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Que tipo de mota comprar?

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    Que tipo de mota comprar?

    Boas.

    Eu estou farto do transito de manhã e queria arranjar uma mota relativamente barata para evitar transito. É mais para andar pela cidade mas também era porreiro ao fim de semana fazer uns 50 km ida e volta às cidades vizinhas.

    Eu tenho 25 e só tenho carta B. Eu gosto das motas tipo motocross (pode ser outras mas não conheco muitos tipos, só não quero as mariquices das scooters ;)) mas são todas acima de 1500€ usadas no OLX. Com isso dava para comprar um carro porreiro.

    Este tipo de motas podem andar na estrada?

    https://www.olx.pt/anuncio/yamaha-dt...tml#fa9be45c11

    Que motas recomendam de 125cc? Ou acham mais benéfico tirar a carta de mota? Se sim, qual deverá ser a cilindrada que devo ver?

    #2
    Nao gostas de scooters, eu tambem nao resta-te essas estilo motocross 125cc a 4 tempos, nao esperes grande desempenho, cumprem
    bem sua funçao e sao economicas, nao dá é para surpreender as meninas
    Existe kTM e a DT 125cc a dois tempos mas devido a potencia delas nao as podes conduzires

    Comentário


      #3
      Há um tópico de motos no Off Topic e deves ter mais sorte em ter respostas por lá, mas já agora para aquilo que pretendes as maricas das scooters são a melhor opção.

      Comentário


        #4
        "nao dá é para surpreender as meninas" mais vale andar com o meu Opel Corsa xD . Que cilindrada recomendas acima disso?

        Comentário


          #5
          So podes conduzir motas ate 11kW com categoria B da carta, essa DT que pretendes nao a podes conduzir

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JDMJ Ver Post
            So podes conduzir motas ate 11kW com categoria B da carta, essa DT que pretendes nao a podes conduzir
            Isto, 125 2T esquece.

            Se não tens matrícula (duh), piscas e espelhos não podes andar na estrada. Há motas de TT que têm, mas o pessoal costuma tirar, e essas motas não são grande coisa no alcatrão de qualquer das formas.

            O melhor que arranjas é uma coisa typo CBF125 mas são carotas. Aliás qualquer 125 4T tem preços inflacionados hoje em dia precisamente porque dão para conduzir com carta de carro e o pessoal prefere pagar mais do que ir tirar carta de mota. Mas motas "a sério" esquece que sem carta A não vais arranjar nada que chegue perto, não vais surpreender meninas nenhumas com 15 cavalos.

            Comentário


              #7
              Há 125cc a 2t que saíram limitadas a 11Kw (pelo menos no livrete), pode ser que apareça alguma usada...
              Tirando essas só mesmo motores de tirar água...

              Comentário


                #8
                Se vais andar só na cidade não precisas de tirar carta. Compra uma SM 125cc (Yamaha XTX125) ou se der para mais € uma Duke 125 que é ultra-leve e uma das mais rápidas e poderosas 125 dando inclusivamente para umas boas tiradas em AE! O que queres é uma mota com bom poder de arranque e que seja bem leve e estreita!

                Comentário


                  #9
                  Esta DT-R está com 11KW no livrete! Mas atenção que motos a 2 tempos dão mais trabalho de manutenção e uma atenção e reposição permanente do óleo do motor:

                  http://www.custojusto.pt/portalegre/...-11kw-24197225

                  um XTX125, bem mais dócil e simples de manter:

                  http://www.custojusto.pt/porto/motos...t-125-24198356

                  E uma opção totalmente fora da caixa mas com grande estilo: uma MASH 125!

                  http://www.custojusto.pt/lisboa/moto...e-125-24198583

                  Comentário


                    #10
                    Para facilidade de uso, esquece as 2t, como essa DTR

                    Têm manutenção mais rigosora, precisam de óleo de mistura, etc, e não são tão amigáveis de conduzir para pessoas inexperientes.

                    Dentro do género que gostas, tens várias opções à volta de 1500 euros

                    Mas claro o estilo cross vai comprometer o comportamento em estrada, eu já tive cross e desportivas, e a diferença é abismal. Por exemplo numa ninja 250r transmite muita confiança nas curvas e travagens, enquanto uma crf 250 era o contrário, tinha que adivinhar qual o limite de aderência.. Uma super moto é mais equilibrada para o que pretendes.

                    Comentário


                      #11
                      A grande desvantagem das 2 tempos são os consumos. De certeza que há dt125 limitadas que facilmente se deslimitam.

                      Dentro das 4 tempos a que mais gosto é a ktm duke.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                        A grande desvantagem das 2 tempos são os consumos. De certeza que há dt125 limitadas que facilmente se deslimitam.

                        Dentro das 4 tempos a que mais gosto é a ktm duke.
                        Isso acontecia logo na 1a revisão. Só conheço uma em que a mãe do puto não deixou fazer isso.

