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Fiscalidade automóvel tenderá a mudar da posse para a utilização

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    Fiscalidade automóvel tenderá a mudar da posse para a utilização

    “A necessidade de manter a receita fiscal do Estado levará, no futuro, a uma alteração profunda no modelo na fiscalidade automóvel, com menos peso na tributação da propriedade e maior ênfase na da utilização”, referiu hoje Renato Carreira, Tax Partner da Deloitte, na 6ª Conferência Gestão de Frotas, promovida pela Fleet Magazine.
    Em Portugal, existem cerca de 6 milhões de veículos com matrículas ativas, dos quais 78% são ligeiros de passageiros. Os impostos relacionados com o automóvel representam quase 21,6% dos 43 mil milhões do total das receitas fiscais do Estado, num valor equivalente a 9271 milhões de euros.
    Deste montante, 48,6% provêm dos impostos sobre combustíveis (ISP e IVA), 37,2% são IVA automóvel, 7,2% reportam ao ISV. Tudo somado, o automóvel é hoje o terceiro maior contribuinte do Estado.
    O problema é que a prazo o setor automóvel será confrontado com um novo modelos de negócios, com cada vez mais serviços on-demand e de ride-sharing e a correspondente diminuição da propriedade do veículo, que poderia resultar numa perda de receitas fiscais.
    A solução terá de passar assim num novo modelo de tributação, que segundo Renato Carreira terá de assentar mais na utilização, com base eventualmente na distância percorrida.

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    #2
    http://automonitor.pt/2017/10/27/ren...-a-utilizacao/

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      #3
      Tem vindo gradualmente a acontecer com a subida do IUC e do ISP e algum alívio do ISV por via das emissões de CO2. Para mim faz todo o sentido que assim seja. A compra já é taxada o suficiente com IVA. O resto da taxação devia ser por utilização. Não vejo nenhum interesse em taxar por km já que não há hoje nenhum mecanismo para fazer essa mediçaõ. Tinham de inventar toda uma burocracia nova para isso. Mais fácil é a taxação do combustível o que tem o benefício de orientar para veículos mais económicos.

      Mas atenção... nada de fazer subidas de ISP sem baixar/eliminar o ISV. Os governos tendem a só pensar nas subidas e depois fazerem descidas simbólicas para parecer bem. Isso é inaceitável

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        #4
        Esse argumento já foi utilizado em 2007, quando baixaram o IA e subiram o IUC.

        No final quem se lixou fomos nós, pois ambos os impostos sofrem aumentos todos os anos..

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          #5
          Com a mudança para veiculos eléctricos não sei como é que vão conseguir manter a carga fiscal.
          O mais provável é aumentarem muito o IUC, tipo 500 ou 1000 € por ano. Vamos pagar mais anualmente por cada carro de que pela casa (IMI).
          Editado pela última vez por XlPower; 07 November 2017, 08:41.

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            #6
            Originalmente Colocado por ppais Ver Post
            Tem vindo gradualmente a acontecer com a subida do IUC e do ISP e algum alívio do ISV por via das emissões de CO2. Para mim faz todo o sentido que assim seja. A compra já é taxada o suficiente com IVA. O resto da taxação devia ser por utilização. Não vejo nenhum interesse em taxar por km já que não há hoje nenhum mecanismo para fazer essa mediçaõ. Tinham de inventar toda uma burocracia nova para isso. Mais fácil é a taxação do combustível o que tem o benefício de orientar para veículos mais económicos.

            Mas atenção... nada de fazer subidas de ISP sem baixar/eliminar o ISV. Os governos tendem a só pensar nas subidas e depois fazerem descidas simbólicas para parecer bem. Isso é inaceitável
            Mas o IUC é ele próprio um imposto sobre a posse. No antigo formato, em que se um carro estivesse imobilizado durante um ano inteiro não era necessário comprar o selo é que podia ser considerado sobre a utilização.

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              #7
              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
              Com a mudança para veiculos eléctricos não sei como é que vão conseguir manter a carga fiscal.
              O mais provável é aumentarem muito o IUC, tipo 500 ou 1000 € por ano. Vamos pagar mais anualmente por cada carro de que pela casa (IMI).
              estás a ver não estás isso já se paga para aqueles carros de grande cilindrada e executivos, desportivos, etc... para os comuns mortais isso era matar o mercado automóvel, um carro não se pode equiparar a uma casa...

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