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mudança de óleo com norma correta?

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    mudança de óleo com norma correta?

    Boas pessoal, tenho vw up 2016. Foi feita a revisão do 1º ano com +-2900km na Autovia (Leça da Palmeira).

    Colocaram um óleo 10w40 , que não satisfaz os requisitos do fabricante. Isto é, a volkwagen no livro de manutenção do carro recomenda um óleo que

    obedeça á norma 502 00. Com esta norma eu só encontro óleo 5w40 que é um óleo mais fino. O 10w 40 só pode ser utilizado em caso de emergência, numa

    situação em que se tenha que acrescentar para o nível .

    Já pedi explicações á Autovia, mas ainda estou á espera. Na minha opinião é inadmissível , um concessionário oficial da vw colocar um óleo que não satisfaz

    as especificações da vw.

    Qual a vossa opinião?

    #2
    aqui tens óleo 10w40 norma 502 00 --> https://texoleo.com/produtos/10w-40/...=VW%20502%2000

    portanto devias ter analisado, antes de mandar vir com a oficina do concessionário...

    Comentário


      #3
      Nem todas as marcas de óleo, na viscosidade 10W40, têm a norma 502.00

      Resta saber qual foi a marca e referência do óleo usado para se averiguar se tem a norma 502.00

      Quanto é que pagaste só pelo óleo (preço por litro a mutiplicar pelos litros que levou mais o iva 23%)?

      Deram-te a escolher qual a viscosidade que preferias mesmo que houvesse diferença de preço?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
        Nem todas as marcas de óleo, na viscosidade 10W40, têm a norma 502.00

        Resta saber qual foi a marca e referência do óleo usado para se averiguar se tem a norma 502.00

        Quanto é que pagaste só pelo óleo (preço por litro a mutiplicar pelos litros que levou mais o iva 23%)?

        Deram-te a escolher qual a viscosidade que preferias mesmo que houvesse diferença de preço?
        sendo uma oficina da marca eles melhor que ninguém sabem o plano de manutenção e que tipo de material usar, acho que ele se precipitou e agora ficou mal na fotografia perante a oficina...

        ele há de ter a factura onde está descriminado a intervenção...

        Comentário


          #5
          vocês confiam em demasiado nas oficinas da marca e logo no óleo.

          Comentário


            #6
            É muito pouco provável que o concessionário use óleo que não aquele que é disponibilizado pela própria marca.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por sargotrons Ver Post
              vocês confiam em demasiado nas oficinas da marca e logo no óleo.
              até hoje nunca tive qualquer razão de queixa das oficinas das marcas, sempre tudo recomendado pelo fabricante ,dentro do plano de manutenção e zero problemas...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                É muito pouco provável que o concessionário use óleo que não aquele que é disponibilizado pela própria marca.
                Pois............pois...........

                Comentário


                  #9
                  No óleo não confio em ninguém, nem na marca. Compro o óleo e pago 10 euros para o mudar. O resto faz se na marca se assim entender.

                  Então em oficinas multi marca diria que uns 80% dos carros levam óleo errado. Aquilo há 3 bidons e vai tudo do mesmo. Só muda se é sintético, semi ou mineral.

                  Comentário


                    #10
                    Existe 10w40 com a norma 502.00 que é a recomendada pela marca para esse carro. Falta saber se o concessionário usou esse oleo ou não.

                    10w40 100% sintético, alguns dizem que é bruxaria lolol

                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                    No óleo não confio em ninguém, nem na marca. Compro o óleo e pago 10 euros para o mudar. O resto faz se na marca se assim entender.

                    Então em oficinas multi marca diria que uns 80% dos carros levam óleo errado. Aquilo há 3 bidons e vai tudo do mesmo. Só muda se é sintético, semi ou mineral.
                    Dizem que daqui a uns anos vai haver um bug que vai lixar os PC's enquanto o pessoal está a festejar qualquer coisa importante! Tem cuidado!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dercerje Ver Post
                      Boas pessoal, tenho vw up 2016. Foi feita a revisão do 1º ano com +-2900km na Autovia (Leça da Palmeira).

                      Colocaram um óleo 10w40 , que não satisfaz os requisitos do fabricante. Isto é, a volkwagen no livro de manutenção do carro recomenda um óleo que

                      obedeça á norma 502 00. Com esta norma eu só encontro óleo 5w40 que é um óleo mais fino. O 10w 40 só pode ser utilizado em caso de emergência, numa

                      situação em que se tenha que acrescentar para o nível .

