Boa noite.
O meu pai possui uma carrinha citroen berlingo e recentemente a luz do filtro de partículas acendeu. A carrinha é usada para fins comerciais e faz alguns quilómetros (tem atualmente 200 mil, 5 anos), porém com uma condução muito calma, citadina 99% das vezes. Apesar da luz acesa, a carrinha continua com o mesmo rendimento de sempre em termos de desenvolvimento.
Ele levou o veículo a mecânicos não especializados (ou seja, não levou à citroen) e disseram-lhe que o filtro devia estar entupido e que o melhor seria abusar um pouco da carrinha em termos de andamento ("esticar"), para tentar limpá-lo. Fizeram isso, gastaram bastante combustível e a luz continuou acesa.
Passado um ou dois dias, os mesmos mecânicos disseram que podia ser falta de um óleo/lubrificante que serve para lubrificar o filtro de partículas. Colocaram, segundo o que o meu pai diz, 1L desse tal lubrificante, e a luz continuou acesa.
Até hoje, nada feito e a luz lá permaneceu.
Gostava de ouvir as vossas opiniões em relação a isto. Porque não me parece que os mecânicos em causa consigam resolver o problema e até já pensei que possa ser qualquer coisa mínima que faz com que a luz permaneça ligada e não um verdadeiro problema no filtro de partículas. Ou então é mesmo uma coisa mais grave e o melhor será levar diretamente à citroen.
Apreciarei os vossos comentários.
O meu pai possui uma carrinha citroen berlingo e recentemente a luz do filtro de partículas acendeu. A carrinha é usada para fins comerciais e faz alguns quilómetros (tem atualmente 200 mil, 5 anos), porém com uma condução muito calma, citadina 99% das vezes. Apesar da luz acesa, a carrinha continua com o mesmo rendimento de sempre em termos de desenvolvimento.
Ele levou o veículo a mecânicos não especializados (ou seja, não levou à citroen) e disseram-lhe que o filtro devia estar entupido e que o melhor seria abusar um pouco da carrinha em termos de andamento ("esticar"), para tentar limpá-lo. Fizeram isso, gastaram bastante combustível e a luz continuou acesa.
Passado um ou dois dias, os mesmos mecânicos disseram que podia ser falta de um óleo/lubrificante que serve para lubrificar o filtro de partículas. Colocaram, segundo o que o meu pai diz, 1L desse tal lubrificante, e a luz continuou acesa.
Até hoje, nada feito e a luz lá permaneceu.
Gostava de ouvir as vossas opiniões em relação a isto. Porque não me parece que os mecânicos em causa consigam resolver o problema e até já pensei que possa ser qualquer coisa mínima que faz com que a luz permaneça ligada e não um verdadeiro problema no filtro de partículas. Ou então é mesmo uma coisa mais grave e o melhor será levar diretamente à citroen.
Apreciarei os vossos comentários.
Comentário