Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fuga de óleo em carro novo!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fuga de óleo em carro novo!

    Olá a todos!

    Ontem tive uma grande chatice! Carro com 6000 kms, comprado novo na marca há uns meses. Depois de 30 min em viagem, estaciono e vejo uma poça enorme de óleo debaixo do carro, com rasto de óleo no percurso até ao lugar, fiquei logo alarmado(!) e chamei a assistência que rebocou o carro para a oficina da marca. Não deu qualquer aviso no painel mas quando ia ver o nível do óleo no sistema, dava "falha"... Entretanto o Sr. do reboque repara que na porta tem vestígios de óleo, pelo que andou a perder óleo em andamento! Ou seja, quando parei o carro não sei sequer qual a quantidade de óleo que tinha (no painel não deu qualquer aviso de falha).

    Já na oficina, detectou-se o problema: a borracha da tampa do filtro estava cortada!!! Questionados sobre como é possível isto acontecer num carro novo, não souberam responder. Fartei-me de os questionar se o motor não ficou afectado, ao que dizem que não porque não avisou de falta de óleo, mas que vai ficar o registo do sucedido caso surja algum problema de futuro.

    Como posso saber se afectou o motor e possíveis danos devidos a este episódio? Há forma de saber isso sem ser ficar a aguardar que surja algum problema?

    Obrigado desde já!

    #2
    Originalmente Colocado por Bolideffff Ver Post
    Olá a todos!

    Ontem tive uma grande chatice! Carro com 6000 kms, comprado novo na marca há uns meses. Depois de 30 min em viagem, estaciono e vejo uma poça enorme de óleo debaixo do carro, com rasto de óleo no percurso até ao lugar, fiquei logo alarmado(!) e chamei a assistência que rebocou o carro para a oficina da marca. Não deu qualquer aviso no painel mas quando ia ver o nível do óleo no sistema, dava "falha"... Entretanto o Sr. do reboque repara que na porta tem vestígios de óleo, pelo que andou a perder óleo em andamento! Ou seja, quando parei o carro não sei sequer qual a quantidade de óleo que tinha (no painel não deu qualquer aviso de falha).

    Já na oficina, detectou-se o problema: a borracha da tampa do filtro estava cortada!!! Questionados sobre como é possível isto acontecer num carro novo, não souberam responder. Fartei-me de os questionar se o motor não ficou afectado, ao que dizem que não porque não avisou de falta de óleo, mas que vai ficar o registo do sucedido caso surja algum problema de futuro.

    Como posso saber se afectou o motor e possíveis danos devidos a este episódio? Há forma de saber isso sem ser ficar a aguardar que surja algum problema?

    Obrigado desde já!
    Sim , repara bem no trabalhar dele e se está a puxar bem e se não faz fumos exagerados.

    Um motor desgastado ou danificado terá com certeza um trabalhar desequilibrado pelo menos

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
      Sim , repara bem no trabalhar dele e se está a puxar bem e se não faz fumos exagerados.

      Um motor desgastado ou danificado terá com certeza um trabalhar desequilibrado pelo menos
      Até agora (fiz uns 50kms) e não notei nenhum barulho estranho nem falta de força. Mas o meu receio é que algo tenha ficado parcialmente afectado (por sobreaquecimento por exemplo) e que tenha diminuído a "vida útil" do motor com aparecimento precoce de problemas... :/

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Bolideffff Ver Post
        Até agora (fiz uns 50kms) e não notei nenhum barulho estranho nem falta de força. Mas o meu receio é que algo tenha ficado parcialmente afectado (por sobreaquecimento por exemplo) e que tenha diminuído a "vida útil" do motor com aparecimento precoce de problemas... :/
        Não te preocupes , se nem acendeu a luz do óleo ou do motor é porque em principio estará tudo bem , os carros novos têm sensores por todo olado , acredita que se tivesse danificado alguma coisa isso acusava logo.

        Comentário


          #5
          Já agora 50 km é pouco para tirares conclusões, faz mais uns 2000KM e vê se continua tudo bem

          Comentário


            #6
            pode-se saber qual o carro em questão ? ...


            Boa sorte para o caso ....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ricbarata Ver Post
              pode-se saber qual o carro em questão ? ...


              Boa sorte para o caso ....
              Um A4 B9

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Bolideffff Ver Post
                Um A4 B9
                Excelente automóvel , é pena o sucedido , mas vais ver que está tudo bem

                Comentário


                  #9
                  Certifica-te apenas que tudo fica bem registado e documentado para quando houver (se houver) chatisses mais tarde.

