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Aparelho para ler diagnostico do carro

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    [Mercado] Aparelho para ler diagnostico do carro

    Boas,

    O meu Mercedes B 200CDI hoje, após reabastecer de gasoleo ( do mais barato ), depois de 700 metros de sair da bomba acende a luz do motor ( check engine ). Penso que poderá estar ligada ao diesel normal que coloquei na BP. Perante isto, pesquisei na net e acabei por encontrar informação interessante sobre um pequeno aparelho que se vende no ebay ( e nao só ) com este nome:
    XTOOL iOBD2 Mini Bluetooth EOBD Engine Code Reader For IOS & Android

    Ao que parece, esse pequeno aparelho liga-se à tomada de diagnostico do carro e envia via bluetooth para o nosso smartphone informação sobre o motor, podendo inclusive, ao que parece, verificar a razão da luz do motor acender, bem como outras informações, dando para alterar parametros e corrigir erros, pelo que entendi. E custa apenas entre 15-17 euros no ebay.

    Alguem tem alguma informação sobre este tipo de aparelhos? Realmente funcionam e são crediveis? Já agora, alguem me sabe dizer se a razão da luz do motor ter acendido se poderá dever ao diesel mais barato que coloquei ( o carro anda e trabalha normalmente )?

    Obrigado

    #2
    Primeiro que tudo tens que tentar perceber qual é o tipo de ficha e o protocolo que o teu carro tem.

    Depois, tentar arranjar um aparelho desses compatível com as características do teu carro. De qualquer das formas, normalmente esses aparelhos são muito limitados, não vais ter acesso a todas as funcionalidades...

    Quanto à avaria: se fosse por causa do diesel barato, todos os dias havia milhares de carros a avariar...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ribatejano Ver Post
      Boas,

      O meu Mercedes B 200CDI hoje, após reabastecer de gasoleo ( do mais barato ), depois de 700 metros de sair da bomba acende a luz do motor ( check engine ). Penso que poderá estar ligada ao diesel normal que coloquei na BP. Perante isto, pesquisei na net e acabei por encontrar informação interessante sobre um pequeno aparelho que se vende no ebay ( e nao só ) com este nome:
      XTOOL iOBD2 Mini Bluetooth EOBD Engine Code Reader For IOS & Android

      Ao que parece, esse pequeno aparelho liga-se à tomada de diagnostico do carro e envia via bluetooth para o nosso smartphone informação sobre o motor, podendo inclusive, ao que parece, verificar a razão da luz do motor acender, bem como outras informações, dando para alterar parametros e corrigir erros, pelo que entendi. E custa apenas entre 15-17 euros no ebay.

      Alguem tem alguma informação sobre este tipo de aparelhos? Realmente funcionam e são crediveis? Já agora, alguem me sabe dizer se a razão da luz do motor ter acendido se poderá dever ao diesel mais barato que coloquei ( o carro anda e trabalha normalmente )?

      Obrigado
      Tens aqui um tópico sobre esses leitores, estou á espera que chegue um para mim também, um ELM327.
      http://forum.autohoje.com/boxes/1143...id-torque.html

      Quanto ao carro avariar 700 metros depois de meter gasóleo normal da BP certamente não está relacionado a não ser o que o gasóleo fosse 50% agua ou meteste gasolina

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        #4
        Vou explicar a razão da minha questão quanto ao gasoleo: quando abasteci, o carro estava quase sem gasoleo, no computador de bordo indicava autonomia de 20kms. Há uns 15 anos atrás, o meu irmão mais novo comprou um Polo GTI novo e inicialmente só lhe punha gasolina sem chumbo 98, até mo ter posto nas mãos num fim de semana e eu, armado em irmão mais velho resolvi oferecer-lhe um deposito cheio de gasolina sem chumbo 95, resultado disso, o carro após sai da bomba, acende a luz do motor. De imediato paro o carro, ligo para a VW, pois o carro deveria ter apenas uns 3000 kms e da marca dizem-me para nao me preocupar, a luz tinha acendido devido à gasolina 95. Aconselharam a gastar tudo e voltar a encher com 98 que a luz apagaria e assim aconteceu. Receio que neste caso posso ocorrer o mesmo, pois li na net que 70% das vezes que essa luz acende, tem a ver com os gases de escape e com o combustivel.

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          #5
          Estou no telemóvel e aborrece pesquisar.. Mas nesse caso provavelmente o carro teria de levar 98 e não se pode por 95. (ao contrário já podes). No caso do gasóleo não existe disse. A qualidade dos gasóleos pode ser discutida. (Alias.. Ja o foi dezenas de vezes). Mas avariar o carro pelo gasóleo em tão poucos metros.. Como disse antes ou algo está errado com o gasóleo ou não faz sentido.

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            #6
            Ou então não tem nada a ver com o gasóleo normal da BP, terá sim a ver com o fato de teres andado uns kms com o carro na reserva e teres ao colocar gasóleo no depósito ter alguma sujidade no fundo e essa sujidade ter sido "aspirada" pelos injetores e teres agora a luz acesa.
            Essa do Polo GTI era preferencialmente 98 mas o "pequenino" admitia 95 sem problemas, mais uma vez seria mais por sujidade acumulada no fundo do depósito que das 3 octanas a menos no combustível...

            Mas ideal é ligares o carro a um dispositivo de diagnóstico e despistares o problema...que até pode nem ter nada a ver com o combustível.
            Editado pela última vez por midnightblack; 20 October 2017, 12:03.

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              #7
              O meu polo GTi com 95 grila a baixa rotação e com 98 não, mas nunca acendeu nenhuma luz.

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