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assunto: 4motion...melhor ou pior?

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    assunto: 4motion...melhor ou pior?

    boas malta.....finalmente já tenho a minha nova "mákina" : Vw Bora TDI 150cv 4motion.....alguém de vocês teve a oportunidade de conduzir um destes modelos e o convencional tracçao â frente?....epa, é q me têm surgido conversas de pessoal amigo, q me dizem q a unica vantagem é a segurança....de resto dizem q nao vale a pena optar por este sistema (4motion).....dizem que a quebra de performance é mto acentuada, o que a mim me deixa a pensar....eheheh....nao é que eu tenha obcessao por velocidades, mas axo estranho haver tao grande diferença.....digo isto pk nunca conduzi nenhum 150cv apenas com tracçao¨à frente.....e já agora, agradecia que o pessoal entendido (que por aki anda e é bastante), mandasse umas opinioes acerca da compra....looool.....abraço

    #2
    Cá como não temos neve quase nenhuma esse sistema torna-se secundário.

    Comentário


      #3
      perde um bocado perfomance mas com 150 cv pouco se nota!
      Fica mais rapido a curvar e mais seguro em condiçoes adversas!
      tb bebe mais um bocado do k só com tracçao as 2 mas como deve ser do tipo de acopolammento viscoso( maior parte do tempo tracçao as 2 nem se nota)

      Comentário


        #4
        Performance não notas... O meu tio tem um Bora 150 4 Motion e aquilo anda que se farta..

        Agora, os consumos sobem logo 1 ou 2 litros...


        Vantagens, a vantagem é a segurança. Com piso seco, é +/- a mesma coisa. MAs com piso molhado os TDI as vezes têm problemas em por o binario no chão o que não acontece nas versões 4 motion..

        Alem disso como bonus, os 4 motion costumam ter suspenção independente atrás, coisa que os normais não tinham.

        Comentário


          #5
          As velocidades máximas que a VW declarou eram:

          211km/h para o 4MOTION

          216Km/h para tracção à frente.

          Portanto a diferença não é tanta quanto isso.

          Ganhas em aderência, principalmente em piso molhado.

          Desvantagem, será um consumo superior e o desgaste dos pneus será uniforme

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por mundano

            Performance não notas... O meu tio tem um Bora 150 4 Motion e aquilo anda que se farta..

            Agora, os consumos sobem logo 1 ou 2 litros...


            Vantagens, a vantagem é a segurança. Com piso seco, é +/- a mesma coisa. MAs com piso molhado os TDI as vezes têm problemas em por o binario no chão o que não acontece nas versões 4 motion..

            Alem disso como bonus, os 4 motion costumam ter suspenção independente atrás, coisa que os normais não tinham.
            ya a questao da suspençao ja nao me lembrava! os normais tem eixo semi rigido como todos os golf e bora mas o 4 motion tem independente k da outra vida ao conforto e principalmente melhora o comportamento do carro!

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              #7
              pois....gostava de ter acesso a testes efectuados por várias revistas a este modelo, e a outros com 150cv, para ter uma ideia da diferença.....se souberem onde os consultar agradeço....(gostava de ver testes efectuados em Portugal e no estrangeiro)...abraço

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                #8
                citação:Originalmente colocada por nto

                As velocidades máximas que a VW declarou eram:

                211km/h para o 4MOTION

                216Km/h para tracção à frente.

                Portanto a diferença não é tanta quanto isso.

                Ganhas em aderência, principalmente em piso molhado.

                Desvantagem, será um consumo superior e o desgaste dos pneus será uniforme
                Basicamente está tudo dito.
                Acrescento talvez uma manutenção um pouco mais onerosa de todos estes componentes extra.

                Comentário


                  #9
                  O 4Motion não usa o Haldex? Se for,em 95% da utilização normal é um FWD, com os respectivos consumos e vantagens.Em caso de perca de aderência,transfere a potência necessária para as rodas traseiras ficando um 4WD temporário.

                  Dai que considero uma vantagem,pois em caso de "sarilhos",temos um 4WD,em vez de apenas um FWD...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Kevin Cego

                    Cá como não temos neve quase nenhuma esse sistema torna-se secundário.
                    Torna o carro mais seguro em qualquer tipo de piso principalmente no molhado.

                    A segurança nunca é secundária...

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Force

                      O 4Motion não usa o Haldex? Se for,em 95% da utilização normal é um FWD, com os respectivos consumos e vantagens.Em caso de perca de aderência,transfere a potência necessária para as rodas traseiras ficando um 4WD temporário.

                      Dai que considero uma vantagem,pois em caso de "sarilhos",temos um 4WD,em vez de apenas um FWD...
                      Usa... Mas apesar de na maior parte do tempo ser um FWD, os consumos mesmo assim ressentem-se... Porque tens mais um diferencial traseiro, mais um eixo, etc.. etc.. E tudo isso adiciona atrito ao sistema..

