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Sobreaquecimento motor Mini one D Motor toyota 1ND

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    Sobreaquecimento motor Mini one D Motor toyota 1ND

    Boa tarde a todos os membros

    É com gosto que faço parte deste grupo e tento acompanha-lo sempre o máximo que posso, mas hoje é a minha vez de vir aqui pedir a vossa ajuda caso me possam ajudar.
    É o seguinte, eu tenho um mini one d com o motor da toyota que equipa o yaris (1nd) e ja a alguns anos tive um problema tambem de sobreaquecimento em que me danificou a junta da cabeça e neste momento estou precisamente com o mesmo problema de sobreaquecimento do mesmo, ou seja em viagens um pouco mais longas o carro dispara a ventoinha (e nunca mais para) e quando vou haver a agua sai toda pelo tampão do reservatório.
    Resumindo, ja lhe troquei o termostato que pensei que fosse disso, em que sim estava ( completamente fechado e colado) e tambem ja lhe troquei o tampão do reservatório que também poderia ser disso.
    Entretanto hoje fui "testar" o carro depois dessa intervenção e o carro continua na mesma a aquecer, ventoinha liga e a despejar a agua do reservatório toda, para não falar que agora o carro está a deixar residios de oleo na traseira do carro.
    Gostaria de pedir a vossa opinião acerca deste assunto e o que possivelmente estará a levar a esta situação de sobreaquecimento.

    Cumprimentos a todos
    Obrigado

    #2
    Boas,

    Essa reparação de motor não deve ter ficado a 100%, talvez existissem danos no bloco não detectados ou não avaliados.
    Se mandares abrir o motor outra vez, pode não resolver o problema, tens que trocar de máquina antes que piore.

    Comentário


      #3
      Sabes se quando foi trocada a junta testaram a cabeça? pode ser esse o problema.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
        Boas,

        Essa reparação de motor não deve ter ficado a 100%, talvez existissem danos no bloco não detectados ou não avaliados.
        Se mandares abrir o motor outra vez, pode não resolver o problema, tens que trocar de máquina antes que piore.
        Boas.
        E é possivel que isso só aconteca "agora" depois de alguns anos após a reparação? Em que sentido é que isso pode influenciar no sobreaquecimento?
        Uma coisa que reparo é que tem residos de oleo na junção bloco do motor o que também pode significar que a parte inferior do bloco pode não ter sido planada ou ter sido e não ter ficado devidamente planada.
        Abrir o motor novamente o motor para mim está fora de questão pois sei que iria ter de desembolsar umas valente croas novamente e correr o risco de daqui a alguns anos ter novamente problemas.

        Comentário


          #5
          Esse tipo de reparação quando a fiz a alguns anos atrás, afi-la numa oficina especializada bosch, logo deduzo que devam ter testado.

          Comentário


            #6
            Se o termostato estava fechado é possível que um sobreaquecimento tenha danificado a junta/colaça de novo não?
            E quando dizes que aquece, ultrapassa a temperatura normal é isso?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CHB Ver Post
              Se o termostato estava fechado é possível que um sobreaquecimento tenha danificado a junta/colaça de novo não?
              E quando dizes que aquece, ultrapassa a temperatura normal é isso?
              Sim o termostato estava "colado", fiz um teste com calor e ele não se mexia, sempre fechado. Logo dai deduzi que tinha resolvido o problema e que o problema seria mesmo o termostato mas não.
              O carro trabalha completamente normal a nivel de motor, andar etc etc, só que em viagens mais longas (20km30km) em AE como fiz hoje e dispara-me a ventoinha e cria pressão no vaso de expansão e deita o liquido refrigerante todo fora e depois se andar mais algum tempo como foi o caso de hoje, ao chegar a casa já me estava a subir o ponteiro acima dos 90 graus.
              O que notei hoje é que ele deitou-me muito residios ou de oleo ou gasoleo mal queimado na traseira do carro!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                Sabes se quando foi trocada a junta testaram a cabeça? pode ser esse o problema.
                Esse tipo de reparação quando a fiz a alguns anos atrás, fi-la numa oficina especializada bosch, logo deduzo que devam ter testado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Thedoctor Ver Post
                  Sim o termostato estava "colado", fiz um teste com calor e ele não se mexia, sempre fechado. Logo dai deduzi que tinha resolvido o problema e que o problema seria mesmo o termostato mas não.
                  O carro trabalha completamente normal a nivel de motor, andar etc etc, só que em viagens mais longas (20km30km) em AE como fiz hoje e dispara-me a ventoinha e cria pressão no vaso de expansão e deita o liquido refrigerante todo fora e depois se andar mais algum tempo como foi o caso de hoje, ao chegar a casa já me estava a subir o ponteiro acima dos 90 graus.
                  O que notei hoje é que ele deitou-me muito residios ou de oleo ou gasoleo mal queimado na traseira do carro!
                  Sim eu compreendi essa parte.

                  O que te estou a dizer é que o facto de teres andado com o carro, com o termostato colado, possas ter esquentado o motor de forma a teres danificado a junta, a colaça e até deformado o bloco/cabeça.
                  Portanto, o problema pode não estar na reparação anterior.