                  Comentário


                    #10
                    Dá também uma vista de olhos a este tópico para algumas dicas:
                    http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=151988

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Bolideffff Ver Post
                      Um A4 B9

                      é uma pena .... mas tens que pensar positivo, que não estragou nada de mais ...

                      Parabéns é um excelente carro .....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                        Dá também uma vista de olhos a este tópico para algumas dicas:
                        http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=151988
                        Ui... Ao ler este tópico fiquei com mais receio ainda... Que posso exigir à oficina para melhor documentar a situação? É possível fazer algum relatório técnico do estado do motor?

                        Comentário


                          #13
                          Não te preocupes, se não foi detetada falta de pressão de óleo, é porque nunca a lubrificação não falhou.

                          Este tipo de defeito de fabrico é extremamente raro, mas acontece... até aos melhores.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Não te preocupes, se não foi detetada falta de pressão de óleo, é porque nunca a lubrificação não falhou.

                            Este tipo de defeito de fabrico é extremamente raro, mas acontece... até aos melhores.
                            Só quando foi descarregado do reboque na oficina e o ligaram é que deu aviso vermelho. Antes disso nunca tinha dado qualquer aviso no painel. Quando tentei ler o óleo no sistema é que dava "falha" pelo que parece que não lia sequer :/
                            Com tanta electrónica sei lá se os sensores não falham... Num carro novo não quero facilitar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bolideffff Ver Post
                              Só quando foi descarregado do reboque na oficina e o ligaram é que deu aviso vermelho.
                              Porque deve ter perdido muito óleo enquanto esteve estacionado. Antes disso, as perdas não devem ter sido suficientes para disparar o aviso...

                              Eu não me preocupava muito com isto. De qualquer das formas convém guardar toda a documentação desta avaria...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Porque deve ter perdido muito óleo enquanto esteve estacionado. Antes disso, as perdas não devem ter sido suficientes para disparar o aviso...

                                Eu não me preocupava muito com isto. De qualquer das formas convém guardar toda a documentação desta avaria...
                                Também pensei nisso, mas como a tal borracha fica na parte superior, é muito estranho dado que enquanto o carro esteve parado o óleo se deposita no carter e não no filtro que está na parte superior... Muito estranho tudo isto

                                Comentário


                                  #17
                                  Já vi isso acontecer a alguém que depois de uma revisão perdeu o óleo também devido a defeito no filtro do óleo (tinha a borracha cortada), acho que não te deves preocupar com isso, pois sendo uma mecânica moderna terá sensores que ao detectarem a falta de pressão do óleo desligam o motor, se deste conta antes disso não terás problemas.
                                  De qualquer das formas isso deve ficar documentado no historial do carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                    Já vi isso acontecer a alguém que depois de uma revisão perdeu o óleo também devido a defeito no filtro do óleo (tinha a borracha cortada), acho que não te deves preocupar com isso, pois sendo uma mecânica moderna terá sensores que ao detectarem a falta de pressão do óleo desligam o motor, se deste conta antes disso não terás problemas.
                                    De qualquer das formas isso deve ficar documentado no historial do carro.
                                    Como é que a oficina procedeu nesse caso que conheces?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isto que referi aconteceu com um civic 1.8 e obviamente que o sucedido ficou registado no concessionário, foi colocado tudo de novo e o motor voltou a funcionar na boa, o facto é que a gestão electrónica do motor tem sensores que detectam a falha de óleo e simplesmente param a máquina antes que a coisa berre. Não acho que te devas preocupar muito com isso, talvez certificar-te de que a coisa ficou registada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sem saber quanto óleo perdeu, ninguém te dizer se pode ter danificado alguma coisa. O ideal era ter ido à oficina e ver quanto óleo perdeu, porque falta de óleo não é brincadeira.

                                        Aliás, infelizmente a única maneira de ficares de consciência tranquila é abrir o motor e inspeccionar as paredes dos cilindros, desmontar as bielas e ver as capas, ou seja é um diagnóstico caro que não faz sentido sem haver sinais de algum problema.

                                        É perfeitamente possível teres diminuído a vida útil do motor se algum componente deixou de ter lubrificação, que só se manifesta daqui a muitos kms.

