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Primeiro carro rapariga

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    Primeiro carro rapariga

    Bom dia a todos.


    A minha namorada anda à procura do seu primeiro carro. Já tem alguma experiência na condução, mas queria um carro para os próximos 2/3 anos. Ela irá fazer cerca de 20 ou 30 km por dia, sendo só de uso durante a semana. Neste momento eu tenho um mini one D 1.4, sendo que até agora não me tem dado problemas e estou bastante contente com ele. O carro dela seria mais para andar em estrada com subidas e também em pouco em via rápida (zona de Almada). De acordo com o Forum, usei o formulário em baixo por forma a poder ter algumas opiniões sobre uma escolha mais acertada.


    Desde já agradeço a ajuda.


    Obrigado.


    1. Que tipo de carros gostas?
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Citadino
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? VW Golf 1.6, VW Polo, Renault Clio 1.2, VW Lupo, smart fourfour, audi a3
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Não
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Não
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 20 ou 30 km/dia, apenas durante a semana
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Não, na maioria das viagens
    8. Os consumos terão grande importância? São importantes qb
    9. A potência do motor terá grande importância? Alguma sim
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Mínimo 2000€ e máximo 3000€
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado a partir de 98/99



    Muito obrigado pela vossa ajuda.


    Cumprimentos


    #2
    Ora, 30 KM/dia, 22 dias uteis por mes, 11 meses por ano (o outro são ferias), cerca de 7000 km anuais, arredonda-se aos 10 mil km / ano e estas no território da gasolina, o que entra bem no teu orçamento.

    Eu diria para procurar um punto MK2 (grande punto ja deve sair do orçamento), um clio, um 206, um fiesta, algo desse genero (segmento B) com os 1.1~1.3 da altura. deves arranjar hipóteses com fartura desses anos. possivelmente encontras alguma versão comercial destes mesmos carros, mas acho que não ganhas nada com isso. consumos mais baixos mas podes estar a arranjar despesas de manutenção mais elevadas. de qualquer modo, qualquer carro com esses motores tem potencia suficiente para cidade (mesmo que a subir), qualquer coisa é puxar uma abaixo e esticar um bocadinho as rpm.

    Comentário


      #3
      com 2000€ a 3000€ encontras carros a partir de 2002/2003 e mesmo 2004, embora os últimos quase só fiat. GP se calhar só por 3500€ ou um pouco mais, mas também já são de 2006, embora com alguns kms em cima.

      Comentário


        #4
        Algo como isto. Pequeno mas com bom espaço interior. Motor Fire fiável.

        O do 1º anuncio não parece ser o 1.2 mas sim o 1.1.

        https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#7e10f60925


        https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#62bae6aee0

        Comentário


          #5
          Antes de mais quero agradecer a opinião de todos.
          Tenho estado a fazer alguma pesquisa através dos vossos conselhos e encontrei o seguinte:

          Fiat Punto 1.2 SX
          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Jxrpm.html

          Fiat Punto 1.2 ELX
          https://www.standvirtual.com/anuncio/fiat-punto-1-2-elx-ID8JA9bx.html

          Fiat Punto 1.2 60 Active
          https://www.standvirtual.com/anuncio/fiat-punto-1-2-60-active-

          Renault Clio 1.2 16v Extreme
          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8JB2Nc.html

          Renault Clio 1.2 16V Expression
          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8JA3Bu.html

          Renault Clio 1.2 Extreme
          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Jsq6e.html

          Realmente parece me que tanto o punto como o clio são as melhores opções, mas também não meto de lado esse panda que o edununo referiu.
          O que acham? Podem dar me a vossa opinião?



          Comentário


            #6
            A coisa é mais ou menos assim : se ela quer um carro já com alguma genica eu aconselho vivamente o 1.2 16v 80 / 82 / 85cv da Fiat....tem uma genica do demo

            Comentário


              #7
              Tem genica para quem o espreme até ao tutano... só assim.

              Comentário


                #8
                Fiat 500.

                Pode fechar.

                Comentário


                  #9
                  Por 2000-3000€?

                  Comentário


                    #10
                    Pois.......

                    Por esses valores não dá.

                    Em relação aos Puntos e Clios acima como carros até serão superiores ao Panda, em especial o Clio, mas falta-lhes algo. São carros velhotes. O Panda MK2, se estiver em bom estado, ainda hoje é um carro girinho e para uma mulher isso conta.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Tem genica para quem o espreme até ao tutano... só assim.
                      Mesmo nas baixas RPM o motor mexe-se muito bem. E este motor tem potência máxima às 5500 RPM logo não adianta muito passar das 6000.

                      Lembro-me de no meu Brava 1.2 82cv que pesav 1040 KG fazer condução fluída enérgica mesmo sem passar das 3000 / 3500 RPM.

                      Comentário


                        #12
                        Um Abarth 500, e cada curva será feita sempre com um sorriso, não há subida, nem estrada sinuosa que meta medo, só diversão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                          Um Abarth 500, e cada curva será feita sempre com um sorriso, não há subida, nem estrada sinuosa que meta medo, só diversão.
                          Já é a 2.ª vez que vou pôr aqui, para além do post incial: por 2000-3000 €??

