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Alfa 159 ou Alfa GT ?

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    Alfa 159 ou Alfa GT ?

    Pois é caros amigos, tal e qual o título do tópico indica existe cá em casa a dúvida sobre estes dois carros.
    O carro seria para os meus pais, não há necessidade dramática de espaço.

    O 159 na versão TI parece-me mais carro, tem um projecto mais recente e é igualmente bonito

    O GT é uma velha paixão do meu pai e talvez alguma ânsia em ter um Coupé. Neste caso seria a versão Q2 170 e o 159 o 150cv.

    O GT tem uma arquitectura de suspensão conhecidíssima por ser problemática. Tenho um 156 e sei do que falo.
    O 159 também dá chatices de suspensão?
    Outros problemas?
    Toda a experiência e opinião é bem-vinda.

    Curiosamente, para além de existirem muito poucos carros destes à venda, sobretudo no caso do GT, os preços são proibitivos e obscenos dada a idade e quilometragem dos mesmos.

    #2
    Tive varios 156 e 147 e esses problemas de suspensão para mim não passam de manutenção normal, qualquer carro ganha folga nas rotulas e tem de se trocar braços... se meteres chinesices duram 5000km, se meteres material de qualidade duram 100.000km...
    O 159 e qualquer outro carro do mundo que tenha triangulos duplos sofre desse mal que é substituição de peças.
    Se falarmos de carros do segmento B ou carros com esquemas arcaicos que apenas tem uma rotula na suspensão, não sofrem disso, mas esses cada vez são mais raros... felizmente.

    Comentário


      #3
      Indecisão entre dois Alfa, só pode ser resolvida com o coração...

      Mas se o GT é uma velha paixão, acho que não existe dificuldade na escolha... e tem uma maior exclusividade e claro, é um carro menos racional que o 159.

      Mas se comprar o 159, vai ficar sempre a pensar na sua velha paixão... o GT...

      Comentário


        #4
        Adoro os 2 carros, o 159 tem um design mais recente que se nota bastante no interior mas se o GT é uma paixão antiga, não há muito a pensar. Carro lindíssimo, versão de topo, o teu pai já escolheu o carro mas ainda não sabe xD

        Comentário


          #5
          Compra o 159. Electrónica mais recente, com menos probabilidade de chatices e muito melhor em segurança passiva

          Comentário


            #6
            O GT é para mim dos Alfas mais feiosos e desinteressantes de todos os tempos.

            Comentário


              #7
              eu adoro o GT, sempre adorei. no entanto, mesmo sendo nessa versão, acaba por ser um projeto mais antigo que um 159.

              Comentário


                #8
                Vai buscar o 159. Quanto mais não seja porque o GT no fundo acaba por ser um 156 (que já tens) com uma "lavagem de cara"

                Comentário


                  #9
                  159 mais recente e mais versatil e mais bonito na minha opinião.

                  Comentário


                    #10
                    "arquitectura de suspensão conhecidíssima por ser problemática"??
                    Podes elaborar?
                    O meu GT tem mais de 320.000 kms e nunca lhe conheci problemas de suspensão...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                      "arquitectura de suspensão conhecidíssima por ser problemática"??
                      Podes elaborar?
                      O meu GT tem mais de 320.000 kms e nunca lhe conheci problemas de suspensão...
                      Ele deve ter-se explicado mal. O problema não é arquitectura mas antes da durabilidade de alguns elementos da suspensão. Em 320.000 km, nunca tiveste que mudar os triângulos da suspensão nem os tirantes da barra estabilizadora?? Deve ser caso único... ou então só se fizeres constantemente autoestradas porque o normal é eles darem de si bem antes dos 200.000km
                      Editado pela última vez por addt; 05 January 2018, 09:00.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        O GT é para mim dos Alfas mais feiosos e desinteressantes de todos os tempos.
                        De traseira concordo. De frente é lindíssimo.

                        Para o OP: 159, e em SW. Provavelmente o único carro que fica mais bonito em SW do que em Sedan.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por addt Ver Post
                          Ele deve ter-se explicado mal. O problema não é arquitectura mas antes da durabilidade de alguns elementos da suspensão. Em 320.000 km, nunca tiveste que mudar os triângulos da suspensão nem os tirantes da barra estabilizadora?? Deve ser caso único... ou então só se fizeres constantemente autoestradas porque o normal é eles darem de si bem antes dos 200.000km
                          Mas isso é assim no alfa e em qualquer outro carro, porque os elementos elásticos de uma suspensão não duram a vida toda em carro nenhum. O problema nos Alfa 156 era romperem muito os pneus dianteiros, porque tinham regulações da suspensão dianteira muito acutilantes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            O GT é para mim dos Alfas mais feiosos e desinteressantes de todos os tempos.
                            Acho lindo...


                            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                            Vai buscar o 159. Quanto mais não seja porque o GT no fundo acaba por ser um 156 (que já tens) com uma "lavagem de cara"
                            É esse o raciocínio .

                            Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                            "arquitectura de suspensão conhecidíssima por ser problemática"??
                            Podes elaborar?
                            O meu GT tem mais de 320.000 kms e nunca lhe conheci problemas de suspensão...
                            Triângulos, sobretudo superiores sempre a berrar. Só funcionam 2 marcas- De origem e Lemforder. Tudo com preços de venda ao público anedóticos. A barra estabilizadora também berra e a mudança de dois casquilhos no meio da mesma é extremamente custosa dada a inacessibilidade dos mesmos.
                            A suspensão traseira tende a gastar os casquilho e o carro depois parece que anda a dançar.
                            Sei que isto não é nada de especial, mas não estamos habituados a problemas destes noutros carros e fazer mudanças de triângulos de suspensão com tanta periodicidade.

