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Nissan Qashqai 1.5 dci - problemas de motor / turbo

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    Nissan Qashqai 1.5 dci - problemas de motor / turbo

    Caros colegas,

    Num Nissan Qashqai 1.5 dci do ano 2007 (o carro é de um familiar que me pediu ajuda, eu presumo que seja ainda sem FAP, na versão de 106cv), a luz vermelha de avaria no motor acendeu no quadrante, e num primeiro diagnóstico o problema virá do turbo (diagnóstico feito numa oficina conceituada, mas não na rede oficial da marca). É problema comum nestes motores problemas com o turbo? se sim, com que origem? Geometria presa?

    Já agora, qual a marca e modelo de turbo que equipa este motor de origem?

    Obrigado.

    #2
    Pode ser um KKK

    Mas andou sem óleo? Não tem "força" ? Já viram se o tubo (crónico) do intercooler não está roto?

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      #3
      Teve todas as manutenções em dia, sempre bem assistido (está com 82.000km). À umas duas semanas atrás começou por não ter "força" e foi notório numa viagem normal de cerca de 90km em AE ( a ritmos normais de AE, nada de prego a fundo), mas depois voltava ao normal. Até que acendeu a luz vermelha no painel e o mecânico diz ser um problema do turbo (supostamente geometria). Agora desconhecia esse problema do tubo do intercooler... estás a falar do tubo que vai do turbo ao intercooler?

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        #4
        O carro faz muita cidade ou trajectos curtos?

        Podes ter a geometria presa por carbonização.

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          #5
          Realmente esses quilometros para diesel.......

          Também pode ter a EGR suja.

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            #6
            Pois, já nem falo nessa questão dos km para a idade que o carro tem...modas.

            Sobre o problema em si, não me admirava de todo nem a EGR suja nem a geometria presa, uma vez que a utilização é num misto de cidade/nacionais e alguma (pouca) AE. Estou à espera de um diagnóstico mais detalhado, pois dizerem do nada "é turbo" é muito vago... noutra marca tenho como fazer uns testes através da porta OBD e fazer umas leituras dos sensores, mas para Nissan não.

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              #7
              Boas
              Eu optava por ver o nivel de óleo se está acima,depois tentava perceber se o motor não tem um ruido que possas considerar anormal...na dúvida consultava uma oficina da marca,porque existiu uma série com problemas nos bronzes ...Estes turbos não dão problemas mas não descarto as opiniões de alguns colegas,mas antes de mexer no turbo é importante ver a pressão do mesmo.... seria bom saber se o filtros estão limpos e se o sensor de massa de ar está bom.
              Editado pela última vez por veterano; 20 November 2017, 11:50.

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