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Duvida com Temperatura com Clio 1.4 de 2003

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    Duvida com Temperatura com Clio 1.4 de 2003

    Boas!

    Como o titulo indica, tenho essa viatura à +/- 1 ano.
    Há uns tempos atrás notei que em descidas a temperatura descia, mas não liguei. Agora mais recentemente, acontece que em subidas, o motor aquece!
    Durante uns 5 segundos o ponteiro sobe do meio para cima 1 ou 2 traços, e logo de seguida desce a pique 1 ou 2 traços abaixo do meio.
    Onde está o problema? Pelo que vejo na net, será o termóstato?
    Sei que o melhor é ir falar com um mecânico, mas com os horários que tenho tido no trabalho é difícil ter tempo...

    Já agora, hoje fui meter anticongelante no vaso (que por acaso também está sujo).
    Sem a tampa no vaso deixei o motor a trabalhar até aquecer bastante... Ao fim de uns 20min a ventoinha dispara e a agua do vaso sobe até começar a sair para fora!
    Ao fim de uns segundos desceu... Ventoinha continuou mais um bocado, mas a temperatura sempre a meio.
    Isto é normal? A agua subiu devido ao vaso estar sem tampa?

    Desculpem lá tanta questão...
    Obrigado pelas respostas! ;)

    #2
    Boas,

    Depois de uns meses conseguir ver o problema com o carro num mecanico amigo, ele realmente viu que algo não estava bem. O que ele fez foi mudar o termoestasto e o sensor de temperatura.
    O carro também perdia alguma agua por uma junta qualquer de um tubo, também foi trocado.
    Mas o problema mantém-se! Já deu para perceber que... Quando o carro ainda está a aquecer, o ponteiro sobe até meio... Tudo normal, mas chega uma altura em que a ventoinha dispara e reparei que os tubos de agua para o radiador estão completamente frios com a ventoinha a rodar!
    Logo, o motor está quente, a ventoinha dispara para arrefecer mas o circuito está fechado... Basta uns segundos para se começar a sentir os tubos a aquecer, a ventoinha desliga e daí para a frente fica tudo normal... Ando com o carro, puxo com força por ele... Temperatura sempre estável no meio.
    O problema é o circuito demorar a abrir.
    Sendo que o termoestasto é novo e o sensor também... Onde está o problema?
    É estranho a ventoinha disparar, desse lado ele sabe que o motor ta quente, mas não sabe que já devia ter aberto o circuito de refrigeração?

    Uma ajuda era excelente, estou completamente perdido.
    Obrigado!

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      #3
      Esse carro mudou a distribuição e a bomba de água quando?

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        #4
        Já foi ha alguns anos.... Uns 4 anos. Está na altura de mudar, mas ando a adiar isso para inicio de 2019.
        Poderá ser a bomba de água a origem deste problema?

        Comentário


          #5
          Esqueci de referir um pormenor. Com a troca do termoestato, sensor de temperatura e a tal peça de burracha... Deixei o carro com água (não fosse haver mais alguma fuga ou problema no circuito, seria anticongelante pro lixo)
          Estava a pensar este fim de semana sangrar o circuito todo, fazer uma boa limpeza e meter um bom anticongelante.
          Será que vai influenciar alguma coisa?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por brunoalex Ver Post
            Já foi ha alguns anos.... Uns 4 anos. Está na altura de mudar, mas ando a adiar isso para inicio de 2019.
            Poderá ser a bomba de água a origem deste problema?
            Pela idade do carro, já tem de ir para a 3ª mudança de distribuição: 2008, 2013 e 2018.

            Sabes se na última, mudaram a bomba de água?

            Comentário


              #7
              Já não me recordo. Mas tenho (quase) a certeza que sim, sei que foi trocada em 2013 mas nessa altura não era eu que andava com o carro...
              Eu por ano não faço muitos km, uns 6/7mil. O mecanico já me disse que a correia está com algum uso mas que em principio não tem problema até ao ano que vem. Aproveitava e fazia um revisão a fundo nessa altura.
              Gostava era que o carro me durasse até lá... Tenho receio que isto me cause problemas na junta

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por brunoalex Ver Post
                Já não me recordo. Mas tenho (quase) a certeza que sim, sei que foi trocada em 2013 mas nessa altura não era eu que andava com o carro...
                Eu por ano não faço muitos km, uns 6/7mil. O mecanico já me disse que a correia está com algum uso mas que em principio não tem problema até ao ano que vem. Aproveitava e fazia um revisão a fundo nessa altura.
                Gostava era que o carro me durasse até lá... Tenho receio que isto me cause problemas na junta
                Não são apenas os quilómetros que degradam a borracha. A correia degrada tão rapidamente, ou até mais, com o carro parado.

                Comentário


                  #9
                  Sim, tenho noção disso. Estava a pensar mudar distribuição e bomba de água mais para o inicio do ano que vem.
                  O problema do circuito de refrigerão terá a ver com isso?
                  Penso que talvez isso seja um ultimo recurso....

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