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"Resistências" nos diesel modernos, apagar ou nem por isso?

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    "Resistências" nos diesel modernos, apagar ou nem por isso?

    Ola a todos,

    Eu ainda sou do tempo dos carros diesel terem aquelas "obrigatorias" luzes de resistencias e, se por distracção, não as deixa-mos apagar o carro parecia que ficava afogado,

    Hoje em dia tudo mudou! Não sei se todos mas quase todos os carros diesel modernos que ando ainda têm essa luz mas a verdade é que apaga muito rapidamente e se não a deixarmos apagar o carro pega, aparentemente, de forma normal,

    A minha pergunta é:

    Ainda é necessario fazermos aquele compasso de espera ate apagar ou não ha problema em por logo a trabalhar?

    #2
    Originalmente Colocado por FSA Ver Post
    Ola a todos,

    Eu ainda sou do tempo dos carros diesel terem aquelas "obrigatorias" luzes de resistencias e, se por distracção, não as deixa-mos apagar o carro parecia que ficava afogado,

    Hoje em dia tudo mudou! Não sei se todos mas quase todos os carros diesel modernos que ando ainda têm essa luz mas a verdade é que apaga muito rapidamente e se não a deixarmos apagar o carro pega, aparentemente, de forma normal,

    A minha pergunta é:

    Ainda é necessario fazermos aquele compasso de espera ate apagar ou não ha problema em por logo a trabalhar?
    Quando a minha irmã comprou o Astra 1.7 130cv (2013), o vendedor da Caetano Tecnick disse que naquele carro não era preciso esperar para que as luzes apagassem. Se é verdade ou não, não sei.

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      #3
      Originalmente Colocado por FSA Ver Post
      Ola a todos,

      Eu ainda sou do tempo dos carros diesel terem aquelas "obrigatorias" luzes de resistencias e, se por distracção, não as deixa-mos apagar o carro parecia que ficava afogado,

      Hoje em dia tudo mudou! Não sei se todos mas quase todos os carros diesel modernos que ando ainda têm essa luz mas a verdade é que apaga muito rapidamente e se não a deixarmos apagar o carro pega, aparentemente, de forma normal,

      A minha pergunta é:

      Ainda é necessario fazermos aquele compasso de espera ate apagar ou não ha problema em por logo a trabalhar?
      esquece isso, há quase mais de 2 décadas que é dar á chave e andar, não se necessita de esperar que a luz apague... pelo contrario nos carros actuais quando fica acesa e não pega é que é caso para te preocupares...

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        #4
        Nas manhas frias (temp. negativas) o meu Focus, quando carrego no botão, aparece a luz das resistências, ele demora um pouco e só quando apaga é que liga.
        E é de 2013, por isso se os computadores instruídos pelos engenheiros da marca esperam, acho que nós também deveríamos esperar uns segundos até a luz apagar, não custa nada

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          #5
          deixa-mos apagar

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            #6
            Luz da resistência, está relacionada com velas de incandescência.

            Este tema é mais complexo do que parece. Apesar de haver quem defenda que as velas não são necessárias e que os motores inclusive funcionam sem elas, a verdade é que hoje em dia, as velas são mais importantes que o que se julga, não só são usadas mesmo depois do motor pegar para uma maior eficiência da queima (aquecimento mais rápido da câmara de combustão e por sua vez, menores emissoes), como para regeneração do FAP, aumentando a temperatura.

            Como já foi dito, o problema é se a luz acender.

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              #7
              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
              deixa-mos apagar
              também gostei dessa!

              eu deixo sempre as luzes apagarem, por isso para mim é igual ter ou não ter luzes a acender ou piscar. deixo-as apagar e depois ligo. são 3seg, não é por causa disso que vem mal ao mundo.

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                #8
                No meu HDi, até hoje, acendeu uma vez, aí durante 2 segundos. Foi quando o carro dormiu na rua e fui pegar nele de manhã, aí com +3ºC.

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                  #9
                  No 307 1.6 HDI 110 nunca vi a luz da resistência acender. Já vão 200.000 kms.
                  No Panda 1.3 Mjet acende mas apaga rapidamente. OS motores de injecção directa, com as pressões de injecção actuais, pouco precisam das resistências para pegar. Só com tempo muito frio.

                  Comentário


                    #10
                    No E46 320D a luz acende durante nem meio segundo e é só dar à chave.

                    No W202 220D tenho que esperar uns 4 segundos até que apague. No caso destes carros, se estiverem frios convém esperar que a luz apague senão não pegam, se já estiverem quentes não existe qualquer problema em não deixar a luz da resistência apagar.

                    Comentário


                      #11
                      Eu até no meu Mercedes a gasolina tenho de dar um tempo de espera para pegar, quanto mais o que é a diesel, mas depois pegam com uma rapidez , que os motores de arranque pouco têm de trabalhar.
                      Obs. Os motores em causa têm mais de 20 anos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                        No 307 1.6 HDI 110 nunca vi a luz da resistência acender. Já vão 200.000 kms.
                        No Panda 1.3 Mjet acende mas apaga rapidamente. OS motores de injecção directa, com as pressões de injecção actuais, pouco precisam das resistências para pegar. Só com tempo muito frio.
                        Esses teus carros andam e passam mais tempo com as velas de incandescência ligadas, do que um Mercedes 190 D de 1988.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                          Esses teus carros andam e passam mais tempo com as velas de incandescência ligadas, do que um Mercedes 190 D de 1988.

                          Eu sei que nos carros modernos as velas são usadas para outros fins que não só o arranque.
                          Queres desenvolver mais?

                          Comentário


                            #14
                            Eu, desde o AX 14d (ou seja, desde que tirei carta), que ganhei o hábito de ligar a chave e enquanto a resistência desliga ponho o cinto. Depois do cinto posto, é só por a trabalhar.

                            Comentário


                              #15
                              Conforme a tecnologia do motor, alguns é só dar à chave os mais antigos tem mesmo que se esperar que apague.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                                Eu, desde o AX 14d (ou seja, desde que tirei carta), que ganhei o hábito de ligar a chave e enquanto a resistência desliga ponho o cinto. Depois do cinto posto, é só por a trabalhar.
                                Também tenho este hábito, seja com que carro for


                                Cump.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                  Eu sei que nos carros modernos as velas são usadas para outros fins que não só o arranque.
                                  Queres desenvolver mais?
                                  Desde que tenhas entendido não preciso desenvolver mais. Correto?
                                  Reforço o que disse, que esses teus carros passam bastante tempo mais com as velas ligadas do que carros mais antigos com injeção indireta. Ou seja, ao contrário do que muitos acreditam, a injeção direta não facilita mais o arranque a frio. Antes pelo contrário. As altas pressões de injeção não facilitam o arranque a frio.
                                  E o facto de não veres a luz das velas acesa, não quer dizer que não estejam ligadas.

                                  Comentário

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