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    Rádio Citroen Berlingo

    Tenho uma Berlingo de 2005 e o rádio (Clarion rd3-01) só lê CD e então comprei um silvercrest (depois do da Tokai ser um falhanço total) e o problema é que o rádio não liga como a ignição.

    Agora comprei outro rádio e fichas para fazer a ligação mas o problema continua.

    Tenho o manual do rádio Clarion e o do novo, mas não faço ideia como resolver o problema.

    Enviado do meu TA-1053 através do Tapatalk

    #2
    a unica explicação de não trabalhar com a ignição é que tens o fio que vem da ignição morto, nessa conversão de cabo...

    ou seja tens de ter uma alimentação directa da bateria para manter a memoria do rádio e outra vinda da ignição para alimentar o radio fazendo-o ligar e desligar, para isso precisas de um multímetro, identificar os fios e seguir os esquema para efectuar as ligações...

    se não te safas levas isso a um electricista auto...

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      #3
      A carrinha tem fichas ISO (ou lá como se chama) e deveria ser só ligar os cabos mas simplesmente não dá, qualquer auto-radio diferente do original deixa de ligar com a ignição.

      Tenho um Audi A4 de 99 e seja qual for o rádio basta ligar as fichas e fica a funcionar a 100%.

      Eu não queria cortar as fichas da carrinha. A Berlingo é mais nova que o Audi mas no entanto é mais complicada.

      Enviado do meu Nokia 5 através do Tapatalk

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        #4
        Originalmente Colocado por Kiba Ver Post
        A carrinha tem fichas ISO (ou lá como se chama) e deveria ser só ligar os cabos mas simplesmente não dá, qualquer auto-radio diferente do original deixa de ligar com a ignição.

        Tenho um Audi A4 de 99 e seja qual for o rádio basta ligar as fichas e fica a funcionar a 100%.

        Eu não queria cortar as fichas da carrinha. A Berlingo é mais nova que o Audi mas no entanto é mais complicada.

        Enviado do meu Nokia 5 através do Tapatalk
        não precisas de cortar fichas nenhumas, mas já deu para perceber que és leigo no que toca a parte electrónica, logo leva isso a quem percebe do assunto e resolve-te isso num instante...

        infelizmente em rádios afthermarket nem todos são só trocar e está andar, alguns tem de se alterar as ligações, dai trazerem o esquema das ligações na carcaça para fazer a alteração se necessário...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
          não precisas de cortar fichas nenhumas, mas já deu para perceber que és leigo no que toca a parte electrónica, logo leva isso a quem percebe do assunto e resolve-te isso num instante...

          infelizmente em rádios afthermarket nem todos são só trocar e está andar, alguns tem de se alterar as ligações, dai trazerem o esquema das ligações na carcaça para fazer a alteração se necessário...
          O fio que liga à ignição no rádio é o vermelho agora terei de ver qual o fio correspondente na carrinha uma vez que tudo o resto funciona bem.

          Eu tenho uma ficha dessas, uma vez que a do rádio novo não é compatível.

          Enviado do meu Nokia 5 através do Tapatalk

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            #6
            Quando ligas o radio, este fica com a memoria?
            Se não ficar com a memoria, trocas o vermelho com o amarelo ou pegas num multímetro e verificas quais é o fio que tem positivo direito e após chave.

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              #7
              Originalmente Colocado por kaaboom Ver Post
              Quando ligas o radio, este fica com a memoria?
              Se não ficar com a memoria, trocas o vermelho com o amarelo ou pegas num multímetro e verificas quais é o fio que tem positivo direito e após chave.
              A memória nunca a perde (era esse o defeito do rádio da Tokai) só não liga com a ignição.
              Se eu tenho o rádio sintonizado na Rádio comercial posso desligar que no dia seguinte ao ligar ele continua aí.

              Eu tenho multímetro mas não o sei usar para verificar fios.

              Enviado do meu Nokia 5 através do Tapatalk

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                #8
                Ok, após uma pesquisa no YouTube aprendi como remover os fios dos cabos ISO sem os estragar. Estive a olhar para o esquema de fios da Berlingo e o que liga à ignição é um fio cinza e fica em baixo e o do cabo que tenho esse fio fica em cima, resumindo ficam em posições diferentes.

                No rádio actual (o silvercrest) não existe conector nesse sítio, por isso o fio não faz ligação a nada.



                E em outras notícias cortei as garras ao gato e sofri umas quantas dentadas e arranhões e isso deu-me ideias boas.

                Enviado do meu Nokia 5 através do Tapatalk

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                  #9
                  Era normal os Citroëns terem esses fios trocados (em relação à norma ISO que encontras nos manuais dos rádios), o dos 12v com o dos 12v apenas com ignição.

                  Parece-me ser o caso.

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