                                        Assim, sem sintomas perceptíveis, ou vives com essa informação ou vendes o carro e perdes o valor da depreciação. :D

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                          Sem saber quanto óleo perdeu, ninguém te dizer se pode ter danificado alguma coisa. O ideal era ter ido à oficina e ver quanto óleo perdeu, porque falta de óleo não é brincadeira.

                                          Aliás, infelizmente a única maneira de ficares de consciência tranquila é abrir o motor e inspeccionar as paredes dos cilindros, desmontar as bielas e ver as capas, ou seja é um diagnóstico caro que não faz sentido sem haver sinais de algum problema.

                                          É perfeitamente possível teres diminuído a vida útil do motor se algum componente deixou de ter lubrificação, que só se manifesta daqui a muitos kms.

                                          Assim, sem sintomas perceptíveis, ou vives com essa informação ou vendes o carro e perdes o valor da depreciação. :D
                                          Mas o carro foi directo para a oficina. Mas não abriram a válvula para retirar o que ainda lá estaria... Encheram o depósito depois de substituída a tal borracha. Pelo que disseram levou mais de 2L, mas isso por si só não diz o que lá teria :/

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se foi pouco mais de 2L não vejo grandes problemas eles levam uns 4,5L para ai pelo menos é o que o meu A4 B8 leva quando vai à revisão

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bolideffff Ver Post
                                              Mas o carro foi directo para a oficina. Mas não abriram a válvula para retirar o que ainda lá estaria... Encheram o depósito depois de substituída a tal borracha. Pelo que disseram levou mais de 2L, mas isso por si só não diz o que lá teria :/
                                              Não te preocupes isso apenas levou metade , o motor nunca trabalhou a seco , daí nunca ter acendido a luz , está tudo bem , acredita se ele tivesse a trabalhar a seco que te avisava

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nem o sistema deixa o motor trabalhar sem óleo, acho que não te deves preocupar mais com isso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                  Nem o sistema deixa o motor trabalhar sem óleo, acho que não te deves preocupar mais com isso.
                                                  Se a luz acende com o carro em andamento engatado o sistema pode fazer o que quiser que não vai impedir o motor de ser arrastado pelas rodas...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E achas que foi essa situação a aqui relatada?
                                                    Isso pode acontecer, mas a luz acende muito antes do óleo esgotar no cárter, ou seja, o sistema pára algum tempo antes do pote secar, pode-o fazer por nível de óleo, por pressão de óleo ou até caudal, o manter o carro a andar com alarmes, luzes vermelhas e até com o motor desligado já vai do condutor.
                                                    O facto é que o que relatei que aconteceu num Honda civic 1.8 é que o sistema desligou por completo, ou seja, mesmo a descer darias logo conta de que algo se passa, ainda por cima com luzes vermelhas no quadrante, só continua quem quiser estragar, mesmo a descer (que foi o caso), só tens que apertar a embraiagem e encostar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Entao o carro perde sabe-se lá quantos litros de oleo e está tudo bem, não te preocupes com isso pá, se andasse sem oleo acendia nao sei o que... etc etc etc
                                                      A luz que te poderia ter acendido era a de pressao de oleo se a mesma fosse insuficiente, se não acendeu e partindo do principio que o sensor estava sem problema nenhum (pois ele dava uma falha qualquer) á partida com cambota e capas de biela há-de estar tudo bem, isso não invalida que na cabeça do motor por exemplo não possa ter danificado alguma coisa por falta de oleo...
                                                      O ideal seria saber quantos litros de oleo sairam do motor na oficina para saber quantos perdeu, se o motor leva 5l e nessa fuga perdeste por exemplo 3l, é de ver bem como ficou isso... pois nenhum motor trabalha com tao pouco oleo sem danificar alguma coisa.
                                                      O problema disto é que este tipo de danos provocados por falta de oleo só se manifestam mais tarde... pede pelo menos para te medirem a pressao de oleo a quente que o motor está a fazer e para tirarem a tampa de valvulas para ver as cames e tuches, se estes dois simples testes estiverem bons, aí acho que podes relaxar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Então mas se a pressão nunca baixou do mínimo, como pode ter danificado algo na cabeça?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E cada carro é um carro e tem sistemas de aviso diferentes.
                                                          Tens carros que com o motor em funcionamento nem lê o nivel de oleo, só é feita a leitura quando vais ligar o carro antes de o pores a trabalhar...
                                                          Nao sei como será no B9.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas em todos tens a pressão do óleo, e isso garante que o óleo chega lá acima, ou achas que não?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X