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Com 35.000€ comprar novo ou usado?

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    Com 35.000€ comprar novo ou usado?

    Estou num dilema.
    Tenho 32 anos, um miúdo com quase 4 anos, talvez virá ainda outro. Tenho actualmente um Alfa Romeo Giulietta 1.6JTD e um Opel Astra 1.3CDTi (da mulher) na garagem, ambos de 2011.
    O Astra cumpre e serve de "carrinha da família" porque é espaçoso. O Giulietta já está a mais cá em casa.
    Adoro carros e adoro conduzir, privilegio mais as sensações ao volante do que botões com efeito cromado ou rubber touch.
    Faço cerca de 20.000Km por ano, maio parte em IC e estrada municipal, distância de 30km casa-trabalho.

    Tenho 35.000€ para gastar na troca do Giulietta, com alguma flexibilidade.

    A questão com que me tenho debatido ultimamente é Razão Vs. Coração:
    Compro um Seat Leon Cupra 300cv DSG novo por quase 40.000€ com 4 anos de garantia. Tem 5 lugares, tá carregado de extras, gasta 8~9L/100km, é uma excelente proposta value for money.
    Ou
    No Stand Virtual arranjam-se BMW 320D touring ou 520D tourings com o motor B47 190cv, de 2014, 2015, com à volta de 100.000Km, com bons extras e garantias de 1 ano.

    Do lado da Emoção, eu fiquei um pouco obcecado com o Leon pela proposta de ter um carro de 300cv a gasolina, super competente, e que até consegue fazer 7L com calma, mas que sempre que precisar, tenho ali debaixo do pé um furacão. Leva a mulher e os filhos e mais os carrinhos e sacos das compras. Tudo por 39k~40k€. Ainda trago a garantia de 4 anos.
    Porém, estimo que por ano gaste mais 750€ em combustível face ao que gastaria com um diesel. (6L/100Km Vs 8L/100km).
    Portanto as desvantagens que vejo nesta opção são o custo elevado por um Leon, a sua maior desvalorização e os custos de combustível. Em termos de fiabilidade, tenho lido que o 2.0TSI que equipa o Leon Mk3 é muito fiável.

    Do lado da Razão, uma carrinha premium usada, BMW, teria que ser a 320d (a 520d penso que é muito pesada e lentita) porque é a única que dizem ser competente dinamicamente. Seria um diesel muito económico, gastaria à volta de 5~6L, teria mais espaço de carga na mala, teria em teoria maior conforto em viagem e perderia em princípio menos na desvalorização.
    O que desconheço sobre esta opção seria o que poderia esperar de custos em termos de manter um carro deste segmento, comprado já com uns bons Km em cima.

    Em termos de custos de pneus seriam semelhantes, travões também, onde desconheço é no campo das surpresas que o motor possa vir a apresentar. Daqui a 7 anos, quando tiver feito 140.000Km, qual das duas opções me terá saído mais cara.

    Nunca comprei nenhum carro usado com muitos Km e tenho algum receio de comprar um limão e depois ficar com o menino nos braços.

    Estou naquela fase da vida em que tenho alguma disponibilidade financeira e ou invisto mais numa opção mais egoísta (Leon Cupra), ou faço como 99% da malta que compra carrinhas diesel só porque têm cachopos (BMW 320D usada).

    Sintam-se livres de sugerir coisas que não tenha pensado, para este orçamento.

    "Amandem" aí os vossos bitaites que vou buscar uns pires de tremoços e uns finos, prá gente.

    #2
    Antes de responder, essas Bmw B47 recentes com 100 mil kms rondam que preço? Mais barato que um Leon Cupra novo certo?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
      Antes de responder, essas Bmw B47 recentes com 100 mil kms rondam que preço? Mais barato que um Leon Cupra novo certo?
      Exacto, no caso dos 520, os 320 ainda há poucos, é quase tudo com 184cv, N47 portanto.

      Um exemplo:
      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#33aa2e07e9

      Comentário


        #4
        Dentro do espírito do Leon a minha obsessão é o Golf GTI, contudo o Leon é bem mais dinâmico em tudo.

        Uma F11 é mais uma de imensas na "rua", embora o seu conteúdo qualitativo seja uma referencia.

        Para mim que não gosto de "Break`s" dou preferência a um F10 Luxury bem equipado, mas como a Astra é o familiar perfeitamente utilizável, o Leon Cupra é emocionante!

        Os Cupra originais tem uma boa dose de não desvalorizarem acentuadamente.