                          Comentário


                            #14
                            É verdade, o orçamento que definimos é pouco porque queremos daqui a 2 ou 3 anos comprar algo melhor, e acaba por ser o primeiro carro dela.
                            Porque dizem que o clio e o Punto têm algo que falta? Pelo que já andei a ler, existem imensa gente a falar bem deles.

                            Mas o que acham das opções que eu meti?

                            Comentário


                              #15
                              Porque é que as mulheres gostam tanto dos Peugeot?

                              Comentário


                                #16
                                Porque são giros!

                                E por que é que os homens do fórum esgotam os stocks de baba por um Punto 1.2??

                                Comentário


                                  #17
                                  Por esses valores dava uma olhadela nos VW Polo 1.4 TDI geração 6N2, são fiáveis muito económicos e andam melhor que os gasolinas da época. São capazes de fazer imensos kms se bem estimados e mantidos. Gosto mais do Lupo que do Polo e com este motor fica muito espevitado e extremamente económico embora o Polo seja uma escolha mais racional e globalmente melhor acho mais piada ao irmão mais pequeno.

                                  VW a gasolina desta época são de evitar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                    Por esses valores dava uma olhadela nos VW Polo 1.4 TDI geração 6N2, são fiáveis muito económicos e andam melhor que os gasolinas da época. São capazes de fazer imensos kms se bem estimados e mantidos. Gosto mais do Lupo que do Polo e com este motor fica muito espevitado e extremamente económico embora o Polo seja uma escolha mais racional e globalmente melhor acho mais piada ao irmão mais pequeno.

                                    VW a gasolina desta época são de evitar.
                                    Os 1.2 acho que até são razoáveis em fiabilidade. Os 1.4 é que foram uma nodoa

                                    Comentário


                                      #19
                                      Renault Clio 1.2 16v Extreme
                                      https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8JB2Nc.html

                                      Este clio está engraçado e tem bom equipamento.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Porque são giros!

                                        E por que é que os homens do fórum esgotam os stocks de baba por um Punto 1.2??

                                        Porque é só um dos melhores 1.2 16v, cheio de energia, silencioso e com poucas vibrações, num carro espaçoso tendo em conta que é segmento B

                                        Mas nem concordo contigo, os stocks de baba aqui do forum é o Golf V TDI 105 e o Kia Ceed

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                          Por esses valores dava uma olhadela nos VW Polo 1.4 TDI geração 6N2, são fiáveis muito económicos e andam melhor que os gasolinas da época. São capazes de fazer imensos kms se bem estimados e mantidos. Gosto mais do Lupo que do Polo e com este motor fica muito espevitado e extremamente económico embora o Polo seja uma escolha mais racional e globalmente melhor acho mais piada ao irmão mais pequeno.

                                          VW a gasolina desta época são de evitar.
                                          Só de pensar nas vibrações e barulho do 1.4 TDI prefiro o mal amado 1.2 64cv ou 1.0 50cv dessa época.....

                                          Pronto e agora vou fugir das pedras !

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Só de pensar nas vibrações e barulho do 1.4 TDI prefiro o mal amado 1.2 64cv ou 1.0 50cv dessa época.....

                                            Pronto e agora vou fugir das pedras !
                                            Vibrações nota-se um pouco ao arrancar, barulho só no lado de fora.
                                            Toda a gente fala das vibrações e do ruido do 1.4 TDI mas nunca vi queixarem se do 1.5D da PSA que é ainda mais ruidoso, eu prefiro ouvir o 1.4 TDI manco a este por exemplo.
                                            O TDI gasta ainda menos, anda o triplo, deixa-se de ouvir no interior do carro (ao contrário de outros) sendo que também é capaz de somar muitos mas muitos kms desde que bem mantido.

                                            Preferir um motor a gasolina ao TDI mas um gasolinas que ande eu compreendo agora um 1.0 ou 1.2 da época, enfim, não sei o que tem de agradável pisar no acelerador e não se passar absolutamente nada e gastar gasolina como muitos motores maiores, eu pessoalmente dispenso esses motores.

                                            Falei destes Polo porque são carros que tem uma manutenção pouco dispendiosa, embora necessitem de um minimo de rigor (G12 e óleo 505.01), gastam 4 litros e pouco, pagam 21€ de IUC, andam minimamente bem, já tem uma segurança aceitável (4 estrelas euroncap) e compram-se a valores já pouco distantes de muitos 1.2 ou Saxo 1.5D

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                              Vibrações nota-se um pouco ao arrancar, barulho só no lado de fora.
                                              Toda a gente fala das vibrações e do ruido do 1.4 TDI mas nunca vi queixarem se do 1.5D da PSA que é ainda mais ruidoso, eu prefiro ouvir o 1.4 TDI manco a este por exemplo.
                                              O TDI gasta ainda menos, anda o triplo, deixa-se de ouvir no interior do carro (ao contrário de outros) sendo que também é capaz de somar muitos mas muitos kms desde que bem mantido.

