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Carro elétrico: quanto tempo demora a carregar?

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    Carro elétrico: quanto tempo demora a carregar?

    Carro elétrico: quanto tempo demora a carregar

    2017-10-13 por KBB

    Cada vez mais, as marcas tendem a dotar os carros com a possibilidade de carregamento rápido. Mas, afinal, quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?


    O tempo que um carro elétrico tem de estar à carga permanece um entrave à sua expansão comercial. Porém, cada vez mais, as marcas tendem a dotar os carros com a possibilidade de carregamento rápido. Mas, afinal, quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?


    Pensar que um carro tem de estar ligado a uma ficha durante no mínimo oito horas para cumprir qualquer coisa como cem quilómetros é uma ideia que deixa muitos de pé atrás. Sobretudo quando, com qualquer combustível fóssil, basta alguns minutos para ter o depósito cheio (sendo que este dará para à volta de 500 quilómetros, o que para muitos significa ir à bomba duas vezes por mês e investir nesse processo não mais de 15 minutos mensais).
    O que a maioria não equaciona é que ter o carro ligado à ficha durante oito horas ou não ter dá igual. Afinal, o carregamento efetua-se ou durante o horário de expediente, em que se estará sentado a uma secretária sem o poder conduzir, ou durante a noite enquanto o condutor está a dormir.
    Tempo de carregamento vs. autonomia

    Quanto mais autonomia um carro elétrico oferecer, maior será a sua bateria e, consequentemente, mais tempo necessitará para apresentar carga completa. Essa é uma das razões apontadas por alguns fabricantes automóveis que preferem apostar em autonomias que cumpram necessidades quotidianas (e que, na Europa, anda à volta de uma média de 40 quilómetros diários), reduzindo assim o custo do carro, o tamanho das baterias e, consequentemente, o tempo de carregamento daquelas.
    Assim, a maioria dos carros demora em torno de oito horas, sendo que há alguns que precisam de 12 horas para atingirem o pleno de carga, tempo que poderá ser mais difícil de cumprir seja a trabalhar seja a dormir. Nestes casos é de ponderar a aquisição de uma wall-box de carregamento, fornecidas pelas marcas automóveis, que permite reduzir o tempo em cerca de 80%. Para a usar, o carro deverá ter um adaptador próprio.
    Carregamento rápido, uma última opção

    Atualmente, muitos dos fabricantes em vez de sublinharem o tempo de carregamento em condições normais, opta por dar o tempo de carregamento rápido, durante o qual a bateria regenera até 80% da carga. Afinal, é muito mais aliciante dizer que em 30 minutos, i.e., enquanto se bebe um café e se passa os olhos pelo jornal, se consegue ter carga suficiente para voltar a enfrentar a estrada sem quaisquer constrangimentos do que referir as oito ou mais horas.
    No entanto, é importante referir que o carregamento rápido não é a solução mais saudável para as baterias, atualmente compostas sobretudo por iões de lítio, podendo inclusive comprometer a longevidade das mesmas. Assim, esta deve ser uma solução reservada para casos de extrema necessidade. Também poderá vir a ser um recurso útil quando há necessidade de andar distâncias maiores - e, nesse sentido, a rede de abastecimento rápido deverá ser alvo de investimentos. Por exemplo, com um carro com uma autonomia para 150 quilómetros, não seria possível ir de Lisboa ao Porto.
    No entanto, recorrendo aos postos de abastecimento rápido, disponíveis em algumas estações de serviço, a viagem é concretizável (ainda que mais demorada pela necessidade de pelo menos duas paragens).
    Ainda no sentido de não comprometer a longevidade das baterias, é de referir que nunca se deve esgotar totalmente a energia das mesmas - muitos fabricantes aconselham inclusive a chamar reboque antes de se findar a carga da bateria.


    https://kbb.sapo.pt/detalhes-noticia...?ID=180&cid=10

    #2
    Algumas contas rápidas, para o caso do Leaf.

    O carro faz uma média inferior a 15kw/100km, partindo deste valor vamos ver quantos km conseguimos carregar por hora, com diferentes capacidades de carregamento:

    Amperes W carregamento k/W km
    10 2200 2,2 14,7
    16 3520 3,52 23,5
    20 4400 4,4 29,3
    25 5500 5,5 36,7
    32 7040 7,04 46,9
    A maior parte dos eléctricos trás um carregador (ESVE) de 10A, ou seja carrega menos de 15km por hora, ou seja em 10 horas carregas para 150km,
    mas um carregador regulável até 32A custa pouco mais de 500€, se tivermos em consideração que a maior parte dos apartamentos(pelo menos os mais recentes) estão certificados para 32A, podes subir um pouco mais mais a potencia de carregamento, até aos 16A, a instalação eléctrica se estiver em condições deve aguentar bem, permite em 10 horas o carregamento para 235km.