        Comentário


          #5
          Questão interessante.

          Pensando em termos racionais, incluindo a vertente económica, realmente uma carrinha BMW a gasóleo é sempre um investimento certo. Por outro lado talvez fiques a pensar no prazer que poderias retirar do León, principalmente quando estivesses para aí virado. Para decidir, há uma frase tua que serviria de critério de desempate: Estou naquela fase da vida em que tenho alguma disponibilidade financeira.

          Então se é assim, qual a melhor altura para se poder fazer uma compra um pouco menos racional? Se não é esta, qual será??

          Por outro lado, se gostas de BMW, que tal uma boa máquina usada recente, a gasolina e de 6 cilindros? Terias o melhor de 2 mundos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Questão interessante.

            Pensando em termos racionais, incluindo a vertente económica, realmente uma carrinha BMW a gasóleo é sempre um investimento certo. Por outro lado talvez fiques a pensar no prazer que poderias retirar do León, principalmente quando estivesses para aí virado. Para decidir, há uma frase tua que serviria de critério de desempate: Estou naquela fase da vida em que tenho alguma disponibilidade financeira.

            Então se é assim, qual a melhor altura para se poder fazer uma compra um pouco menos racional? Se não é esta, qual será??

            Por outro lado, se gostas de BMW, que tal uma boa máquina usada recente, a gasolina e de 6 cilindros? Terias o melhor de 2 mundos.
            E46/2C M3 Cabrio é a perfeição!

            Comentário


              #7
              Que tal este, bem negociado?

              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#cd9393a457

              Comentário


                #8
                Não morro de amores por BMW, e não sou pretensioso, não faço questão de andar de BMW para mostrar aos vizinhos que sou rico. Apenas falei da BMW porque é a referência em termos dinâmicos e porque os seus diesel são económicos. Uma 6 cilindros a gasolina da BMW já não me sinto à vontade, e presumo que a manutenção de um carro desses não seja simpática.

                Mas mais do que ser BMW ou Dacia é mais também uma questão de comparar a compra de 1 novo com 4 anos de garantia Vs um usado, que andou a fazer, sabe-se lá o quê...

                Quanto ao timming, sim, é aquela idade em que se previligia tudo para os filhos, mesmo que não seja preciso (99% das pessoas não precisa de SWs), se não gastar o dinheiro agora, vou chegar a velho e ficar a conta-lo no banco, como muitos fizeram?

                E o meu miudo quando for mais velhito, será que não lhe ficará na memória o pai ir busca-lo à escola de hot hatch a mandar pipocas, mais do que se o fosse buscar numa carrinha igual a todas as outras que se vêem na estrada?


                Nunca ouvi nenhum gajo dizer "O meu pai, tinha uma carrinha a gasóleo que era um espetáculo, nunca mais me esquece daquele consumo que fez pro Algarve de 4.7L/100Km!".

                Comentário


                  #9
                  Amigo, acho que a tua decisão está/deve estar tomada!

                  Comentário


                    #10
                    Posso só partilhar que, nem um nem o outro fazem esses consumos em condução dita "normal".
                    Nem o Cupra faz consumos de 7L nem um 520D faz consumos de 5 ou 6L.
                    Obviamente que se andares a calcar ovos conseguirás números próximos disto mas isso não é conduzir é um frete e eu que o diga.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Epá, é feio que dói. Caro, usado e abusado sabe-se lá onde, 3 portas, e um GPS canito e caixa manual.
                      Tá visto que não gosto do série 1.

                      As 5 portas são imprescindíveis, meter o ovo e os miudos nas cadeiras, é de extrema importância ter praticalidade atrás.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                        Posso só partilhar que, nem um nem o outro fazem esses consumos em condução dita "normal".
                        Nem o Cupra faz consumos de 7L nem um 520D faz consumos de 5 ou 6L.
                        Obviamente que se andares a calcar ovos conseguirás números próximos disto mas isso não é conduzir é um frete e eu que o diga.
                        Percebo-te e concordo. Estava a tentar enganar-me ao escrever isso. No spritmonitor.de o Leon ronda os 9L reais, mas um 320d de 190cv ronda os 6.3. Assim sendo a diferença de custos é de quase 1000€ anuais.

                        É isto é que me está a custar na equação. É o custo do combustível. Não consigo justificar, ainda, ao meu cérebro: "Usar Leon Cupra 300cv a gasolina para fazer 20.000km anuais".

