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Pergunta idiota

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    Pergunta idiota

    Boas pessoal

    Pois é criei este tópico pura e exclusivamente para fazer uma ''pergunta idiota'' tal como diz o titulo.

    Pois bem, costumo ver o nível do óleo do carro a cada 2 semanas por pura precaução , pois bem, o procedimento como toda a gente sabe é tirar a vareta de medição limpá-la voltar a colocá-la e retirar novamente e ver o nivel, pois bem aqui é que vem a minha questão, o meu BMW E39 525d tem esta vareta de medição a que está ao de cima na imagem):


    Pois bem o nível correto de óleo é entre as marcas mínimo e máximo tal como recomenda o manual, pois o problema é que quando retiro a vareta o óleo parece estar um pouco a menos da metade correta onde devia estar, mas assim que inclino a vareta para efetuar a medição o óleo escorre um pouco e estanca no sitio correto ou seja mais ou menos a meio das marcas , a minha pergunta é, se o nivel correto de óleo é aquele que se vê quando inclino a vareta na horizontal e este escorre e estanca a meio ?

    Pode ser uma pergunta idiota , mas quem souber que me diga por favor , é que ando bastante com o carro e não reparei no nível de óleo que o mecânico me deixou na última revisão e já lá vão 5000KM em apenas 2 meses.
    Editado pela última vez por KnowledgeUnlock; 30 November 2017, 16:39.

    #2
    Depois do motor frio tiras a vara, limpas com um lenço de papel, voltas a colocar a vara até ao fim, voltas a sacar a vara. Só agora fazes a leitura.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
      Depois do motor frio tiras a vara, limpas com um lenço de papel, voltas a colocar a vara até ao fim, voltas a sacar a vara. Só agora fazes a leitura.
      Eu sei disso amigo , não me expliquei bem.

      O problema é que quando saco a vareta na vertical vejo de imediato que o nivel está um pouco abaixo do meio mas assim que ponho a vareta na horizontal para efetuar a medição o óleo escorre um pouco até ao meio e estanca no nivel certo , pretendo saber se é normal

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Depois do motor frio tiras a vara, limpas com um lenço de papel, voltas a colocar a vara até ao fim, voltas a sacar a vara. Só agora fazes a leitura.
        A mim já são duas oficinas que me dizem para ver a medição do óleo com o carro a trabalhar, inclusivamente o meu carro que dá a medição do óleo no ecrã tem que ser feita com o motor a trabalhar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
          A mim já são duas oficinas que me dizem para ver a medição do óleo com o carro a trabalhar, inclusivamente o meu carro que dá a medição do óleo no ecrã tem que ser feita com o motor a trabalhar.
          Penso que em grande parte dos carros que não têm vareta, a medição tem que ser feita com o motor em funcionamento para que o sensor consiga detetar a quantidade correta de óleo que circula pelo motor.

          Mas quanto a isto de ele escorrer e estancar no sitio certo ao efetuar a medição podem dizer me se é normal ?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
            A mim já são duas oficinas que me dizem para ver a medição do óleo com o carro a trabalhar, inclusivamente o meu carro que dá a medição do óleo no ecrã tem que ser feita com o motor a trabalhar.
            99% dos carros a verificação tem de ser feita com o motor desligado, sendo que o ideal é esperar pelo menos 5 minutos antes de fazer a verificação.

            tal como disse o ClioII, é na vertical e a pega da vareta para cima.

            colocar na horizontal é uma novidade ( errada ), mas se a virar ao contrário até podemos ver o nível certo ou até muito cheio

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              #7
              Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
              Penso que em grande parte dos carros que não têm vareta, a medição tem que ser feita com o motor em funcionamento para que o sensor consiga detetar a quantidade correta de óleo que circula pelo motor.

              Mas quanto a isto de ele escorrer e estancar no sitio certo ao efetuar a medição podem dizer me se é normal ?
              não tem de escorrer,

              tiras a vareta limpas e voltas a colocar.

              um segundo depois retiras e confirmas, depois disso é voltar a colocar e segues a tua vida se estiver tudo em condições.

              nos mercedes, e na maioria dos carros que conheço o nivel de óleo medido pelo CB é sempre feito com o motor desligado.

              com o motor ligado é apenas para verificar o fluido da caixa automática.

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                #8
                A vareta tem de estar vertical. Mesmo que a vareta dê voltas lá dentro.

                O motor tem de estar arrefecido. Ora, como é lógico o óleo escorre. É preciso esperar que ele escorra.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por KnowledgeUnlock Ver Post
                  Eu sei disso amigo , não me expliquei bem.

                  O problema é que quando saco a vareta na vertical vejo de imediato que o nivel está um pouco abaixo do meio mas assim que ponho a vareta na horizontal para efetuar a medição o óleo escorre um pouco até ao meio e estanca no nivel certo , pretendo saber se é normal
                  É facil ... nao vires a vareta.

                  O oleo é na vertical que se mede.

                  Se está a meio está bom.

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                    #10
                    Tens de ver o óleo na vertical.
                    Claro que na horizontal vai para o nível certo, grande batoteiro. Aliás se a virares da cabeça para o ar até vais ver que se tiver no mínimo o óleo escorre para além do máximo!

                    Comentário


                      #11
                      Acho que a maneira mais correta é:

                      Deixar o motor atingir a temperatura normal de funcionamento
                      Desligar o motor e esperar 5 minutos para deixar o oleo escorrer para o cárter
                      Tirar a vareta para limpar, voltar a inserir e voltar a tirar.
                      Efetuar leitura. Até pode colocar a vareta na horizontal para vêr melhor, mas tendo o cuidado para não deixar o oleo escorrer

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                        Acho que a maneira mais correta é:

                        Deixar o motor atingir a temperatura normal de funcionamento
                        Desligar o motor e esperar 5 minutos para deixar o oleo escorrer para o cárter
                        Tirar a vareta para limpar, voltar a inserir e voltar a tirar.
                        Efetuar leitura. Até pode colocar a vareta na horizontal para vêr melhor, mas tendo o cuidado para não deixar o oleo escorrer
                        Isto é o que vem no manual do ix20.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                          Até pode colocar a vareta na horizontal para vêr melhor
                          Mas porque é que se vê melhor na horizontal?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Mas porque é que se vê melhor na horizontal?

                            O meu carro tem uma vareta em plástico preto (2.0TDI), e é de leitura difícil, pelo que tenho tendência para pôr na horizontal para conseguir vêr melhor. Além disso sempre vi os mecânicos a fazerem dessa forma.

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