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Consumo de óleo - 1.9 Tdi 130cv

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    Consumo de óleo - 1.9 Tdi 130cv

    Bom dia a todos

    Já sei q este é um tema polémico, e sempre susceptivel a "guerras" mas gostava q me dessem uma ajuda.

    Um amigo tem uma A4 1.9 Tdi de 130 cv da geração/facelift anterior com 67000km, ele comprou-a c 60000km, e hoje telefoneu-me a dizer q acendeu a luz do nivel de oleo.

    O q gostava de saber, de pessoas q tem viaturas co mesmo motor é qto é q gastam de oleo estes motores?
    Ele tava mto assustado, mas eu disse-lhe q pode n ser nada, n sabemos se na ultima revisão eles n deixaram o óleo mto proximo do minimo!

    Obrigado, espero q me ajudem, e n começem c comentários de pró/anti Tdi.

    Saudações a todos, e o abraço do costume.

    #2
    60.000? é importada nao é

    Comentário


      #3
      O carro tem o óleo adequado?

      Comentário


        #4
        A viatura foi comprada na global car ou qquer csa assim, a última revisão da carrinha foi da responsabilidade deles, e por isso n faço ideia se o óleo é o correcto, mas o meu amigo quer acreditar q sim.
        A carrinha é "nacional", e tinha todas as revisões na marca. A carrinha foi comprada está a fazer qse um ano, chamo À atenção q esta é uma viatura q faz mtos pcos km´s, praticamente só faz viagens no verão e nos feriados, o q desconfio é q ele lhe tenha dado um grante apertão na ultima viagem e ela "mamou" óleo.
        Agradeço q n comecem a discutir os km´s em vez do problema em questão, o "fantasma" dos km´s fica pa outra vez.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por ESPRIT

          A viatura foi comprada na global car ou qquer csa assim, a última revisão da carrinha foi da responsabilidade deles, e por isso n faço ideia se o óleo é o correcto, mas o meu amigo quer acreditar q sim.
          A carrinha é "nacional", e tinha todas as revisões na marca. A carrinha foi comprada está a fazer qse um ano, chamo À atenção q esta é uma viatura q faz mtos pcos km´s, praticamente só faz viagens no verão e nos feriados, o q desconfio é q ele lhe tenha dado um grante apertão na ultima viagem e ela "mamou" óleo.
          Agradeço q n comecem a discutir os km´s em vez do problema em questão, o "fantasma" dos km´s fica pa outra vez.
          Viatura Audi da GlobarCar = Viatuara da Avis ou semelhante...

          Não é normal (mesmo em ritmos malucos) gastar tanto óleo em tão poucos km...

          Além disso ele deve ter um serviço long-life (normal nos carros de serviço/aluguer)... por isso o reatesto só pode ser considerado normal em torno dos 15.000km...

          Ah, e esse óleo (long-life) é baratinho.... [8)]

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por ESPRIT

            A viatura foi comprada na global car ou qquer csa assim, a última revisão da carrinha foi da responsabilidade deles, e por isso n faço ideia se o óleo é o correcto, mas o meu amigo quer acreditar q sim.
            A carrinha é "nacional", e tinha todas as revisões na marca. A carrinha foi comprada está a fazer qse um ano, chamo À atenção q esta é uma viatura q faz mtos pcos km´s, praticamente só faz viagens no verão e nos feriados, o q desconfio é q ele lhe tenha dado um grante apertão na ultima viagem e ela "mamou" óleo.
            Agradeço q n comecem a discutir os km´s em vez do problema em questão, o "fantasma" dos km´s fica pa outra vez.
            A malta dos vags ja deve tar aí a chegar...

            O meu mudei pus Visco 5000 e agora passsados 6000 km vou a olhar pra vareta e tá a meio[xx(]

            Isto é devido a ter andado a puxar mt por ele ultimamente...

            Tenho de me acalmar...

            Na muda anterior não comeu nem um bocadinho(pelo menos um bocadinho que se veja na vareta);)

            Comentário


              #7
              É perfeitamente normal gastar oleo .. acrescenta e tá feito . Nao é preciso fazer filmes de onde veio e como foram feitos os KM ... Todos gastam .

