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Motor TU PSA - Carburador vs Injeção

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    Motor TU PSA - Carburador vs Injeção

    Para motores TU da época de 1990-1995 quais são os pros/contras dos carburadores e dos sistemas de injeção? Há muita diferença de consumos? O que acham de cada?

    #2
    Em princípio, injecção é sempre mais suave e económico.

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      #3
      O 1.4 de 75 cavalos eram bem nervosinhos...

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        #4
        o TU3 e o TU1 foram excelentes motores. ainda hoje o de 75cv em pouco mai que cidade porta-se muito bem e gasta cerca de 6.5 a 7lts, dependendo da condução. já tive 3 motores desses e só he faltavam mesmo um pouco mais de cavalagem ou binário em mais altas rotações. com 8v não há milagres... de resto, se bem tratados, duram muitos kms mesmo.

        quanto a motor de carburador ou injeção, injeção, claro! há anos que não ouço falar em motores destes a carburador, só mesmo em alfas 33.

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          #5
          Em termos de fiabilidade os TU são bons independente de serem de carburador ou injecção.
          No caso do 1.0 e 1.1, com a passagem para injecção a potência subiu 5cv e as performances melhoraram. Infelizmente um AX GT teve um decréscimo de potência e performance. O 1.4 do GT passou dos 85 para os 75cv.

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            #6
            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
            Em termos de fiabilidade os TU são bons independente de serem de carburador ou injecção.
            No caso do 1.0 e 1.1, com a passagem para injecção a potência subiu 5cv e as performances melhoraram. Infelizmente um AX GT teve um decréscimo de potência e performance. O 1.4 do GT passou dos 85 para os 75cv.
            De certeza que isso é verdade? Eu tive um AX 1.1 de carburador e depois o 106 1.1 de injecção e tenho quase a certeza absoluta que ambos declaravam 60 cavalos.
            Por acaso tenho uma opinião contrária ao pessoal daqui, tirando o contra de ter de abrir o ar para por a pegar o motor do AX gostava mais deste do que do 106, parecia sempre mais nervoso e curiosamente o 106 gastava o mesmo do que o AX.
            Os motores foram relativamente fiáveis mas sempre os achei muito lentos, se bem me lembro gastavam pouco, médias a rondar os 6l salvo erro.

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              #7
              Tivemos cá em casa um AX 11 TRE de 1988 e tinha 55cv. Em 1992 com a chegada da injecção passou a 60cv.
              Lembro-me de um ensaio na Automotor e referiam isso mesmo. As performances melhoraram.

              http://autoweb-france.com/fiches-tec...roen_AX_11.php
              http://autoweb-france.com/fiches-tec...en_AX_1.1i.php

              Lembro-me de medirem o AX 11 de injecção em cerca de 11s nos 0-100.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                Tivemos cá em casa um AX 11 TRE de 1988 e tinha 55cv. Em 1992 com a chegada da injecção passou a 60cv.
                Lembro-me de um ensaio na Automotor e referiam isso mesmo. As performances melhoraram.

                http://autoweb-france.com/fiches-tec...roen_AX_11.php
                http://autoweb-france.com/fiches-tec...en_AX_1.1i.php

                Lembro-me de medirem o AX 11 de injecção em cerca de 11s nos 0-100.
                Então devo estar a fazer confusão, o meu AX era salvo erro de 1991 e tinha de matricula XM que era o topo de gama da citroen nessa altura

                Por acaso "gostei" tanto do AX que quando foi despachado disse que nunca mais compraria um citroen na vida, esteve cá por casa um ano se tanto.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  o TU3 e o TU1 foram excelentes motores. ainda hoje o de 75cv em pouco mai que cidade porta-se muito bem e gasta cerca de 6.5 a 7lts, dependendo da condução. já tive 3 motores desses e só he faltavam mesmo um pouco mais de cavalagem ou binário em mais altas rotações. com 8v não há milagres... de resto, se bem tratados, duram muitos kms mesmo.

                  quanto a motor de carburador ou injeção, injeção, claro! há anos que não ouço falar em motores destes a carburador, só mesmo em alfas 33.
                  Obrigado pela resposta. Estava na dúvida porque ando à procura de carro e tenho andado de volta do Peugeot 205 já que encontrei um 1.1 GR de 92 (já de injeção, acho eu) em muito bom estado, sendo a maioria dos 205 ainda a carburador.
                  O 1.4 de 75cv gastava assim tão pouco? 6.5 a 7 lts pensava que era o consumo do 1.1

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                    #10
                    7l/100? Isso quase gasta o meu carro, e é um 1.2

                    Comentário


                      #11
                      eu cheguei a fazer retas no alentejo durante uns meses e a 80 gastava praticamente 5€/5,5€ por cada 50kms. isto há 6 anos, quando a gasolina andaria talvez pelo euro e vinte e cinco. em cidade já se manda para os 8 com pára arranca.