                        As supostas desvantagens que apontam à DTR compensam largamente face à falta de rendimento das 4t

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                          Isso acontecia logo na 1a revisão. Só conheço uma em que a mãe do puto não deixou fazer isso.

                          As supostas desvantagens que apontam à DTR compensam largamente face à falta de rendimento das 4t
                          Plenamente de acordo... se o que se quer é andamento, tem que se assumir que de 2,xl aos 100 se passa para 5 ou 6 aos 100, que se passa a cheirar a óleo depois de cada vez que se anda de mota (embora até hajam, ou pelo menos haviam uns óleos com cheiros a morangos e afins), e que as 2t têm algo mais de manutenção. Por outro lado o sorriso quando se anda com ela é outro...

                          Dito isto, estou neste momento à espera de uma 125 4t que já está encomendada...

                          Comentário


                            #14
                            Sem duvida. Uma 125 2t ainda consegue dar algum gozo e diversão.
                            Uma 125 4t é mesmo para ir do ponto A ao ponto B e gastar pouca gasolina.

                            Comentário


                              #15
                              Eu acho que as Supermoto são as mais equilibradas e completas que se podem ter porque são perfeitas para a cidade e dão para ir curtir umas curvas sem o tal receio do limite de aderência em curva que as motos de enduro/cross têm tal como o VSO diz no seu comentário. Que não hajam dúvidas que uma 125 a 2T tem uma "pedrada" muito maior que uma 4T. Aliás a DT-R 125 faz frente a uma XT600 sem qualquer problema só para se ter uma ideia! Mas manutenção, cheiro a frigideira das batatas fritas, etc...

                              Comentário


                                #16
                                Uma DTR 125 fazer frente a uma XT600! Ja conduzi ambas em estrada nao tem nada a ver uma com a outra, xt600 leva largamente vantagem.
                                Em terra ou no mato pode ser que DT leve vantagem por ser mais leve, nao sei... Mas isso tambem depende do motociclista

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                  Sem duvida. Uma 125 2t ainda consegue dar algum gozo e diversão.
                                  Uma 125 4t é mesmo para ir do ponto A ao ponto B e gastar pouca gasolina.
                                  Mas sabes que agora estão proibidos em vender 2T. Agora é tudo 4T. (novas)



                                  Agora para o user. Esquece DTR (nem podes conduzir com a carta B, ultrapassa os 11kw, isto na geral). Também comprei á uns meses uma 125, naked (devias dar uma espreita) misto de estrada e pista, menos encorpadas. Atenção a minha não é uma Duke 125 ou MT 125 (yamaha), ou Tuono 125 (apriliia), mas cumpre a sua função para o preço que foi nova (2300 e pico) Euro 4 EFI, estamos a falar um keeway rkv 125.

                                  Agora é assim, com o passar dos tempos a 125 vai ficar curta, e queres investir numa carta A, mas dado que tens pouca ou nenhuma experiencia a 125 para comecar era do melhor.

                                  Agora de velocidades máximas não esperes grandes coisas destas 125, 120/130kms em tiradas de AE.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
                                    Se vais andar só na cidade não precisas de tirar carta. Compra uma SM 125cc (Yamaha XTX125) ou se der para mais € uma Duke 125 que é ultra-leve e uma das mais rápidas e poderosas 125 dando inclusivamente para umas boas tiradas em AE! O que queres é uma mota com bom poder de arranque e que seja bem leve e estreita!


                                    Vais ver se não vai tirar a carta, daqui a uns tempos a 125 começa a ficar curta, mas pelo menos quando for tirar a carta já tem noções em que pode ser mais "facil", pois basta subir a cilindrada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                      Mas sabes que agora estão proibidos em vender 2T. Agora é tudo 4T. (novas)



                                      Agora para o user. Esquece DTR (nem podes conduzir com a carta B, ultrapassa os 11kw, isto na geral). Também comprei á uns meses uma 125, naked (devias dar uma espreita) misto de estrada e pista, menos encorpadas. Atenção a minha não é uma Duke 125 ou MT 125 (yamaha), ou Tuono 125 (apriliia), mas cumpre a sua função para o preço que foi nova (2300 e pico) Euro 4 EFI, estamos a falar um keeway rkv 125.

                                      Agora é assim, com o passar dos tempos a 125 vai ficar curta, e queres investir numa carta A, mas dado que tens pouca ou nenhuma experiencia a 125 para comecar era do melhor.

                                      Agora de velocidades máximas não esperes grandes coisas destas 125, 120/130kms em tiradas de AE.
                                      Depende do que estiver escrito no livrete.

                                      Ninguém proibiu a venda de motores a 2T, tanto que as KTM as vende novas. Simplesmente não conseguem cumprir as normas... Gostava que desse a volta, porque 4T a 125 ...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                        Depende do que estiver escrito no livrete.

                                        Por norma as DTR têm mais de 11kw, mas há aquelas limitadas, por norma não pode


                                        Ninguém proibiu a venda de motores a 2T, tanto que as KTM as vende novas. Simplesmente não conseguem cumprir as normas... Gostava que desse a volta, porque 4T a 125 ...