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                Bom dia a todos

                Já sei q este é um tema polémico, e sempre susceptivel a "guerras" mas gostava q me dessem uma ajuda.

                Um amigo tem uma A4 1.9 Tdi de 130 cv da geração/facelift anterior com 67000km, ele comprou-a c 60000km, e hoje telefoneu-me a dizer q acendeu a luz do nivel de oleo.

                O q gostava de saber, de pessoas q tem viaturas co mesmo motor é qto é q gastam de oleo estes motores?
                Ele tava mto assustado, mas eu disse-lhe q pode n ser nada, n sabemos se na ultima revisão eles n deixaram o óleo mto proximo do minimo!

                Obrigado, espero q me ajudem, e n começem c comentários de pró/anti Tdi.

                Saudações a todos, e o abraço do costume.
                tenho um Ibiza com esse motor e geralmente entre cada muda(15.000km)costumo adicionar +-20cl(um copo de agua)de oleo.
                é preciso ser realista e admitir k todos os TDIs gastam oleo,agora é preciso ter em atenção se esse gasto é exagerado e ai sim pode ser preocupante.

                Comentário


                  #9
                  Esse motor é normal gastar oleo. Agora assim tanto não.

                  Se o carro foi de aluguer, como me pareceu ler ai, pode ter sido bastante mal tratado, como é usual, e por isso o motor pode não estar nas melhores condições.

                  Comentário


                    #10
                    90% dos carros da Global Car sãod e aluguer...

                    Supostamente a carrinha deveria estar com o serviço longLife. Ou seja o óleo dura uns 20.000 a 30.000km. Se fez apenas 7.000km parece-me MUITO POUCO. Isto tendo em atenção que a revisão foi bem feita.

                    Ele que ateste ele, e bem e que veja como corre apartir daqui.

                    PS - 7.000km num ano? Pq raio é que ele foi comprar um carro a diesel? A mania das economias...

                    Comentário


                      #11
                      Pq está na moda. Todos os carros desse segmento, e basicamente de todos os segmentos são a diesel.

                      Há pessoas que tem dinheiro para comprar carros de 30 mil contos e compram as versões a gasoleo, a única explicação é que está na moda.

                      Nas revistas agora tb só aparecem comparativos de carros a diesel ou de carros a gasolina desportivos, pq os normais pouco ou nada são abordados (a não ser motores 1000 a 1300cc).

                      Comentário


                        #12
                        no meu tdi mas de 90 a revisao feita na marca foi a unica vez q dei pelo nivel baixo de oleo.depois fui la e meteram mais litro e meio,tirando isso nunca mais tem faltado oleo,eu faço as mudas .

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                          90% dos carros da Global Car sãod e aluguer...

                          Supostamente a carrinha deveria estar com o serviço longLife. Ou seja o óleo dura uns 20.000 a 30.000km. Se fez apenas 7.000km parece-me MUITO POUCO. Isto tendo em atenção que a revisão foi bem feita.

                          Ele que ateste ele, e bem e que veja como corre apartir daqui.

                          PS - 7.000km num ano? Pq raio é que ele foi comprar um carro a diesel? A mania das economias...
                          Caro silverarrow

                          N querendo fugir ao tópico, se fores procurar uma carrinha deste segmento usada, vais ver q é bem mais fácil arranjar uma diesel do q uma a gasolina. E além disso, este carro foi comprado pelo pai do meu amigo, q em breve vai deixar de ter carro da empresa, e por isso qdo fez esta compra já foi a contar c isso. O meu amigo é q tem andado c ela agora, e ficou assustado com a luz, o q n sei é se na ultima revisão deixaram o nivel certo.

                          Comentário


                            #14
                            Gastam um pouco de óleo, mas nem tanto. A minha com 90000km e esse motor, nem 1 litro de óleo a mais levou...

                            Atenção que esse motor é esquesito com o óleo e tem que levar um com a especificação 505.01 da VW, se fizer mudas de 15000 em 15000km. Se for long life é outra especificação superior (505.03?)

                            Comentário


                              #15
                              Esses motores gastam óleo.. Tenho o de 100 cv e já duas vezes entre mudanças de óleo tive de ir acrescentar. Desde que se meta não há problema, penso eu.

                              Comentário


                                #16
                                Não existe um tópico sobre óleos???

