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Nissan Almera - dar-lhe vida depois de um ano parado

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    Nissan Almera - dar-lhe vida depois de um ano parado

    Bom dia.

    A minha avó tem um Nissan Almera de 2002 que no último ano e meio (ou um pouco mais) não andou. Devido à degradação da saúde do meu avô ela deixou de conduzir e o carro acabou por ficar parado. Levou uma bateria nova há cerca de um ano, mas como é óbvio por falta de uso acabou por morrer, a última vez que tentei dar à chave não havia o mínimo sinal de vida no carro.
    Está a ponderar-se vender o carro e eu tenho de lhe dar uma volta para ver se está tudo bem, para depois proceder a uma revisão e inspecção, mas para isso precisava de o meter a funcionar. A minha questão vem no sentido de saber que cuidados específicos terei de ter para o meter a trabalhar novamente ou se basta dar-lhe uma carga à bateria e levá-lo a dar uma pequena volta a baixa velocidade para proporcionar que os fluídos voltem a circular de forma devida e os componentes mecânicos "desenferrugem" de forma progressiva?

    Obrigado por qualquer ajuda
    Editado pela última vez por Edge; 17 November 2017, 12:56.

    #2
    Essa bateria nunca mais vai ficar em condições por isso tens de comprar uma.

    De qualquer forma, se quiseres experimentar meter a trabalhar antes de comprares arranja uns cabos para ligar a outro carro e tenta arrancar com ele. Acho que não vale a pena tentar carregar essa porque duvido muito que aceite carga.

    Depois de pegar é deixar trabalhar um pouco ao ralenti e dar uma volta calmamente.

    Comentário


      #3
      Não usei o termo certo, não era meter a bateria a carregar mas sim dar-lhe um arranque com um booster. Será que a bateria volta a funcionar? Ela é de uma marca de qualidade, Bosch ou Varta, já não me lembro.

      Ainda não liguei outro carro pois o meu tem o borne negativo inacessível e eu baralho-me todo com arranques com carros dadores, e ainda por cima o Almera está estacionado de frente para uma parede e de forma alguma consigo chegar à bateria com cabos de comprimento normal. Como estou a pensar ir buscar o booster que o Lidl tem à venda, este fim de semana experimentava.

      Comentário


        #4
        Eu mudava-lhe os fluidos, em especial o óleo. Ele degrada-se pelo tempo e não apenas pelo uso.

        Se decidires não o trocar já, verifica se está dentro do nível e se tem um aspecto minimamente decente em termos de fluidez. Isto porque esse carro é de corrente, à partida será banhada e lubrificada por esse óleo e deve ter algum tensor hidráulico também, ou seja, também há-de funcionar com esse óleo. Isto digo eu que não conheço bem esse motor. Nem sei se terá 2 correntes em vez de 1.

        O carro até vai pegar com um booster, mas depois não vais conseguir carregá-la só com uma voltinha. Isto se ela carregar de todo, depende. Portanto o mais certo é na segunda vez que lhe pegares teres de usar novamente o booster....

        Comentário


          #5
          Bateria nova
          Óleo 5W30
          Filtro Wix WL7200

          75€

          E não penses mais nisso.

          Comentário


            #6
            Pois eblase, mas é importante o homem tirar o carro de lá.

            Se o carro parou a trabalhar bem, compra uma bateria e faz um revisão. Não tem que enganar.

            Essa bateria está morta.

            Comentário


              #7
              É isso, ciber, o importante é ver o estado dele a funcionar. Ele parou a trabalhar normalmente, tinha inclusive feito uma revisão com mudança de óleo pouco tempo antes de parar por completo, e está em zona abrigada, pelo que espero que o óleo não esteja em más condições, mas claro que tenho noção que se degrada mesmo sem utilização. Só tenho receio que os fluidos possam ter estagnado nas tubagens e filtros, daí ter feito a pergunta antes de o meter a andar, não fosse dar cabo de algo por estar a fazer um procedimento incorrecto Quero é ver se um "jumpstart" o traz de volta à vida.

              Já não tem seguro portanto não pode circular até à oficina, quanto muito teria de contratar um reboque. Mas o que quero mesmo é metê-lo a trabalhar e experimentar numa voltinha pela rua para avaliar se está tudo bem com ele, para quando tiver uns dias de férias poder fazer-lhe um seguro, levá-lo à inspecção e começar a pensar em prepará-lo para venda.

              Comentário


                #8
                Então é pacífico. Não tens problema nenhum com os fluídos, é dar à chave que ele vai ao sítio.

                Tens duas hipóteses, ou compras já a bateria ou fazes o arranque com um booster. A bateria pode estar de tal forma degradada que o motor não vai trabalhar quando desligares o booster. Só o sabes experimentando! Se for o caso, tens mesmo de arranjar uma em condições.

                Abraço e dá à chave.

