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Correia de distribuição mal montada

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    Correia de distribuição mal montada

    Boa tarde,

    Gostava de ouvir a vossa opinião sobre o seguinte.
    Comprei um carro usado (TDI) e nos primeiros dias apercebi-me que alguma coisa não estava bem. Muito fumo branco pelo escape, não pegar à primeira, cheiro intenso vindo do escape, engasgos ao ralenti, e barulhos metálicos vindo do motor.

    Levei o carro ao stand para verem a situação. Disseram-me que quando lá tiveram o carro se aperceberam que alguém tinha mudado a correia de distribuição e deixado fora de ponto, pelo que tinham trocado novamente e deixado a ponto. Passados uns dias e não descobrindo o problema, decidiram abrir o motor para ver como estava. Disseram-me que afinal pelo facto do carro ter andado assim algum tempo causou danos no motor. Neste momento sei que o motor foi para um torneiro.

    Os meus conhecimento em mecânica não são os melhores, no entanto tenho tentado ler algumas coisas e parece-me que o problema poderá estar nas válvulas, correcto?
    Pelo que sei, normalmente o motor ia ao torneiro quando queimava a junta da cabeça, mas aqui não foi isso que aconteceu.

    Devo ficar muito preocupado?

    Obrigado.

    #2
    preocupado, só mesmo se o técnico que rectificar a cabeça e válvulas, fizer asneira, o que duvido que aconteça, seja como for vindo de uma casa da especialidade o problema não será ai, mas sim na oficina onde compraste o carro é ai que tens de te preocupar, pois pelo que percebo, viram que estava mal e a correcção ainda ficou pior, logo leva-se logo a questionar a qualidade dos mecânicos que lá trabalham...

    logo se ficar como deve ser o motor vai trabalhar novamente sem problemas por muitos e bons km's, mas quando o fores buscar, é durante os próximos tempos, analisar temperatura, o trabalhar , fugas se existe alguma, ver os níveis do anticongelante e óleo para ver se ficou tudo bem montado...

    Comentário


      #3
      Não coloco a qualidade dos mecânicos em causa. Aparentemente depois de lhe mudarem a distribuição e meterem a ponto o carro até ficou a trabalhar bem. O problema foi mesmo quando comecei a andar com ele.... aí sim, os problemas começaram a surgir.
      Fora a privação que tenho neste momento em usar o carro, as pessoas têm sido prestáveis.
      O que eu gostava de perceber é como é que o facto de a distribuição não estar a ponto torna necessário rectificar o motor. Para me dizerem que o motor foi para o torneiro, não devem ser só as válvulas a serem rectificadas, pois não?
      Quando se começa a ler sobre o tema, começam a falar em camisas, bronzes, pistons, etc...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
        Não coloco a qualidade dos mecânicos em causa. Aparentemente depois de lhe mudarem a distribuição e meterem a ponto o carro até ficou a trabalhar bem. O problema foi mesmo quando comecei a andar com ele.... aí sim, os problemas começaram a surgir.
        Fora a privação que tenho neste momento em usar o carro, as pessoas têm sido prestáveis.
        O que eu gostava de perceber é como é que o facto de a distribuição não estar a ponto torna necessário rectificar o motor. Para me dizerem que o motor foi para o torneiro, não devem ser só as válvulas a serem rectificadas, pois não?
        Quando se começa a ler sobre o tema, começam a falar em camisas, bronzes, pistons, etc...
        não questionas a qualidade??? vê-se mesmo que percebes pouco do assunto, a corrente de distribuição se não ficar no ponto, ao andar com o carro em esforço ao fim de uns km's as válvulas lá eram, dai os sintomas de fumo branco, e barulhos metálicos vindos do motor, depois como é natural tem de ir para um torneio rectificar e reparar as válvulas que berraram, a cabeça não vai só ao torneiro para alisar quando se queima uma junta de cabeça por ter ficado empenada por sobreaquecimento...

        quanto a serem prestáveis, podera, só tem que assumir a trapalhada que fizeram que não é propriamente barata o rombo da reparação se fosses tu a pagar...

