Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.6 HDI - Temperatura inconstante - normal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1.6 HDI - Temperatura inconstante - normal?

    Boas a todos!

    Ora bem, comprei um Peugeot 307 1.6 HDI - 110 póneis de 2005 à sensivelmente 3 semanas. Após a compra da viatura (stand - foi me dado 2 anos de garantia - viatura conta com 133 mil quilómetros), vim a diagnosticar várias falhas na mesma, à qual o stand sempre se responsablizou sem hesitar, inclusive material de desgaste que com alguns quilómetros parece que tinha feito milhares e deu de si. Acontece o seguinte, uma dessas situações é a de o carro não manter a temperatura constante, costuma estar entre os 78º e 98º, ou seja, nunca mantem a temperatura, está sempre a variar entre esses 2 valores! Na oficina da garantia, trocaram termostáto + sensor da temperatura e radiador de óleo (não sei se tem alguma influência), e dizem que é perfeitamente normal estas variações de temperatura no carro. Agora eu pergunto, é realmente isto normal ou não? É que na minha anterior viatura ( Panda 1.3 Multijet - 2005) era sempre mantido a temperatura a 90º!

    Desde já agradeço,
    Abraços!

    #2
    a temperatura normal ronda os 90º nem mais nem menos, logo se já trocaram termostato, sensor de temperatura, radiador de óleo, falta o óbvio o manómetro de temperatura que pode estar descalibrado e não estar a dar a leitura correcta...

    Comentário


      #3
      Não é nada normal.
      Tirando as excepções de dias muito quentes, o muito para - arranca, depois de estar na temperatura habitual não há cá grandes oscilações.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Corona Ver Post
        Boas a todos!

        Ora bem, comprei um Peugeot 307 1.6 HDI - 110 póneis de 2005 à sensivelmente 3 semanas. Após a compra da viatura (stand - foi me dado 2 anos de garantia - viatura conta com 133 mil quilómetros), vim a diagnosticar várias falhas na mesma, à qual o stand sempre se responsablizou sem hesitar, inclusive material de desgaste que com alguns quilómetros parece que tinha feito milhares e deu de si. Acontece o seguinte, uma dessas situações é a de o carro não manter a temperatura constante, costuma estar entre os 78º e 98º, ou seja, nunca mantem a temperatura, está sempre a variar entre esses 2 valores! Na oficina da garantia, trocaram termostáto + sensor da temperatura e radiador de óleo (não sei se tem alguma influência), e dizem que é perfeitamente normal estas variações de temperatura no carro. Agora eu pergunto, é realmente isto normal ou não? É que na minha anterior viatura ( Panda 1.3 Multijet - 2005) era sempre mantido a temperatura a 90º!

        Desde já agradeço,
        Abraços!
        78 e 98 é uma variação normal, mas já agora como é que estas a medir esse valor ao certo?

        O termostato desse motor abre aos 83.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
          a temperatura normal ronda os 90º nem mais nem menos, logo se já trocaram termostato, sensor de temperatura, radiador de óleo, falta o óbvio o manómetro de temperatura que pode estar descalibrado e não estar a dar a leitura correcta...
          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
          Não é nada normal.
          Tirando as excepções de dias muito quentes, o muito para - arranca, depois de estar na temperatura habitual não há cá grandes oscilações.
          Será do manómetro? Hum... É que esqueci a referir que também ainda não vi nenhuma vez a ventoinha deste carro a trabalhar... Mas realmente o ponteiro chegando aos 98º, o mesmo desce para os 92º +-, mas a tal coisa, sem a ventoinha disparar, mas desce, mas basta acelerar (teste ao relantin) um pouco, pronto, lá sobe para os 98º e depois de tirar o pé do acelerador volta a descer e se não acelerar mais passa para os 78º passado algum tempo... Mas se acabar de chegar à garagem vindo de uma estrada plana, o carro já fica nos 78º e somente acelerando um pouco passa para os 98º's...

          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
          78 e 98 é uma variação normal, mas já agora como é que estas a medir esse valor ao certo?

          O termostato desse motor abre aos 83.
          Estou a medir através do manómetro...

          Hoje vou levar o carro à máquina numa outra oficina a ver se vejo em tempo real da temperatura da viatura e testar a ventoinha...
          Editado pela última vez por Corona; 29 November 2017, 14:17.