                      Alem do peso, claro..

                      Mas mesmo assim o consumo extra é uma ninharia comparado com o que aumentam os tradicionais sistemas de tracção integral com os multiplos diferenciais. Tal como já disse antes, o consumo extra andará na casa do 1 litro.


                      De qualquer forma em chuva o carro fica muitissimo mais seguro do que um Bora TDI normal, porque esses carros têm muita tendencia para sair de frente por não conseguirem por o binario no chão e com o 4 Motion o carro fica completamente diferente nesse ponto. A aderencia extra nota-se bastante..

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por mundano

                        citação:Originalmente colocada por Force

                        O 4Motion não usa o Haldex? Se for,em 95% da utilização normal é um FWD, com os respectivos consumos e vantagens.Em caso de perca de aderência,transfere a potência necessária para as rodas traseiras ficando um 4WD temporário.

                        Dai que considero uma vantagem,pois em caso de "sarilhos",temos um 4WD,em vez de apenas um FWD...
                        Usa... Mas apesar de na maior parte do tempo ser um FWD, os consumos mesmo assim resentem-se... Porque tens mais um diferencial traseiro, mais um eixo, etc.. etc.. E tudo isso adiciona atrito ao sistema..

                        Alem do peso, claro..


                        De qualquer forma em chuva o carro fica muitissimo mais seguro do que um Bora TDI normal, porque esses carros têm muita tendencia para sair de frente por não conseguirem por o binario no chão e com o 4 Motion o carro fica completamente diferente nesse ponto. A aderencia extra nota-se bastante..
                        nao se devia ressentir nos consumos! mesmo com o transmissao a rodar como é leve pouco rouba ao motor logo nao devia beber mt mais!
                        mas o haldex como outros sempre k curva obriga a entrar a tracçao traseira devido a diferença de rotaçao das rodas de frente para as de tras logo nao acredito nesses 95 por cento de tracçao a frente...

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                          #13
                          Em termos de segurança é mto melhor. E só perde em performances se isso não envolver curvas tramadas.
                          A curvar esse 4motion deve papar uns bons segundos ao FWD...

                          Eu só conduzi um 4WD em toda a minha vida e foi um Outlander 2.0T de 210cv... Aquele bicho não só andava para burro como curvava que era uma beleza. Um tipo pode ir sempre a dar-lhe que aquilo parece q qdo mais aceleras mais ele agarra. Num FWD possivelmente começaria a fugir de frente...

                          Comentário


                            #14
                            Esqueci-me de dizer.

                            O depósito do 4 MOTION é maior, leva 62litros, enquanto que o FWD leva 55litros.

                            Comentário


                              #15
                              hum....as opinioes dividem-se....eheheh....mas pronto, devo dizer q tou super fcontente com o carro.....e que tava habituado ao meu ibiza 130cv reprogramado (akilo voa)....lool....daí parecer que este carro nao tem akele "kick".....mas a velocidade sobe, eheh.....gostava era de ver testes.......abraço

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por jeronimo silva

                                hum....as opinioes dividem-se....eheheh....mas pronto, devo dizer q tou super fcontente com o carro.....e que tava habituado ao meu ibiza 130cv reprogramado (akilo voa)....lool....daí parecer que este carro nao tem akele "kick".....mas a velocidade sobe, eheh.....gostava era de ver testes.......abraço
                                www.google.pt

                                :P é mais façil :D

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                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por jeronimo silva

                                  boas malta.....finalmente já tenho a minha nova "mákina" : Vw Bora TDI 150cv 4motion.....alguém de vocês teve a oportunidade de conduzir um destes modelos e o convencional tracçao â frente?....epa, é q me têm surgido conversas de pessoal amigo, q me dizem q a unica vantagem é a segurança....de resto dizem q nao vale a pena optar por este sistema (4motion).....dizem que a quebra de performance é mto acentuada, o que a mim me deixa a pensar....eheheh....nao é que eu tenha obcessao por velocidades, mas axo estranho haver tao grande diferença.....digo isto pk nunca conduzi nenhum 150cv apenas com tracçao¨à frente.....e já agora, agradecia que o pessoal entendido (que por aki anda e é bastante), mandasse umas opinioes acerca da compra....looool.....abraço
                                  E se fosse só isso? Não bastava?

                                  De resto já tudo foi dito e bem!

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por mundano


                                    Alem disso como bonus, os 4 motion costumam ter suspenção independente atrás, coisa que os normais não tinham.
                                    Para além da segurança acrescida que a versão 4motion proporciona, sobretudo no inverno, o facto de ter suspensão independente atrás (ao contrário da versão FWD) é um dos principais atributos, e contribui também para esse acréscimo de segurança.

                                    Comentário

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