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Problema estranho 1.9 tdi 110 cv

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    Problema estranho 1.9 tdi 110 cv

    Boa meus caros,

    Tenho um Seat Toledo com o 1.9 tdi VP 110 cv.

    O motor está de origem, sem repros, com manutenção/revisões feita a tempo e horas, ainda ontem fui à inspecção com ele e passou com folha limpa, mais uma vez, conta mais ou menos com 208 mil km.

    Mas já por duas ou três vezes aconteceu algo de estranho, que vou passar a relatar.

    Quando o motor ainda não está quente, ou à temperatura ideal, e por algum motivo tenho que puxar uma 2 mudança, parece que às vezes o turbo não entra logo, subindo de rotação mas sem aquele kick do turbo, e a meio da subida de rotação parecia que andava aos solavancos como se tivesse a acelerar e logo de seguida a travar.

    Chegando até uma vez a ir se abaixo com o carro em andamento.

    Quando isto acontece também manda bastante fumo preto, completamente negro.

    Mas é só em 2 mudança, em mais nenhuma faz isso.

    Depois já com o motor mais quente ou à temperatura ideal, nunca mais acontece.

    O carro faz bons consumos, tem bom andamento para o motor que é, não consome óleo e há menos de um mês fiz revisão em que mudei os filtros todos e mudei o óleo.

    O que poderá ser?

    nota: sei que não se deve puxar pelo motor, quando ainda não esta a uma temperatura ideal, mas no caso em que relatei é por exemplo num cruzamento em que vem um carro e temos que dar um bocado mais de acelerador.

    Cumprimentos a todos e bons quilómetros.

    #2
    Podera ser admissão suja... Mas também poderá ser a geometria do turbo presa.

    Vê este vídeo e o que vem a seguir no canal.

    https://youtu.be/7MP22fWzQMo

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      #3
      Qual o óleo que estás a usar (marca, referência e viscosidade)?

      Comentário


        #4
        MAF?

        6 carac

        Comentário


          #5
          É de referir também que o carro há mais ou menos um ano atrás levou uma reparação completa no turbo.

          Mas se for a MAF, não teria que acontecer sempre? É que até agora só aconteceu umas 3 vezes com o carro mais ou menos frio. Não é algo habitual.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
            Qual o óleo que estás a usar (marca, referência e viscosidade)?
            relativamente ao óleo, só perguntando aos mecânicos.

            Penso que levou sempre do mesmo, é uma oficina que trabalha até com porsches, alguns deles antigos, logo calculo que mexer num 1.9 TDI seja do mais básico para eles.

            Comentário


              #7
              Como já disseram, admissão suja ou EGR são causas prováveis.
              Catalisador a ficar obstruído também é uma hipótese.

              Comentário


                #8
                Mas se é isso da admissão, não deveria acontecer em todas as mudanças ?

                Bem uma vez aqui no forum disseram que fumo negro em diesel ? gasóleo mal queimado, ora se ele injecta gasóleo mas o turbo injecta pouco ar então o problema não pode estar no turbo que não está a ser accionado em 2ª velocidade por alguma razão?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Mas se é isso da admissão, não deveria acontecer em todas as mudanças ?

                  Bem uma vez aqui no forum disseram que fumo negro em diesel ? gasóleo mal queimado, ora se ele injecta gasóleo mas o turbo injecta pouco ar então o problema não pode estar no turbo que não está a ser accionado em 2ª velocidade por alguma razão?
                  Mas o carro em uso normal não manda fumo, ou não manda nada de anormal para um 1.9 tdi de 110cv.

                  E aquilo so acontece às vezes, não é sempre, em segunda mudança.

                  Quando esta em temperatura normal, puxa normalmente em qualquer mudança.

                  Comentário


                    #10
                    Por partes...
                    1- fez revisão ao turbo, logo n pode acontecer isso
                    2- EGR pode fazer fumo mas o carro puxa logo desde as 1600rpm
                    3- fuga no sistema de vácuo.... Possivelmente..

                    Se o carro esta amorfo em baixa rotação e sendo um 110cv e já com anos pode ter uma fuga no sistema de vácuo. Normalmente isso vai agravando sendo q o carro só puxa cada vez mais tarde ( meu caso).
                    Veja o tubo junto do atuador do turbo se já n está laço .. Se estiver corte um pouco e volta a encaixar e analise o comportamento.

                    Comentário


                      #11
                      Este tubo é o q me retiro

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
                        Este tubo é o q me retiro
                        ok obrigado, vou dar uma vista de olhos !

                        Comentário

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