Boas. Quero comprar uma moto 4 para a minha mulher. É para ser usada diariamente mas exclusivamente em asfalto e não precisa de ter muita cc nem de ser nova. Onde eu vivo não existem muitas opções, no entanto,, vi num site de usados vi uma Yamaha Grizzly 125 cc por 1500€. É uma boa opção/preço? Já agora, quando se compra uma moto4 usada, quais são os aspetos mecânicos a que se devem prestar mais atenção?
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Boas. Antes de mais devo perguntar-te...já alguma vez conduziste moto 4? Ou a tua mulher? Não me interpretes mal, apenas estou a ver aí um cenário potencialmente perigoso isto porque como em tudo requer alguma experiência (embora seja claro que só se adquire conduzindo) andar em asfalto é bem mais perigoso do que off-road, aliado a isso, para custar 1500 euros mesmo sendo a 125 já não vai para nova e as moto 4 mais velhas são tendencialmente mais inseguras e por consequência mais perigosas, de que ano é o modelo? Por norma quem utiliza moto 4 para usos de 100% asfalto investe sempre na "modificação" das mesmas, no mínimo pneus adequados, suspensões adequadas, alargadores, etc. Isto porque à excepção de umas chinezices que por aí andam as moto 4/ATV vêm todas direccionadas para uma utilização off-road. Obviamente que podes usar no asfalto, eu próprio o faço diariamente mas por "obrigação" se me entendes, apenas para chegar à "gravilha"Editado pela última vez por Hrakyjah; 08 September 2017, 22:26.
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Convém ter presente que moto4 e pequenos tractores viram frequentemente.
A combinação de pouco curso de suspensão e pneus têm muito grip em off road a isso leva, principalmente os moto4 utilitários.
Conduzir um moto 4 pressupõe algum trabalho de corpo, para compensar a força centrifuga e não só, não se pode conduzir aquilo direito e estático.
Um Grizzly 125 é algo submotorizado.
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Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver PostBoas. Antes de mais devo perguntar-te...já alguma vez conduziste moto 4? Ou a tua mulher? Não me interpretes mal, apenas estou a ver aí um cenário potencialmente perigoso isto porque como em tudo requer alguma experiência (embora seja claro que só se adquire conduzindo) andar em asfalto é bem mais perigoso do que off-road, aliado a isso, para custar 1500 euros mesmo sendo a 125 já não vai para nova e as moto 4 mais velhas são tendencialmente mais inseguras e por consequência mais perigosas, de que ano é o modelo? Por norma quem utiliza moto 4 para usos de 100% asfalto investe sempre na "modificação" das mesmas, no mínimo pneus adequados, suspensões adequadas, alargadores, etc. Isto porque à excepção de umas chinezices que por aí andam as moto 4/ATV vêm todas direccionadas para uma utilização off-road. Obviamente que podes usar no asfalto, eu próprio o faço diariamente mas por "obrigação" se me entendes, apenas para chegar à "gravilha"
Pelo que entendi, vai ser usada como um veiculo para passear, e nesse sentido uma moto4 utilitária é melhor que uma desportiva.
Além disso uma 125cc não é para grandes velocidades, nem me parece que vá ser usada para isso
Concordo com o facto de não ser fantástica em estrada, até pela falta de diferencial e reduzida distância entre eixos. Se for exclusivamente para asfalto não vale a pena, mas se fosse para andar numa dentro de uma aldeia, e com incursões em estradas terra e off road, ai é outra história.
1500 acho um bom preço, a mota custava 4300 nova e elas não desvalorizam muito além desse valor. E Yamaha é das melhores, senão a melhor marca de ATV.
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Originalmente Colocado por bushthorn Ver PostBoas. Quero comprar uma moto 4 para a minha mulher. É para ser usada diariamente mas exclusivamente em asfalto e não precisa de ter muita cc nem de ser nova. Onde eu vivo não existem muitas opções, no entanto,, vi num site de usados vi uma Yamaha Grizzly 125 cc por 1500€. É uma boa opção/preço? Já agora, quando se compra uma moto4 usada, quais são os aspetos mecânicos a que se devem prestar mais atenção?