                  Se o carro cospe anticongelante, e se a bomba de água estiver em condições, o problema pode estar mesmo na junta/colaça.

                  Comentário


                    #10
                    Um familiar meu teve um problema semelhante e se a memória não me falha era o radiador entupido (?).

                    Reparou e nunca mais teve problemas, mas curiosamente já reparei que a ventoinha trabalha com muita insistência, isto é, ela trabalha, para uns segundos e volta logo a trabalhar, isto é normal?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Thedoctor Ver Post
                      Esse tipo de reparação quando a fiz a alguns anos atrás, fi-la numa oficina especializada bosch, logo deduzo que devam ter testado.
                      Se testaram deve vir descriminado na factura da reparação.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                        Sim eu compreendi essa parte.

                        O que te estou a dizer é que o facto de teres andado com o carro, com o termostato colado, possas ter esquentado o motor de forma a teres danificado a junta, a colaça e até deformado o bloco/cabeça.
                        Portanto, o problema pode não estar na reparação anterior.

                        Se o carro cospe anticongelante, e se a bomba de água estiver em condições, o problema pode estar mesmo na junta/colaça.
                        Ja mais estou a por em causa a reparação que o carro teve, pois até ao verão deste ano nunca tive problemas.
                        Eu dei conta desta situação quando fiz uma viagem mais longa em agosto, até porque só costumo fazer viagens curtas com o carro e nesse mesmo dia o carro subiu demasiado a temperatura e meteu a agua do reservatório toda fora. Desde ai tem sido constante isso acontecer, mesmo o carro estando quente e dando apenas uma ou outra "esticade-la" a ventoinha liga logo e mete o anticongelante todo fora, dai supostamente depois o carro não ter anticongelante e a temperatura no painel subir.

                        O mais estranho no meio disso tudo, até porque também gostaria de descartar hipóteses, pois o carro não perde anticongelante se não ferver com demasiada temperatura, aparentemente não esta a passar compressão para a agua porque se não ela iria desaparecer do reservatorio, apenas gostaria de descartar hipóteses, para não ter que andar a gastar dinheiro em "vão".
                        Relativamente a bomba ainda não a retirei para conferir, mas será uma probabilidade ? É que eu descartei essa hipotese até porque uma bomba de agua costuma durar muito tempo e principalmente e costuma a ir a vida é com a corrusão que a acaba por furar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                          Um familiar meu teve um problema semelhante e se a memória não me falha era o radiador entupido (?).

                          Reparou e nunca mais teve problemas, mas curiosamente já reparei que a ventoinha trabalha com muita insistência, isto é, ela trabalha, para uns segundos e volta logo a trabalhar, isto é normal?
                          O problema era só mesmo o radiador entupido ?
                          O meu radiador não tem muitos anos até porque ja foi trocado, mas não descarto essa hipótese.
                          Relativamente a ventoinha como refere que trabalha constante e para e volta a trabalhar logo isso é o que acontece comigo e o que não é normal, pois ela só liga em casos "extremos" de calor, transito etc etc.

                          Comentário


                            #14
                            Como diz o Nogueira, problemas de fluxo de líquido levam logo a pensar num radiador danificado (dizes que é praticamente novo), termostato (15-20€?) mas é novo!, bomba de água... (tem mais de 100 mil km? senão esquece... ) já que tudo o resto terá sido (???) devidamente inspecionado aquando dessa última intervenção onde se supõe que terão sabido purgar devidamente esse sistema de arrefecimento.

                            Caso contrário poderão ter rebentado com a nova junta da cabeça nos 1os km... E obviamente que o problema está sempre na reparação anterior se não verificaram todos os componentes do circuito de arrefecimento! Ou paga-se para fazerem metade do serviço? Ou apenas 2/3 do serviço? Ou 1/3 que ainda fica mais barato???

                            Ou afinal... serviço nenhum? Já que foi barato...

                            Comentário


                              #15
                              Como diz o Nogueira, problemas de fluxo de líquido levam logo a pensar num radiador danificado (dizes que é praticamente novo), termostato (15-20€?) mas é novo!, bomba de água... (tem mais de 100 mil km? senão esquece... ) já que tudo o resto terá sido (???) devidamente inspecionado aquando dessa última intervenção onde se supõe que terão sabido purgar devidamente esse sistema de arrefecimento.

                              Caso contrário poderão ter rebentado com a nova junta da cabeça nos 1os km... E obviamente que o problema está sempre na reparação anterior se não verificaram todos os componentes do circuito de arrefecimento! Ou paga-se para fazerem metade do serviço? Ou apenas 2/3 do serviço? Ou 1/3 que ainda fica mais barato???

                              Ou afinal... serviço nenhum? Já que foi barato...

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                                #16
                                A reparação até pode ter sido bem feita, mas neste momento existe um problema e que não convém muito andar a insistir com o carro senão fica outra vez com a junta qeimada.
                                A bomba de agua pode ser uma hipótese mesmo que não tenha corrosão interna não era a primeira em que as "pás" descravavam do veio.
                                Como anda o anticongelante limpo ou com vestígios de ferrugem?