                                              Preferir um motor a gasolina ao TDI mas um gasolinas que ande eu compreendo agora um 1.0 ou 1.2 da época, enfim, não sei o que tem de agradável pisar no acelerador e não se passar absolutamente nada e gastar gasolina como muitos motores maiores, eu pessoalmente dispenso esses motores.

                                              Falei destes Polo porque são carros que tem uma manutenção pouco dispendiosa, embora necessitem de um minimo de rigor (G12 e óleo 505.01), gastam 4 litros e pouco, pagam 21€ de IUC, andam minimamente bem, já tem uma segurança aceitável (4 estrelas euroncap) e compram-se a valores já pouco distantes de muitos 1.2 ou Saxo 1.5D
                                              Mal seria se o 1.4 TDI ou 1.4 HDI não andassem mais que um 1.5D e gastassem menos né. E mesmo isso é relativo, mas como se fala de condução normal obvio que gastam menos.

                                              A relação performance/consumo é sempre melhor nos motores turbodiesel agora eu prefiro sempre motores a gasolina desculpa lá se tenho gostos diferentes

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Mal seria se o 1.4 TDI ou 1.4 HDI não andassem mais que um 1.5D e gastassem menos né. E mesmo isso é relativo, mas como se fala de condução normal obvio que gastam menos.

                                                A relação performance/consumo é sempre melhor nos motores turbodiesel agora eu prefiro sempre motores a gasolina desculpa lá se tenho gostos diferentes
                                                Não é questão de andar mais ou gastar menos é que se critica sempre o 1.4TDI em aspectos onde outros motores que foram contemporaneos deste não eram melhores e nunca ouvi ninguém referir isso aqui.

                                                O mal, que não tem mal nenhum porque cada um com a sua ideia é o que está a bold, tens uma opinião radical e desfasada da maioria das pessoas sinceramente acho um pouco (desculpa lá que te diga) "parvo" preferir o 1.0 50cv ao 1.4 TDI mas por mim tudo bem, eu só acho é que com tu ao teres uma ideia anti diesel e valorizares alguns aspectos que para a maioria dos utilizadores são menos relevantes (como o ruido e vibrações que muitos nem reparam) em detrimento da economia e potência/utilização acabas por ter uma opinião que leva o utilizador comum que vem cá pedir ajuda a formar uma opinião diferente da realidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mesmo em relação aos dci/hdi, é um carro mais robusto. Esquecendo o motor.

                                                  O Ibiza é porreiro tambem

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                    Não é questão de andar mais ou gastar menos é que se critica sempre o 1.4TDI em aspectos onde outros motores que foram contemporaneos deste não eram melhores e nunca ouvi ninguém referir isso aqui.

                                                    O mal, que não tem mal nenhum porque cada um com a sua ideia é o que está a bold, tens uma opinião radical e desfasada da maioria das pessoas sinceramente acho um pouco (desculpa lá que te diga) "parvo" preferir o 1.0 50cv ao 1.4 TDI mas por mim tudo bem, eu só acho é que com tu ao teres uma ideia anti diesel e valorizares alguns aspectos que para a maioria dos utilizadores são menos relevantes (como o ruido e vibrações que muitos nem reparam) em detrimento da economia e potência/utilização acabas por ter uma opinião que leva o utilizador comum que vem cá pedir ajuda a formar uma opinião diferente da realidade.
                                                    Ok vá, se calhar expliquei-me mal.

                                                    Eu tenho um carro a diesel, gosto de diesel , mas prefiro sempre gasolina.

                                                    É claro que devido aos consumos muitas vezes torna-se complicado manter um carro a gasolina sobretudo se for gastador.

                                                    Eu não falo mal do 1.4 TDI , muito pelo contrário porque quem quer alguma performance mas a consumos reduzidos num carro compacto, é das melhores opções pelas razões que mencionaste e bem.

                                                    Eu refiro é que prefiro sempre gasolina mesmo sabendo de que em muitos casos o diesel é mais vantajoso tanto em custo como performance.

                                                    Não sou nenhum anti diesel nada disso, aliás sempre defendi este combustivel mesmo nos dias de hoje com FAP's e etc, obviamente para quem faz mais de por ex 15 mil km/ano.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
                                                      Mesmo em relação aos dci/hdi, é um carro mais robusto. Esquecendo o motor.

                                                      O Ibiza é porreiro tambem
                                                      O polo mais robusto como? de materiais do interior?

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        O polo mais robusto como? de materiais do interior?
                                                        De chassis e chaparia. O clio tem bom amortecimento, melhor que o 206, mas é mais frágil que o polo. E tem uma posição de condução péssima.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          https://www.olx.pt/anuncio/carro-peu...tml#2d91cfb65f

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                                                            #30
                                                            https://www.olx.pt/anuncio/smart-IDA...tml#ab8e794295
                                                            https://www.olx.pt/anuncio/smart-for...tml#ab8e794295
                                                            https://www.olx.pt/anuncio/smart-for...tml#ab8e794295

                                                            se o orçamento esticar qualquer coisinha...

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