                      o 1.0 não compres, pois o 1.1 tem cerca de 30% mais de binário, cavalagem e isso. um 205 é muito antigo, aconselhava-te, isso sim, um citroen zx aí até 600€ e já de 95. é um projeto de maio de 1991, o 205 é um projeto de 83, salvo erro! para teres o mesmo motor, nem que seja o 1124cc de 60cv, mais vale ires para um projeto bem mais recente!

                      ainda há 2 semanas encontrei novamente o mais antigo que conheço, precisamente de maio de 91, comprado por 200€ há cerca de 1 ano, disse-me o dono, que não conheço de lado nenhum. eu só conhecia o carro, andava em braga, agora andava em guimarães. eu tive um de 2 de janeiro de 92 durante 17 anos e que acabou depois por ir para a sucata para abate. foi o melhor carro que passou lá por casa. depois adquiri um de agosto de 92, tive-o desde 2012, comprado or 350€ e chegou a ir para a fronteira do alentejo e depois ribatejo noutra viagem, ambas durante uns meses. vendi-o a meio de julho por... 325€!

                      o primeiro era um 1124 ainda com ar que chegou a evar um 1360cc durante os últimos 2 ou 3 anos de vida e o segundo um 1360cc de injeção normal. praticamente não faziam barulhos nem deram grandes chatices.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        eu cheguei a fazer retas no alentejo durante uns meses e a 80 gastava praticamente 5€/5,5€ por cada 50kms. isto há 6 anos, quando a gasolina andaria talvez pelo euro e vinte e cinco. em cidade já se manda para os 8 com pára arranca.

                        o 1.0 não compres, pois o 1.1 tem cerca de 30% mais de binário, cavalagem e isso. um 205 é muito antigo, aconselhava-te, isso sim, um citroen zx aí até 600€ e já de 95. é um projeto de maio de 1991, o 205 é um projeto de 83, salvo erro! para teres o mesmo motor, nem que seja o 1124cc de 60cv, mais vale ires para um projeto bem mais recente!

                        ainda há 2 semanas encontrei novamente o mais antigo que conheço, precisamente de maio de 91, comprado por 200€ há cerca de 1 ano, disse-me o dono, que não conheço de lado nenhum. eu só conhecia o carro, andava em braga, agora andava em guimarães. eu tive um de 2 de janeiro de 92 durante 17 anos e que acabou depois por ir para a sucata para abate. foi o melhor carro que passou lá por casa. depois adquiri um de agosto de 92, tive-o desde 2012, comprado or 350€ e chegou a ir para a fronteira do alentejo e depois ribatejo noutra viagem, ambas durante uns meses. vendi-o a meio de julho por... 325€!

                        o primeiro era um 1124 ainda com ar que chegou a evar um 1360cc durante os últimos 2 ou 3 anos de vida e o segundo um 1360cc de injeção normal. praticamente não faziam barulhos nem deram grandes chatices.
                        Pelo que tenho visto nos sites de carros usados (standvirtual, OLX, custojusto etc.) os ZX 1.1 são raros. Por acaso adoro o ZX, o meu primo teve um 1.4d e enquanto o motor não rebentou foi o carro mais confortável em que já andei . A única coisa que me impede de comprar o 1.4 (gasolina) é mesmo o consumo, já que há pouco dinheiro cá para gasolina. Tendo isso em conta vou andar quase exclusivamente em nacionais, portanto não sei se há grande diferença de consumo...

                        Tenho também uma dúvida de segurança: Dá para instalar um volante airbag num ZX sem airbag? Havia modelos com airbag de fábrica, portanto deve estar lá a infraestrutura toda, ou não?
                        Editado pela última vez por Sauce; 04 October 2017, 15:38.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                          O 1.4 de 75 cavalos eram bem nervosinhos...
                          uuuuhhhwerrrrahhhh..... que nervo, a serio um motor de 75 cv nervoso,só se fosse no citroen Saxo eee....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sauce Ver Post
                            Pelo que tenho visto nos sites de carros usados (standvirtual, OLX, custojusto etc.) os ZX 1.1 são raros. Por acaso adoro o ZX, o meu primo teve um 1.4d e enquanto o motor não rebentou foi o carro mais confortável em que já andei . A única coisa que me impede de comprar o 1.4 (gasolina) é mesmo o consumo, já que há pouco dinheiro cá para gasolina. Tendo isso em conta vou andar quase exclusivamente em nacionais, portanto não sei se há grande diferença de consumo...

                            Tenho também uma dúvida de segurança: Dá para instalar um volante airbag num ZX sem airbag? Havia modelos com airbag de fábrica, portanto deve estar lá a infraestrutura toda, ou não?
                            isso deve dar uma trabalheira e deve ficar o valor do carro, não te compensa minimamente. citroen zx há muitos 1.1, mas o 1.4 também se for até 95 paga pouquinho de selo, 32€. um AX já é um projeto antigo também. ou então arranjas um saxo VTS, mas é segmento B e equiparável ao AX. se for um xsara é porreiro. ou então um 306 phase II, a partir de 98.

                            quanto a conforto, nunca andei no rei, o XM, mas num equivalente, um safrane já com muitos anos e atrás. parecia um sofá, literalmente!

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