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                                  #17
                                  Ve MP
                                  Cumps!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                    Como diz o Nogueira, problemas de fluxo de líquido levam logo a pensar num radiador danificado (dizes que é praticamente novo), termostato (15-20€?) mas é novo!, bomba de água... (tem mais de 100 mil km? senão esquece... ) já que tudo o resto terá sido (???) devidamente inspecionado aquando dessa última intervenção onde se supõe que terão sabido purgar devidamente esse sistema de arrefecimento.

                                    Caso contrário poderão ter rebentado com a nova junta da cabeça nos 1os km... E obviamente que o problema está sempre na reparação anterior se não verificaram todos os componentes do circuito de arrefecimento! Ou paga-se para fazerem metade do serviço? Ou apenas 2/3 do serviço? Ou 1/3 que ainda fica mais barato???

                                    Ou afinal... serviço nenhum? Já que foi barato...
                                    Sim o radiador tem poucos anos, cerca de 4 anos mais ou menos!
                                    É o seguinte isso começou-me a acontecer em setembro deste ano numa viagem mais longa que fiz em que a temperatura subui de tal forma que quase que chegava ao vermelho, entretanto como o carro estava para ir a revisão aproveitei e levei o carro ao mecanico e ele disse-me que era o tubo de "purga" que vem ao reservatorio que estava entupido e realmente estava, mas não solucionou o problema, pois ele ainda pressis-te.
                                    Então comecei eu por mudar o termostato e a tampa do reservatorio para começar a descarta hipoteses, mas sem efeito!
                                    Quanto aos km do carro, está perto dos 200k e quanto a purga do sistema de refrigeração, não tem qualquer bujão de purga, penso que será e é como tenho feito com a sofagem no calor e na primeira posição, nao sei se será o mais correcto!

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Thedoctor Ver Post
                                      O problema era só mesmo o radiador entupido ?
                                      O meu radiador não tem muitos anos até porque ja foi trocado, mas não descarto essa hipótese.
                                      Relativamente a ventoinha como refere que trabalha constante e para e volta a trabalhar logo isso é o que acontece comigo e o que não é normal, pois ela só liga em casos "extremos" de calor, transito etc etc.
                                      O problema de sobreaquecimento não é normal, mas relativamente a parte a bold, eu próprio fui a mais que um mecânico que me disse que nos Mini 1.4 D este comportamento é normal (embora eu tenha um Auris com o mesmíssimo motor e isto não acontece...)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                        A reparação até pode ter sido bem feita, mas neste momento existe um problema e que não convém muito andar a insistir com o carro senão fica outra vez com a junta qeimada.
                                        A bomba de agua pode ser uma hipótese mesmo que não tenha corrosão interna não era a primeira em que as "pás" descravavam do veio.
                                        Como anda o anticongelante limpo ou com vestígios de ferrugem?
                                        Sobre a reparação nao estou a por nada em causa, pois ja foi a alguns anos e até agora não tive quaisqueres problemas com o carro, tirando desde setembro. Aparentemente não me dá indicações de junta queimada, pois o carro trabalha e puxa normalmente, não tem "borra" na tampa das valvulas, e aparentemente em frio não dá noção que passe compressão para a agua!
                                        Quanto ao termostato e o tampa do reservatorio ja o mudei para descardo de consciencia, amanha penso já conseguir tirar a bomba de agua se tudo correr bem. O anticongelante anda limpo pois volta e meia quando me acontece isso de o reservatorio deitar agua fora tenho que meter anticongelante novo, mas sim o deposito tem bastante borra castanha que possivelmente é ferrugem, mas tambem nunca foi limpo nem trocado!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por lukiluke Ver Post
                                          Ve MP
                                          Cumps!
                                          Já vou ver!
                                          Obrigado e cumprimentos

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                            O problema de sobreaquecimento não é normal, mas relativamente a parte a bold, eu próprio fui a mais que um mecânico que me disse que nos Mini 1.4 D este comportamento é normal (embora eu tenha um Auris com o mesmíssimo motor e isto não acontece...)
                                            Boa noite!
                                            Sim o subreaquecimento em qualquer tipo de carro não é normal e o meu andava normal até a pouco, só ligava mesmo a ventoinha em situações "extremas" e nunca me meteu o anticongelante fora com a pressão, mas sim neste modelo com o motor 1ND já vejo que é "habitual" isso acontecer.
                                            Quanto ao seu motor é igual ao dos mini 1.4 motor 1ND mas se não estou em erro o bloco é diferente, logo os problemas poderem surgir daí.

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                                              #23
                                              Leva o carro a um bom mecânico, aqui só vais encontrar pseudo mecânicos com palpites

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se até o tubo de purga estava entupido esse circuito de refrigeração deve estar cheio de lodo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                  Leva o carro a um bom mecânico, aqui só vais encontrar pseudo mecânicos com palpites
                                                  Desculpa ,que fazes aqui .Couriosidade.Nao tomes a mal.
                                                  Cumps!
                                                  Editado pela última vez por lukiluke; 10 November 2017, 00:52.

                                                  Comentário

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