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Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver PostBoas. Antes de mais devo perguntar-te...já alguma vez conduziste moto 4? Ou a tua mulher? Não me interpretes mal, apenas estou a ver aí um cenário potencialmente perigoso isto porque como em tudo requer alguma experiência (embora seja claro que só se adquire conduzindo) andar em asfalto é bem mais perigoso do que off-road, aliado a isso, para custar 1500 euros mesmo sendo a 125 já não vai para nova e as moto 4 mais velhas são tendencialmente mais inseguras e por consequência mais perigosas, de que ano é o modelo? Por norma quem utiliza moto 4 para usos de 100% asfalto investe sempre na "modificação" das mesmas, no mínimo pneus adequados, suspensões adequadas, alargadores, etc. Isto porque à excepção de umas chinezices que por aí andam as moto 4/ATV vêm todas direccionadas para uma utilização off-road. Obviamente que podes usar no asfalto, eu próprio o faço diariamente mas por "obrigação" se me entendes, apenas para chegar à "gravilha"
Obrigado pela resposta. A minha mulher tem pouca experiência como motos 4 embora tenha bem presente que podem ser perigosas. A moto que vi no anúncio é de 2005, por isso já não é muito nova. Não me importo de fazer as modificações que sugeriste se a mota valer a pena. O que mais me preocupa é o aspeto da segurança que julquei que fosse menos impactante dado que a distâncias a percorrer são em asfalto e muito pequenas. Mas o teu post já me fez ver que pode não ser bem assim...
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Originalmente Colocado por bushthorn Ver PostSimples preferência da minha mulher. A minha primeira sugestão foi uma scooter.
Recentemente comprei 125 caixa manual uma daquelas "chinesas" (mas com importador em Portugal e uma rede de assistencia e concessionários grande), das poucas vezes que andei foi de 50 e secador (por isso grande experiencia nem vê-la) e estou a safar-me, só não ando mais vezes pela preguiça de tirar da cave.
Hoje fui dar um giro, com AE incluida e não se portou mal (dado que tinha vento a bater de frente)
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As moto 4 são os veiculos mais perigosos que existem, seguidos pelos papa reformas.
Por incrivel que possa aparentar é muito mais seguro conduzir uma moto normal de 2 rodas do que uma moto 4.
E o mais grave é que a moto 4 dá uma falsa sensação se segurança por ter 4 rodas e não "tombar" mas é um engano traiçoeiro, pois capotam com uma enorme facilidade. Depois ha muita gente que por achar que é mais seguro que uma moto de 2 rodas e por isso não usa capacete, outro erro gravissimo. Conheço varios casos de acidentes, uns mais graves que outros, por capotamento de moto 4, principalmente em alfalto.
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Originalmente Colocado por vso Ver PostBem, também não é preciso tanto drama em relação à moto4
Pelo que entendi, vai ser usada como um veiculo para passear, e nesse sentido uma moto4 utilitária é melhor que uma desportiva.
Além disso uma 125cc não é para grandes velocidades, nem me parece que vá ser usada para isso
Concordo com o facto de não ser fantástica em estrada, até pela falta de diferencial e reduzida distância entre eixos. Se for exclusivamente para asfalto não vale a pena, mas se fosse para andar numa dentro de uma aldeia, e com incursões em estradas terra e off road, ai é outra história.
1500 acho um bom preço, a mota custava 4300 nova e elas não desvalorizam muito além desse valor. E Yamaha é das melhores, senão a melhor marca de ATV.Editado pela última vez por Hrakyjah; 09 September 2017, 17:37.
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Originalmente Colocado por BillieJean Ver PostAs moto 4 são os veiculos mais perigosos que existem, seguidos pelos papa reformas.
Por incrivel que possa aparentar é muito mais seguro conduzir uma moto normal de 2 rodas do que uma moto 4.
E o mais grave é que a moto 4 dá uma falsa sensação se segurança por ter 4 rodas e não "tombar" mas é um engano traiçoeiro, pois capotam com uma enorme facilidade. Depois ha muita gente que por achar que é mais seguro que uma moto de 2 rodas e por isso não usa capacete, outro erro gravissimo. Conheço varios casos de acidentes, uns mais graves que outros, por capotamento de moto 4, principalmente em alfalto.
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Originalmente Colocado por soulrebel Ver PostEssa opinião é baseada em quê?
posso falar-te baseado na minha experiência pessoal, as moto 4 são muito perigosas, bem mais perigosas do que uma moto normal, especialmente as 4x4 mais estreitas, tombam por tudo e por nada....esta é a minha experiência pessoal, que ando de moto quase diáriamente e já fiz bastantes km de moto 4
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Originalmente Colocado por bushthorn Ver PostObrigado pela resposta. A minha mulher tem pouca experiência como motos 4 embora tenha bem presente que podem ser perigosas. A moto que vi no anúncio é de 2005, por isso já não é muito nova. Não me importo de fazer as modificações que sugeriste se a mota valer a pena. O que mais me preocupa é o aspeto da segurança que julquei que fosse menos impactante dado que a distâncias a percorrer são em asfalto e muito pequenas. Mas o teu post já me fez ver que pode não ser bem assim...Editado pela última vez por Hrakyjah; 09 September 2017, 17:29.