                        Comentário


                          #13
                          O Léon não faz 7 nem 8 lt, faz bem mais porque conheço um Golf GTI com 211 cv e não baixa dos 12, por isso é melhor apontar para cima e ver se a despesa em gasolina não irá fazer diferença no orçamento familiar, digo isto porque o Golf esta na iminência de ir a vida.

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Qual o León a gasóleo mais potente? 184 CV? E existe em Cupra ou só vai até FR?

                            Ou quais as possibilidades de pôr a GPL, até mesmo com apoio do concessionário?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                              O Léon não faz 7 nem 8 lt, faz bem mais porque conheço um Golf GTI com 211 cv e não baixa dos 12, por isso é melhor apontar para cima e ver se a despesa em gasolina não irá fazer diferença no orçamento familiar, digo isto porque o Golf esta na iminência de ir a vida.

                              Cumps
                              Pronto, é isto. Destruiste o meu sonho!
                              Mas é a realidade. Infelizmente os videos fixes do Youtube sobre carros, são feitos praticamente todos no UK, Alemanha e Holanda. Países onde o preço da gasolina é sustentável. Por cá, ainda é muito complicado justificar a escolha da gasolina em detrimento do diesel, por mais posts que vejamos na net a dizer que os Diesel têm os dias contados e que os Diesel dão mais despesas de manutenção, etc e tal.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Qual o León a gasóleo mais potente? 184 CV? E existe em Cupra ou só vai até FR?

                                Ou quais as possibilidades de pôr a GPL, até mesmo com apoio do concessionário?
                                É um FR, que com o mesmo equipamento do Cupra, fica por uns meros 2000€ a menos. Daí eu ter começado a ponderar o Cupra.

                                O GPL nem sei se é possível no 2.0 TSI.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não percebo.
                                  Muito honestamente, não percebo a obsessão pelos consumos qd se aplica 35k num carro.
                                  O q é mais relevante é estimar a desvalorização e fiabilidade ( se é q isso existe).
                                  Quem deve preocupar-se com conssumos é quem de facto vive uma situação financeira em que o cpnssumo tem impacto significativo no orçamento familiar.

                                  Se de facto tem, então não deveria gastar 35k num carro, com todo o respeito.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O FR a gasóleo só pode ter 184cv, mas equacionar um 184cv Diesel face a um Cupra não faz sentido.

                                    O Leon Cupra 300 é dos carros mais polivalentes que aí anda, oferece prestações a um nível já respeitável, um motor bastante eficaz, uma dinâmica muito bem apurada, equipamento a rodos, espaço suficiente e qualidade mais que aceitável para o segmento. Ainda te permite montar uma excelente caixa de velocidades e tracção integral.
                                    Resumindo, por um pouco menos de 40000€ trazes um carro muito eficaz, rápido e polivalente, um pouco como os 3 B's de bom, bonito e barato, não encontras nada igual por semelhante preço no mercado

                                    Em Espanha o carro tem imenso sucesso, até porque lá é consideravelmente mais barato.

                                    Aqui neste link, em Espanhol, tens um artigo muito completo sobre o carro: http://blogs.km77.com/arturoandres/p...v-dsg-4-drive/

                                    Eu tenho um FR 184cv e não duvido da competência do Cupra nem um bocadinho.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por fjlour Ver Post
                                      Percebo-te e concordo. Estava a tentar enganar-me ao escrever isso. No spritmonitor.de o Leon ronda os 9L reais, mas um 320d de 190cv ronda os 6.3. Assim sendo a diferença de custos é de quase 1000€ anuais.

                                      É isto é que me está a custar na equação. É o custo do combustível. Não consigo justificar, ainda, ao meu cérebro: "Usar Leon Cupra 300cv a gasolina para fazer 20.000km anuais".
                                      Tens o 308 GTI, gasta mt menos q o Cupra tanto em combustível como IUC , e compras novo pelo preço que indicas...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se existe a possibilidade de comprar um Cupra ou 308 GTI, etc e se o único "problema" é o diferencial do custo de combustível, não serão os 1000 euros/ano a mais que te devem fazer pensar 2x.

                                        Estamos a falar de gastar mais 100 euros/mês o que a meu ver não me parece nada de especial tendo em conta o que vais receber em troca.

                                        Além do mais, este tipo de carros aguenta bem o seu valor e ainda mais importante, daqui a 10 anos, continuas a ter um carro que dinamicamente está muito acima de 90% do parque automóvel.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Greetings!

                                          300cv 7lt......