                                http://forum.autohoje.com/topic.asp?...2&whichpage=60




                                De resto esse motor consome pouco óleo, desde que seja um bom óleo !

                                Exemplo. O meu 1.9 com óleo da marca "motul" (ou lá o que é) consome óleo e tenho de o atestar antes de chegar à proxima revisão. Esse motul tambem é 5-40 e cumpre com as normas 505.01... Além de consumir óleo tb consome mais gasóleo (cerca de 0,5 a 1,0 L a mais aos 100km/h)

                                Com o Cepsa Synt Star 5-40W (505.01) o consumo de óleo é praticamente inexistente e o carro tambem consome menos combustivel.

                                Ou seja óleos aparentemente identicos e "homologados" pela marca com a mesma norma, têem um comportamento muito diferente.

                                Comentário


                                  #17
                                  É preciso averiguar se aos 60 mil o nível estava no máximo ou não.
                                  Passar do nível máximo ao mínimo num carro com poucos km e com a rodagem feita em 7000 km não é normal, nem um bom indicador (condução não "absurda"). Podem espernear e mostrar as páginas dos manuais a anunciar até 1l/1000km, nenhum carro em boas condições gasta tanto.
                                  Mudar de óleo não vai adiantar de muito (a não ser que tenha ocorrido um erro grosseiro), esses carros já usam óleos bastante finos e a colocação de um óleo mais grosso não é viável.
                                  Por agora, o melhor é mudar o óleo e filtros (segundo especificações da marca), procurar fugas e vigiar o consumo "de perto".

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Alex

                                    É preciso averiguar se aos 60 mil o nível estava no máximo ou não.
                                    Passar do nível máximo ao mínimo num carro com poucos km e com a rodagem feita em 7000 km não é normal, nem um bom indicador (condução não "absurda"). Podem espernear e mostrar as páginas dos manuais a anunciar até 1l/1000km, nenhum carro em boas condições gasta tanto.
                                    Mudar de óleo não vai adiantar de muito (a não ser que tenha ocorrido um erro grosseiro), esses carros já usam óleos bastante finos e a colocação de um óleo mais grosso não é viável.
                                    Por agora, o melhor é mudar o óleo e filtros (segundo especificações da marca), procurar fugas e vigiar o consumo "de perto".
                                    Acho que está tudo dito...

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                      Bom dia a todos

                                      Já sei q este é um tema polémico, e sempre susceptivel a "guerras" mas gostava q me dessem uma ajuda.

                                      Um amigo tem uma A4 1.9 Tdi de 130 cv da geração/facelift anterior com 67000km, ele comprou-a c 60000km, e hoje telefoneu-me a dizer q acendeu a luz do nivel de oleo.

                                      O q gostava de saber, de pessoas q tem viaturas co mesmo motor é qto é q gastam de oleo estes motores?
                                      Ele tava mto assustado, mas eu disse-lhe q pode n ser nada, n sabemos se na ultima revisão eles n deixaram o óleo mto proximo do minimo!

                                      Obrigado, espero q me ajudem, e n começem c comentários de pró/anti Tdi.

                                      Saudações a todos, e o abraço do costume.

                                      eu tenho um A3 com o mesmo motor e até hoje nunca lhe meti óleo, desde que veio da revisão e até hoje (14.000kms depois) ainda não lhe acrescentei óleo, veio da audi com o óleo um pouco acima do tracejado e agora está um pouco abaixo do meio. Mas também tivemos cá em casa um Passat com o mesmo motor e esse já gastava bastante óleo. Penso que varia de carro para carro, varia também com os óleos e com os cuidados e utilização anterior do carro. Boa sorte com isso e esperança que não seja nenhum problema mais grave.

