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Vender ou aguardar? (VW POLO 1.4 TDI 2005)

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    Vender ou aguardar? (VW POLO 1.4 TDI 2005)

    Bom dia,

    Vou fazer um post um pouco grande e espero que não fique muito confuso. Agradeço desde já o tempo e ajuda.

    Tenho um VW Polo 1.4 TDI 75cv de 2005 (faróis redondos) com 164250 km, comprado em Maio de 2015.
    Até ao momento já fiz à volta de 38000 desde que o comprei. Nos últimos dois meses tive de trocar as ponteiras e os quatro pneus, além de outras trocas que já tive de ir fazendo com o tempo (tubo vácuo, filtro de ar, pastilhas e discos, barra estabilizadora).
    Quando fui trocar os pneus disseram-me que a suspensão estava nas últimas, por isso na revisão (para a semana) devem dizer-me que tenho de trocar.

    Adoro o meu carro, que não haja dúvidas disso, mas como todos estes problemas começarão a vir mais no futuro.

    Assim, dirijo-me a vocês com algumas questões (sei que a escolha é sempre pessoal, mas queria ter uma ideia do que faria alguém na minha situação):
    1 - Fariam a troca do carro ou apostavam apenas na manutenção e andavam mais uns tempos com ele?

    2 - Trocando de carro, apostavam na mesma num a gasóleo? (sendo que ao trocar seria para um tempo longo, mesmo com uma pequena redução anual de km, o futuro nunca se sabe)

    Como exemplos, vou dar dois test drives que fiz em carros que gosto
    Ontem andei num Peugeot 208 1.2 Style e aquilo cheio de extras é muito giro, mas depois a performance deixou a desejar, parece que se arrastava um pouco (comparando ao meu Polo).
    Depois fui à Seat andar num Ibiza 1.4 TDI 90cv e já achei melhor que o Polo (mesmo motor, mais CV, poupado como o meu).

    Agora os negócios que foram falados (nos stands da marca):
    Peugeot 208 1.2: 14250€ (novo) com retoma de 2500€
    Seat Ibiza 1.4 TDI 90cv: 14750€ e oferta de sensores de estacionamento (05/2016, com 22300km) com retoma de 3500€

    Há outros carros que recomendem?

    Obrigado
    Editado pela última vez por blackskin; 16 October 2017, 11:43.

    #2
    queres uma opiniao entao cada um dá a sua e eu vou dar a minha:
    queres despaxar teu carro porque ta dar problemas, e os outros sera que nao estao a fazer o mesmo!
    vendes teu problema alguem e compras o problema dos outros.
    No teu lugar arranjava o carrito que tens e mantinha-o por ja conheces suas virtudes e defeitos.
    mas tu la sabes, a carteira é tua seja qual for tua decisao Boa Sorte

    Comentário


      #3
      Conheço poucos automóveis que considero mais fiável a esse Polo 9N AMF

      Comentário


        #4
        Financeiramente a troca não faz sentido.

        Agora se queres um carro novo...

        Comentário


          #5
          É daquelas coisas...se gostas do carro e serve para o que pretendes, manda arranjá-lo. É sempre muito mais barato que comprar outro novo ou semi-novo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por blackskin Ver Post
            Bom dia,

            Vou fazer um post um pouco grande e espero que não fique muito confuso. Agradeço desde já o tempo e ajuda.

            Tenho um VW Polo 1.4 TDI 75cv de 2005 (faróis redondos) com 164250 km, comprado em Maio de 2015.
            Até ao momento já fiz à volta de 38000 desde que o comprei. Nos últimos dois meses tive de trocar as ponteiras e os quatro pneus, além de outras trocas que já tive de ir fazendo com o tempo (tubo vácuo, filtro de ar, pastilhas e discos, barra estabilizadora).
            Quando fui trocar os pneus disseram-me que a suspensão estava nas últimas, por isso na revisão (para a semana) devem dizer-me que tenho de trocar.

            Adoro o meu carro, que não haja dúvidas disso, mas como todos estes problemas começarão a vir mais no futuro.

            Obrigado
            Que problemas?
            Ponteiras? Pneus? Filtro de ar? Pastilhas? Discos?
            Suspensão nas últimas? hmm

            A única coisa que vejo aí que não é manutenção corrente (mas também é uma reparação extremamente simples e barata) é o tubo de vácuo
            Se achas que isso são "problemas" o teu Polo habituou-te mal.
            Vais comprar um carro novo também vais ter de trocar tudo isso, se for diesel já vem com tralha como o DPF e vai pagar mais IUC.
            Esse Polo é carro ainda com muita vida para dar, troca se tiveres farto dele por outras razões que não manutenção e fiabilidade caso contrário não faz qualquer sentido.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
              Conheço poucos automóveis que considero mais fiável a esse Polo 9N AMF
              Da mesma altura ou antes ?

              Comentário


                #8
                Se quiseres dar à troca, dá agora enquanto ele tem algum valor de mercado. Não faças como eu que deixei para a ultima e agora tenho um carro em bom estado mas que no mercado para retoma não vale tuta e meia.

                Esses problemas que tiveste com o teu são absolutamente normais. Se esses amortecedores forem de origem já estão nas lonas, e a suspensão e direcção têm muitos componentes e alguns dão de si com a idade e quilometragem.

                Mas vê lá se podes trocar, não te endivides se não tens condições, porque afinal o teu carro está em estado aceitável.