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Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver PostNão quero com isto demover-te da ideia, a minha intenção é apenas alertar-te. Há muita gente com ATV's hoje em dia ao contrário de há 20 anos atrás e creio que isso se deve muito ao incremento do nível de segurança ao longo destes últimos anos. A primeira que tive foi uma 250 em 1994 e a segurança em relação à que tenho hoje é incomparável, quanto mais antigas pior. Eu optava por uma yamaha grizzly 300 se encontrares à venda, apenas saíram em 2012/2013. Tem um centro de gravidade mais baixo, pouca potência mas suficiente para o que referiste, económica e bem equilibrada, não tem tracção integral que para ti não será necessário e faz com que o preço seja mais apetecível. Outro factor que deves ter em conta é que as moto 4 não primam pela economia, no caso desta os consumos rondarão os 7 litros aos 100 e de 400 cc para cima facilmente se passam os 10 litros aos 100, contrariamente ao que se possa pensar. Se calhar podias olhar tambem para uma yamaha blaster 200, mas em relaçao a esta nao tenho experiencia e nao te possso aconselhar da mesma forma...Qualquer dúvida, dispõe.
Julgo que não consigo entrar uma Grizzly 300. Como disse num outro post, onde vivo tenho poucas opções e como não quero comprar uma nova ainda menos tenho. Para alguém inexperiente, será que uma Piaggio Mp3 125cc seria adequada?
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Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver PostSem parecer rude que experiência tens de moto 4? Não digo que não a tenhas mas se tens penso que era bom explicar a experiência dadas as circunstâncias de possível compra neste caso... tenho motos 4 há 23 anos, já tive 250cc,300cc,400cc,570cc e 700cc. Neste momento tenho duas e ando diariamente nelas. Não é por ter alguma experiência que não vou dizer às pessoas o quão perigosas podem ser, mais até que as de duas rodas embora se pense o contrário. De qualquer das formas não é um bicho papão mas dadas as circunstâncias achei bem alertar o Sr. Desculpa o drama e não me parece ao contrário de ti que essa moto seja bom negócio, tem 12 anos, pouca robustez, pouca segurança, nao tem conta-horas nem conta kms pata se ter uma ideia do que já sofreu e com elevada probabilidade vai ter custos consideráveis de manutenção assim que a comprar. É só a minha modesta opinião e não quero ferir susceptibilidades. Em todo o caso concordo contigo numa situação, aconselho yamaha também.
Já tive várias moto4 e motociclos e andei em muitas outras..
Para uso ocasional e recriativo a grizzly 125cc é mais que suficiente. alias para divertir até uma de criança 50/70/90cc serve.
A grizzly 125 é igual á breeze, mas com carenagens modernas, do género das grizzlys maiores.
Pouca robustez e segurança? O que é que o tamanho do motor tem a ver com a robustez? Nunca vi nenhuma com quadro partido, e tem a vantagem de ser leve, pequena e fácil de transportar de for o caso.
Custos de manutenção elevados.. deves ter feito confusão, porque esta mota tem travões por cabo, monocilindrica c/ 1 carburador, refrigiraçao a ar, variador c/ embraiagem centrifuga, é impossível ser mais básica e simples.
Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver PostNão quero com isto demover-te da ideia, a minha intenção é apenas alertar-te. Há muita gente com ATV's hoje em dia ao contrário de há 20 anos atrás e creio que isso se deve muito ao incremento do nível de segurança ao longo destes últimos anos. A primeira que tive foi uma 250 em 1994 e a segurança em relação à que tenho hoje é incomparável, quanto mais antigas pior. Eu optava por uma yamaha grizzly 300 se encontrares à venda, apenas saíram em 2012/2013. Tem um centro de gravidade mais baixo, pouca potência mas suficiente para o que referiste, económica e bem equilibrada, não tem tracção integral que para ti não será necessário e faz com que o preço seja mais apetecível. Outro factor que deves ter em conta é que as moto 4 não primam pela economia, no caso desta os consumos rondarão os 7 litros aos 100 e de 400 cc para cima facilmente se passam os 10 litros aos 100, contrariamente ao que se possa pensar. Se calhar podias olhar tambem para uma yamaha blaster 200, mas em relaçao a esta nao tenho experiencia e nao te possso aconselhar da mesma forma...Qualquer dúvida, dispõe.Editado pela última vez por vso; 09 September 2017, 21:10.