                                      Abraço

                                      Comentário


                                        #20
                                        amigo.....fica aki uma opiniao:
                                        faz uma nova mudança ao óleo e filtro, (utilizando o tal Cepsa synt star 5w40, por exemplo), garantindo sempre que o nivel esteja correcto.....a partir daí fazes o controlo do ni´vel do óleo....pode ter acontecido a tal situaçao de o nivel nao ter sido reposto em condiçoes aquando da revisao....é mto simples:...qdo se troca o óleo e filtro, normalmente esses motores exigem 4,5l de óleo....mas claro, qd se vao comprar "bidõezinhos" de 4 litros, existe a mania de pensar que a quantidade é a exacta...nada mais ERRADO....acontece que, por várias vezes se utiliza este procedimento nas oficinas, e o carro sai de lá com o nivel a meio.....e o cliente claro, mentalizado que nao tem de verificar o nivel nos próximos tempos....por isso, cuidado.....fica aki um conselho.......desculpem o testamento..abraço

                                        Comentário


                                          #21
                                          So vou deixar o meu "testemunho":

                                          A A4 130 de 2003 do meu pai esta em sistema long life , logo so muda oleo perto dos 30mil kms... so que akilo tem um sistema qq k varia conforme o uso do carro , por isso normalmente o meu pai muda aos 25mil.
                                          O consumo em rodagem (ate aos 1os 30mil) foi de cerca de 1L nos 1os 25mil... apos a rodagem perto dos 20mil kms o nivel esta quase no minimo e leva 0.5L e vai ate aos 25mil sem xegar ao minimo.
                                          O oleo usado é o 0w30 "normal" no sistema long life , mas se for o 5w40 k faz 15mil deve gastar menos (penso eu).
                                          Tem neste momento 125mil kms e continua a gastar o mesmo.

                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            a minha passat sw 130 cv leva 1/2 litro de 7500 em 7500 Km ( perfeitamente normal).

                                            Comentário


                                              #23
                                              uma pessoa minha amiga tem uma audi 130cv, e tambem oleo, mais ou menos 1 litro de 10000kms em 10000kms, portanto penso ser normal nesse motor.
                                              cumprimentos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Cordoba 1.9 TDI 130 cv.
                                                170 000 km.
                                                +/- 0.5 lt em 15000 km.





                                                Saludos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Avant

                                                  Gastam um pouco de óleo, mas nem tanto. A minha com 90000km e esse motor, nem 1 litro de óleo a mais levou...

                                                  Atenção que esse motor é esquesito com o óleo e tem que levar um com a especificação 505.01 da VW, se fizer mudas de 15000 em 15000km. Se for long life é outra especificação superior (505.03?)
                                                  Bem, a tua também gasta óleo ... a menos :D

                                                  É normal o consumo de óleo, embora em apenas 7000kms não seja muito normal.
                                                  No entanto isso pode dever-se a vários factores, tais como a maneira como a rodagem foi feita, o tratamento que levou até aqui, etc...

                                                  Atenção ao óleo especifico para esses motores.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por leal

                                                    a minha passat sw 130 cv leva 1/2 litro de 7500 em 7500 Km ( perfeitamente normal).
                                                    eu acho este consumo um bocado exagerado, mas tb não sei que tipo de condução fazes com ela nem o óleo que usas ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por leal

                                                      a minha passat sw 130 cv leva 1/2 litro de 7500 em 7500 Km ( perfeitamente normal).
                                                      Humm, não sei se será assim tão normal.

                                                      Que óleo usas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A minha passat sw 130 cv levou cerca de 1/2 litro entre mudanças de óleo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por MGomes

                                                          citação:Originalmente colocada por Avant

                                                          Gastam um pouco de óleo, mas nem tanto. A minha com 90000km e esse motor, nem 1 litro de óleo a mais levou...

                                                          Atenção que esse motor é esquesito com o óleo e tem que levar um com a especificação 505.01 da VW, se fizer mudas de 15000 em 15000km. Se for long life é outra especificação superior (505.03?)
                                                          Bem, a tua também gasta óleo ... a menos :D
                                                          A sério, ainda tenho a garrafa de litro Galp (salvo erro) 505.01 que comprei em 2003. Está quase no fundo, mas... Também muda de 15000 em 15000. Levou óleo aí 3 ou 4 vezes entre as mudas, do resto aguentou sempre. Notava-se que perto da revisão o óleo tinha descido na vareta, mas ainda muito longe do mínimo.

                                                          O gasto de óleo nos TDI depende muito da condução. Puxar pelo motor a frio ou muitos km em AE a puxar pelo motor, não me surpreende nada que mame aí 1 litro de óleo entre as mudas...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            acho que tudo o que seja menos de 1/2l a cada 15.000,pode ser considerado normal,no meu caso até é +- metade disso.

                                                            Comentário

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