                Comentário


                  #9
                  Também concordo com o que já disseram.
                  Isso são apenas "problemas" de degaste natural dos anos. Não há aí nada fora do normal.
                  Agora se são desculpas para quereres trocar de carro, tudo bem. Se queres trocar, quanto mais cedo melhor pois ele vale certamente mais do que daqui a um ano ou dois.
                  Se é para estancar despesas, não vale a pena. Esse carro é muito bom. Ainda por cima o valor do "novo" IUC, dá para pagar uma prestação de seguro ou uma manutenção extra.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                    Também concordo com o que já disseram.
                    Isso são apenas "problemas" de degaste natural dos anos. Não há aí nada fora do normal.
                    Agora se são desculpas para quereres trocar de carro, tudo bem. Se queres trocar, quanto mais cedo melhor pois ele vale certamente mais do que daqui a um ano ou dois.
                    Se é para estancar despesas, não vale a pena. Esse carro é muito bom. Ainda por cima o valor do "novo" IUC, dá para pagar uma prestação de seguro ou uma manutenção extra.
                    Plenamente de acordo
                    Poucas palavras tudo dito

                    Comentário


                      #11
                      E, user blackskin , aproveito aqui para te " alertar " caso em conversas ou até caso te queiram vender carros com 100 e tal e 200 e tal mil KM que estão em " excelente estado e nunca precisaram de nada alem de oleos e filtros " porque já deves estar a calcular como estarão amortecedores, barras, rótulas, etc etc

                      Conversa de " 200 mil km " e amortecedores em bom estado vais ouvir muito.

                      Comentário


                        #12
                        "Só" te dão 2500€ pelo Polo como retoma?

                        Realmente há coisas que não percebo...

                        Comentário


                          #13
                          A parte boa de trocares por um carro novo é que ficas isento por um tempo de manutenção por desgaste, e ficas com um carro actual, uns 12 anos mais novo.
                          A parte má é que vais perder muito mais dinheiro em desvalorização do que eventuais avarias que o Polo te possa dar.
                          Por isso, se procuras economia e estás contente com o Polo, trocar será um erro.

                          Comentário


                            #14
                            Eu continuava com o Polo. Vais trocar por carros muito semelhantes ao teu actual que têm mais algumas mariquiçes e andam mais ou menos o mesmo.

                            Depois há o tema do futuro... eléctricos... ando com o mesmo dilema e para já vou-me deixando estar. Tenho um Fabia com o mesmo motor que o teu (2008) e para já vai-se manter cá em casa.

                            Comentário


                              #15
                              Eu, no teu lugar, tendo disponibilidade financeira, trocava. Por que não?

                              Para além do Ibiza, poderia valer a pena tentar fazer um bom negócio com um dos últimos Polo actuais que ainda houvesse em stock.

                              Comentário


                                #16
                                Sou da opinião em manter esses problemas parecem-me de fácil resolução e até nem tem muitos quilómetros para um carro de 2005, alias o Polo que temos cá em casa de 2010 tem apenas menos 10mil quilómetros que esse

                                Comentário


                                  #17
                                  também trocava se o teu caso fosse financeiramente viável para a prestação mensal. se vires que afinal vais dar um passo maior que a perna, arranjava o polo, mantinha-o mais um ou dois anos e aí trocava por algo recente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Se quiseres dar à troca, dá agora enquanto ele tem algum valor de mercado. Não faças como eu que deixei para a ultima e agora tenho um carro em bom estado mas que no mercado para retoma não vale tuta e meia.

                                    Esses problemas que tiveste com o teu são absolutamente normais. Se esses amortecedores forem de origem já estão nas lonas, e a suspensão e direcção têm muitos componentes e alguns dão de si com a idade e quilometragem.

                                    Mas vê lá se podes trocar, não te endivides se não tens condições, porque afinal o teu carro está em estado aceitável.
                                    Nos Stands só lhe querem dar 2500 um e 3500€ noutro é à troca, se ele for lá deixar o carro e não comprar nenhum dão ainda menos, o carro dele já desvalorizou quase tudo o que tinha para desvalorizar. Perde agora uns 1000€ ou 1500€ nos próximos 5 ou 6 anos, e quanto desvaloriza um novo em 6 anos...

                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    E, user blackskin , aproveito aqui para te " alertar " caso em conversas ou até caso te queiram vender carros com 100 e tal e 200 e tal mil KM que estão em " excelente estado e nunca precisaram de nada alem de oleos e filtros " porque já deves estar a calcular como estarão amortecedores, barras, rótulas, etc etc

                                    Conversa de " 200 mil km " e amortecedores em bom estado vais ouvir muito.
                                    Amortecedores tem um tempo de vida util limitado e que não foge muito mas rótulas, barras, ponteiras de direção... podem durar bem mais dependendo do tipo de precursos e cuidado do dono. E este tipo de material costuma ser bastante barato nos carros do segmento B.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bom dia!

                                      Bem, após ler todas as mensagens e refletir mais um pouco desde Domingo, decidi manter o carro por mais uns tempos. Assim vou pondo também dinheiro de parte para dar mais entrada e sempre posso vender o carro depois por fora já "arranjado" por um valor superior ao que a Seat agora me dá.

                                      Percebo a questão de serem situações normais, até situações que nunca deixarei de estar sujeito também com outro carro, mas pronto, a questão de querer "evoluir" e estar mais modernizado também era uma das ideias. Percebi que não é uma prioridade para já, por isso vou por isto em stand by. Até porque acho que quero primeiro decidir que carro quero e depois procurar o melhor negócio para esse carro.

                                      Voltarei daqui a uns meses para vos chatear, quando for realmente para comprar.

                                      Cumprimentos para todos e obrigado!

                                      Comentário

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