          Comentário


            #6
            O meu Hdi estabiliza nos 90º e não oscila.

            Nestes motores não dá para trocar apenas o termostato, tem de ser a falange completa. Ronda os 40/50€ confirma se efetuaram mesmo a troca.

            Comentário


              #7
              Tenho um 2.0 HDI e depois de quente, estabiliza um nadinha abaixo dos 90º sem oscilações!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Corona Ver Post
                Será do manómetro? Hum... É que esqueci a referir que também ainda não vi nenhuma vez a ventoinha deste carro a trabalhar... Mas realmente o ponteiro chegando aos 98º, o mesmo desce para os 92º +-, mas a tal coisa, sem a ventoinha disparar, mas desce, mas basta acelerar (teste ao relantin) um pouco, pronto, lá sobe para os 98º e depois de tirar o pé do acelerador volta a descer e se não acelerar mais passa para os 78º passado algum tempo... Mas se acabar de chegar à garagem vindo de uma estrada plana, o carro já fica nos 78º e somente acelerando um pouco passa para os 98º's...



                Estou a medir através do manómetro...

                Hoje vou levar o carro à máquina numa outra oficina a ver se vejo em tempo real da temperatura da viatura e testar a ventoinha...
                Como é que tu estás a verificar 78 ou 98, num manometro com uma escala de 10 em 10?

                Comentário


                  #9
                  A título de exemplo, no 308 lá de casa com o motor a gasolina, o manómetro estabiliza nos 90º, mas se for a ler os valores da temperatura pela porta OBD variam entre os 80º e 105º e segundo o mecânico da Peugeot é um comportamento perfeitamente normal para este motor. Ou seja, o manómetro na prática está lá só para descargo de consciência.

                  Aconselho a fazer uma leitura das temperaturas pela porta OBD e comparar com o que aparece no manómetro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                    O meu Hdi estabiliza nos 90º e não oscila.

                    Nestes motores não dá para trocar apenas o termostato, tem de ser a falange completa. Ronda os 40/50€ confirma se efetuaram mesmo a troca.
                    Confirmei hoje, e foi trocada a falange completa!

                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                    Como é que tu estás a verificar 78 ou 98, num manometro com uma escala de 10 em 10?
                    A olho... e não falhou segundo a diagnóstico OBD!

                    Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
                    A título de exemplo, no 308 lá de casa com o motor a gasolina, o manómetro estabiliza nos 90º, mas se for a ler os valores da temperatura pela porta OBD variam entre os 80º e 105º e segundo o mecânico da Peugeot é um comportamento perfeitamente normal para este motor. Ou seja, o manómetro na prática está lá só para descargo de consciência.

                    Aconselho a fazer uma leitura das temperaturas pela porta OBD e comparar com o que aparece no manómetro.

                    Bem aqui vai, fui a uma oficina hoje e os valores confirma-se. O carro após ligado estabiliza a temperatura nos 78º. Após andamento (reta) o valor varia entre os 78º e 80º (estrada nacional - via rápida cá na Madeira). Numa estrada a subir, o carro (iniciou a subida com os 80º certos), o valor foi até aos 96º e somente aí disparou a ventoinha e até ao fim subida o valor era sempre entre os 90º e 96º. Após esta subida, fiz estrada plana durante uns km´s, e a temperatura começou a variar sempre entre os 86º e 93º...

                    Entretanto num diagnóstico de avarias do carro, a única que me apareceu foi "Temperatura do óleo, informação recebida com falha" a nível de quadrante.

                    Segundo o mecânico, o ideal seria trocar o sensor da temperatura de refrigeração comprado da concorrência, pelo de origem... Mas não me adiantou mais nada, pois após ter sido trocado tudo, é "esquisito" esta situação se passar...

                    Comentário


                      #11
                      É um bom conselho.

                      Coloca o sensor original.

                      Comentário


                        #12
                        Atualização: sensor original colocado, carro igual, e foi apercebido que o tubo do radiador ainda tinha pressão mesmo após estar a frio (a ver senão tem a junta queimada...). Enfim. Próxima tentativa é colocar um radiador novo. Vamos lá ver...

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X