Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de veículo através de proposta a leiloeira

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de veículo através de proposta a leiloeira

    Boa tarde. Vou tentar resumir e explicar bem a situação:

    Vimos há dias um veículo agrícola para venda num parque de uma leiloeira. Fui procurar ao site, e encontrei a folha com as características do veículo. Com a matrícula, fui ao site "Automóvel Online" buscar uma Certidão Permanente e como era de esperar, trata-se de um veículo apreendido por processo de insolvência:


    Tem o nome do proprietário, o sujeito passivo é o mesmo, e o sujeito activo é a Massa Insolvente do proprietário. Junto a isso, indica o tribunal onde se encontra o processo, número de processo e montante:


    Quisemos saber mais sobre os ónus e encargos, e na conversa com um amigo Solicitador, ele disse que qualquer veículo vendido por uma leiloeira passa para o nosso nome já livre de ónus e encargos. Ora na ficha com as características do veículo, este ponto parece-me excluir isso mesmo que o Solicitador nos disse:

    Estado físico tudo bem, mas o que quer dizer este estado jurídico? Fui ver outros leilões de automóveis neste site, e em alguns não fala nesse mesmo estado jurídico. Isto leva-nos a crer que além de se pagar o veículo, ainda temos de ser nós a pagar as custas judiciais e possíveis dívidas?

    Hoje fui ao Instituto dos Registos e Notariado tentar saber mais alguma coisa. A senhora também me apontou para não comprar sem primeiro limpar os ónus e encargos, mas após eu dizer que estava a ser vendido por uma leiloeira, ela também afirmou que sendo assim a leiloeira teria de vender já sem os ónus e encargos.
    A seguir fui também às Finanças. Mais uma vez, o senhor disse que no caso de ser vendido pelas Finanças, automaticamente é vendido sem ónus e encargos. No caso de ser por leiloeira, também deverá ser mas convém confirmar.
    Estamos também à espera de resposta de uma Advogada, pois fornecemos o número de processo em Tribunal na tentativa de saber algo mais.

    A nossa dúvida prende-se com o ponto 6 da imagem. Parece que estão a querer vender, mas depois o resto tem de ser tratado por nós; obviamente não queremos surpresas.
    Alguém com experiência na área pode confirmar esta questão dos ónus e encargos quando um veículo é vendido através de leiloeira?

    Desde já, obrigado.

    P.S.: ainda não foi feita nenhuma proposta, nem vai ser se soubermos que além da proposta vão haver outros custos. Por isso vamos a tempo de "ficar quietos".
    Editado pela última vez por JPSL14; 29 November 2017, 16:23.

    #2
    Encontrei também isto:



    Será que o "vendido no estado físico e jurídico em que se encontra" quer dizer que pagamos a proposta, e ainda esses €30000,01? Sendo assim, obviamente que está fora de questão.
    Se a leiloeira vender mesmo já livre dos ónus e encargos, então ficaria mesmo um negócio muito bom para nós.

    Comentário


      #3
      Qual é o risco?

      Assim à primeira vista penso que possa ter a ver com usufruto, por exemplo se o antigo dono tem um contrato com alguém para lhe ceder o equipamento num determinado espaço de tempo e esse contrato não seja do conhecimento do leiloeiro.

      Vende o equipamento e depois aparece um terceiro a acenar com contrato a dizer ( sei lá...) que tens de lhe ceder o aparelho 1 mês por anos ao abrigo do contrato. Ou, então que não recebeu a compensação financeira desse usufruto.
      Sei que com imóveis funciona assim. Com equipamentos: talvez.

      Ou se por exemplo o equipamento levou um motor/ acessório novo "emprestado" e aparece alguém a dizer que aquele motor foi emprestado e que não pertence ao veículo...

      Ou se não pagou o um acessório com part number e S/N e quem forneceu diz que lhe pertence pq não foi pago.

      ( sei: tenho um pouco de paranóia mas isto é apenas gestão de risco aplicada ao caso.)


      Fizeste bem em consultar advogado. É sempre a melhor opção.

      Comentário


        #4
        Em princípio não haverá nada disso, e o veículo já está apreendido há quase dois anos. Pelo que vi, já foi a leilão uma vez com valor mínimo, e agora está "sob proposta" (não deve ter sido vendido da primeira vez).

        A questão prende-se mais com a venda "no estado jurídico em que se encontra", pois está em tribunal, e no site da leiloeira não encontro nada sobre se vendem já com os ónus e encargos limpos. Estamos sujeitos a comprar e passado uns tempos aparecer despesas deste processo. A entidade credora é uma empresa de empréstimos, sei lá se não nos vai calhar pagar o resto do empréstimo do anterior dono.

        Também gosto de saber o máximo que conseguir nestas coisas, e quanto mais vejo, mais dúvidas surgem. Não está fácil conseguir entrar em contacto com a leiloeira também, pelo que desconfio ainda mais.

        Comentário


          #5
          Tudo o q envolva bancos, em princípio está limpo.
          Normalmente há hipotecas...

          Comentário


            #6
            Não envolve bancos.
            O processo deve estar entregue a um Administrador de Insolvência, e há um processo em tribunal entre a pessoa em questão e a entidade credora. Penso que esteja tudo relacionado com o mesmo.

            Já obtive reposta da advogada, mas ainda tive de enviar mais alguns dados para tirar mais algumas dúvidas. Prefiro pagar à advogada a cair em erro e depois é uma carga de trabalhos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
              Não envolve bancos.
              O processo deve estar entregue a um Administrador de Insolvência, e há um processo em tribunal entre a pessoa em questão e a entidade credora. Penso que esteja tudo relacionado com o mesmo.

              Já obtive reposta da advogada, mas ainda tive de enviar mais alguns dados para tirar mais algumas dúvidas. Prefiro pagar à advogada a cair em erro e depois é uma carga de trabalhos.
              O carro, se está englobada num processo de insolvência, será vendido livre de qualquer encargo. caso contrário nunca seria vendido e a massa credora nunca mais veria parte do dinheiro.

              A leiloeira e apenas intermediário do negócio.

              Comentário


                #8
                Obrigado novamente pelas respostas.

                Já tenho tudo esclarecido por escrito pela leiloeira, e também a confirmação da advogada.
                Vamos avançar com uma proposta e em princípio fazer um excelente negócio (para aquilo que procuramos).

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X