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Tanto drama com as moto 4
Eu tenho uma, e para passear não há melhor. Poder parar nos semáforos sem ter de gastar a sola dos sapatos para pôr o pé no chão é a melhor vantagem em relação á mota 2 rodas. A unica desvantagem é que tens de comprar 4 pneus em vez de 2.
Eu tenho uma honda trx 250 e chega bem para os passeios e até para umas aventuras fora de estrada. O "perigo" tão famoso das moto 4, deve-se ao facto de não terem diferencial no eixo de trás o que torna o raio de viragem em alcatrão muito mau e as guinadas bruscas ainda mais perigosas. Eu tive 2 ou 3 quedas em brincadeiras quando a comprei, mas com prática e quando conhecerem bem a mota como eu conheço agora a trx, já vão andar a fazer rally e a fazer rotundas em 2 rodas tranquilamente.
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Originalmente Colocado por vso Ver PostSão perigosas quando mal usadas. Uma pessoa sem experiência responsável, não chega a uma situação em que seja possível virar a mota. Eu já emprestei a minha a pessoas que nunca andaram, e ninguém ficou em perigo porque também não arriscam o que não devem. Qualquer pessoa consegue andar numa, mas para andar depressa é preciso prática e experiência.
Já tive várias moto4 e motociclos e andei em muitas outras..
Para uso ocasional e recriativo a grizzly 125cc é mais que suficiente. alias para divertir até uma de criança 50/70/90cc serve.
A grizzly 125 é igual á breeze, mas com carenagens modernas, do género das grizzlys maiores.
Pouca robustez e segurança? O que é que o tamanho do motor tem a ver com a robustez? Nunca vi nenhuma com quadro partido, e tem a vantagem de ser leve, pequena e fácil de transportar de for o caso.
Custos de manutenção elevados.. deves ter feito confusão, porque esta mota tem travões por cabo, monocilindrica c/ 1 carburador, refrigiraçao a ar, variador c/ embraiagem centrifuga, é impossível ser mais básica e simples.
A grizzly 300 é engraçada mas são bem mais caras, mesmo usadas.Editado pela última vez por Hrakyjah; 09 September 2017, 22:44.
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Originalmente Colocado por blakke Ver PostTanto drama com as moto 4
Eu tenho uma, e para passear não há melhor. Poder parar nos semáforos sem ter de gastar a sola dos sapatos para pôr o pé no chão é a melhor vantagem em relação á mota 2 rodas. A unica desvantagem é que tens de comprar 4 pneus em vez de 2.
Eu tenho uma honda trx 250 e chega bem para os passeios e até para umas aventuras fora de estrada. O "perigo" tão famoso das moto 4, deve-se ao facto de não terem diferencial no eixo de trás o que torna o raio de viragem em alcatrão muito mau e as guinadas bruscas ainda mais perigosas. Eu tive 2 ou 3 quedas em brincadeiras quando a comprei, mas com prática e quando conhecerem bem a mota como eu conheço agora a trx, já vão andar a fazer rally e a fazer rotundas em 2 rodas tranquilamente.Editado pela última vez por Hrakyjah; 09 September 2017, 22:46.
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Eu aprendi a andar numa Warrior 350 com cx manual e embraiagem, em corta fogos, dunas e praias alentejanas.
As motos RWD e desportivas são uma boa escola, pois aprende-se logo a usar o corpo e a fazer derrapagens controladas, o que é útil na condução de qualquer moto4 mesmo para andar devagar.
A combinação baixo peso e motor potente e disponível também é óptima para este tipo de veículo.
Essa moto 700 se for utilitária com as devidas alfaias já dá para alguns trabalhos agricolas ?
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Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver PostDrama apenas dadas as circunstâncias oh campeão do rally. Aconselhem vocês o senhor para comprar moto 4 para a mulher dele que não tem experiência nenhuma e vai usar 100% em asfalto uma moto com uma catrefada de anos e que não passa duma carcaça Uma coisa é aconselhar, outra é aproveitarmos a deixa para "gabarolar" Neste momento tenho uma 700 e uma 570 e não é por isso que mando essas postas de pescada, ando de moto 4 desde os 8 anos mas isso não faz com que NESTAS CIRCUNSTÂNCIAS a aconselhe, aliás jamais compraria ATV para uso 100% asfalto, vejam se percebem... e por várias razões óbvias!!! Com um bocadinho de sorte ainda vão dizer ao homem para comprar uma banshee com 18 anos porque isso é que puxa como deve ser e é do mais seguro que há.
Pelos vistos nasceste com experiência a conduzir motos 4, uma vez que se não a tivesses já também não a tinhas comprado. Por isso deves ser tu o rei do rally. Eu tenho e aprendi, mas não quero que os outros tenham nem aprendam. 100% Português.