                Comentário


                  #9
                  Já tenho o booster, vamos experimentar este fim de semana. Say a little prayer for me

                  Obrigado pelas ajudas

                  Comentário


                    #10
                    não conheces o Fuzz Townshend? tem um programa fixe que é o SOSCar, acho que costuma passar ao sábado de manhã, que dá umas dicas sobre carros parados, mas não é há um ano, alguns estão há décadas

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                      não conheces o Fuzz Townshend? tem um programa fixe que é o SOSCar, acho que costuma passar ao sábado de manhã, que dá umas dicas sobre carros parados, mas não é há um ano, alguns estão há décadas
                      Sim, conheço.

                      Infelizmente o prognóstico não é bom, o aparelho disse que a bateria estava a 10% mas detectou-a como numa de 6v e não de 12v, e ela é de 44 amperes e na descrição do aparelho diz que abaixo de 45 não é recomendada a sua utilização. Nada feito, nem começou a carregar, tenho mesmo de comprar outra bateria que esta ainda por cima, ao contrário do que pensava, não é Bosch ou Varta mas sim da Norauto.

                      Tenho de experimentar o aparelho numa bateria bom para ver se funciona correctamente.

                      Comentário


                        #12
                        Plano A:
                        Ligas o Bosch C7 a ela.

                        Plano B:
                        Dás um encosto com outro carro/bateria e ligas. Tiras os cabos e vês se recebe +12v. Deixas trabalhar uns minutos e depois metes à carga.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Plano A:
                          Ligas o Bosch C7 a ela.

                          Plano B:
                          Dás um encosto com outro carro/bateria e ligas. Tiras os cabos e vês se recebe +12v. Deixas trabalhar uns minutos e depois metes à carga.
                          O que é o Bosch C7?

                          A bateria ainda está na garantia, será que consigo que na loja na troquem? Ou que a tentem carregar, pelo menos. É que dar encosto com outro carro é impossível, é uma rua muito movimentada e teria de o tirar do quintal para os cabos chegarem de outro carro :/

                          Comentário


                            #14
                            Podes tentar a garantia, se tiveres a fatura

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                              O que é o Bosch C7?

                              Pedi ao meu amigo Google ..... Por 100 € mais vale colocar uma nova bateria .....


                              http://www.viseldiesel.pt/produtos/c...s-Baterias/256









                              A nova geração inteligente de carregadores de baterias C7 da Bosch carrega a bateria de forma rápida e simples, sempre que necessário.
                              Para diferentes tipos de bateria
                              O carregador C7 pode ser utilizado para carregar não só baterias frias de chumbo-ácido, como também baterias AGM, húmidas ou de gel. Um carregamento que se realiza de uma forma "inteligente" graças ao sistema electrónico de carga que verifica, com base na curva característica, quanta carga a bateria necessita e tolera.
                              Além disso, a função de conservação de carga dos novos carregadores Bosch C3 e C7 é especialmente útil para veículos que passam temporadas imobilizados, fundamentalmente no Inverno. Nestes casos, é conveniente realizar recargas periódicas durante o período em que não sejam utilizados. Enquanto estiver ligado ao veículo, o carregador supervisiona a bateria e mantém-na com um elevado nível de carga. Para isso, os novos carregadores contam com as funções "Refresh" e "Boost" (função de regeneração) do C7, que permitem efectuar a regeneração da bateria quando esta já se encontra totalmente descarregada (por exemplo, por se terem deixado as luzes de posição ligadas durante toda a noite). Neste caso, se o processo de sulfatação (formação de cristais) não estiver excessivamente avançado, é possível recarregar a bateria.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                O que é o Bosch C7?

                                A bateria ainda está na garantia, será que consigo que na loja na troquem? Ou que a tentem carregar, pelo menos. É que dar encosto com outro carro é impossível, é uma rua muito movimentada e teria de o tirar do quintal para os cabos chegarem de outro carro :/
                                Tira a bateria de um dos teus carros e leva-a contigo. Perdes um pouco de tempo mas resolves o problema.

                                Comentário


                                  #17
                                  Para circular na via pública, e ir à inspecção, tem de ir de reboque, não basta ter seguro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    atenção ao oleo de travões e a tudo o que tenha borrachas, inclusivé os bombitos dos travões de trás.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim, ainda que ele esteja coberto e abrigado, a revisão a fazer irá incidir mesmo nos elementos que podem ter ressequido por falta de.. utilização. Eu já não devo ter oportunidade de estar com o carro até Janeiro, mas vai passar mesmo por ir à loja onde foi comprada a bateria ver se a garantia cobre a "falha" ou então comprar uma nova e não andar cá com invenções. Nem que tenha depois de lhe fazer um seguro por uns dias e ver a possibilidade de a oficina da marca o levar à inspecção de reboque e depois directamente para as instalações para revisionar.

                                      Obrigado a todos pelas ajudas
                                      Editado pela última vez por Edge; 23 November 2017, 09:45.

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