                            Originalmente Colocado por addt Ver Post
                            Ele deve ter-se explicado mal. O problema não é arquitectura mas antes da durabilidade de alguns elementos da suspensão. Em 320.000 km, nunca tiveste que mudar os triângulos da suspensão nem os tirantes da barra estabilizadora?? Deve ser caso único... ou então só se fizeres constantemente autoestradas porque o normal é eles darem de si bem antes dos 200.000km
                            São bons carros para andar só em bom tapete. Gostava de saber se o 159 é mais "resistente"

                            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                            Indecisão entre dois Alfa, só pode ser resolvida com o coração...

                            Mas se o GT é uma velha paixão, acho que não existe dificuldade na escolha... e tem uma maior exclusividade e claro, é um carro menos racional que o 159.

                            Mas se comprar o 159, vai ficar sempre a pensar na sua velha paixão... o GT...
                            Alfa é Alfa e só Alfa entrará. É para uma pessoa que estima os carros e que quer um carro que fuja à molhada ImportNazi.

                            Eu até gostava que fosse o GT, ainda por cima nesta versão 170cv q2... mas curiosamente é mais caro que um 159 TI 150cv da mesma altura.
                            A minha dúvida recai sobre a fiabilidade dos componentes da suspensão do 159, visto a do GT conhecer e saber que não é resistente. Habito em zonas com estradas em empedrado muito degradado (irregular, buracos)...

                            Alguém me sabe dizer se o 159 também é neste capítulo tão frágil? Curiosamente tenho a ideia que não.
                            Editado pela última vez por Fraser; 05 January 2018, 11:44.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                              Tive varios 156 e 147 e esses problemas de suspensão para mim não passam de manutenção normal, qualquer carro ganha folga nas rotulas e tem de se trocar braços... se meteres chinesices duram 5000km, se meteres material de qualidade duram 100.000km...
                              O 159 e qualquer outro carro do mundo que tenha triangulos duplos sofre desse mal que é substituição de peças.
                              Se falarmos de carros do segmento B ou carros com esquemas arcaicos que apenas tem uma rotula na suspensão, não sofrem disso, mas esses cada vez são mais raros... felizmente.
                              Jedi, se tiveste mesmo vários 156 e 147, deves ter um stand, e compreendo que conheças bem essas marcas chinesas pois para despachar carros são uma maravilha.
                              Lembro-me de uma vez meter de uma marca italiana uns braços superiores e ao fim de 2000km já faziam barulho. Como disse em cima só funciona de origem e Lemforder.

                              Pareces ser um Alfista, diz-me qual o mais fiável dos dois.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Fraser Ver Post
                                Acho lindo...



                                É esse o raciocínio .


                                Triângulos, sobretudo superiores sempre a berrar. Só funcionam 2 marcas- De origem e Lemforder. Tudo com preços de venda ao público anedóticos. A barra estabilizadora também berra e a mudança de dois casquilhos no meio da mesma é extremamente custosa dada a inacessibilidade dos mesmos.
                                A suspensão traseira tende a gastar os casquilho e o carro depois parece que anda a dançar.
                                Sei que isto não é nada de especial, mas não estamos habituados a problemas destes noutros carros e fazer mudanças de triângulos de suspensão com tanta periodicidade.



                                São bons carros para andar só em bom tapete. Gostava de saber se o 159 é mais "resistente"



                                Alfa é Alfa e só Alfa entrará. É para uma pessoa que estima os carros e que quer um carro que fuja à molhada ImportNazi.

                                Eu até gostava que fosse o GT, ainda por cima nesta versão 170cv q2... mas curiosamente é mais caro que um 159 TI 150cv da mesma altura.
                                A minha dúvida recai sobre a fiabilidade dos componentes da suspensão do 159, visto a do GT conhecer e saber que não é resistente. Habito em zonas com estradas em empedrado muito degradado (irregular, buracos)...

                                Alguém me sabe dizer se o 159 também é neste capítulo tão frágil? Curiosamente tenho a ideia que não.
                                O 159 que a minha irmã teve durante alguns anos nunca necessitou de substituição de peças nas suspensões. Penso, por isso, que estará bem melhor do que o que relatas v

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                                  #17
                                  No GT os braços da suspensão dianteira têm de ser trocados periodicamente... Isso não faz da suspensão "problemática"... Era só das coisas mais eficazes do segmento, pelo menos quando saiu o modelo
                                  Se conseguisse fazer um cálculo, diria que troco os dois braços da suspensão dianteira de uns 50 em 50.000 kms. Já não troco há algum tempo mas, se bem me lembro, paguei, na marca, € 175 por cada uma da última vez...
                                  Mas a suspensão não é "frágil"... O problema são os sinoblocos que não podem ser trocados independentemente do braço da suspensão. Portanto, quando os gastas tens de trocar o braço... É uma estupidez. Mas ouvi dizer que há quem consiga trocar os sinoblocos. É uma questão de investigar e sujeitares-te a ires fora da marca...
                                  Quanto à suspensão traseira, nunca ouvi tal e nunca a troquei...

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