A minha também anda a maior parte do tempo no alcatrão e ainda não morri. As mulheres geralmente também não se costumam armar tanto em parvas como os homens quando apanham um motor potente entre as pernas. Não vejo onde está o perigo e porque se há de privar de comprar aquilo que gosta e quer só porque a malta diz que é perigoso.
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Originalmente Colocado por blakke Ver PostPelos vistos nasceste com experiência a conduzir motos 4, uma vez que se não a tivesses já também não a tinhas comprado. Por isso deves ser tu o rei do rally. Eu tenho e aprendi, mas não quero que os outros tenham nem aprendam. 100% Português.
A minha também anda a maior parte do tempo no alcatrão e ainda não morri. As mulheres geralmente também não se costumam armar tanto em parvas como os homens quando apanham um motor potente entre as pernas. Não vejo onde está o perigo e porque se há de privar de comprar aquilo que gosta e quer só porque a malta diz que é perigoso.
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Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver PostSe lês-te o tudo o que escrevi (o que duvido) vias logo que frisei que a experiência só se adquire conduzindo e com o tempo. Ao ficares sem argumentos não precisas de pôr palavras escritas por ti como se fossem ditas por mim, aqui quem falou em rally e andar em duas rodas foste tu ahahah 100% português é o teu caso de gabarolice crónica e se conseguires ler eu deixei bem explícito que não o queria demover da ideia mas sim alertá-lo, claro que como isto não é português típico compreendo que seja difícil para ti perceberes boa, pronto não é um cenário potencialmente perigoso porque tu dizes e fui o unico a explicar as razoes do perigo,parvoíce minha, precipitei-me e vou deixar os conselhos para o mestre do quad
Sem argumentos? lol
O homem vem aqui pedir aconselhamento sobre qual moto 4 comprar, porque a mulher quer uma moto 4. E a malta responde para não comprar que é perigoso
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Originalmente Colocado por blakke Ver PostSem argumentos? lol
O homem vem aqui pedir aconselhamento sobre qual moto 4 comprar, porque a mulher quer uma moto 4. E a malta responde para não comprar que é perigoso
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Já vi que isto descambou. Estamos num forum na internet, não há necessidade de se exaltarem só para provarem que sabem mais que os outros todos, não sabem quem é que está por de trás do ecrã, pode ser um puto de 10 anos, ou pode ser o bi-campeão de TT nas quads.
Há gente que se diz ter dezenas de anos e milhares de Kms de condução de carros, mas depois mete dó vê-los conduzir e por exemplo fazer rotundas.
Originalmente Colocado por vso Ver PostSão perigosas quando mal usadas. Uma pessoa sem experiência responsável, não chega a uma situação em que seja possível virar a mota. Eu já emprestei a minha a pessoas que nunca andaram, e ninguém ficou em perigo porque também não arriscam o que não devem. Qualquer pessoa consegue andar numa, mas para andar depressa é preciso prática e experiência.
Já tive várias moto4 e motociclos e andei em muitas outras..
Para uso ocasional e recriativo a grizzly 125cc é mais que suficiente. alias para divertir até uma de criança 50/70/90cc serve.
A grizzly 125 é igual á breeze, mas com carenagens modernas, do género das grizzlys maiores.
Pouca robustez e segurança? O que é que o tamanho do motor tem a ver com a robustez? Nunca vi nenhuma com quadro partido, e tem a vantagem de ser leve, pequena e fácil de transportar de for o caso.
Custos de manutenção elevados.. deves ter feito confusão, porque esta mota tem travões por cabo, monocilindrica c/ 1 carburador, refrigiraçao a ar, variador c/ embraiagem centrifuga, é impossível ser mais básica e simples.
A grizzly 300 é engraçada mas são bem mais caras, mesmo usadas.
EDIT: Também não aconselhava moto4 para fazer dia-dia em estrada, e a experiência era apenas um dos contras, há outros mais.Editado pela última vez por soulrebel; 10 September 2017, 15:27.
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Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver PostA warrior sempre foi uma das minhas moto 4 preferidas e acredita que tenho pena de nunca ter tido nenhuma. Sem dúvida que é uma excelente escola A 700 é utilitária e utilizo exclusivamente para trabalho mas não uso com nenhuma alfaia, apenas com um reboque.
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Originalmente Colocado por MarianaT Ver PostAs moto4 tipo Kodiak julgo que até têm vários acessórios agricolas que se podem utilizar, devem ter um desempenho próximo de um pequeno tractor mas também são muito mais caras e versáteis.Editado pela última vez por Hrakyjah; 10 September 2017, 16:09.
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