas ha muitas situações, demasiadas, por exemplo, a maioria não sabe identificar um carro com tracção integral e é frequente meterem-nos só num par de rolos e só depois é que dão conta que algo está mal, já para não falar nos casos em que os carros passam sem sequer ir aos centros, mas essa é outra estória...

                                                            Somos nós que temos que exigir qualidade dos serviços prestados, ainda mais quando pagamos uma pipa dele, mas não, o tuga não quer chatices, muitos preferem sair prejudicados do que protestar

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