        Comentário


          #5
          Não foram eles que colocaram a correia fora do ponto. Receberam este carro numa retoma já com o problema e colocaram uma nova correia no ponto. A única falha foi pensarem que não tinham ficado danos.

          Comentário


            #6
            Mas compraste o carro sem experimentar? Ou quando experimentaste não apresentou sintomas?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
              Não foram eles que colocaram a correia fora do ponto. Receberam este carro numa retoma já com o problema e colocaram uma nova correia no ponto. A única falha foi pensarem que não tinham ficado danos.
              mentaliza-te de uma coisa, se foram eles que montaram o kit de distribuição ou não, eles não te vão dizer, vão sempre empurrar a culpa para outros, e ao afinar o dito ponto se realmente soubessem o que estavam a fazer, não estavas agora com o carro na oficina de goela aberta para arranjar, simplesmente fizeram treta e tiveram de assumir...

              ainda tens muito que aprender com stand's, o que não falta ai é sapateiros, pela frente são uma coisa pelas costas são outras...

              se tens o azar de a correia partir lá se ia o motor, ou mesmo o problema aguentar-se tempo suficiente até acabar a garantia, e tinhas uma bela despesa na oficina agora para pagar....

              Comentário


                #8
                Andei com o carro uns 5 km's, sempre na mesma estrada, e não surgiu nada. Vim com o carro para Lisboa e não vi nada. No final do primeiro dia, já à noite depois de estacionar e ainda com o carro ao ralenti, estava a tirar o cinto de segurança, o carro começa a engasgar e as rotações a terem quebras. Passados uns segundos normaliza. No dia seguinte, com o carro a fri reparei na fumada que saía do escape, acompanhada com um cheiro insuportável a queimado ou qualquer coisa do género. Os engasgos surgiam esporadicamente e por vezes o motor dava coices e surgiam barulhos metálicos de qualquer coisa a bater. Reparei também que se ouvia um "tac tac tac tac" vindo do motor que se ouvia muito bem às 2.000 rpm com a 3ª engatada. E foi isto..... depois deixei no stand!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
                  Andei com o carro uns 5 km's, sempre na mesma estrada, e não surgiu nada. Vim com o carro para Lisboa e não vi nada. No final do primeiro dia, já à noite depois de estacionar e ainda com o carro ao ralenti, estava a tirar o cinto de segurança, o carro começa a engasgar e as rotações a terem quebras. Passados uns segundos normaliza. No dia seguinte, com o carro a fri reparei na fumada que saía do escape, acompanhada com um cheiro insuportável a queimado ou qualquer coisa do género. Os engasgos surgiam esporadicamente e por vezes o motor dava coices e surgiam barulhos metálicos de qualquer coisa a bater. Reparei também que se ouvia um "tac tac tac tac" vindo do motor que se ouvia muito bem às 2.000 rpm com a 3ª engatada. E foi isto..... depois deixei no stand!
                  andas-te até as válvulas cederem, assim que elas cederam os problemas apareceram, e 5km num teste drive nunca irias detectar nada, nem deu para aquecer, foi depois no restante uso que acabou com o resto...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                    mentaliza-te de uma coisa, se foram eles que montaram o kit de distribuição ou não, eles não te vão dizer, vão sempre empurrar a culpa para outros, e ao afinar o dito ponto se realmente soubessem o que estavam a fazer, não estavas agora com o carro na oficina de goela aberta para arranjar, simplesmente fizeram treta e tiveram de assumir...

                    ainda tens muito que aprender com stand's, o que não falta ai é sapateiros, pela frente são uma coisa pelas costas são outras...

                    se tens o azar de a correia partir lá se ia o motor, ou mesmo o problema aguentar-se tempo suficiente até acabar a garantia, e tinhas uma bela despesa na oficina agora para pagar....
                    Sim, eu percebo o que dizes, mas acredito que não o tivessem feito com intenção. Foi uma retoma e o anterior proprietário já se tinha queixado do problema. Eles trocaram a correia que estava mal posta por outra nova e no ponto. A falha foi não andarem tempo suficiente com o carro para ver se algo se manifestava.
                    Só quero que acabe tudo em bem... e por isso vim aqui partilhar o meu caso para os mais experientes me poderem chamar à atenção para alguma coisa que eu deve ter em consideração.
                    Parto do pressuposto que o trabalho do torneiro seja competente, isto é, que não seja só para aquilo aguentar algum tempo....