                      Já pedi explicações á Autovia, mas ainda estou á espera. Na minha opinião é inadmissível , um concessionário oficial da vw colocar um óleo que não satisfaz

                      as especificações da vw.

                      Qual a vossa opinião?
                      A Autovia usa Galp Formula Energy 10w40 (VW502.00).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dercerje Ver Post
                        Boas pessoal, tenho vw up 2016. Foi feita a revisão do 1º ano com +-2900km na Autovia (Leça da Palmeira).

                        Colocaram um óleo 10w40 , que não satisfaz os requisitos do fabricante. Isto é, a volkwagen no livro de manutenção do carro recomenda um óleo que

                        obedeça á norma 502 00. Com esta norma eu só encontro óleo 5w40 que é um óleo mais fino. O 10w 40 só pode ser utilizado em caso de emergência, numa

                        situação em que se tenha que acrescentar para o nível .

                        Já pedi explicações á Autovia, mas ainda estou á espera. Na minha opinião é inadmissível , um concessionário oficial da vw colocar um óleo que não satisfaz

                        as especificações da vw.

                        Qual a vossa opinião?
                        Não é por nada, mas esse carro veio de fabrica com um oleo 5W30 VW504.00.


                        Vais notar os consumos a subir.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                          Não é por nada, mas esse carro veio de fabrica com um oleo 5W30 VW504.00.


                          Os concessionários muito gostam de inventar. Não consigo compreender o uso de um óleo 502.00, quando, como dizes, e bem, de fábrica vem com um óleo 504.00.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                            Os concessionários muito gostam de inventar. Não consigo compreender o uso de um óleo 502.00, quando, como dizes, e bem, de fábrica vem com um óleo 504.00.
                            não consegues, então percebes pouco do assunto, e depois os fabricantes é que gostam de inventar...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                              não consegues, então percebes pouco do assunto, e depois os fabricantes é que gostam de inventar...
                              Não compreendi o post...

                              Comentário


                                #16
                                Carbookk, trabalhas na Volkswagen ou és só teimoso?

                                Comentário


                                  #17
                                  2900km?!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Uma coisa faz-me confusao, os carros evoluiram a nivel electronicamente para beneficios de consumo e emissao mas o motor em si seja multivalvulas ou com turbo é uma tecnologia que se mantem a muitas decadas, pouco evoluiu é mecanica pura
                                    uma serie de peças em movimento desde o ano mil e novecentos e troca o passo.
                                    Funçao do oleo é lubrificar e limpar o motor no seu interior, a vantagem dos sintenticos é por ser mais fluido chegar todas partes do motor
                                    mais rapido e manter viscosidade altas temperaturas.
                                    Seja qual for a marca do carros obedece mesmo principio de funcionamento, essa coisa de norma 502.00 e etc muita gente fala mas nem sabe
                                    o significado, so vao atras porque alguem disse ou manual do carro manda obdecer intençao por detrás disto é para fiedelizar o cliente
                                    aos produtos deles inflacionados e o medo dos clientes é a alma do negocio deles.
                                    Certo deve-se usar um oleo minimamente bom mas nao cheguemos a extremos.
                                    Isso de filtro particulas e etc e tal nao atinge a nao ser que motor tenha desgastes esteja consumir oleo.
                                    Zelam pela saude do motor usem um oleo seja bonzito e fazer revisoes mais regulares tipo 10 mil km do que esses premium que fazem 30 mil km
                                    quando vao fazer a revisao aquilo ja negro breu cheio de carbonizaçao.
                                    É a minha opiniao, pouco importa possam dizer o carro é vosso

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se nos dias de hoje se arranja facilmente o óleo recomendado pelo fabricante e ainda por cima por um preço aceitável, qual é a dúvida?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Desinformação que leva a erros de quem lê. Evitem.

                                        Lógico que a norma é importante, aliás do mais importante. Ou pensam que todos os motores são feitos da mesma forma, é só lubrificar com óleo e siga? Enfim..

                                        Comentário


                                          #21
                                          [QUOTE=Carmaniaco90;1069694677]Desinformação que leva a erros de quem lê. Evitem.