                                          BMW 320D é muito visto e não muito fiável.

                                          Vai ver os Lexus.

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            1.9 tdi

                                            Comentário


                                              #23
                                              o leon cupra I (sim, já lá vão uns bons anos!) em 2004 gastava cerca de 35kms com 5€ de combustível, se apertasses, fazias menos 10, isto digo-te em primeira mão. mesmo com os consumos mais reduzidos de hoje em dia, é normal que tenha consumos de 9lts. o FR I, o qual eu tenho, é muito mais comedido e não é raro fazeres consumos abaixo de 6lts. do atual só conduzi o de 150cv também, mas a diferença para o de 184 deve prender-se em 2, 3 décimas no máximo.

                                              foi azar, andava uma carrinha cupra há umas 2 semanas no OLX e já andava lá há algumas semanas, tinha uns 2 ou 3 anos e era preta. era uma de apenas seis em PT, que eu confirmei, penso que num total de 10 carros. tens estes aqui, já agora.

                                              https://www.olx.pt/anuncio/seat-leon...tml#7eba42c8cf

                                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#2f9a673892 já desvalorizou cerca de 10 mil euros!

                                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#2f9a673892 mais caro 4 mil euros e do mesmo mês e mesmos kms (!!!) a apenas 300kms de distancia, ainda para mais num branco que nem precisa de ser metalizado!


                                              já agora, não sei que preços é que conseguiste, mas de catálogo ainda são quase 10 mil de diferença entre o cupra e o FR a gasóleo.

                                              http://www.guiadoautomovel.pt/seat-leon_pa-2177.html


                                              se for a gasolina porque não um megane de 205cv ou mesmo um RS? um quase vizinho dono de uma imobiliária comprou um e anda a vendê-lo desde que ele tinha uns 6 meses. anda com ele para trás e para a frente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esse 308 da Gamobar foi um dos que esteve no Estoril na apresentação dos 308GTI, 208GTI e dos novos 308GT e 2008 o ano passado.
                                                Eu sei porque estive lá

                                                De qualquer das formas, gosto mais do Leon Cupra.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  e ainda assim têm a lata de pedir mais 4 mil! estará assim tão carregado de extras ou só de pessoas que o experimentaram?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E um destes assim?:

                                                    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#a142af4457
                                                    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#85b06cc825

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                                                      #27
                                                      Os 2000€ de diferença do FR DSG 184cv para o Cupra são conseguidos com desconto de frota e metendo o FR com o mesmo nível de equipamentos que o Cupra traz.
                                                      Tenho uma proposta para um Cupra configurado a 47.638€, por 40.428€ chave na mão, com desconto de ENI (frota). Eventualmente teria de regatear uns brindes ao concessionário como umas revisões ou assim.

                                                      Esse 308 está com um preço porreiro, 30mil, são menos 10mil euros, dá que pensar, já dava para muita gasolina.
                                                      Mas o 308 GTI é um produto que não me cativa muito, por causa dos interiores, muito suis generis. Além disso é manual, teria que o ver ao vivo, nunca entrei num 308 dos novos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esse 330d acima também não me parece mal. Rápido, económico (Diesel) e prático (4 portas). E ainda tem 5 meses de garantia de fábrica.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O 420D estive a ponderar, novo, antes de me virar para o Cupra, mas ainda eram 50k, e além disso é um carro que é pouco prático para esta fase da vida: garotada. Também tive proposta de uma 320d nova, mas ainda ficava mais cara que o 420d GC, com os mesmos extras! 52500€...
                                                          Depois meti os pés na terra e vi que 50mil euros era psicologicamente muito para mim nesta fase da vida. Daí ter-me virado para os usados.

                                                          Mas ainda não obtive aqui uma ajuda na 2ª parte do tema, que é as desvantagens de comprar uma 320D usada. Falta-me conhecimento de causa sobre o que representa o acto de comprar um premium alemão com 3 anos e "apenas" 50.000Km no quadrante (+100.000 reais).

                                                          @LinoMarques, esse 330D está muito pobre. Só tem nome. Halogéneo? A sério que não tinha mais 1000€ para meter em cima dos 65.000€ para meter xenon? Estranhas escolhas que o dono desse 330d fez.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É dos carros mais fáceis de revender que pode haver e tem consumos muito bons. Depois, após os problemas nos N47, penso que os novos já não sofrem de grandes males crónicos.

                                                            A desvantagem deve ser só mesmo a nível emocional de ser mais uma entre tantas outras.

                                                            Comentário

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