                    Comentário


                      #11
                      E mais uma coisa, o carro a frio nunca pegava à 1ª, só lá para a terceira

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
                        E mais uma coisa, o carro a frio nunca pegava à 1ª, só lá para a terceira
                        mas isso já acontecia antes do comprares ou depois???

                        Comentário


                          #13
                          Só me apercebi disso no dia seguinte....(não da SIC)
                          A quente pegava bem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
                            Só me apercebi disso no dia seguinte....(não da SIC)
                            A quente pegava bem.
                            pois já vinhas com o problema prestes a acontecer da oficina, ou seja a bomba relógio já vinha activa era uma questão de quando rebentaria, e não levou muito tempo...

                            seja como for, agora é veres como fica o carro depois de arranjado, e ter em atenção o que referi...

                            Comentário


                              #15
                              O meu único receio é que o serviço seja feito só para aguentar algum tempo....será possível?
                              Além de arranjar as válvulas e alisar a cabeça ou bloco, o que mais deverá ser feito?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
                                O meu único receio é que o serviço seja feito só para aguentar algum tempo....será possível?
                                Além de arranjar as válvulas e alisar a cabeça ou bloco, o que mais deverá ser feito?
                                o serviço feito para aguentar algum tempo era se não tivessem de abrir o motor como aconteceu, e a coisa aguentasse até a garantia acabar, agora neste momento tem de meter tudo a 100% não tem qualquer hipótese de atamancar para aguentar mais uns tempos...

                                neste momento é a cabeça rectificada e válvulas novas, junta de cabeça nova, óleo e liquido refrigerante, e montar correia distribuição e pronto, está pronto para dar mais umas voltas sem te chateares...

                                Comentário


                                  #17
                                  Ok, assim fico mais descansado!
                                  E quando se fala em pistons, camisas, bronzes, capas de bielas, este material não está relacionado? Não será alvo de intervenção?
                                  O carro tinha mudado o óleo antes de sair do stand, terá de trocar novamente?
                                  Imagino que esta reparação fosse ainda bastante dispendiosa se tivesse de ser eu a suportar...
                                  Editado pela última vez por luisfl; 07 October 2017, 10:32.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
                                    Ok, assim fico mais descansado!
                                    E quando se fala em pistons, camisas, bronzes, capas de bielas, este material não está relacionado? Não será alvo de intervenção?
                                    O carro tinha mudado o óleo antes de sair do stand, terá de trocar novamente?
                                    Imagino que esta reparação fosse ainda bastante dispendiosa se tivesse de ser eu a suportar...
                                    não pistões, bronzes, capas de bielas, isto não é metido ao barulho, isso já é andares a ler muita coisa, e neste caso não estão relacionados com o problema em questão, quanto ao óleo, derivado ao problema, tem de ser mudado novamente derivado a contaminação...

                                    este tipo de brincadeira se tivesses de ser tu a pagar era algo que se iria mandar para algures nos 1000€...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois, ainda é muito dinheiro!
                                      Foi mesmo azar, no entanto, há males que vêm por bem, e pelo menos por alí acho que fico com um carro "novo"....
                                      O motor nem tinha muitos kms, 160.000.
                                      Fui buscar o carro e no próprio dia começam os problemas.... tive o carro uma semana e neste momento já estou sem ele há 3 semanas e ainda deve demorar pelo menos mais uma.
                                      Acham que aquele "tac tac tac tac" vindo do motor que se ouvia muito bem às 2.000 rpm com a 3ª engatada seria das válvulas? Em tempos tive um carro um problema nas touches e tb fazia um barulho parecido, mas mais audível.