                                          Lógico que a norma é importante, aliás do mais importante. Ou pensam que todos os motores são feitos da mesma forma, é só lubrificar com óleo e siga? Enfim..[/QUOTE

                                          As coisas que sabes, aprendeste isso com teus amigos dos copos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                            Pois............pois...........
                                            Pois?

                                            O concessionário compra o óleo - como todas as outras peças - à fábrica a preços muito convidativos, e depois vende ao cliente nas manutenções com uma margem de lucro enorme. O óleo oficial da VW (que claro que é um óleo de outro fabricante qualquer com um autocolante diferente, mas apropriado para o motor) é capaz de lhes ficar ao mesmo preço que ir comprar ao Continente para vender como óleo VW. E mesmo que metessem alguma coisa ao bolso com essa falcatrua, falamos de poupar uns trocos e correr o risco de a marca descobrir e lhes cortar logo a cobertura de garantia e possivelmente a concessão. Falamos de uma trafulhice que fecha as portas a uma empresa, quem é o empresário que vai fazer isso para meter mais uns 10 euros ao bolso numa revisão?

                                            Por favor, isso era completamente idiota.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ja agora, a viscosidade certa do óleo para o motor não é igual em todo o lado. A viscosidade é escolhida dependendo da temperatura ambiente a que o motor vai estar sujeito, o próprio manual do carro há-de ter algures as recomendações das diferentes viscosidades para diferentes climas.

                                              Se calhar, digo eu sem saber exactamente o que é que se passou e se é prática comum nessa oficina, mudaram de óleo porque faz sentido usar um óleo de viscosidade a frio mais elevada em Portugal do que na Alemanha onde faz um bocadinho mais de frio e por isso precisam de óleo mais fino.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                Ja agora, a viscosidade certa do óleo para o motor não é igual em todo o lado. A viscosidade é escolhida dependendo da temperatura ambiente a que o motor vai estar sujeito, o próprio manual do carro há-de ter algures as recomendações das diferentes viscosidades para diferentes climas.

                                                Se calhar, digo eu sem saber exactamente o que é que se passou e se é prática comum nessa oficina, mudaram de óleo porque faz sentido usar um óleo de viscosidade a frio mais elevada em Portugal do que na Alemanha onde faz um bocadinho mais de frio e por isso precisam de óleo mais fino.
                                                Não, não faz sentido. Qualquer óleo menos viscoso a frio é sempre melhor.

                                                Simplesmente usam o 10w40 porque lhes fica mais barato e tem maior margem.

                                                Relembro, o carro vem com um 5w30, de fábrica, para qualquer país.

                                                Já parece a história dos yaris que cá levavam 10w40 também e depois alguém que pagasse os segmentos colados.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Concessionários a comprar oleo à marca?!?!
                                                  LOOL

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                    Concessionários a comprar oleo à marca?!?!
                                                    LOOL
                                                    Haja fé.

                                                    Oremos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Amen
                                                      ...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Como é que é possível haver pessoal que defende meter 10w40 num carro de 2016 que veio de fabrica com 5w30??? Retrocesso em todos os aspetos!! Mesmo que tenha norma 502.00 essa já foi substituída pela 504.00! As oficinas agradecem clientes assim! Ainda por cima de certeza que o cliente pagou esse óleo a preço de ouro! Não há justificação possível excepto o lucro pretendido pelo concessionário.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                          Não é por nada, mas esse carro veio de fabrica com um oleo 5W30 VW504.00.


                                                          Vais notar os consumos a subir.
                                                          esse aumento de consumo em litros quanto será?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LuckyPixie Ver Post
                                                            esse aumento de consumo em litros quanto será?
                                                            Em relação a um 10w40 cerca de 2/3%.

                                                            Sem percentagens,a frio,no arranque dependendo da temperatura exterior,pode variar,quase 3 a 5 DL,isto até o motor atingir a temperatura de funcionamento e comparando 10w40 a 5w30.

                                                            E de 2 a 4 DL aos 100km em média de consumo geral.

                                                            Isto é só a diferênça entre 2 viscosidades diferentes,mas entre dois 5w30 com HTHSde 3.5 e 2.9,a nivel de consumo podes ir de1.5 DL a 2 DL de combustivel de diferença só pela diferença do resultado do atrito,entre um lubrificante e o outro.

                                                            Por isso HTHS até 2.9,ou,inferior é sinónimo de economia de combustivel,pois gera menos atrito das partes movéis do motor.

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