                                        Sobre isto não posso opinar, posso é dizer que a minha 4T, não é uma bala comparando com uma 2T, mas uma 125 não é mota para corridas.

                                        .......

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se gostas de motas a sério tira a carta completa (sem restrições) e arranja uma Triumph Rocket 3

                                          3 cilindros, 2294cc, 148cv@5750rpm, 221Nm@2750rpm

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma review bastante boa sobre a Rocket 3

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isso é como um tipo indeciso entre um Corsa e um Clio para primeiro carro e dizeres-lhe que se gosta de carros devia era comprar um C63.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há cada um...

                                                Sugere uma bmw S1000RR

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  Isso é como um tipo indeciso entre um Corsa e um Clio para primeiro carro e dizeres-lhe que se gosta de carros devia era comprar um C63.
                                                  Agora é que fui ler o primeiro post com atenção e vi que ele pretende uma mota barata e para andar na cidade.

                                                  Sendo assim tens razão, a Rocket 3 não é a mais adequada.

                                                  Mas assim ele fica a conhecer esse modelo (caso não conheça) e poderá ser uma boa segunda mota para comprar para os passeios em estrada aberta.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                                    Há cada um...

                                                    Sugere uma bmw S1000RR


                                                    Já justifiquei no post anterior a razão de ter sugerido a Rocket 3 (não tinha lido que ele pretendia uma mota barata e para andar em cidade).

                                                    Penso que qualquer verdadeiro apreciador de motas não fique indiferente à Rocket 3 e por isso a minha sugestão.

                                                    Até eu, que nem gosto desse estilo de motas, gostava de ter uma Rocket 3.

                                                    221Nm de binário logo às 2750rpm é impressionante.

                                                    A maior parte dos carros a gasolina que circulam nas estradas de Portugal nem sequer chega perto desse valor de binário.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O binário antes de passar pela caixa não diz grande coisa, isso é para todos os efeitos um motor de carro e o redline é as 6500. Adiciona o facto de pesar 350Kg e qualquer desportiva 600cc a deixa para trás sem dificuldade.

                                                      Se queres uma cruiser que ande mesmo tens a Ducati Diavel/XDiavel.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                                        Vais ver se não vai tirar a carta, daqui a uns tempos a 125 começa a ficar curta, mas pelo menos quando for tirar a carta já tem noções em que pode ser mais "facil", pois basta subir a cilindrada.
                                                        Sim, se o bicho das motas lhe morder em menos de nada tira a carta. Enquanto não o faz vai aprendendo numa 125 antes de começar a escalar! Para quem não tenha experiência uma 125 já é mota suficiente e que já dá bastante gozo nos primeiros tempos (é como a malta que fica maluca nas aulas de condução com uma CB500 :P ).

                                                        Mas o melhor é esperarmos que o Geaper leia estes nossos comentários e diga de sua justiça que o tópico já anda a fugir do controlo com algumas das sugestões que estão a surgir! ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
                                                          Sim, se o bicho das motas lhe morder em menos de nada tira a carta. Enquanto não o faz vai aprendendo numa 125 antes de começar a escalar! Para quem não tenha experiência uma 125 já é mota suficiente e que já dá bastante gozo nos primeiros tempos (é como a malta que fica maluca nas aulas de condução com uma CB500 :P ).

                                                          Mas o melhor é esperarmos que o Geaper leia estes nossos comentários e diga de sua justiça que o tópico já anda a fugir do controlo com algumas das sugestões que estão a surgir! ;)
                                                          Eu já disse num outro topico. Quando fui buscar a minha 125 não tinha experiencia ou quase nenhuma em motas, hoje não quero mais nada. Tive a pessoa em casa que torceu o nariz (preocupações de mãe), mas não me proibiu a compra. Tanto que nos proximos tempos irei investir na carta completa (isto se o tempo permitir, motorista pesados, tem destas coisas).

                                                          Já disse em casa, um dia destes irei pegar nela pela manhã cedo, e ir até aos nuestros hermanos, faço A3 toda, passo a fronteira, ando por Vigo, Pontevedra etc. Aproveitar as férias

                                                          Agora o user não é espalhar na primeira que vir,

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                                                            #30
                                                            Confesso q não entendo a vossa lógica de maior manutenção nas 2T, quando a ausência da mesma é uma das suas vantagens.
                                                            Tem menos durabilidade, tem que se ter em atenção a mistura e a qualidade do óleo, mas não tem mais manutenção. Manter o óleo ao nível não é uma coisa complicada se tiverem autolube, assim como fazer a mistura em casa.
                                                            Se centenas de milhares de pessoas o fizeram neste país durante décadas, hoje não deve ser mais difícil.

                                                            Se queres poupar combustivel uma 2T não é a melhor opção, mas isso da manutenção desculpem mas é uma visão muito estreita do assunto.

                                                            Comentário

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