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VW Golf MK4 (115cv, 1.9 TDI) Turbo?

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    VW Golf MK4 (115cv, 1.9 TDI) Turbo?

    Boas,
    Tenho este carro (título) à pouco tempo e confesso que não andei assim tanto com ele para me considerar um "expert" (para além de ser o meu 1º carro), mas quase que sou capaz de jurar que tem algo "em falta".
    Uma das coisas que sempre gostei nele é o fato de se ouvir muito bem/claramente o turbo mesmo sem grandes acelerações, mas aí à uns dias deu-me a sensação de ter perdido a potência toda numa ligeira subida; se bem que já ia em quarta, talvez não tivesse assim tanta "força" para isto...mas força ou não à parte, foi algo que nunca me tinha acontecido pois até enterrei o pé no chão e nem uma única rpm aumentou, nem tão pouco deu sinal de querer acelerar. Também sou capaz de jurar que já não ouço o turbo.
    Falei com um colega, que por acaso é mecânico de BMWs (mas daqueles dispostos a trabalhar no meu VW por ex), e ele disse-me que podia ser o "limp-mode", em que alguma leitura errada do computador faz com que o carro descarte toda a pressão do turbo e se comporte como se basicamente não tivesse um para não rebentar com o motor, e que basta desligar o carro e voltar a ligar que deixa de estar em "limp-mode". No dia seguinte foi o meu pai que levou o carro para o serviço a ver se notava alguma coisa e disse-me que o carro estava direito, pelo que fiquei com a ideia que realmente devia ter sido aquele o problema...acontece que hoje estive a andar e sou capaz de jurar que ainda não ouço o turbo como era costume, e que o carro não anda "tanto" como andava...respondia sempre bastante bem a qualquer rpm...e também dá-me a impressão de que o motor está muito ligeiramente mais ruidoso.
    Uma vez que nunca me apareceu qualquer erro no computador de bordo, ou avisos luminosos, não sei se é algo da minha cabeça, ou se tem algo de errado mesmo. Pesquisei sobre o limp-mode e vi que uma das causas pode ser que as "vanes" (peço desculpa pelo estrangeirismo mas vejo tudo em inglês e depois não sei como chamar pelas coisas em português haha) do turbo podem ficar presas com o carvão ou ferrugem, fazendo com que não funcione devidamente.
    Têm alguma sugestão? Algumas coisas que possa fazer rapidamente para testar alguma coisa? Qualquer ideia pode ajudar...não queria estar a gastar muito em oficinas a ir atrás de um possível problema...
    Acho mesmo que não estou doido, apesar de meu pai me dizer que o carro está bom...aquele barulhinho do turbo era muito claro, e pode até ser de me ter "acostumado" ao mesmo, mas...

    Desde já agradeço a atenção!

    #2
    isso sem ler os erros gravados na ecu é atirar hipóteses para o ar, pois existem umas quantas que dão origem a safe/limp mode.
    isso das "vanes" (geometria do turbo) é uma delas, ao não abrir e fechar como deve de ser deixa de controlar a pressão pedida pela ecu e a mesma ao detectar um desvio grande entra em safe.

    Comentário


      #3
      Vê os tubos de vácuo junto à electroválvula do turbo e em toda essa zona, os tubos costumam partir/romper com o tempo e depois o carro morre.

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