    Agora se for necessário com mais algum investimento consegue-se meter um carro eléctrico a carregar nos acima dos 16A, que pode ser util para carregar o carro em bi-horario, carregando o Leaf na totalidade a 32 A , em pouco menos de 4horas está o carro completamente carregado, podendo programar para carregar durante a noite dois carros Leaf a 100%.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
      Algumas contas rápidas, para o caso do Leaf.
      Para as tuas contas estarem 100% certas, falta entrar em conta com a eficiência do carregamento (85% a 10A e 90% a 16A). No entanto já dá uma ideia global do que esperar

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
        Para as tuas contas estarem 100% certas, falta entrar em conta com a eficiência do carregamento (85% a 10A e 90% a 16A). No entanto já dá uma ideia global do que esperar
        Ups, tens razão, esqueci-me das percas, mesmo assim não é um cenário tão negro como alguns pintam.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
          (85% a 10A e 90% a 16A).
          Isto é mesmo assim? Com um valor superior de corrente a eficiência melhora ?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Isto é mesmo assim? Com um valor superior de corrente a eficiência melhora ?
            Não sobre muito mais que os 92%. Em carregamentos rápidos, o valor já é superior.

            Enviado do meu VFD 900 através de Tapatalk

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
              Algumas contas rápidas, para o caso do Leaf.

              O carro faz uma média inferior a 15kw/100km, partindo deste valor vamos ver quantos km conseguimos carregar por hora, com diferentes capacidades de carregamento:

              Amperes W carregamento k/W km
              10 2200 2,2 14,7
              16 3520 3,52 23,5
              20 4400 4,4 29,3
              25 5500 5,5 36,7
              32 7040 7,04 46,9
              A maior parte dos eléctricos trás um carregador (ESVE) de 10A, ou seja carrega menos de 15km por hora, ou seja em 10 horas carregas para 150km,
              mas um carregador regulável até 32A custa pouco mais de 500€, se t
              ivermos em consideração que a maior parte dos apartamentos(pelo menos os mais recentes) estão certificados para 32A, podes subir um pouco mais mais a potencia de carregamento, até aos 16A, a instalação eléctrica se estiver em condições deve aguentar bem, permite em 10 horas o carregamento para 235km.

              Agora se for necessário com mais algum investimento consegue-se meter um carro eléctrico a carregar nos acima dos 16A, que pode ser util para carregar o carro em bi-horario, carregando o Leaf na totalidade a 32 A , em pouco menos de 4horas está o carro completamente carregado, podendo programar para carregar durante a noite dois carros Leaf a 100%.
              Desconhecia tal coisa, é isto certo?
              http://www.lugenergy.pt/acessorios-c...-carregamento/

              Comentário


                #8
                O problema é continuarmos nesta fantasia dos media e não sermos lógicos.
                O carro eléctrico ainda não é para toda a gente no entanto é uma boa proposta para muitos, e é assim que vai ganhar o seu espaço sustentável no mercado, para uma pessoa que faz um contido percurso urbano, tem dois carros e tem garagem em casa o eléctrico é magnifico.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                  Desconhecia tal coisa, é isto certo?
                  http://www.lugenergy.pt/acessorios-c...-carregamento/
                  Sim desse estilo, esse é type2, o Leaf se não me engano é Type 1

                  Comentário


                    #10
                    Então quer dizer que os postos de carregamento rapido dão cabo das baterias.....la se vai o argumento de carregar a bateria enquanto se toma um café.....durante uma hora.....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                      Então quer dizer que os postos de carregamento rapido dão cabo das baterias.....la se vai o argumento de carregar a bateria enquanto se toma um café.....durante uma hora.....
                      Não exageremos.

                      Não "dão cabo" de forma catastrófica, pode em teoria deteriorar mais as baterias do que uma carga lenta e se for muito recorrente.
                      Mas as baterias têm sistemas vários de diagnóstico e controlo para as salvaguardar de problemas de maior.

                      Da mesma forma andar em cidade não dá cabo de um carro mas auto-estrada é melhor (em teoria)

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