                                      Comentário


                                        #20
                                        No propio dia que levantaste o carro ja esses problemas era largar isso no stand e desmanchar o negocio ou entao veres lá no stock uma alternativa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
                                          Pois, ainda é muito dinheiro!
                                          Foi mesmo azar, no entanto, há males que vêm por bem, e pelo menos por alí acho que fico com um carro "novo"....
                                          O motor nem tinha muitos kms, 160.000.
                                          Fui buscar o carro e no próprio dia começam os problemas.... tive o carro uma semana e neste momento já estou sem ele há 3 semanas e ainda deve demorar pelo menos mais uma.
                                          Acham que aquele "tac tac tac tac" vindo do motor que se ouvia muito bem às 2.000 rpm com a 3ª engatada seria das válvulas? Em tempos tive um carro um problema nas touches e tb fazia um barulho parecido, mas mais audível.
                                          160000km? Só por curiosidade que tdi é esse? De que ano?
                                          Será que não levou aí uma bela martelada nos km, trocaram a distribuição para não haver chatices e fizeram o serviço muito mal feito?

                                          Nao conheço nenhum tdi que troque distribuição aos 160000

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda se colocou esse possibilidade de desfazer o negócio, mas eu gosto mesmo do carro e até foi bem comprado. Não havia outros carros no stand para equacionar uma troca.
                                            Editado pela última vez por luisfl; 07 October 2017, 21:31.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O carro é de 2007 e é um 2.0 de 170 cv e por isso acho normal já ter trocado a correia. Não acredito que tenham tirado km porque tenho conhecimento do histórico, tanto através das ipo como dos seguros. Só teve um dono e tenho a certeza disso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
                                                O carro é de 2007 e é um 2.0 de 170 cv e por isso acho normal já ter trocado a correia. Não acredito que tenham tirado km porque tenho conhecimento do histórico, tanto através das ipo como dos seguros. Só teve um dono e tenho a certeza disso.
                                                Esse motor é para pegar com meia-volta de motor quase....... nunca para pegar à terceira!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
                                                  O carro é de 2007 e é um 2.0 de 170 cv e por isso acho normal já ter trocado a correia. Não acredito que tenham tirado km porque tenho conhecimento do histórico, tanto através das ipo como dos seguros. Só teve um dono e tenho a certeza disso.
                                                  Assim sendo faz sentido que tenham trocado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ainda continuo à espera do carro....está um parto difícil! Parece o serviço do torneiro ainda não foi concluído.

                                                    Confesso que ainda não sei ao certo o que está a ser alvo de intervenção. Falei hoje com o indiviuo do stand para fazer ponto de situação. Só a cabeça é que foi para o torneiro. Ele nem me fala de válvulas empanadas, mas sim de carbonização....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu desfazia o negócio, mas isto sou eu. Cada cabeça sua sentença.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Quando receberes esse carro estará mais fossado que a **** da maria joana

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por luisfl Ver Post
                                                          O meu único receio é que o serviço seja feito só para aguentar algum tempo....será possível?
                                                          Além de arranjar as válvulas e alisar a cabeça ou bloco, o que mais deverá ser feito?
                                                          Se andou fora de ponto e ainda pegou depois de o porem a ponto, deve ter empenado só valvulas, portanto o trabalho será sobretudo ao nível da cabeça.
                                                          No entanto é um 2.0TDI de 2007, que mesmo de origem já tinha uma cabeça bastante fragil, portanto é possível que a cabeça tenha rachas.
                                                          só o torneiro é que saberá, depois de a testar.

                                                          Em relação ao bloco, só se mexe quando há motivos para isso. Quem desmontou sabe se há ou não.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acredito que o carro teve ter andado alguns milhares de quilímetros fora de ponto. Pelo que me foi dito, 4 dentes.
                                                            O carro comigo, estava a ponto, e andava mas tinha os sintomas todos que idiquei no ínicio do post.

                                                            Comentário

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